urgente! tenho a população do meu aquário a morrer


Shuzy

Recommended Posts

olá pessoal! tenho um aquario de 30 litros que com bomba de ar, filtro, a água a 21ºC... todo bonitinho... faço mudas de água parciais regularmente e também tenho limpo o filtro. Acontece que tenho vindo a ter problemas com fungos. Tratei a agua com o fungicida os fungos desapareceram mas passado pouco tempo apareceram novamente... aconteceu-me isto por três vezes. tenho feito o tratamento como vem no folheto (ao 5º dia mudo 1/3 da água).

 

os meus peixitos têm vindo a morrer, tinha dois orandas, um telescópio e cometa e uma beta. :shock: ja só tenho o cometa que n deve durar muito tempo pois noto-o muito debilitado e a beta que está contaminada com o dito fungo. para além de tudo.. o cometa apresenta também a barbatana caudal esfarripada e um dos olhos nebulado. ja n tenho grandes esperanças com os meus peixitos... agradecia que me dessem umas dicas, ja que sou uma principiante neste hobby. ja agora... será que faz mal aos peixes fazer várias vezes seguidas um determinado tratamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Convinha q especificasses o tipo de sintomas que os peixes apresentam , quer agora quer naqueles q já morreram, tal como ja foi dito, aumenta a temp e começa dar tb vitaminas ( a sera tem uma mt boa )na comida e na agua.

 

Gostava de saber qual o antifungos q estas a utilizar p tratamento.

 

DiDi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal. Didi, estou a utilizar o anti fungos da avipar. os sintomas são as barbatanas esfarrapadas e noto ficarem avermelhadas também. os olhos estão nebulados. o peixito está mesmo debilitado... hoje aconselharam-me a por uma colher de sopa de sal. fiz isso e tenho a temperatura a 24ºC, tenciono aumentar mais mas estou a faze-lo lentamente...

ja agora... em relação ao filtro... pensava que se devia limpar frequentemente...

 

MotarSolitário, neste momento estou a dar comida para todo o tipo de peixes tropicais da moly.

 

obrigado pelas dicas que me têm dado. o pessoal é impecável:-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, não desprezando todos os outros conselhos que te deram, vou so aqui partilhar contigo a minha experiencia. Comecei exactamente como tu, orandas, telescopios e um betta....deu mal......o beta é um peixe muito mas muito agressivo, quer o macho quer a femea....são muito territoriais....e em aquas pequenos tendem a fica-lo ainda mais...!!!

Todas a bacterias e fungos estas sempre presentes na agua!!!! Mas só proliferam em determinadas condições....stress, ferimentos.......na minha opinião... o betta anda a "tratar-lhes da saude" e como ficam feridos ficam debeis e por isso mais expostos a ataques de fungos e bacterias.

 

Quantos aquas comunitarios ja viste tu nas lojas que comercializam peixes com bettas la dentro? Muito raro...muito.....porque lhes da imensos problemas...!!

Experimenta separar o betta, e tentar tratar os restantes peixes com a medicação adequada. Muito (não desanimes) dificimente os vais conseguir recuperar....mas quem sabe......a mim tb me custa ve-los a morrer e sentir-me impotente por não saber mais e poder intervir atempadamente para evitar males maiores.

 

Boa sorte,

 

Saudações,

 

Ricardo Campos :lol: :D :D :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

só uma coisa que acho que ninguem comentou, acho que tens o aquario com peixes a mais, mesmo que eles estejam pequenos em breve vão ser bastante maiores.

O pricipal problema da sobre população é o aquaio ficar mais exposto a doenças, mas tambem há o problema dos peixes poderem ser territorias e ai há ainda mais problemas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Shuzy!!

 

Citação:

os sintomas são as barbatanas esfarrapadas e noto ficarem avermelhadas também. os olhos estão nebulados

Estes são sintomas de bacterias, os fungus só aparecem depois de haver infecções bacterianas...

O aquario tem areão ?

Tens filtro de fundo?

Com que regularidade aspiras o areão?

No teu lugar faria um tratamento com bactopur- directe (SERA), ou com a TRIPLA, algumas lojas da zona de lisboa têm...

Diz qualquer coisa, pois tens que eliminar a causa da doença...

Boa Sorte

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já que falaram de areão deixo aqui algumas duvidas que tenho esquecido de perguntar.

o meu areão são umas pedritas da praia que fervi antes de as por no aquario. algum tempo depois notei uma espécie de oxidação em algumas pedras. é normal... :roll: na loja onde comprei os peixes perguntei se este areão seria prejudicial, disseram-me que só influencia a dureza da água, verifiquei a mesma e estava dentro do limite para os peixitos... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Shuzy!

 

Em realação a esse areão não me parece que seja lá muito aconselhável. A areia da praia tem sempre muitas conchas misturadas com a areia, o que vai fazer com que o teu KH não seja nada estável, não tenho a certeza, mas isso não deve ser muito bom para os peixes de àgua fria. Pelo menos para o Beta não deve ser muito bom, e fazer com que esteja em stress e assim atacar os outros peixes com mais requência.

 

Quando poderes troca-o. Tens de ter atenção que agora, com os peixinhos doentes, não é a melhor altura para o fazer.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

olha pelos sintomas k me diseste, acho que mais valia utilizar um antibiotico do que um fungicida, mas como eu sou um adepto da protecção integrada aconselhava primeiro uma luta mais biologica do que quimica

 

sugiro então:

 

redução da comida para 1/3 daquilo que dás diariamente

 

mudanças de água frequentes mas apenas de 1/5 da agua, de modo a não levantar muita sujidade

 

existem uns produtos no mercado chamados "suplementos biologicos para aquários"- que são ao fim ao cabo doses hiperconcentradas de bactérias que te vão não só ajudar a limpar as águas dos nitritos (ou será nitratos) --tóxicos para os peixes, convertendo-os em nitratos (ou será nitritos) --- assimilaveis pelas plantas (confundo sempre nitrito com nitrato). Além disso estas bactérias competem com as bactérias patogénicas para os nutrientes existentes no aquário

 

Por falar em plantas- para alem de te ajudarem a fazer o ciclo do azoto, algumas tb são purificadoras da água caso da Cabomba (relativamente facil de encontrar nas lojas)

 

e finalmente para melhorar a saude dos peixinhos (não há nada como uma boa dose de vitamina A) fortificante dos olhos e das barbatanas. podes experimentar um pouquito de cenoura cozida, caso os peixinhos não gostarem, experimenta um desses suplementos que existem nas lojas de comida para guppy, que normalmente é rico em caroteno (vitamina A)

 

ehehheh deve ter sido o meu maior pos até agora!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal...

 

pois é o meu cometazito acabou por morrer :lol: tentei tratá-lo com antibiótico mas axo que n aguentou o tratamento. quanto à betta que estava muito menos afectada decidi tirá-la do aquario (n faço ideia se fiz bem ou mal) e coloquei-a numa água nova num outro aquário (um garrafão cortado para o efeito... lol) ainda só passou um dia desde que o fiz mas a peixita parece-me ligeiramente melhor.

 

vou fazer uma limpeza ao aquario e ver se tenho coragem para começar tudo de novo. e vou ver também o que fazer em relação ao areão... o melhor, provavelmente será comprar um dakeles próprios. ja agora outra duvida. já me disseram que se deve limpar o filtro todas as semanas... por outro lado também dizem que se deve evitar mexer no filtro para n perturbar as colónias das bactérias. e então... o k fazer ? :)

 

Obrigado pelas dicas pessoal!!

 

Aquários melhores do que o meu pra todos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais