Discus a roçarem-se, qual o tratamento mais eficaz?


FredSilva

Recommended Posts

Boas, tenho 4 discus que se roçam nos troncos e plantas, reparei que alguns neos também o fazem. Terminei agora uma série de 2 tratamentos com o omnipur da Será, mas não adiantou de nada, os paramentos da água estão todos impecáveis.

 

Qual o tratamento mais eficaz para esta situação?

 

Obrigado.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOL pelo topico parecia que os teus peixes estavam com o cio LOOOL

 

cuidado que esses tratamentos as vezes nao servem pa nada,aconselha-te melhor primeiro antes de gastar money

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente é isto que os teus bichos têm!!

 

Doenças das guelras

Podem ser parasitas, bactérias ou fungos. Causadores de infecções nas guelras, evitam muitas vezes que o peixe absorva a quantidade de oxigénio necessária. A respiração fica muito acelerada, o corpo assume uma coloração escura, o peixe roça a parte das guelras em objectos no aquário. Pode nadar de lado e disparar em corrida pelo aquário sem razão aparente. Em casos mais extremos uma das guelras pode fechar.

Os medicamentos utilizados no tratamento deste tipo de doenças são o flubendazole e o praziquantel. No caso de se suspeitar de agentes bateríamos pode utilizar-se um antibiótico de largo espectro como a tetraciclina. Atenção que nalgumas destas doenças, um aumento da temperatura pode ser prejudicial.

 

 

Praziquantel

O medicamento para animais que contém este composto activo é o droncit ou paraquistel que pode ser adquirido em veterinários e farmácias. Deve ser utilizado na quantidade de 100 mg para 50 litros de água. O tratamento dura 2 ou 3 dias seguido de uma mudança de água e filtragem com carvão e deve ser repetido uma semana depois de forma a destruir todo o ciclo da doença.

 

Flubendazole

Quantidade de 100 mg por 50 litros de água. O tratamento dura 3 semanas e no principio de cada uma das 3 semanas deve ser mudada 30% a 40% de água adicionado aquando dessas mudas a quantidade descrita acima. É necessário ter a preocupação de manter a qualidade da água durante este tratamento devido à sua duração.

O medicamento para humanos que contém este composto activo é o fluvermal e pode ser adquirido em qualquer farmácia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez obrigado, mas por conselho do Vitor Hugo Quaresma, usei uma colher de sopa com sal grosso para cada 100L de agua, e funcionou às mil maravilhas, ainda se "coçam" um pouco mas nada como era anteriormente... :roll:

 

...abraços...

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais