Recommended Posts

Boas.

 

Em continuação do meu "1º Reef - 1ª Experiência ..." decidi passar para um maior.

 

A decisão prende-se com vários factores:

 

1º - O aquário actual está extremamente riscado à frente;

2º - Quero uma coisa maior;

3º - Tenho os equipamentos todos à vista;

4º - Tenho problemas com a manutenção do aquário pelo facto de ele não ter sump.

 

Assim começamos já com a fase de planeamento para ver se não corre nada mal.

 

Aquário: 150x60x50 - 450l Brutos

Escumador: (o meu) DELTEC APF600

Iluminação: para já vai ficar a mesma a iluminar só metade do aquário mas de futuro levará 2xHQI 250W + 2x40w Actínicas.

 

Aqui na iluminação tenho um problema que é o aquecimento em alternativa poderei pensar em T5.

 

Circulação: Deverei colocar uma Tunze 6000 (com single controler) numa das pontas e no meio e ponta colocar closed loops (eheim 1260) em contra-corrente.

 

Quanto à sump é que estou a pensar num desenho diferente mas vejam por voces e comentem SFF.

 

O objectivo é dentro da sump ter um refúgio mas onde as correntes da sump não passam de modo a poder ter fluxos de corrente mais fracos.

 

Tamanho da sump 80x40x50

 

Pic_6756_1.jpg

 

Pic_6756_2.jpg

 

Pic_6756_3.jpg

 

O refúgio será alimentado por uma bomba de 300 a 600l/h a partir do primeiro compartimento.

O escumador fica de fora alimentado por bomba de 800l/h ou gravidade em paralelo com a saída principal do aquário.

 

Aquela pequena caixa de recepção da água do aquário é uma tentativa de cortar logo de raíz as bolhas de ar que se formam está mal desenhada e a caixa irá até ao topo do refúgio.

 

Refúgio superior há de ter quando fizer a cobertura para cima do aquário e à partida será o mesmo que tenho actualmente. Mas não é para a faze inicial de certeza.

 

As perguntas que eu coloco são as seguintes:

 

1º Acham que o esquema da sump funcionar? (objectivo DSB - É fácil desligar se for preciso bastando para isso desligar a bomba)

1aº O refúgio vale a pena sendo tão pequeno?

2º Tem espaço para colocar Reactor de Cálcio quando for preciso?

3º Iluminação? HQI ou T5

4º Alimentação do escumador?

5º Circulação.

 

 

Grato pelos vossos comentários.

 

Aquele abraço,

 

RMG

 

P.S: O 1º tópico continuará activo enquanto eu não mudar de aquário que, se tudo correr como planeado será já neste final de ano.

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Parecem-me bem as dimensões do aquário, no entanto se tiveres espaço para aumentares a largura para os 70cm não te vais arrepender. Iluminação não hesitava em optar pelas HQI 2 x 250W. Não fazia o refúgio na sump mas sim num nível superior ao aquário.

 

Achei a sump muito confusa. Para mim a sump serve apenas para aumentar o volume de água do aquário e esconder os equipamentos. A altura da sump pode ser menor de forma a facilitar o acesso a esta e facilitar a manutenção dos equipamentos.

 

Se conseguires alimentar o escumador a partir da água que desce para a sump poupas uma bomba (menor produção de calor e gasto de electricidade).

 

Se optares por DSB a altura do aquário deveria ser maior (60cm).

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais