Aquários de grandes dimensões sobre chão não nivelado


Recommended Posts

Com esse peso faria o seguinte, mandava fazer uma pedra marmore para colocar por baixo dele, a função da pedra seria a de proporcionar uma base que não deformasse para que o vidro não fique com tensões que não estejam no "programa". Por baixo da pedra colocaria uma simples placa de esferovite com pelo menos 5cm de espessura para "absorver" as irregularidades da estrutura onde assenta.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um suporte de metal com 6 pés que ao nível do chão assentam sobre um retângulo de ferro para distribuir melhor o peso. Em cima tem um tampo de madeira.

 

Por acaso até tenho tampos de mármore com 200x80 encostados a um canto. Mas uma altura tentei usar um pra ajudar a nivelar o chão pra duas estantes de pedra. Resultado: a pedra rachou :)

 

E estes tampos de mármore são tão pesados que são precisas 4 pessoas para os carregar. Mas a esferovite com 5 cms vai levar concerteza desta vez.

 

Estou com bastante receio de montar o aquário de novo. E desta vez os peixes só voltam lá pra dentro passada uma semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Eu axo que se o chao esta desnivelado, devias nivela-lo antes de mais

 

Podes fazer um apoio nivelado no chao que depois toda a estrutura assenta nesse apoio (maciço, em betao mesmo caseiro).

 

Por mais que queiras o esferovite (poliestireno expandido) ou o que a malta chama de esferovite azul (politileno extrudido), nao te vai nivelar o aquario.

 

Tens que nivelar o chao e depois, para as tensoes ficarem independentes da estrutura e do aqua é que metes o esferovite entre ambas.

 

Para esse peso, aconselhote unicamente o azul, e ve que ha umas placas para usar nas paredes outras para o chao etc.

Escolhe uma que nao deforme muito com o peso.

 

A capacidade dessas placas tem a ver com a forma de fabrico, e com a espessura.

 

O esferovite (o branco) dificilmete te aguenta 1300 kg sem se deformar na totalidade, perdendo a capacidade de isolante.

"O principio para se fazer alguma coisa é não querer fazer tudo ao mesmo tempo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é o melhor que fazes.

Primeiro nivelar o chão e só depois instalar o aquário. Evitas novas surpresas desagradáveis.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey!

Olha a esferovite normal é fixe para usar, e com esse peso ela rapidamente toma o seu "shape" de forma a teres o aqua nivelado. mas nao sei quanto tempo durará em condições.

Podes tentar usar placas de poliuretano de 70Kg, atenção poliuretano, pois o poliestileno, aquele azul usado em isolamentos, esfarela.s todo e não aguenta o peso. Poliuretano de 70kg ou 85k(70 ou 85 Kg por dm2(quadrado)), podes comprar placas de 200x50 s nao m engano, ou entao vais a uma loja que venda materiais para arcas frigorificas ou que as monte que eles inda te dao umas placas.

Boa sorte

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sugestão do poliuretano. Vou ver se vejo essas placas ao vivo. Isso é coisa que se arranja onde? Maxmat? Não tou a ver que haja nenhuma casa que monte arcas frigroríficas aqui na região.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por baixo da pedra colocaria uma simples placa de esferovite com pelo menos 5cm de espessura para "absorver" as irregularidades da estrutura onde assenta.

Esta ideia é para utilizar por baixo do aquário por forma a ele ter uma superficie completamente plana, e não por baixo da estrutura. Se o aquario rachou o problema deve estar na estrutura onde ele assenta e não no chão, ou o teu chão é assim tão irregular?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa experimenta sim no maxmat ou leroy merlin. Como és da madeira nao sei que lojas há aí : Olha vais a uma drogaria por aí ou mesmo na maxmat e pergunta onde podes arranjar, porque aqui nestas bandas, uma chamada e tenho logo uma placa lool. Desculpa não dar para ajudar mais :.

Boa sorte com isso!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O chão é um bocado irregular e eu tenho ideia que o stand de ferro (que tem 6 pés unidos numa base rectangular ao nível do chão pra distribuir melhor o peso) estava principalmente apoiado nos pés centrais. Eu coloquei umas cunhas de plástico que há pra estas situações pra compensar uns desnível de quase 2 cms. O chão de madeira também pode ter cedido alguma coisa. Aquilo ainda devia pesar uns 1300 Kg.

 

O poliuretano resolve-me o problema entre o tampo de madeira e o vidro de baixo, mas o do chão nah tá fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Eu sei que o poliestileno é usado por exemplo para os telhados (Roofmate).

 

Pra que é que se usa as placas de poliuretano? Pergunto isto pra saber em que tipo de estabelecimento procurar. É que em numa loja onde fui tinham roofmate mas não sabiam que era poliestileno, por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquario com as seguintes medidas 150.50.60, com ciclideos africanos , cheio de calhau. o meu chão é em parquet flutuante e antes de o colocar, falei com o construtor que me disse que não havia qq problema e de facto 1 ano e meio depois, está tudo em ordem, que tipo de chão é o teu, e qual o desnivel ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.