Limpa-Fundos comem tudo?


Joao Pedro Faria

Recommended Posts

A minha dúvida é se os limpa fundos aproveitam os desperdicios(fezes) dos outros peixes e até que ponto podem morrer se o fundo nao estiver aspirado. As sujidades de fezes, plantas comida depositada nao os intoxica?

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles não comem a porcaria dos outros só comem comida normal.

 

Quanto a morrerem, quando houver razões para as cory morrerem para os restantes peixes também haverá porque não vai só prejudicar os peixes de fundo mas sim todos principalmente os "mais fracos".

 

Mas só acontece isso por incompetência de quem cuida do aqua, porque se se tem um aquario não é só para ver os peixes a nadar, também é para cuidar dele.

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo, tento saber um pouco de tudo no arranque, mas de todos os aquarios que vi, tinham limpa fundos e nenhum deles tinham comida específica para peixes de fundo daí a minha dúvida. Esses peixes de fundo nesse caso comem os restos que sobram dos outros? para ter dois peixes de fundo é essencial/aconselhável comida de fundo pastilhas?

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes de fundo, por exemplo as coridoras, comem os restos de comida que chegam ao fundo do aquário, mas isso não impede que compres comida específica para eles, aliás, deves fazê-lo, nem que tivesses só um.

 

Se os peixes de fundo a que te estás a referir são as coridoras, aconselho-te a comprar mais que dois, eles sentem-se melhor em grupo, compra uns 4 ou 5.

 

Fica bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas...

 

Em comprei dois neste fim de semana que passou e morreram os dois, começam a ficar muito parados e a abrir e fechar a boca muito rápido.

 

O que será? Os outros peixes estão bem.

 

Algumas fotos.

IMG_0035.JPG

IMG_0036.JPG

IMG_0037.JPG

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... :(

 

Esses peixes estão muito mal... :wink: De cabeça para baixo e tudo...

 

Já agora... qual é o pH do teu aquário? Será que não tens um T.D.S muito elevado? As Corys geralmente costumam ser muito sensíveis à dureza da água. Se puderes, verifica também o valor de GH.

 

Mas pelo aspecto do peixe, não descartava também a hipótese de ser um intoxicação de amónia/nitritos. Os peixes de fundo são, geralmente mais sensíveis a estes dois compostos.

 

Fora estas hipóteses, concordo com o Oinq, isso poderá ter sido uma má aclimatização. Deitaste água no saco? Ou deitaste os peixes directamente para dentro do aquário, após a temperatura ser idêntica?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: E trata de arranjar comida própria para esses peixes :wink: Não é nada bonito alimenta-los com os restos dos outros peixes. Até porque maior parte das vezes, não há restos nenhuns.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses peixes estão muito mal... :lol: De cabeça para baixo e tudo...

Na foto já estava morto.

 

 

Já agora... qual é o pH do teu aquário? Será que não tens um T.D.S muito elevado? As Corys geralmente costumam ser muito sensíveis à dureza da água. Se puderes, verifica também o valor de GH.

O PH é 7.0 e peço desculpa o que é T.D.S. e GH? :lol:

 

 

Mas pelo aspecto do peixe, não descartava também a hipótese de ser um intoxicação de amónia/nitritos. Os peixes de fundo são, geralmente mais sensíveis a estes dois compostos.

Como posso saber e combatê-los.

 

 

Fora estas hipóteses, concordo com o Oinq, isso poderá ter sido uma má aclimatização. Deitaste água no saco? Ou deitaste os peixes directamente para dentro do aquário, após a temperatura ser idêntica?

Coloquei o saco dentro do aquário e esperei 30 minutos, depois tirei o peixes com a rede a coloquei-os no aquário.

 

 

PS: E trata de arranjar comida própria para esses peixes :lol: Não é nada bonito alimenta-los com os restos dos outros peixes. Até porque maior parte das vezes, não há restos nenhuns.

Pois, na loja perguntei e disseram que não era preciso ter cuidados especiais ou alimentação própria. Tenho que mudar de loja.

 

E já agora vale a pena ter peixes destes?

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

ncosta a meu ver o erro que fizeste ( que também ja cometi :lol: ) foi o seguinte : quando meteste o saco dentro do aquario, devias fazer um buraquinho no saco e ias metendo agua do aquario para dentro do saco, para os peixes irem-se "habituando" ao teu pH, gH etc etc.. e esperavas 30mn,35mn e depois sim, deitava-os para o aquário.

 

PS.: Antes tinha um aquário de ciclideos e meti la um pleco mas antes fiz isto que te sugeri e sim esta em boa "forma" :lol: . Mas espera por outras respostas.

 

cumpz

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Hoje medi o PH de novo e está no 7.5!!! Está a ficar alto não?

ESQUEÇAM o teste estava estragado, o meu pH deve estar pelos 6.5, mas vou testar mais 1 ou 2 vezes para ter a certeza.

 

Será essa a causa da morte dos peixes?

 

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tal como o Oinq, eu e o gh0st já referimos, o teu problema foi passares os peixes de uma água que tinha dadas condições químicas (pH, GH (dureza Geral), KH (dureza Carbonatada), etc...) para outras completamente diferentes :)

 

Regra geral, quanto mais pequeno é um peixe, mais sensível a mudanças bruscas nos parâmetros da água.

 

O PH é 7.0 e peço desculpa o que é T.D.S. e GH?

O T.D.S (Total Dissolved Solids), como o nome indica, é a soma das concentrações de todos os sólidos dissolvidos na água. Basicamente, quanto maiores as durezas de uma água, mais sais dissolvidos existem. Um dos sais mais conhecidos, é o próprio sal (de cozinha, NaCl). As Corydoras, pelo que sei, são extremamente sensíveis à salinidade.

Por isso, quando te digo para medires o GH e o T.D.S, é para teres uma ideia, se há muitos sais dissolvidos ou não.

O GH, é a dureza geral de uma água. Em certos casos, pode estar relacionada com o T.D.S, mas nem sempre. É igual à soma de todos os metais livres em solução, sendo que o Cálcio e o Magnésio são os que contribuem mais.

 

Como posso saber e combatê-los.

Para saberes os seus valores, basta-te comprar um teste que os meça.

Para combatê-los, tens de ter uma boa filtração biológica. Ou seja, um filtro bem dimensionado para o aquário e fauna que tens.

 

Coloquei o saco dentro do aquário e esperei 30 minutos, depois tirei o peixes com a rede a coloquei-os no aquário.

Como já foi dito, poderá estar aqui o grande erro... :?

 

Pois, na loja perguntei e disseram que não era preciso ter cuidados especiais ou alimentação própria. Tenho que mudar de loja.

Então aconselho-te mesmo a mudares de loja :oops:

 

E já agora vale a pena ter peixes destes?

Essa é a pergunta mais difícil...

Vou-te responder com outra pergunta: Gostas dos peixes?

 

As corydoras, por si só, não são mulheres da limpeza (não quero ofender os elementos femininos aqui do Fórum). Não se alimentam de dejectos dos outros peixes, nem de folhas mortas. Lá por lhes chamarem Limpa-fundos, não quer dizer que correspondam literalemente a isso :oops:

As corydoras são boas num aspecto. Como andam sempre à procura de comer no fundo do aquário, são ideais para revoltear o fundo, permitindo assim uma oxigenação e libertação de algum lixo que possa ficar preso no fundo.

Agora daí até comerem "lixo"... :oops:

 

Compra-lhes comida própria. Tens as pastilhas de spirulina, e as próprias para loricarídeos. Também gostam muito de pastilhas de camarão.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado pela vossa ajuda.

Estou a aprender cada vez mais.

 

Comprei hoje um teste mais completo e os valores retirados foram os seguintes:

pH - 6.5;

KH - 6;

GH - 7;

NO2 - 0;

NO3 - 100;

 

Segundo o teste só o pH está baixo.

 

O que me dizem?

 

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me o teu setup e eu digo-te o pH certo  :twisted:

 

O meu aqua tem 58 cm de cumprimento, 33 de largura e 30 de altura. Leva cerca de 55 a 57 litros. A água está a 24.5º e tenho filtro externo da Hagen.

Tenho duas plantas, a maior é uma Hygrophila Corymbosa "Siamensis 53B". A outra não sei o nome, mas é mais rasteira.

IMG_0084.JPG

IMG_0085.JPG

 

Os peixes que tenho neste momento são espadas (2 fêmeas e 1 macho) e vários filhotes espadas. Vinha com uma das fêmeas.

Tenho também dois peixes de água fria que ainda resistem, mas um está a ficar muito grande e vou tirá-lo.

Tenho a luz ligada das 18:00 às 24:00 e é uma lâmpada de económica de 18W.

Neste momento não tenho possibilidade de colocar outras lâmpadas, mas já li aqui no fórum que até são boas. Sei que deveria ter cerca de 25W, para ter um rácio de 0.5W/l uma vez que ainda tenho poucas plantas, mas ainda não arranjei maneira.

O fundo só tem areão, grosso e fino misturado.

Faço TPA semanais de 10%. Precisas de mais alguma informação.

 

Algumas imagens:

IMG_0001.JPG

IMG_0002.JPG

IMG_0003.JPG

IMG_0004.JPG

IMG_0005.JPG

IMG_0006.JPG

IMG_0007.JPG

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se os valores que apresentas, são em ppm, então trata de fazer uma troca de água... 100 ppm de NO3 :twisted:

Há quanto tempo não trocas a água...?

 

Assim não há peixe de fundo que resista, por melhor que seja a ambientação.

 

Diz-me o teu setup e eu digo-te o pH certo

Não percebi... #food

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os valores que apresentas, são em ppm, então trata de fazer uma troca de água... 100 ppm de NO3 :twisted:  

Há quanto tempo não trocas a água...?

 

Segundo teste os valores do NO3 são em mg/l.

Faço TPA's semanais de 10%.

 

Um Abraço.

Nuno

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Segundo teste os valores do NO3 são em mg/l.

Para água com densidade 1g/ml, ppm é igual a mg/l :puppydogeyes:

 

Por isso, tens mesmo 100 ppm (ou 100 mg/l) de NO3, o que é muito.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para água com densidade 1g/ml, ppm é igual a mg/l bowdown  

Ainda estou a aprender :puppydogeyes:

 

Por isso, tens mesmo 100 ppm (ou 100 mg/l) de NO3, o que é muito.

 

Basta mudar a água para os baixar? As TPA semanais não resolvem?

 

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Basta mudar a água para os baixar? As TPA semanais não resolvem?

Pelos vistos, no teu caso, não resolvem.

Aconselho-te a moderares a comida que dás aos peixes, plantar mais o aquário, e fazeres TPA's mais regulares. Pelo menos, enquanto não baixas os valores de Nitratos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís, muito obrigado pela tua ajuda.

 

Aconselho-te a moderares a comida que dás aos peixes, plantar mais o aquário, e fazeres TPA's mais regulares. Pelo menos, enquanto não baixas os valores de Nitratos.

 

A comida é dada pelo alimentador, 2 vezes por dia e é da Tetra. A comida que cai é pouca e praticamente não vai para o fundo.

 

Já agora quantas e quais as plantas que me aconselhas?

 

Espero não estar a incomodar-te muito.

 

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Qualquer planta que cresça facilmente. Ou seja, que não precise de grandes cuidados em termos de nutrientes, iluminação e CO2.

 

Plantas como: Ceratophylum Demersum, Feto de Java, Ludwigia Repens, Valisnerias, Lentilha de água, (P i s t i a stratioides) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís,

 

Obrigadão pela tua ajuda.

 

Realmente tens razão, estive a ler o folheto do teste e o NO3 pode ser combatido por mais plantas.

 

Espero que consiga equilibrar as coisas.

 

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...

Eu tenho dois coridoras de agua fria a mais de 4 meses

Jovem, ou não tens corydoras, ou a água não está assim tão fria. Não existem corydoras de água fria, normalmente elas são resistentes, mas...

Trata de arranjar um termostato para esse aquario, nem sei como elas não morreram.

Depende de quais serão, mas normalmente a temperatura ideal para as corys andará por volta dos 25ºC

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não te aconselho peixes de água fria num aquário

Os peixes de água fria sujam muito, e são indicados para tanques ou pequenos lagos.

As tpa's semanais devem rondar os 30%, e ainda mais com o peixe de água fria, que faz muito mais detritos que os outros.

As tpa's, normalmente, são feitas com a aspiração dos detritos que se acumulam no fundo. Tens aspirado o aquário?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais