Estranho animal tipo minhoca.... o que é?


Sonhudo

Recommended Posts

Olá!

 

Andam a aparecer no meu aqua uns animais, com cerca de 1/2/3 cm de comprimento, tão fininhos como um cabelo, são brancos e andam pelos vidros estilo minhoca, encolhendo e esticando para se mover.

 

 

 

Alguém me sabe dizer o que é isto e se devo fazer alguma coisa para os erradicar, ou deixa-los estar?

 

Não ponho fotos pois não se conseguem ver na minha máquina cujo marco é muito pouco eficiente....

 

Obrigado

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pela descrição parecem planarias uma boa limpeza ao areão, filtro e mudanças de agua resolvem o problema em boa parte mas a peixes que as acham um petisco,não te preocupes que não são prejudiciais aos peixes mas indica a existencia de detritos no areão que é onde normalmente habitam

umas fotos ajudavam a ter a certeza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Como vos disse a minha máquina não consegue fotografar os bichos lá muito bem, porque eles são muito pequeninos. Mas de qualquer modo cá vai o melhor que se consegue. Pode ser que ajude.

 

minhoca.jpg

 

minhoca2.jpg

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

O que tu tens são uns vermezinhos inofensivos, nada de planarias ou sangessugas que são gigantescas comparativamente. São nematodes ou trematodes e alientam-se da microfauna e dos sedimentos presentes nas vidros e outras superficies do aquario. Como disse são inofensivos.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

tive o mesmo tipo de bichinhos num aqua que um dos filtros esteve parado uns dia, 3 ou 4...

levou me a pensar ser do filtro ou da agua que ficou nas tubagens...

sei que nao fiz nada pois nao tinha outro aqua para por os meus Discus,

sei que este bichinhos sumiram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens motivo para alarme. São inofensivos mesmo e como já foi dito, há peixes que acabam por petiscar e eventualmente irás deixar de os ver.

 

A primeira vez que tive esse bichinhos também fiquei preocupado e inclusivé fiz logo uma muda de água e pus um líquido contra uma série de doenças e desapareceram.

Cláudio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

inofensivos e petiscos para peixes,fonte de proteina para eles tambem os nematodes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o meu aqua invadido por estes estranhos animais. Estive fora uma semana, e quando voltei tenho literalmente dezenas de "minhocas", umas mínimas, outras maiorzitas. Não sei que animal é, não sei se são um perigo ou não, não sei se existe algum peixe que possa dar cabo delas. Estão sempre enroladas, têm umas antenas minúsculas na cabeça, e pelos vistos, reproduzem-se desalmadamente.

Tenho aqui algumas fotos para quem possa ajudar. Peço desculpa pela qualidade das fotos:

PICT0453.jpg

PICT0454.jpg

PICT0489.jpg

PICT0519.jpg

 

Que animal é este? Que perigo representa? Como é que posso resolver a situação?

Muito obrigado pela vossa paciência e pela ajuda.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais