Iniciar nos discus...


Visitante

Recommended Posts

viva,

tenho um aqua com as seguintes caracteristicas:

Medidas: 1,05*30*40: 125Lt brutos(+-90L reais)

iluminacao: refletor da aquapor com lampada de 30 watts(penso reforçar em breve)

Aquecedor:TRONIC 300 Watts

Filtro AQUACLEAR 200 (no qual meti esponja, la vidro e hoje coloquei 60 rodelas de ceramica das mais baratinhas)a +- 786Lt/hora

tem: 29º

PH:+- 6.5

KH: +-3

GH: +-3

nitratros e nitritos quase nulos

 

fauna: 2 cory albinas, 1 pleco gold(5cm), e betta macho,8 white cloud(3 cm cada), 4 neos, 2(casal) colisas lalia, 2 botia palhaço(4cm) e um tubaral bala(7cm) +- 60 cms de peixe

 

Flora: 4 plantas de pequeno porte e 3 de grande porte(fundo do aqua)

dois pedaços de madeira e um pequeno conjunto de pedras que parece que se desfazem se mexer muito e se encaixam bem umas nas outras

 

agora:

vou colocar 3 discus que chegam amanha e como só ando nisto da aquariofilia à relativamente pouco tempo(4 meses) gostaria que me dessem a vossa opiniao, nomeadamente sobre:

 

1ª será que vai ficar muito povoado o aqua?devo retirar algum peixe?alguma incompatibilidade?

 

2º o filtro e qualidade do mesmo será que é suficiente e em termos de materia filtrante, algum possivel alteração?

 

3º tenho uma pedra porosa(25 cm) ligada a uma bomba de ar, eu apenas gosto de a ter porque acho estetico, será que os discus vao achar pouca piada à agitação da aqua provocada pelas bolhas? deverei retirar?

 

obs: para ja nao pretendo reprodução, até pq os discus sao muito jovens, apenas pretendo que sobrevivam, estejam SEMPRE saudaveis...e se nao for pedir muito, que sejam felizes!

 

desde já em avanço um agrande obrigado, :D

Marco Mousinho :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Concordo com o Hugo Dias, se vais colocar discus comecas a ter o aquario com muitos peixes. Os discus são animais não exigentes mas que exigem cuidados. Quando ao filtro eu sempre fui adepto do carvão activado ou turfa porque penso que obtenho melhores resultados mas se os níveis que apresentas são contantes talvez não seja necessário alterares nada.

A pedra deves manter porque quanto mais oxigénio houver no aqua melhor. :D

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo, embora nunca tenha mantido Discus acho que também posso fazer um comentário válido.

No meu ponto de vista, dos presentes peixes deverias apenas manter as corydoras,pleco, e as botias palhaço. Tudo o resto teria que ir embora.

Embora te diga tb que esse aquario é deveras pequeno. Pra manteres essa população em condições deveras tentar arranjar um aqua com pelo menos 200 l (reais).

 

Quanto á pedra, por mim seria rapidamente retirada, porque retira nutrientes á agua e gases necessários ao desenvolvimento das plantas. Assim como provavelmente essa agitação toda importunaria os Discus causando-lhes Stress.Para o oxigénio , aumentava o numero de plantas e o resto viria da oxigenação do filtro .

 

espero ter ajudado

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva de novo,

 

Pois é, os discus vieram mesmo, optei por fazer algumas alteraçoes ao setup do aqua, assim, agora tenho 3 discus juvenis+2 cory+1 pleco+2 botias+casal colisas e 4 neos...

menos mal, acho eu!

 

apesar de muito timidos, quase sempre escondidos nas plantas altas, os dois mais pequenos arriscam uma voltinha no aqua de vez em quando, ao fim de 10h de estarem no aqua ja comeram qq coisa, se bem que a comida da sera para discus, eles cospem qd a metem na boca e muitas vezes nao "acertam" com o boca no pedaço de comida, pelo que me parece que nao estam habituados a comer o granulado...

 

os discus vieram do fornecedor(alemanha) directos para o aqua de 1m, nao lhe fiz qualquer tratamento, pelo que ja li por aqui, aconselham a fazer algum tratamento de prevenção, tipo flagyl???

outro tipo de tratamento?

nao tenho nenhum aqua que possa ser usado para quarentenha,

que aconselham?

 

desde já um grande obrigado,

Marco Mousinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mousinho!

 

Eu tirava tb esses botias palhaço e as colisas.

 

Quanto a eles cuspirem pode ser mau sinal e necessidade de fazer tratamento de Flagyl (isto quando sempre comeram bem e começam a fazer isso). Como os teus estão a pouco tempo no aquario deve ser certamente ao facto de não estarem habituados. Tem calma.

 

 

Se os sintomas continuarem daki a 2 semanas deves fazes. Mesmo que começem a comer perfeitamente tb não seria má ideia fazeres um tratamentozito. Mas 1º deixa-os ficar avontade.

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo conselho nuno,

eles hoje 2 dia, ja comeram mais qualquer coisita, mas muito timidos a comer, ainda se fazem à comida mas nao chegam a apanhar....

a minha duvida era se faço ou nao já o tratamento, como tu aconselhas, vou esperar mais 1 semanita para talvez, mesmo estando tudo bem ,fazer o tratamento de prevenção....

se bem que ja li algumas pessoas, dizerem que sera sempre bom fazer o tratamento logo que cheguem a um novo aqua e de origens desconhecidas...

 

obraços,

Marco Mousinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola de novo,

 

Bem, as coisas nao estao a correr muito bem com os 3 discus novos,

estao no aqua à 3 dias e todos eles se fazem à comida(sera discus color, flocos, artemia da sera e larva d mosquito congelada) contudo, acho que muito pouco devem ter ingerido já que costumam cuspir tudo, alem de ter um serio problema em "acertar" com a boca na comida....

´

Um dos discus, esta à um dia, bastante mais isolado, tem umas cores mais escuros do que tinha(era um azul bebe) e esta sempre meio de lado e com um respirar ofegante e a bater as guelras(laterais e d tras) com muita intensidade...

quanto às fezes, nunca consegui ver nenhuma, como eles nao comem....

como já estava para fazer o tratamento de flagyl, fui a à farmacia e comprei, contudo, pelo q tenho visto, falam sempre em comprimidos e o flagyl que me venderam é liquido, acabei por meter no aqua de 100L 20ml do produto, subi a temp para os 31º e aumentei a oxigenação da pedra porosa...

 

As quantidades de flagyl liquido que apliquei estao correctas?

 

os parametros da aqua estao normais(no2 e no3 a zero, ph a 6.:twisted:

 

algumas ideias que possam ajudar sao MUITO bem vindas....

 

abraços,

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois bem, parace que ja descobri a resposta sobre os 10ml de flagyl liquido que coloquei no aqua de 100Lt....10h apos ter feito neste topico o meu ultimo post, ao olhar para o aquario e reparei que tinha os peixes meio mortos à superficie...2 discus completamente deitados neos e botias meio atardoados a "boiar" à superficie....

 

mudei todos os peixes para o outro aqua de 60Lts, nao foi dificil apanhar todos os peixes já que eles estavam meio mortos vivos...

 

estao agora todos os peixes no aqua d 60 Lts, os discus pelo menos ja estao direitos, embora nao sei qual o numero de mortes que vou ter nas proximas horas....

 

podiam me confirmar se realmentes foi este "flagyl liquido" que matou o aquario? será a temperatura de 31º que coloquei qd apliquei o produto?(coloquei a pedra porosa de 20 cms ligada à bomba de ar)

 

a tristeza é neste momento o meu maior sentimento......

 

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal tenho uma incerteza nao sei se posso ter carvao activo num aquario de discus???

 

comprei dois discus ontem um turquesa e um pegon perola e tou preocupado ja pois ja vi o truquesa a comer mal mas acho que come alguma coisa mas o perola e que ainda nao tive a oportunidade de ver mas ao mesmo tempo pode ser de ainda terem acabado de chegar.

 

a unica coisa que nao tenho a certeza que esteja bem nos aspectos do aquario e o uso de carvao activo para filtragem que dizem???? :cry:

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Byron,

O carvão é o ideal para manter uma água cristalina mas pode prejudicar algumas plantas e algumas espécies de peixes se utilizado de forma prolongada. É a minha opinião apesar de haver quem não concorde.

Tens um gande criador de discus americano e que infelizmente já morreu, Jim Quarles, com 50 anos de experiencia em Discus e que dizia que os Discus odiavam carvão. Apesar de não estar provado pode estar relacionado com a 'quase' doença do buraco da cabeça, falta de muco nos peixes, etc...

A meu ver acho indicado para limpar medicamentos da água ou tratamento da mesma antes da introdução no aquario. Não utilizo durante longos periodos e não te posso responder com certeza se faz mal ou não.

 

 

Mousinho,

nunca ouvi falar de flagyl liquido mas é preciso comprender que o principio activo nesse medicamento e o que cura a doença é o metronidazole. Importa ver a percentagem do mesmo contido no medicamento e se não existem outras substancias nocivas aos peixes. Nos humanos os compimidos tomam-se pela boca. O liquido talvez não. O efeito nos peixes pode ser diferente. Os compimidos são inofensivos se na dose recomendada. O liquido normalmente serve o mesmo fim. A diluição na água pode é não ser igual!!! Imagina que forma uma camada de gordura na superficie e mata os peixes por asfixia?

A temperatura que referes nem sequer é demais. Podes ir aos 34º e talvez o problema tenha sido mesmo falta de oxigénio ou em último caso medicamento desadequado.

Seria mesmo necessário tratar? É que por vezes se não morrem da suposta doença morrem mais depressa da suposta cura.

O conselho que eu te teria dado seria para teres mais paciencia antes de tratar alguma doença. Não chega um fraco sintoma para supor que estão doentes. É preciso mais.

No caso do flagyl até podes desparasitar por prevenção mas não te esqueças que estamos a falar de um medicamento que deve ser usado com relativa precaução.

Como estão os peixes? ACho que se não estiverem magros os devias deixar sozinhos em água limpa e bem oxigenada durante 2 dias sem alimentar e sem iluminação ou então muito fraca. Depois começa a introduzir larvas em pouca quantidade e vitaminas.

 

Abraço

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno: os discus estao agora no agua de 1 metro, nao tenho grande experiencia e nao ando neste mundo da aquariofilia à muito tempo, apenas tenho lido muita informação, em especial neste forum....

 

os discus, no espaço de 5 dias ja mudaram de aqua 3 vezes....e à 5 dias que nao os vejo comer...apenas vejo atacarem o granulado e ou falham a intercepção ou entao cospem logo de seguida...isto os dois discus mais juvenis, o outro disco mais grandinho é muito mais timido..mal sai do canto e mexe-se muito menos...deve ser por ser mais velho e por isto menos receptivo a mudanças...

 

o que noto é que as cores deles estao muito mais escuras do que estavam..com cores menos vivas, existindo mesmo um com algumas tiras/manchas esbranquiçadas no dorso lateral e na barbatana do rabo...

 

quanto ao flagyl nao sei o que faça...nao sei se vou tentar usar ou nao, nao sei se tenho mais a perder ou a ganhar com o seu uso neste momento... apenas sei que flagyl liquido NUNCA mais...

hoje vou meter umas vitaminas na aqua(fishtamin da sera), pelo menos isto nao lhes deve fazer mal....

 

 

Cumprimentos,

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mousinho, essas coisas acontecem. Evita mudar os Discus mais uma vez pois é um factor de stress. Estabiliza a temperatura nos 3o ou 31º aumentando a oxigenação e se possivel retira as outras especies especialmente se tiveres plecos ou botias grandes. São peixes activos de noite e assusam os discus além de os oderem atacar.

Começa a dar larvas de mosquito com vitaminas. Descongelas, colocas vitaminas liquidas ou em pó e deixas absorver 10 minutos. Voltas a congelar um pouco (não é preciso ficarem totalmente congeladas) e dás. A comida q não for comida em 10 ou 15 minutos deve ser sinfonada.

Depois começa aos poucos a dar outro tipo de comidas mas gradualmente e sempre misturadas com a anterior.

Não faças mais tratamentos nos próximos tempos.

Tem sempre a água limpa mas deves tratá-la pelo menos ao cloro e evitar mudanças bruscas de temperatura.

Juntamente com tudo isto adiciona sal de cozinha no aquario diluido previamente. Pode resolver essas manchas brancas e aumentar o apetite dos peixes mas tem cuidado com a dose.

Se mais algum discu morrer não te assustes muito. É perfeitamente natural e resta chorar é o dinheiro que pagaste por eles.

Abraço

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

morreu um disco....nao achei nada de anormal devido ao "tratamento" que sofreram!

a boa noticia é que os dois discus que lá estao já engolem a comida(larvas) em vez de as cuspir como faziam!!

como sao 2 agr. acho que vou arranjar mais 1 ou 2 para estarem mais acompanhado, neste momento so tem 1 plexo e 3 corys...

 

abraços,

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais