Doenças de Betas


Babo

Recommended Posts

Olá malta.

 

Tenho um aqua de 15 lt

PH na ordem dos 7,0 a 7,2

Plantas naturais

 

À 3 meses comecei com betas e comprei 1 macho e 2 femeas como me aconselharam.

À um mês um dos betas que aparentemente estava ok começou a esfarrapa-se e a ficar sem cor, passadas umas 5 horas morreu. Bom pensei que fosse uma morte por inadaptação a algo, e uma semana depois e de trocas de agua comprei outro. Este ultimo durou um mês e teve precisamente os mesmos sintomas mas durou 3 dias a sofrer, pois já andava todo esfarrapado.

Visto que tenho uma fémea desde o principio e está muito boa de saúde.

A outra fêmea morreu-me hoje subitamente...

 

Alguem consegue-me ajudar ou dizer que tipo de doenças comuns destes peixes?

 

Ob e Cump

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A doença dos teus peixes chama-se "macho betta".

É quase impossivel manter 1 macho juntamente com outros machos ou mesmo com femeas, por natureza matam-se, logo so podes ter o macho betta com outros peixes que não bettas, ou então podes ter várias femeas, normalmente não há problema.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mas disseram-me que são comunitários os machos desde que não estajam ao pé de betas macho com macho. E nunca vi agressevidade de as femeas com os machos e vice versa.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mas disseram-me que são comunitários os machos desde que não estajam ao pé de betas macho com macho. E nunca vi agressevidade de as femeas com os machos e vice versa.
Como se costuma dizer "Quando 1 não quer, 2 não dançam..."

Se o macho por ex. quiser acasalar e a femea não estiver "pronta" pode dar mau resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas os meus bettas nunca andaram ao "soco" pelo contrário, agora descobri que o meu ph tanto está a 6,2 como a 7,6 de um dia p o outro.

Estou a tentar descobrir...

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas os meus bettas nunca andaram ao "soco" pelo contrário, agora descobri que o meu ph tanto está a 6,2 como a 7,6 de um dia p o outro.

Estou a tentar descobrir...

 

 

E se calhar foi por isso que morreram.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quando dizes "começou a esfarrapa-se e "andava todo esfarrapado", te estás a referir às barbatanas, então houve alguém que as mordeu.

As barbatanas só ficam esfarrapadas se forem mordidas ou por doença(mas isto não acontece em 5 horas).

 

E tal como diz a tartaruga, em 15lts é muito complicado ter machos e fêmeas juntos sem ser para acasalar. Um macho saudável persegue sempre as fêmeas e em 15lts não há muito para onde esta possa fugir ou esconder-se.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não leves a mal mas agora só tinha um macho e apareceu todo efarrapado outra vez, por isso penso que só pode ser de alguma bacteria

E quanto a ter um macho e duas bettas já o faço hà uns 8 meses e só agora é que comecei a ter problemas destes.

Continuo a pensar em alguma doença que tenho no aqua.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora disseram-me em conversa de café que alterações de temp bruscas podem originar uns fungos o que repentinamente sem nos apercebermos morrem em horas, não sei se é ou não verdade o certo é que tive esse tipo de alterações, pois baixou de 26 para 23 e voltou para 26 por eu ter colocado o termostato...

Será?

E o outro Macho?

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá!já resolveste o problema do betta? sempre era da tempertatura?

é que estou na mesma situaçao e por tar junto as femeas não é,pois quando o comprei, ela estava no mesmo aquário dele e andava sempre junto a ele...

Vou pô-los num aquário "hospital" que tenho...já que fiz uma vez o tratamento no comunitário e não deu resultado e morreram 1 macho e 4 femeas...ca p mim o problema foi duma dessas 4, a primeira, que contaminou d algma forma as outras 3 e o macho, n sei bem como..mas tenho peixes mais sensiveis no aquário e esses estao lá bem...deve ser alguma doença que só ataca betas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tb já foi..

E tudo indica ser pontos brancos só que a boca estava toda branca e tinha um olho tapado com uma pelicula branca antes de morrer.

Cumprimentos

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não chegaram a tempo para o hospital...

Agora vou esperar um tempo antes de adquirir outros, pelo sim pelo não...assim se houver alguma bactéria na água que afecte mais os bettas,pode ser que "desapareça" com a manutenção da água do aquário...

eles não tinham mais nada além das barbatanas a rasgar...seja como for, é melhor esperar um tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas há para aí um epidemia ou quê? Agora têm todos os betas a morrer? :twisted:

Babo, em relação às quedas bruscas de temperatura, a doença que costuma surgir é o ictio, e é facilmente identificável pois o peixes fica com pequenos pontos brancos por todo o corpo. Mas uma queda de 3º penso não é suficiente para tal...e os sintomas(boca branca e película sobre o olho) são outras bactérias ou fungos, não são ictio.

Em relação às barbatanas...tens mais algum peixe no aqua?

 

Em relação a ter machos e fêmeas bettas juntos, é melhor efectuarem umas pesquisas pela net. :wink::lol:

Os bettas são peixes solitários por natureza, um macho e uma fêmea a passear alegremente pelo aquário, apesar de ser um cenário muito bonito, é tudo menos normal. Machos e fêmeas encontram-se para acasalar e ponto final. Separam-se novamente e vai cada um à sua vida.

Um macho em forma, tentará sempre acasalar com a fêmea e para tal irá persegui-la. O oposto também é possível, ou seja se uma fêmea não estiver com disposição para aturar o macho este pode ser corrido à porrada. Se a fêmea for maior que o macho, então as hipóteses disso acontecer disparam....

Para juntar machos e fêmeas, sem ser para reprodução, tem que ser num aquário minimamente grande e com 2 ou 3 fêmeas.

Não quer isto dizer que não seja possível haver casos em que um macho e um fêmea convivam sem problemas num aquário pequeno, simplesmente é muito improvável.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste ultimo caso só tinha o Betta num aqua de 15 lts e a temperatura foi sempre de 26º. Mas o meu amigo também morreu e foram comprados em sítios diferentes e estava junto com bettas femeas (2) e foi tudo embora, com o mesmo tempo e da mesma maneira. O aqua dele tem + - 25 peixes de tamanho + - 3 e 4 cm tipo desde neons, cardinais, arlequins, Bebados , e mais uns que não me lembro. E ele nunca viu agitação para andarem à porrada, super pacificos.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, espaço é que não falta, já que o meu aquário tem 200 lts e sítios para os peixes se esconderem não falta..Não tinha grandes problemas com o facto de estarem lá betta macho e 1 ou 2 fêmeas dado o espaço que têm...

Agora nestes próximos tempos é que não compro nenhum beta mesmo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: Tá mau para betas ....

 

O meu primeiro morreu de um dia para o outro, das barbatanas só restou uns fios. Suponho que tenha sido bactérias, o corpo perto das barbatanas estava esbranquiçado.

 

O segundo, apresentou sintomas 2 dias após a compra e estou a tentar tratá-lo desde então (faz uma semana hoje). Desta vez parecem-me fungos :shock: as barbatanas não se estão a desfazer mas sim a cair aos bocados. Ao inicio reagiu bem ao tratamento (baktopur e mycopur) e pensei que ia recuperar (até cheguei a pensar em voltar a colocá-lo no aqua principal), mas nos ultimos dois dias tem piorado a olhos vistos.

 

Com a excepção de dois arlequins que tb exibiam alguns fungos mas recuperaram bem com o mesmo tratamento, o resto da população está ok, inclusive a beta femea irradia saude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: Tá mau para betas ....

 

O meu primeiro morreu de um dia para o outro, das barbatanas só restou uns fios. Suponho que tenha sido bactérias, o corpo perto das barbatanas estava esbranquiçado.

 

O segundo, apresentou sintomas 2 dias após a compra e estou a tentar tratá-lo desde então (faz uma semana hoje). Desta vez parecem-me fungos :shock: as barbatanas não se estão a desfazer mas sim a cair aos bocados. Ao inicio reagiu bem ao tratamento (baktopur e mycopur) e pensei que ia recuperar (até cheguei a pensar em voltar a colocá-lo no aqua principal), mas nos ultimos dois dias tem piorado a olhos vistos.

 

Com a excepção de dois arlequins que tb exibiam alguns fungos mas recuperaram bem com o mesmo tratamento, o resto da população está ok, inclusive a beta femea irradia saude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...os meus também apresentavam os mesmos sintomas...ficaram com as barbatanas em fios!

Devem ter sido bactérias, já que não tinham fungos...

Agora não compro mais para já...vou deixar passar algum tempo...

Será que é o tempo também tem alguma influência nisso? já ouvi dizer que tinha...

É que tenho este aquário ha 7 anos (fora o anterior, que tenho há 14 anos), sempre tive betas machos e fêmeas e nunca me aconteceu nada disto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pelo menos desisti de Bettas por uns tempos...

E depois logo se vê...

Vou deixar esta fase que penso que há alguma coisa que os mata nos nossos aquas.

Cumprimentos

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim ja me aconteceu o mesmo a um betta macho k tinha.Percebi mais tarde k 1 das femeas betta era super agressiva com outras femeas e mesmo com o macho. O problema e k num aquario pekeno kd estamos a olhar para ele os peixes ficam retraidos pork se apercebem da nossa presenca dai so ter repardo na femea agressiva mais tarde...O k tambem pode acontecer é o macho definhar e ficar "colado" ao filtro à noite e fica todo esfarrapado....Agora de fungos kmatam em horas nunca tive nem ouvi falar....espero ter ajudado... :wink:

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim ja me aconteceu o mesmo a um betta macho k tinha.Percebi mais ... ...tive nem ouvi falar....espero ter ajudado... :wink:

 

Mas olha que os meus(3 ultimos foi de 3 a 6 horas quando o vi encostado ao um canto e depois foram-se. Inclusivé tinha tirado uma foto de um à hora de almoço e por volta das 15h já aparentava sinais de doente e por volta das 18h foi-se.

 

Cumprimentos.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já obtive a confirmação de que se trata de uma infecção bacteriana, através de um amigo veterinário, dono da loja de animais onde costumo comprar os peixes....Foi uma beta que trouxe de uma loja diferente da habitual q contaminou os outros...e houve um gupi q já se foi ontem, dia 6,por volta das 21h00,quando os primeiros sintomas se tornaram visíveis no dia 6 d manhã pelas 10h00. e ja fiz um tratamento com jbl furanol que é o adequado.repeti o tratamento mas em vez de ser 1 comprimido para 30 lts, pus 1 para 20 lts, como é recomendado para casos mais graves.

Só espero que desta vez resulte...não há tratamento recomendado diferente...

 

Cumprimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais