Aphyosemion ocellatum dicas


MotarSolitario

Recommended Posts

Olha com a experiência de outros Aphyos que aqui tenho tenta subir a temp.

Os meus spoorenbergi, começaram a alimentarem-se melhor e por mais ovos logo que a temp subiu para cerca de 25º.

Alimenta frequentemente com comida viva.

É tudo o que te posso dizer...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comida viva e, se possível, BAIXAR a temperatura. Os Aphyosemion ocellatum são de águas frias e têm a sua temperatura favorita entre os 18-20ºC. Dá-lhes tempo, água macia, TPA's semanais, fundo escuro e sossego: eventualmente, tratarão de pôr ovos.

 

Em alternativa, muda o tamanho, a cor e/ou a posição do mop, mas fica avisado: são tidos como difíceis.

 

Z

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora não tenha reproduzido os Aphyosemion ocellatum, sequer os tive.

(Na última convenção da APK tentei comprar um lote de ocellatum e acho que foi você que ficou com eles. Parabéns, foi uma bela aquisição).

Já reproduzi várias espécies de Aphyosemion do Gabão, principalmente de floresta.

Aqui vai a minha contribuição, a temperatura de 22º C, está bem, talvez um pouco mais baixa.

Geralmente estes Aphyosemion requerem água ligeiramente ácida e pouco mineralizada.

Esta é uma espécie considerada “difícil” de reproduzir, é possível que umas populações sejam menos “difíceis” que outras.

Segundo alguns criadores, “a temperaturas entre os 18º-22ºC e com um Ph de 6,5-7 e um DH inferior a 10º, a produção de ovos viáveis é maior, enquanto que a temperaturas entre os 22º-26º todos os ovos ficam brancos.”

Também parece que a estas temperaturas o Sex Ratio é favorável aos machos, e que são de crescimento lento.

Mas concordo com o Z, com as orientações que ele dá "eventualmente"

terá ovos.

 

Carlos Carneiro

APK 158

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Australe, fui eu fiquei com eles, e e deles que se trata.o maxo as x tenta da ums arranques e tal. talvez com agua de garrafa do lidle, o que dizem?

nao sei bem os valores dessa agua mas ja ouvi falar que e boa para isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que usei durante algum tempo foi água engarrafada do "Dia". Qualquer uma serve, desde que tenha uma mineralização total na ordem dos 50-60mg/l (menos, se possível). A do "Dia" tinha ~30mg/l e era a mais barata do mercado.

 

Nota: evita a água destilada. Sabe-se lá de que forma foi obtida...

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno

 

 

Como já te tinha dito, os A. ocellatum não são dos mais faceis do seu genero. São do interior da floresta gabonesa e ainda por cima da montanha, mais exactamente do Massif du Chaillu. Segundo o Mogens Juhl que os apanhou lá, eles viviam a uma temperatura de 20ºC,agua acida, dureza vestigial, e nada de nitratos e coisas dessas a que estamos habituados. Praticamente agua de nascente pura. portanto são bastante exigentes embora é bom não exagerar este ponto. O que há a fazer é mudar regularmente alguma agua , dar boa comida congelada , sifonar e esperar. Quando tiveres aguas a 17-20ºC podes estimular a reprodução com mudanças minimas de 25% o mais frequentemente possivel com agua mineral acida e pouco mineralizada. Essa especie pode ficar impressionantemente bonita. Como podes ver é uma especie de "agua fria". Vais ter um problema no verão.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á água do lidle ou águas engarrafadas, eu acho que pode resultar, só não posso confirmar porque nunca utilizei.

Eu utilizava água da companhia cortada com água destilada, mas tive uma má experiência e passei a utilizar água de osmose.

Há um criador que utiliza água da chuva envelhecida com turfa.

De qualquer das formas é importante a alimentação viva e um ambiente escurecido.

Outra coisa muito importante é preciso ter paciência, muita paciência.

 

 

Carlos Carneiro

APK 158

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja agradeço a todos pelas dicas teem dado e espero continuem a dar.

Fiz umas mudanças, deminui a litrgem de 20 para 10l em x de areao coloquei turfa, na sperficie coloquei salvinia, e um mop.a temp. mantem-se a 22º.

A agua a ver se consigo ir ao intermache daqui a pouco, e o que fica mais perto.

As cores estao espetaculares o amarelo dosrebordos e torrado e muito brilhante, a mancha negra no corpo e um azul intenso a volta do ocello.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, Bruno. Se tens turfa e quiseres experimentar um método mais seguro de incubação, diz alguma coisa.

 

Z

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num recipiente baixo (eu uso caixas de Petri. São o mais adequado) e com tampa, espalhas uma camada de 0,5 a 1cm de espessura de turfa ensopada. Espreme o excesso de água com os dedos. Colocas simplesmente os ovos sobre a turfa, separados, à medida que os vais recolhendo. Ao fim de uma semana, põe essa caixa de lado e começa outra. Ao fim de 10 a 15 dias (depende das espécies, tens que experimentar...), pões os ovos todos dentro de água. As vantagens que este método tem são:

 

- os ácidos da turfa inibem o crescimento de fungos, e o facto de ser um meio apenas húmido retarda a propagação destes. Mesmo que um ovo fungue, dificilmente contaminará os outros antes que tu o retires;

 

- os ovos assim a seco podem "retardar" a sua eclosão, o que faz com que tenhas mais alevins com a mesma idade e, portanto, o mesmo tamanho;

 

- não tens que mudar água aos ovos nem andar a passear com recipientes que salpicam.

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu utilizo um método semelhante mas apenas com uma alteração. Por cima da turfa húmida coloco um disco de algodão, daqueles desmaquilhantes. Comprimo bem contra a turfa de modo a ficar húmido e coloco os ovos por cima. O disco fica ligeiramente acastanhado por causa da água da turfa e permite observar o desenvolvimento do ovo com bastante clareza. Quando os colocava directamente em cima da turfa tinha alguma dificuldade em ver se os ovos estavam prontos amolhar. Com este método observa-se melhor.

 

Eu faço isto com os ovos de Rivulus e resulta muito bem... penso que com os restantes não anuais também resulte.

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em princípio deve passar... os ácidos húmicos da turfa encontram-se dissolvidos na água que a envolve logo atravessam sem problemas. Esta é, pelo menos, a minha opinião... :lol:

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais