Caranguejos das Acroporas


Recommended Posts

Boas.

 

Conhecem aqueles caranguejos que costumam vir com as acroporas? Existem de certeza bastantes espécies diferentes e no meu caso tenho duas delas no aquário.

 

Porém um deles apanhei-o ontém dentro da Poccilopora com o mesmo comportamento que apresenta quando está na sua Acropora, i.e., em constante labuta com as pinças.

 

Tenho 2 questões e agradecia desde já a quem me possa elucidar...

 

1 - É normal ocorrerem passeios por outros corais que não a Acropora de origem?

 

2 - Poderá a Poccilopora resentir-se da visita?

 

Obrigado

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte

Ja me aconteceu alguns caranguejos terem mudado de coral, mas sinceramente tudo o que nao sejam os caranguejos rosa com os olhos pretos, mando tudo para a sump para servirem de alimento ao mantis, o que tenho observado é que as restantes especies nao sao simbioticas, mas sim predadoras dos coral.

Se forem desses rosas esbranquiçados nao trará qualquer problema na poccilopora, caso contrario nao arrisco.

Se conseguires tirar foto do bicho melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Este tópico não pode vir me melhor hora! Ontem à noite reparei que a minha Montipora verde tem um aranguejo preto peludo! Está longe de ser parecido com um "acro crab"!

 

AcroCrab512.jpg

 

E aqui fica mais uma imagem de um caranguejo que aparentemente se alimenta apenas do muco das acros:

 

Weird%20Crab.jpg

 

Vou tentar tirar uma foto do que tenho na montipora pois não me parece que seja pacífico!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - É normal ocorrerem passeios por outros corais que não a Acropora de origem?

É! Tive uns quantos e andavam constantemente a mudar de coral para coral...

 

2 - Poderá a Poccilopora resentir-se da visita?

Sinceramente acho que se um caranguejo é simbiótico com uma acrópora, não vai fazer mal a outros corais... Acho que o problema estará mais no caranguejo e não no coral onde ele está... :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

O da 2ºfoto gosta muito de acroporas , mas é pra lhe comer os polipos :shock:

Sem ser os da primeira foto, eu retiraria todos os restantes.

 

Nao sei se eles imitam ou nao a dança dos caranguejos simbióticos, mas parece-me que nao. Podem tambem "selecciona-los" por ai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado a todos pelas respostas.

 

De facto apanhei não 1 mas 3 caranguejos iguais ao da 2ª foto. Não tinha vindo ainda ao fórum mas hoje em conversa com o Rui F. Almeida e com o Zé eles também me disseram que caranguejo de olho branco e peludo é para tirar.

 

Conclusão tive que tirar 1 acropora e a pocillopora para fora do aquário e remover os gajos com um palito de madeira.

 

Na minha acropora millepora verde tenho 2 iguais ao da foto do Diogo e o coral tem vindo a desenvolver-se lindamente. Já a pocillopora dá ares de alguma "limpeza"

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Duarte,

Esses peludos castanhos com olhos brancos são caranguejos do DEMO :(:wink::lol: !!!

Comem os polipos todos e raspam os tecidos das acroporas... Tenho morto muitos ultimamente. Uma dica... melhor que um palito é uma agulha de seringa. Espeta-se os sacanas e puxa-se para fora... :lol: ´dá pena, mas tem de ser. Quando começarem a ver ramos sem pólipos e com o tecido raspado comecem a desconfiar... alguns são bem dificeis de tirar.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte

... mas sinceramente tudo o que não (palavra corrigida) sejam os caranguejos rosa com os olhos pretos, mando tudo para a sump para servirem de alimento ao mantis

 

Além destes rosa há uns brancos com uma risca preta ao longo do corpo que também são inofensivos.

 

Em relação ao passeio dos ditos pelos vários corais do aquário, no meu caso não noto muito, o que já me aconteceu foi um caranguejo passar de uma acropora onde residia há bastante tempo para outra acabada de entrar no aquário e colocada a alguma distância da primeira. Não sei como é que o animal descobriu que a outra era melhor para ele, de certeza que tinha mais muco e não estava tão limpa como aquela em que residia mas como é que o gajo descobriu isso no instante em que o coral entrou no aquário é que me intriga. Será que os corais emitem cheiro e que os caranguejos o sentem? Ou será que bastou olhar para o coral?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais