O Meu caixote de 700L de Reef!


Recommended Posts

Boas,

 

Eu tenho uma Vectra Carrinha, que embora seja mais baixa que a minha anterior zafira e mais comprida (+48cm)

 

Se te der jeito podes contar com ela.

Para a apanha de água juntem mais um que estou farto de gastar dinheiro em sal e água de osmose e quero tentar a água natural.

 

Braços, gracas a deus tenho dois. Se puderem ajudar a levar isso para cima, conta com eles.´

 

É só uma questão de se combinar.

Se quiseres ou puderes adiciona-me ao msn (rui.gaspar@hp.com)

 

Cumpts,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ricardo

O armário ficou impecável. Eu faria mais uma fiada de furos na parte traseira ou então removia-a completamente. Assim o efeito caixa de ressonância estaria ausente.

 

Tive de fazer mais um "furão" rectangular na traseira para os tubos descerem junto à estrutura por isso já deve dar, se não faço mais se vir que é necessário.

 

O desenho da coluna seca com o posicionamento dos furos parece-me bem. já tens o passa-muros?

 

Em relação à coluna seca inspirei-me no teu caso e aproveitando o espaço da estrutura até à traseira do aqua fiz outro furo. Desta forma posso fazer Durso ou cifão é só abrir e fechar torneiras e testar.

Os Passa muros foi mesmo daques que só tem rosca de um lado e corta-se e tá a andar.

 

Rui Gaspar e Bruno,

Agradeço desde já a a vossa oferta de ajuda e vou aproveitar. O Aqua deve estar pronto para ir buscar dia 31 ou dia 2.

Eu vou postando até confirmar as datas, muito obrigado.

 

Entretanto já chegou a "bomba" da H&S (Escumador 200-1260), mais uma bomba de Tunze 12000 (ganda maluco!) e a Osmose alemã vem a caminho. Assim fica completo o material.

Também já coloquei calha na sala com tubo fino e fio electrico para poder ter o depósito da água de reposição e a respectiva bomba na casa de banho junto à Osmose e assim deixar mais espaço no armário.

 

Ainda ando às voltas com o areão e a rocha viva. A que vi do Brasil não me agradou!. Vou atacar com Fiji se alguém souber de alguma oferta avise por favor (algum logista por aqui? :D ).

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Tenho lido algumas coisas sobre a RV e aquilo de que apercebi é que a rocha brasileira não é de muito boa qualidade.

 

Parece que ganha buracos grandes por dentro e se desfaz muito facilmente.

 

Cumpts,

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo queria agradecer às pessoas que se ofereceram para ajudar. Devo ir buscar o aqua amanhã mas estou a contar com a família e um carro emprestado para me safar.

 

Setup final ficou da seguinte forma:

Aqua: 135Ax70Lx65Alt

Sump: 85x50x60

Iluminação: 2x250 HQI 10.000K + 2 x 54 T5 Actínicas

Bomba Retorno: Eheim 1262 3400 L/h

Circulação: 2x Turbelle 6000 (Max.7000L/H) + 6100 (12000L/h) + Controlador 1095

Escumador: Auquamedic H&S 200-1260

Reactor de Kalkwasser DIY .

Tunze Osmulator

Osmose - Osmose de 6 estágios

Reactor Cálcio - ainda por fazer DIY

50 kg de rocha morta (pratos, tonga e rocha normal)

40 Kg de rocha Viva

 

Chegando o aqua amanhã fica a faltar as colagens de PVC e a rocha viva. A calha chega nos próximos dias.

 

A Osmose já chegou e tenho que dizer que Osmose de 6 estágios por 101€ + 12€ pelo DI (+ portes), vem com bomba e tudo... uma caixa de 26 filtros de substituição por 37€, não é por nada mas está em conta. Fica a ressalva que falta depois testar, mas pelo menos chegou tudo certinho.

 

A Rocha morta estive a mudá-la para outra caixa e devo dizer que tem uns exemplares de coral morto mesmo muito engraçados, principalmente a do tipo tonga.

 

Agora a pior parte, dado que vou trabalhar mais uma temporada no estrangeiro (uns mesitos), vou ter de adiar a activação do aqua :lol: . É preciso ter paciência!

 

De qualquer forma estou contente porque em cerca de mês e meio que estive em Portugal, uma boa parte de férias diga-se, consegui definir e levar para a fente o projecto do aqua, como vocês sabem são muitas horinhas a "matutar" os detalhes do projecto, movel, estrutura, aqua, enfim... mas ao sermos nós a definir tudo, tirando do conhecimento e sugestões o que consideramos ser o melhor para o nosso projecto, seja bom ou seja mau, dá mesmo muito gozo de definir e depois ver a obra feita!

 

 

Quando aqua chegar coloco umas fotos do aqua e afins.

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

duvídas que pensei nisso? :D mas fui buscar o aqua na 6ªfª e viajei no sábado por isso mesmo com muita vontade não dava.

 

Mesmo assim teria de arranjar alguém que desse uma olhada por aquilo.

Se correr tudo bem a coisa vai mas se algo corre mal, às vezes coisas simples mas que estamos habituados, era mais complicado de gerir se estar em casa.

No Natal vou estar aí duas semanas e nessa altura coloco PVC´s e ponho a calha que é só o que falta e logo vejo se tenhos condições de o deixar a ciclar.

Se arranjar lá por perto um "padrinho" que olhe por aquilo ainda penso nisso.

 

Já agora, o Aqua é lindo mesmo sem nada!!! :lol: fará depois!!!

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Cá estou eu em Portugal umas semanitas e aproveito claro para ir completando o projecto.

 

Algumas perguntas básicas mas como não tinha passado por isto no aqua anterior aqui vai.

 

Que material utilizam para fazer o pente que protege a entrada de água na coluna seca ? acrílico ou mesmo alguma placa plana de PVC (se é que existe)?

 

Como costumão revestir a coluna seca para não se ver as tubagens lá dentro ? vou por rocha à frente mas mesmo achei acho que deveria revestir para não se ver.

 

A ideia seria colocar por dentro da coluna seca acrílico preto (a reveatir desde o fundo até ao topo) e no topo fazer o pente mas tenho dúvidas se consigo colar o acrílico ao vidro com silicone.

 

 

Boas Festas para todos,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Utilizo acrílico para fazer o pente da coluna seca.

 

Podes revestir a coluna seca de rocha viva. Com o tempo esta começa a ganhar alga coralina ficando assim o problema resolvido. A minha coluna seca foi invadida por xenia branca.

 

IMG_8535.jpg

 

Boas festas,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma questão sobre o Escumador 200-1260, pode ser que alguém que tenha um possa ajudar.

 

Estando o Escumador dentro da Sump a que altura deve estar o Escumador em relação ao nível da Sump.

 

Sei que o vou ter de subir e que o nível da sump tem de ficar por baixo da saída de água (tubo de output) mas o raio manual não ajuda nada em dizer qual o nível ideal ou de referência.

 

Alguém que tenha um pode indicar, como referência, a quantos cm a contar do fundo do Escumador está o nível da Sump. Só para ter uma ideia depois lá faço os acertos necessários.

 

Boas Festas

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tenho um H&S F2001 que é bastante semelhante e tenho o escumador elevado cerca de 15 cm com o nível de água na sua base. Não sei se está correcto mas funciona muito bem...

 

Pic_6999_34.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado, já deu para ter uma ideia, vou elevar o Escumador para ficar com o nível da Sump um pouco abaixo baixo do tubo de Output.

 

Forreta,

tenho pena não ter já o Aqua a bulir mas tenho estado fora do país por isso tive de parar com o projecto e vou adiantando quando venho a Portugal, por isso está tudo ainda muito parecido com as últimas fotos.

 

Estou a tratar das colagens dos tubos assim que estiverem prontas coloco umas fotos.

 

Abraço,

Boas Festas

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas questões.

 

Onde posso encontrar aqueles dispersores (se é assim que se chamam) que permitem fazer entrar a água de retorno no áqua em qualquer direcção (tubo que torse para qualquer direcção) ? é só que me falta para fazer um teste com água doce.

 

Em relação à calha, tenho uma made in Ramirezzi. Tudo está muito rubosto mas também bastante pesado, mesmo tendo balastros e afins fora da calha, pelo menos para o que eu estava á espera.

Queria ver se conseguia evitar de pendurar a calha no tecto mas não sei se consigo dormir descansado com a calha pendurada numas pleias na parede.

Alguém já fixou um animal destes à parede ? que material utilizou para as Pleias? que buchas são mais fiáveis (ouvi falar de umas metálicas...).

Por último se coonhecem alguma casa que tenha deste material à prova de bala!

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Duarte,

já lá fui e tem material de primeira até para Osmoses (conectores) e afins.

 

Estou estupefacto com o Escumador 200-1260 da H&S, então não é que não se consegue ligar a Bomba Eheim à estrada do Escumador, nem directamente, nem utilizando o tubo curvo que vem à parte. :arrow:

 

Era suposto a bomba encaixar directamente no Escumador ou utilizar-se o tubo pequeno e a curva que vem à parte... Mas não cabe!!!

 

Estarei a ver isto mal ?

 

Algum de vocês já teve este problema ou sou eu mesmo que sou um sortudo? :arrow:

 

Se realmente estiver mal, não vejo mesmo solução a não ser trocarem a peça de output da bomba Eheim, não se admite para o que se paga e se espera desta marca!!!!!!!!!!!!! :arrow:

 

Abraço,

Pedro

 

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A peça que enrosca na eheim para a saída da água (no topo da bomba) é um pouco maior do que devia e não encaixa directamente no Escumador ou na peça curva. Na verdade se encaixasse num encaixava no outro pois o diametro é o mesmo.

 

Tenho de ir à casa dos legos (como chamo a loja de PVC em Alcântara) a ver se consigo substituir a peça da Eheim, afinal aquilo parece ser uma rosca de tubo de 25mm.

 

O aqua está pronto para o teste de água doce assim que puder coloco umas imagens.

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vamos lá então a umas actualizações com as fotos das férias do Natal.

 

 

Aqui está o Rui no trabalho duro (Obrigado Rui! bowdown)

Tenho tempo de não ter já uma foto com a calha ligada mas já não deu tempo. Aliás as fotos estão um pouco manhosas mas foi o possível, dada a pressa.

Pic_6432_19.jpg

 

 

A coluna Seca e os meus primeiros peixes. Sim, sou o primeiro Aquariófilo que consegue manter peixes em boas condições no aqua mesmo sem água. Não acreditam? a foto é a prova!

Chorei tanto que tinha pena de não poder colocar o aqua a funcionar que recebi uns peixes de madeira no Natal! :lol:

Pic_6432_20.jpg

 

 

Coluna Seca com mais detalhe. Recolha no cifão(tubo 32mm), mais pequeno e o escoamento de emergência no tubo grande (tubo 50mm) que acabou por servir também para o tubo de retorno. Testei e funcionou na perfeição, tem ainda muito espaço para escoar muito mais água se fosse necessário.

Pic_6432_21.jpg

 

 

A Sump já arrumadinha

Pic_6432_23.jpg

 

 

Detalhe do lado Direito da Sump

Pic_6432_24.jpg

 

No lado esquerdo da Sump podem vero o tube de 32 que vai para o compartimento do Escumador com a válvula de Borboleta e a válvula de esfera (se eu não escrever assim o Alexandre vem logo aqui corrigir! :D)e o Tubo maior que fica com a descarga no compartimento da Bomba. Assim posso fazer o retorno com mangueira por dentro desse tubo e se a coisa correr mal também não há problema de temporariamente a água cair no compartimento da Bomba, o que dificilmente acontecerá.

Pic_6432_25.jpg

 

Recorte do Móvel com a Parede. Este é um pormenor que tendo acontecido sem querer, visto que foi a forma de acrescentar o aqua já depois da estrutura de ferro estar feita, não deixa de ser interessante. O Aqua encosta à parede e entre o móvel e a parede fica na mesma um espaço muito útil para chegar à tomada, limpar ou mexer atrás do móvel. Se fizesse de novo construia assim.

Pic_6432_26.jpg

 

O móvel.

Vou ainda mandar fazer a parte do móvel que vai tapar a calha até ao nível da água no aqua para só se ver o aquário e para a luz da calha (parece que tenho o sol em casa!) não incomode na sala.

Pic_6432_22.jpg

 

Móvel com água no teste de água doce que passou com distinção :) .

Pic_6432_18.jpg

 

Imagem da tal Osmose que veio da Alemanha a um preço muito razoável.

Pic_6432_17.jpg

 

Falta apenas mais uns pormenoreszitos (grelha para proteger a entrada na sump e proteger a entrada no tubo de emergência) e por água e ligar o botão... Mas vai ter de esperar que eu esteja aí em Portugal. Mais uns mesitos... :puppydogeyes:

 

Se tiverem comentários força ainda vou a tempo de corrigir alguma coisa que esteja mal ou que possa melhorar.

 

Abraço,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Pois é, acabou-se para já a senda do trabalho no estrangeiro e tenho a minha mulher a chatear-me que não quer ver o aqua vazio... que chatisse! :)

 

Para já duas questões, alguém sabe quem tenha rocha viva para vender, particular ou loja, preciso de cerca de 30 a 40 kg para juntar aos 50 kg de Rocha morta.

Se souberem de alguma coisa decente por favor avisem. Lojas prenunciem-se nem que seja por mp (please!). há uns meses atrás andei à procura nas lojas e nada a não ser un pedacitos partidos, passa-se alguma coisa com as lojas, ou foi apenas azar?

 

A outra questão: a que altura costumas colocar as HQIs da água, 20 a 30cm? não menos, não mais certo? valores médios, visto que pode depender de muitos factores.

 

A ver se isto agora vai.

 

Abraço,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais