Rocha de lava dos açoes em reef.


Recommended Posts

Gostaria de conhecer a vossa opinião sobre a possibilidade de usar rocha de lava dos açores (arroxeada e muito porosa) como rocha base para um aqua de recife.

tenho cerca de 10 a 15 quilos e gostaria de poder utilizá-la (já estiveram num aqua doce cerca de 3 anos).

 

Obrigado pelos contributos.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando fui aos açores à 2 meses, não podia deixar de pensar no mesmo.

 

Essa do cobre não sabia, mas após experimentar por no aquário não me parece haver danos de maior. É bastante bonita e diferente.

 

No entanto essa história do cobre preocupa-me nomeadamente para os invertebrados. Até ao momento (já estão há 1 mês e meio) não houve quaisquer danos, mas vou estar atento.

 

Um abraço,

 

Brian

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

eu talvex vou montar um salgado nao tenho ainda a certeza mas nao e isso ke tarta o post kero dixer tambem ke sou dos açores mais propriamente S.Miguel tenho e aquas de agua doce kerovos dixer ke tenho no meu aqua ha mais de 5anos pedra vulcanica da vermelha ke voces falam e nunca tive problema nenhum se tiverem alguma duvida ou koisa assim ke eu posso faxer algum teste ou coisa parecida digam ke eu faço e digo os resultado.

 

cumprimentos daki dos açores

joao silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, sugiro-te que leias o seguinte tópico, nomeadamente na parte em que refere:

 

 Este é um fórum onde se fala português (standard ou do Brasil)! Não se fala (escreve) aqui brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma idealogia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS e do mIRC, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo

 

Senti imensas dificuldades em perceber o que escreves... :)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23744

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal  

 

eu talvex vou montar um salgado não (palavra corrigida) tenho ainda a certeza mas não (palavra corrigida) e isso que (palavra corrigida) tarta o post quero (palavra corrigida) dixer tambem que (palavra corrigida) sou dos açores mais propriamente S.Miguel tenho e aquas de agua doce kerovos dixer que (palavra corrigida) tenho no meu aqua ha mais de 5anos pedra vulcanica da vermelha que (palavra corrigida) voces falam e nunca tive problema nenhum se tiverem alguma duvida ou coisa (palavra corrigida) assim que (palavra corrigida) eu posso faxer algum teste ou coisa parecida digam que (palavra corrigida) eu faço e digo os resultado.

 

cumprimentos daki dos açores

joao silva

 

???????????? decifrei.............

algumas coisas

 

Uso rocha vulcanica dos açores,,,mais propriamente dos Biscoitos, penso que quer que seja biscoitos ou outro lado será igual. Tive e tenho a sorte de ir lá muitas vezes e trago sempre uma ou duas pedrinhas.sem problemas.

inclusive parti algumas pedras para por no filtro, não ha melhor para as microbacterias.

Agora o que acontece é que existem dois tipo de rocha,, a vermelha bronze que dá um efeito espectacular no aquario e extrememente porosa e a preta. Um geologo poderá explicar a diferença entre uma lava e outra. Penso que será do arrefecimento. Quanto ao cobre...de nada sei, os caracois andam e bem os peixes idem e os camarões quando os tinha idem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos contributos.

A minha dúvida era sobretudo no impacto que terá nos corais e invertebrados, não nos peixes.

Falaram-me em sulfatos/sulfuretos??(problemas de ph) e metais pesados...

P.S.: Eu já as mantenho em água doce há pelo menos 4 anos, sem qualquer espécie de problema.

 

Cumprimentos, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais