Reactor de Kalkwasser DIY - Está feito! (imagens)


Recommended Posts

Estou para aqui obstinado que vou conseguir fazer Reator de Kalkwasser e estou à procura de fontes de inspiração.

Podem não partilhar da minha opinião, mas é daqueles equipamentos que ao fim de um tempo percebemos que junto com a reposição automática faz falta (a reposição como pinga pinga ao fim de um tempo é uma seca), mas que não estamos dispostos a pagar o balúrdio por aquele tubo de pvc transparente com uma bomba de circulação, enfim...

 

Sei por exemplo que saiu na Revista Aquario Magazine um artigo com um projecto, mas não tenho esse número.

Alguém tem a revista que me possa mostrar/emprestar ?

 

Alguém tem projectos, concretizados ou não, que queira partilhar aqui? ou até mesmo links paara projectos como os que tenho em baixo?

 

Para já encontrei estes linlks que provavelmente servirão de base para fazer o Reactor:

http://mars.reefkeepers.net/Articles/Visio...ReacteurSB.html

http://www.wildbillreef.net/kalk.htm

http://mars.reefkeepers.net/Articles/Visio...ReacteurSB.html

http://www.mv.com/users/besposito/nilsen.html

http://jjgeisler.com/reeftank/diy_do_it_yo...lf_projects.htm

 

Interessava-me especialmente saber, por exemplo, que bomba de circulação utilizaram no vosso setup.

- Se é necessário colcar uma válvula anti retorno no tubo que faz a entrada da água de Osmose no Reactor, caso contrário a água do reactor volta para o depósito de Osmose, certo? onde se compram esses válvulas, que têm de ser pequenas (para caber no tubo tipo os de ar) que nunca vi isso à venda?

 

Abraço,

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo nada disso de reactores. Mas penso assim, se vais fazer um de kalkwasser porque não fazer um reactor de cálcio?

 

Não sei se é complicado ou se é viável, será que tem mais vantagens?

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu tenho esse número da revista, se quiseres consultar.

Mas esse foi um dos primeiros artigos dessa série e não aparecem medidas das peças ... O que torna um pouco dificil para execução.

 

No entanto sei que o João Cotter tem peças para montar um inteiro, se lhe quiseres falar ...

 

Quanto à válvula de retorno, tenho um calcium dispenser da tunze e digo-te que as válvulas são iguais às que se compram em supermercado para o retorno das bombas de ar ... Mas informa-te numa loja que não sei se essas especificamente servem para água salgada e Kalk.

 

Cumpts,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse isso.

 

Penso que os dois têm a função de "meter" cálcio para dentro do aquário. E apenas perguntei se isto é verdade, se for acho que o de cálcio faz o trabalho melhor.

 

 

Se isto estiver errado corrijam-me :P

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

queria ficar só pelo Reactor de Kalkwasser mas se calhar não me safo sem ter o reactor de Cálcio, ou seja os dois, afinal estou a montar um aqua para poder ter SPS em abundancia.

 

De qualquer forma para primeiro projecto DIY prefiro começar pelo de Kalkwasser que é bem mais simples de fazer. Afinal o Reactor de Cálcio exige um pouco mais de complexidade com o controlo da adição de CO2 e afins.

Pelo que tenho lido os dois complementam-se e mais tarde talvez me atreva a fazer depois o de Cálcio.

 

Pode, no entanto, num aqua de PH tendencialmente alto (há casos) ser difícil de controlar o PH utilizando o reactor de Kalkwasser e o inverso com o reactor de Cálcio e isso pode influenciar a decisão de utilizar um, outro ou até mesmo os dois para contrabalançar. Tenho visto com frequência em aquas grandes e com SPS a utilização dos dois.

 

Para já vou ao Reactor de Kalk depois logo se vê.

 

Obrigado pelos contactos acho que os vou chatear (João Cotter e Vitor Pestana).

 

Entretanto já mandei fazer as peças base, Corpo, Base e topo, assim que as tiver coloco-as aqui. Depois falta decidir que bomba aplicar e fazer os furos e colagens acabamentos.

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

eu fiz um reactor de kalkwasser semelhante ao da aquário magazine mas adaptado ao espaço que eu tenho no armário. Ele funciona da seguinte forma: tenho um garrafão com água de osmose, dentro do garrafão está uma mangueira com uma pequena torneira para controlar o fluxo de água. Essa mangueira está ligada a uma bomba de máquina de café. Essa bomba quando liga envia água do garrafão para o tubo de PVC. Como este é estanque a água é forçada a sair por uma mangueira para o aquário. A bomba está ligada a um temporizador electrónico e liga quatro vezes por dia durante um minuto. Para a água não cair toda de uma vez para o aquário, ela vai para um copo de plástico por cima do aquário e depois fica a pingar. Ao tubo de PVC está ligada uma cabeça motorizada para dissolver o Hidróxido de Cálcio (Confuso!? :roll: ) Material utilizado: 1 tubo de PVC cinzento, 2 tampões de PVC (um com rosca para colocar o Hidróxido de Cálcio), 1 bomba Hydor S-10, 1 temporizador programável para 1 min., 1 mangueira da Eheim para ligar a Hydor ao tubo de PVC, 1 garrafão, mangueira e torneira daquelas para bombas de ar, 1 copo de plástico, 1 sistema gota a gota (usei um anti-retorno virado ao contrário). O diâmetro do tubo de PVC depende da capacidade que quiser que o reactor tenha. Utilizei menos material que o da revista, porque não encontrei a maioria, mas resultou. Vantagens: barato, requer pouca manutenção (encher o garrafão e colocar Hidróxido de Cálcio 2x por semana) (nos Açores evapora pouca água), fica tudo escondido no armário e sempre posso mostrar aos amigos a engenhoca. Desvantagens: a bomba de café faz algum barulho, mas são só 4 min. por dia.

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugestão para quem tem repositor automático (tipo osmoregulador da tunze):

 

montar uma garrafa de plástico em linha com a mangueira do osmoregulador que alimenta o aquário. misturar o hidróxido cálcio dentro dessa garrafa (tem que ter tampa para introduzir o kalk e um furo de entrada e um de saída e uma válvula simples anti-retorno).

No fundo, é um sistema semelhante ao calcium dispenser da tunze, mas muito mais barato, que evita o contacto da bomba de reposição com o hidróxido de cálcio, prolongado-lhe sobremaneira a vida útil.

 

Cumps, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora HCFreitas diz-me por favor se podes utilizar uma válvula anti-retorno qualquer... mesmo aquelas de ar. É que também adaptei uma garrafa de plástico a um osmorregulador tunze mas não consigo encontrar válvulas anti retorno para água.....por isso está à espera de melhores dias....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adérito:

 

Eu ainda não montei o esquema que idealizei, mas conto utilizar uma válvula para as bombas de ar. Se não funcionar, terei que pensar em alternativas (mas a questão é muito pertinente).

Pergunta: o calcium dispenser da tunze utiliza alguma válvula anti-retorno? de que tipo?

 

Cumps, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está ele e com 65 cm de altura por 12cm de diametro. digamos que é de grande capacidade.

 

Reactor está completo mas não testado. Só testo quando montar o meu aqua.

Entrada de água no fundo (lado dir.) e saída no topo. O furo superior do lado direito vai servir para retirar alguma água quando precisar de abrir para pôr mais Kalk.

Pic_6531_1.jpg

 

Pic_6531_2.jpg

 

Corpo do reactor em pvc transparente - 65 cm

Pic_6531_3.jpg

 

Componentes já colados

A bomba é uma Hydor de 300L/H e juntei uma torneira para restringir o fluxo se for necessário. Eu sei que não é bom para a bomba, mas também o kalk não é... digamos que ele vai trabalhar pouco tempo por dia e por isso deverá aguentar-se algum tempo.

O tubo é todo de 1/2".

Pic_6531_4.jpg

 

Topo

Reparem que tem um vendante no meio do topo e da tampa para não deixar a água sair.

Ainda não sei como vou adaptar a saída que vêem na imagem para enfiar um tubo daqueles do ar que é ainda mais pequeno. Se não encontrar nada vou ter de recorrer à bricolage...

Para apertar o topo quero ver se uso um perto mais fácil que os parafusos, pelo menos uns com orelhas.

Pic_6531_6.jpg

 

Fundo

Pic_6531_7.jpg

 

 

O mais difícil foi-me feito por um entendido em PVC claro. Curtou o tubo, furou, soldou as junções e fez o topo e o fundo, inclusivé a parte concava do fundo.

Dito isto foi só acrescentar as restantes peças e colar tudo.

 

Com o que lhe paguei e o custo das peças não ficou assim uma pechincha mas face a novo acho que ficou um pouco menos de metade do preço.

 

Próximo objectivo é o Reactor de Cálcio, mas esse merece mais umas leituras e se calhar alguma ajuda porque é mais complexo.

 

Abraço,

 

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Está com muito bom aspecto! Eu apenas te daria a sugestão de colocares a saída de água por forma a fazer rodar o liquido dentro do reactor. Como está terás deposição nos lados.

 

De resto deste-me uma ideia muito boa! Tenho que furar o meu reactor por forma a poder tirar água quando tenho que acrescentar kalk. Como tenho o meu é muito complicado de abrir sem sair água!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com bom aspecto e em menos de nada, transformas isso em reacto de cálcio...

 

O mais complicado é mesmo essa base. Eu nem sabia que isso se "arranjava" assim com essa "facilidade"... :shock:

 

Podes dizer onde compraste ou foi feito por especial favor... :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. uma pergunta ...

 

Onde é que adquiriste as peças? pelo que já percebi é bastante complicado a aquisição desse tubo PVC transparente.

 

Se puderes indicar os custos também ...

 

Concordo com o Diogo Lopes e o Calcium dispenser da tunze está feito assim. Se colocares a saída de água (em baixo dentro do copo) em vez de apontar para baixo apontar para o lado aí a uns 45º tens a entrada de água a fazer circular o kalk evitando assim o depósito.

 

cumpts,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Está com bom aspecto mas quando começares com os testes vais ver que vais ter que fazer algumas alterações, nomedamente na entrada de agua e na tampa.

 

Caso não usares usares uma bomba doseadora toda a agua volta cair para o aquario assim que a bomba se desligue.

 

Lembro que uma bomba doseadora custa cerca de 150€ e irá encarecer muito o teu projecto DIY.

 

Acho que deverias utilizar outro tipo de tampa pois imagina o trabalho que irás ter de cada vez que quizeres colocar Kalk no reactor a não ser que faças uma mistura para muitos dias, mas lembra-te que a propria agua de reposição tb tem CO2 diliuido o que irá fazer com que o kalk depois de muitos dias dentro do reactor perca tb as suas verdadeiras propridades.

 

Abraço e força para esses projectos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Peixe Graudo.

 

Acho o teu projecto interessante, bem construido e estruturado. No entanto te faltara dizer que a onde te fizeram as respectivas peças estariam lá outras (as originais) feitas. Ou seja a ideia original. No entanto saber copiar e dificil por isso eu desenho de construções mecanicas consegui ter um 20 nos meus bons tempos de escola. Mas não te posso de deixar de te dar os parabens, esta bem perto do original.....

 

Cumprimentos

José Alves

OcyanusReef: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=49618

'A última coisa que se nos depara ao fazermos uma obra é saber aquilo que se deve pôr em primeiro lugar.''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Peixe Graudo.  

 

Acho o teu projecto interessante, bem construido e estruturado. No entanto te faltara dizer que a onde te fizeram as respectivas peças estariam lá outras (as originais) feitas. Ou seja a ideia original. No entanto saber copiar e dificil por isso eu desenho de construções mecanicas consegui ter um 20 nos meus bons tempos de escola. Mas não te posso de deixar de te dar os parabens, esta bem perto do original.....  

 

Cumprimentos  

José Alves

 

José Alves,

o Sr. terá a resposta que merece, mas primeiro devo responder às pessoas, quero eu dizer, às pessoas que estão aqui no forum com boas intensões a aprender e a partilhar informação.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo

Está com muito bom aspecto! Eu apenas te daria a sugestão de colocares a saída de água por forma a fazer rodar o liquido dentro do reactor. Como está terás deposição nos lados.

 

Eu a saída de água da bomba misturadora está directamente a apontar para para baixo porque o fundo é concavo e estava na esperança de assim evitar deposição nos lados. Se colocar de 45º tenho receio que faça redemoinho e faça o kalk subir mais do que deve. Vou deixar para testes e depois logo vejo, mas assim se não resultar experimento logo, até porque aquela peça não está colada já de propósito.

 

Diogo

De resto deste-me uma ideia muito boa! Tenho que furar o meu reactor por forma a poder tirar água quando tenho que acrescentar kalk. Como tenho o meu é muito complicado de abrir sem sair água!

 

Tenho de confessar que não foi intencional. Estava outra pessoa na loja, entendida no assunto (Eduardo eu não disse que eras tu! :) ) e sugeriu que a saída de água fosse no topo (no topo tinha destinado um respirador), como já tinha mandado fazer todos os 5 furos, então o do lado direito passou a ter essa função de retirar água antes de abrir. Ou era isso ou era uma tampa...

 

Hugo RSF

Podes dizer onde compraste ou foi feito por especial favor...

Não estou autorizado a indicar quem foi. Tive realmente sorte que ele mas fizesse porque depois de ter essas peças fazes o que quiseres. Eu conto esta história com mais pormenor no post seguinte...

 

 

VPestana

Está com bom aspecto mas quando começares com os testes vais ver que vais ter que fazer algumas alterações, nomedamente na entrada de agua e na tampa.  

 

Caso não usares usares uma bomba doseadora toda a agua volta cair para o aquario assim que a bomba se desligue.  

 

Lembro que uma bomba doseadora custa cerca de 150€ e irá encarecer muito o teu projecto DIY.  

 

Acho que deverias utilizar outro tipo de tampa pois imagina o trabalho que irás ter de cada vez que quizeres colocar Kalk no reactor a não ser que faças uma mistura para muitos dias, mas lembra-te que a propria agua de reposição também (palavra corrigida) tem CO2 diliuido o que irá fazer com que o kalk depois de muitos dias dentro do reactor perca também (palavra corrigida) as suas verdadeiras propridades.

 

É suposto tanto a entrada como a saída da água no Reactor ser elevada (por mangueira) acima do Reactor e colocado valvulas anti retorno daquelas do ar, mas é mais uma coisa a testar.

Sobre a tampa, não a vou alterar, mas quero ver se substituo aqueles parafusus por algo mais fácil de dar aperto.

 

Obrigado pelas sugestões. Falta realmente fazer uns acertos que devo definir melhor com uns testes.

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais complicado é mesmo essa base. Eu nem sabia que isso se "arranjava" assim com essa "facilidade"... Shocked

 

Podes dizer onde compraste ou foi feito por especial favor... Wink

 

Espero que o peixe-graudo não se importe de vir meter o "bedelho" no tópico ...

 

Eu conheço duas maneiras de fazer aquelas peças de PVC redondas e aquela base de modo a parecer quase original e, ao contrário do que disse o membro josé alves, sem ter qualquer peça original ao lado para copiar. Aliás, o que é e onde está essa peça original? Basta navegar um pouco pelas páginas dos grandes fóruns estrangeiros de aquáriofilia para se encontrar centenas de projectos com peças iguais a estas e nem elas foram copiadas de nenhum original. Já há mais de um século que se usam em componentes metálicos por isso a adaptação para o PVC dúvido muito que tenha tido patente registada.

 

Em relação ao modo como as peças são cortadas, as partes redondas e e base podem ser feitas por alguem com muito jeito usando as ferramentas eléctricas comuns que se encontram nas oficinas. Embora pareça difícil de acreditar, eu já vi cortarem discos de PP e PVC à mão com uma serra tic-tic e o resultado final era 99.9% perfeito. Impressinante mas é verdade.

 

A forma mais fácil e mais perfeita de fazer estas peças é maquinando-as em CNC. Primeiro faz-se o desenho (modelação) das peças num programa de CAD. Um software específico lê as peças desenhadas e cria um programa de corte e acabamento das mesmas. Esse programa é introduzido numa máquina que ao interpretá-lo, fabrica as peças a partir de uma placa de PVC, por ex.

Imaginem um berbequim na posição vertical com a broca apontada para baixo. Esse berbequim desce com essa broca, "atacando" a placa de PVC segundo as ordens precisas que o tal programa de corte lhe dá. No fim de contas, é como um escultor robô.

 

Este tipo de maquinaria não está ao alcance de toda a gente. É usada na indústria da madeira, modes, plástico, etc.

Os escumadores e reactores que vemos das grandes marcas conhecidas são na sua maioria feitos assim. A sumptech por ex. també utiliza este processo.

 

Acho que num projecto DIY não se justifica a utilização destas técnicas a não ser por intermédio de um amigo ou conhecido que não cobre nada pelo trabalho, caso contrário o benefício do DIY em termos de redução de custos é facilmente anulado.

 

No caso de se ter amigos nestas áreas, é de aproveitar. O reactor do peixe-graudo é disso um exemplo. Parabéns.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem amigos.

 

Sem me querer alongar muito porque ate o assunto em questão não o merece assim tanto, mas responderei aqui algumas duvidas:

1º a minha chamada de atenção e pelo facto que sei que foram feitas na base das minhas peças.

2º respondendo ao Alexandre, lhe poderei dizer que 'nada se cria tudo se transforma'. quanto a peça original....quem bem melhor que o peixe graudo saber a onde ela se encontra....mas na devida altura colocarei aqui assim como o meu projecto de um Reef.....do qual e desde já digo......tem ideias tiradas de tudo e de todos que li,vi e gostei ...entre muitos aqui deste forum .....e para isso que serve os forum .....mas tambem na devida altura indicarei como fiz de onde copiei e como e possivel fazer........estando desde logo acessivel no que poder ajudar e que me seja possivel

Cumprimentos

José Alves

OcyanusReef: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=49618

'A última coisa que se nos depara ao fazermos uma obra é saber aquilo que se deve pôr em primeiro lugar.''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Peixe Graudo.  

 

Acho o teu projecto interessante, bem construido e estruturado. No entanto te faltara dizer que a onde te fizeram as respectivas peças estariam lá outras (as originais) feitas. Ou seja a ideia original. No entanto saber copiar e dificil por isso eu desenho de construções mecanicas consegui ter um 20 nos meus bons tempos de escola. Mas não te posso de deixar de te dar os parabens, esta bem perto do original.....  

 

Cumprimentos  

José Alves

 

Caro senhor José Alves é impressão minha ou pode-se notar uma pontinha de maldade na sua mensagem ? Não há necessidade (onde é que eu já ouvi isto!).

Confesso que foi com orgulho que fiz este Reactor de Kalk como meu primeiro projecto de DIY e fiquei contente porque até tem um arzito porreiro. Ficou engraçado, vamos ver se funciona.

 

Por acaso costuma ler as mensagens ou só vê as imagens ? É que tive o cuidado, repito, tive o cuidado de escrever que o mérito de artezão não era meu, ora veja:

O mais difícil foi-me feito por um entendido em PVC claro. Curtou o tubo, furou, soldou as junções e fez o topo e o fundo, inclusivé a parte concava do fundo.  

Dito isto foi só acrescentar as restantes peças e colar tudo.

.

 

 

Eu conto a história, não tenho nada a esconder:

cheguei à dita loja e falei com o Sr. da oficina ( que conheço bem) que queria uma tampa e um fundo concavo e pvc transparente para fazer um Reactor... ele respondeu que estava a fazer algo semelhante e mostrou-me apenas a tampa de topo e a base com o fundo concavo e explicou que depois cortava PVC transparente e era só furar e colar. Respondi, claro, que também queria aquilo, não ia inventar a roda!!!

Voltei uma semana depois e ele já tinhas as peças prontas e explicou que o outro ( o tal das peças que eu tinha visto) tinha levado dois furos e um anel no meio se eu queria o mesmo e aqui começa a diferença. Oras dois furos e um anel no meio suou-me a Reactor de Calcio e não de Kall, certo?

Nessa altura já eu sabia o que queria e disse-lhe pra fazer os 5 furos que eu depois comprava os restantes "legos" (PVC) como eu costumo chamar, e colava e montava tudo.

 

Conclusão (vou por por pontos, porque não consigo fazer bonecos ou imagens que era mais fácil para si!):

1) Nao fui eu que fiz o material em PVC, comprei feito. Nem desenhei o topo e a base, tive sorte de encontrar já feito e pedir para fazer igual. Só se fosse anormal é que não pedia, mas se não fosse aquele topo e base seria outro! Não falta lá é peças daquele género utilizadas para equipamentos bem mais complexos... usar a mesma base e topo não significa fazer um Reactor igual certo?

 

2) Confesso, gostava de ter visto mas nunca vi o outro reactor, acredito que com o anel no meio fosse de cálcio, sabe diferença certo? mas podia não ser!

 

3) Os originais que copiei estão nos links no meu primeiro post, de onde retirei o que achei melhor, ou você que inventou o conhecido reactor de Nielsen e ninguém sabia... José Alves Nielsen? :(

 

4) Coloque imagens de todos os que encontrar com torneira!!!

 

5) Seja honesto e coloque a imagem do "ORIGINAL" para se comparar e se não for igual tem uma oportunidade de se retratar. Acredito também que esteja melhor que o meu!

 

Só para fechar não duvide que copiaria um reactor que achasse que era o que eu queria, aprendemos com os melhores... mas nesse caso, não tendo um toque pessoal não vinha para aqui dizer que era eu que o tinha feito. Se eu não o vi não o pude copiar certo?

 

... e quer saber mais, já lhe pedi para fazer outro conjunto de peças para fazer o Reactor de Cálcio! Se tem lá o seu ainda vai a tempo de o retirar!

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais