Iluminação - Comprar ou DIY?


Recommended Posts

Olá, mais uma vez... :lol:

 

Agora que ando a batalhar entre decidir-me se monto um aquário (plantado) 54L ou 164L (tenho os 2 em casa, é mesmo só escolher!), tenho ainda mais problemas com a iluminação!

 

É que se comprando um Overtank para um 54L, ficava com 30W de luz - o que parece pouco mas já é pelo menos superior a 0,5W/L -, comprando um Overtank para um 164L (100cm comprimento) fico com 60W de luz, o que me parece desastroso! Ou estou enganada? Quanto deveria ter para um plantado desse tamanho? :P

 

O meu problema com DIY é não perceber muito do assunto no que toca a lâmpadas fluroescentes... :? Podem-se usar lâmpadas "normais" (bolbo)? Quais são as vantagens e desvantagens? Que me sugerem?

 

Obrigada já em avanço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Rita

 

Eu optava sempre pelo maior, ter trabalho com um pequeno e depois pouco poder fazer é menos gratificante!

 

Sinceramente DIY sai MUITISSIMO mais barato, é estrondosa a diferença dos preços.

 

O não teres experiencia na montagem: hum.. eu tambem não tinha e com ajuda aqui do pessoal montei um projector HQI de 70W, ficou-me tudo em 20€ ele na loja n deve ficar abaixo dos 50€.

 

 

 

Podem-se usar lâmpadas "normais" (bolbo)? Quais são as vantagens e desvantagens? Que me sugerem?  

 

 

Existem aqui projectos nesse sentido, ate com lampadas economicas, com tudo para pouco espaço, potencia e preço aconselho lampadas Power-Compact. Ãs lampadas sao mais pequenas e mais potentes que as flurescentes. E consegues encontrar espectros de luz bons para plantados em marcas como a osram ou phillips. (Lampadas com temperaturas de cor semelhantes ás das PetShops mas a preço mais acessivel)

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Obrigada pela resposta! yikes

 

Já vi que há DIYs por aí, mas muitos deles parecem-me um pouco diferentes do que eu preciso para o meu aquário...

Hmmm... Já vi que há algumas Osram por volta de 9€ em lojas online... e se calhar não preciso de nada tão caro? Dessas lâmpadas de rosca que por aí à, que características devo ter em consideranção para um 164L (tem termos de K, W, e mais qq coisa que me possa estar a passar ao lado)? :)

 

ADDED: Oh, já agora! A divisão em que o aquário vai ficar tem muita luz natural. Não recebe propriamente sol incidente, mas o estore está sempre aberto ao máximo, e por isso há luz a jorros. Isso tem influência na escolha de iluminação, não tem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rita

 

Só queria acrescentar uma dica.

 

À meses atrás tinha lido num forum francês de aquarofilia, que certos membros conseguiam atingir ganhos de luz (+ 30 a 40%), somente revestindo as tampas dos aquas com folha de aluminio adesiva.

 

Achei o conceito prático, económico e ecológico.

Assim sendo parti para prática.

 

Revesti a tampa interior de um aqua de 60L, que dispunha de uma Aquaglo de 15W. Teóricamente teria 19,5 W a 21W ( racio já bastante ineressante para um plantado moderado).

 

O meu dispõe das seguintes espécies;

- Anubias : 3

- Valisnérias : 3

 

Já começaram a surgir novas folhas, e iclusivé começaram a surgir mais folhas viçosas. A temperatura média do agua subiu 3 graus.

 

Não estou com isto a sugerir, que seja a solução. Mas será uma boa técnica complementar.

 

Saudações arauticas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a luz natural não deixa de ser aproveitada pelas tuas plantas, o problema é quando essa luz de perde por espessura dos vidros e reflexos, etc...

 

Nessas lampadas que tu falas, o que tens de ter em atanção és aos Kelvins, tenta procurar algo na ronda dos 6500K, salvo erro tens lampadas de casquilho normal com essa temperatura de cor.

 

Se não estou em erro algumas embalagens até dizem "Day Light", e na parte de trás tens lá a especificação do escalao de consumo de energia da mesma e os kelvins da lampada.

 

Tiras 1h e vais ate um hipermercado por-te a cuscar a secção da iluminação

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não preciso de tirar uma hora. Nisso a vida de estudante balda tem coisas boas. :roll:

 

E essas lâmpadas não vão aquecer demasiado? É seguro te-las por cima de vidro? É que estava a pensar montá-las de maneira a que ficassem por cima da tampa. Assim não tinha o problema de as tornar estanques...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rita

 

A estanquicidade de um sistema de iluminação de iluminação é SEMPRE algo muito importante e que deves ter em muita consideração...não só por causa da agua, directamente (gotas, salpicos, etc...), mas fundamentalmente por causa da evaporação da agua, porque essa não depende dos cuidados que tenhas a manusear o aqua....essa é inevitável... por isso, pondera sériamente o que vais 'fabricar'....

 

Posto isto, DIY para cima...como disse o palmeiro, para um aqua dessas dimensões, nada melhor que as pc's (power compact), só tens é de adquir tambem os casquilhos e os balastros electronicos, olha que isso não é só chegar aí e trocar de lampadas...e olha que lampadas, encontras +- facilmente, ainda outro dia estive com umas da phillips de 36 w, de 7500K, que custavam 6/7 euros...agora os balastros é que são um pouco mais carotes e dificeis de encontrar.

 

Se morares aqui para a margem sul, diz, que eu mando-te mp com alguns sitios onde podes encontrar esse tipo de material.

 

bigsmile creio que quando te referes às Overtank, são aquelas com apoios, tipo jebo, lifetech, e afins... podes ponderar a compra de uma daquelas para assentar em cima do aqua, tipo aquapor ou similar, e tranformares essa...saia-te um pouco mais caro do que fabricares uma em madeira ou mdf, mas tinhas metade da papinha feita e o problema da estanquicidade resolvido...é só uma ideia, pois com um pouco de trabalho e engenho, tambem se consegue por uma DIY estanque

 

abraço

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta, Vicente!

 

Hoje realmente andei a ver lâmpadas, e tenho a impressão que foi exactamente dessas da Philips que tive na mão: aquelas economizadoras de energia, não é? Foi bom também poder ver o quanto aqueciam, porque tinham duas ligadas constantemente: uma philips economizadora e uma normal, dentro daquelas caixas de madeira forradas a (parece) folha de plástico (desculpem lá, mas não conheço os termos técnicos), e enquanto a da lâmpada normal fervia, a da Philips estava praticamente à temperatura ambiente... Por isso, não aquece demasiado. É sempre bom.

A 36W, para um plantado de 160L precisava de umas 3 ou 4, não?

 

Quando a ser estanque: O aquário tem uma boa tampa que em princípio não deixa escapar evaporação. A ver se aqui ponho uma foto...

 

Quanto aos casquilhos... moro na margem sul, sim! Por isso se me podesses mandar a tal MP, agradecia! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rita

 

A estanquicidade de um sistema de iluminação de iluminação é SEMPRE algo muito importante e que deves ter em muita consideração...não só por causa da agua, directamente (gotas, salpicos, etc...), mas fundamentalmente por causa da evaporação da agua, porque essa não depende dos cuidados que tenhas a manusear o aqua....essa é inevitável... por isso, pondera sériamente o que vais 'fabricar'....

 

Posto isto, DIY para cima...como disse o palmeiro, para um aqua dessas dimensões, nada melhor que as pc's (power compact), só tens é de adquir tambem os casquilhos e os balastros electronicos, olha que isso não é só chegar aí e trocar de lampadas...e olha que lampadas, encontras +- facilmente, ainda outro dia estive com umas da phillips de 36 w, de 7500K, que custavam 6/7 euros...agora os balastros é que são um pouco mais carotes e dificeis de encontrar.

 

Se morares aqui para a margem sul, diz, que eu mando-te mp com alguns sitios onde podes encontrar esse tipo de material.

 

:P creio que quando te referes às Overtank, são aquelas com apoios, tipo jebo, lifetech, e afins... podes ponderar a compra de uma daquelas para assentar em cima do aqua, tipo aquapor ou similar, e tranformares essa...saia-te um pouco mais caro do que fabricares uma em madeira ou mdf, mas tinhas metade da papinha feita e o problema da estanquicidade resolvido...é só uma ideia, pois com um pouco de trabalho e engenho, tambem se consegue por uma DIY estanque

 

abraço

 

 

Desculpem a intromissão, mas num DIY os balasttros electronicos ficam na armadura? se assim for, tornando estanque toda a zona onde os balastros estão não ha o problema de sobreaquecimento dos mesmo? é que se a zona é estanque tb não deixa circular o ar...

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rita todo esse material consegues compra-lo em superficies que vendam material electronico.

 

Existe cadeias de lojas como a Jotelux que disponibilizam todo o material, e o que não têm eles mandam vir.

 

Referiu-se que era necessário balastros electronicos, mas eu penso que não. Acho que os balastros convencionais servem. O electronico poupa energia, mas custa 20€, enquantoum normal custa 5€.

 

36W não te chega, mas porque não por 2x55W ???

 

Material:

 

-2 Lampadas 2x55W ( n encontras facilmente nas superficies grandes, so em lojas de especialidade que tenham ou mandem vir)

 

-2 suportes (casquilhos)

 

- 1 balastro 2x55w ou 2 balastros 1 x 55w

 

fio de 220v, interruptor e ficha macho.

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rita.

 

Resolvi, ao invés de te dar a info por mp, partilhar aqui no thread o nome dos sitios onde eu sei que têm o material necessário. Só o sugeri que o fazia por mp, porque nenhuma desta lojas me paga pela publicidade, por isso...

Bem, aqui vai: Na zona de Corroios/Amora/Paivas tens a armasul,

Na zona de Setúbal/Palmela Tens a ilumina, na zona da moita/montijo/pinhal novo tens a tanqueluz.

Quanto ás duas primeiras, procura na net que têm site, a ultima fica na estrada nacional 252, entre o pinhal novo e o montijo, creio que na jardia, salvo erro, não sei bem o nome daquilo...mais uma vez, se procurares na net, aparece a morada, embora já não saiba se têm site...

Muito outra lojas/armazens haverão, certamente, mas estas são as que eu sei que custumam ter este tipo de material para entrega....é que, por exemplo lampadas/balastros de 54w não se encontram em qualquer loja e mesmo os de 36w não são muito faceis, nomeadamente os balastros.

 

Referiu-se que era necessário balastros electronicos, mas eu penso que não. Acho que os balastros convencionais servem. O electronico poupa energia, mas custa 20€, enquantoum normal custa 5€.  

Poder, poder, creio que podes, agora, esses balastros, ferromagneticos, ou electromagneticos (convencionais), não te fazem o pré aquecimento da lampada, que é essencial nas pc's...resultado, o seu tempo de vida torna-se muito inferior, sendo que (e isso é só uma suposição minha), em relativo pouco tempo, o ganho vai à viola....

 

36W não te chega, mas porque não por 2x55W ???  

 

Material:  

 

-2 Lampadas 2x55W ( n encontras facilmente nas superficies grandes, so em lojas de especialidade que tenham ou mandem vir)  

 

-2 suportes (casquilhos)  

 

- 1 balastro 2x55w ou 2 balastros 1 x 55w  

 

fio de 220v, interruptor e ficha macho.

 

Esta é tambem uma boa hipoteses, quanto a mim só tem 3 senões que tens de considerar:uma lampada de 55w não é assim tão facil de encontrar, e a de 36,se a tiveres de mudar, é muito mais barata.

além de que as de 36w estão disponiveis em mais temperaturas distintas.

 

Contudo não deixa de ser uma hipotese a considerar, embora, ana minha opinião, (e tambem porque fabriquei um sistema assim) o ideal seria 4 X 36watts, com dois balastros 2 X 36, e com dois fios de alimentação independentes...assim poderias ter os 144 w ou só 72w, podendo fazer umas brincadeira com o fotoperiodo, como atraves de temporizadores de corrente, fazeres uma imitiçãoi (rudimentar) do nascer e por do sol...

 

Desculpem a intromissão, mas num DIY os balasttros electronicos ficam na armadura? se assim for, tornando estanque toda a zona onde os balastros estão não ha o problema de sobreaquecimento dos mesmo? é que se a zona é estanque também (palavra corrigida) não deixa circular o ar...

 

a ideia é retirar os balastros da armadura, podo-os numa caixa, que fica aparte da calha: ganha-se espaço na armadura, dimui-se o peso em cima do aqua, e mais importante, como referiste, hà um (muito) menor aquecimento do sistema

 

abraço

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a luz natural não deixa de ser aproveitada pelas tuas plantas, o problema é quando essa luz de perde por espessura dos vidros e reflexos, etc...

 

Nessas lampadas que tu falas, o que tens de ter em atanção és aos Kelvins, tenta procurar algo na ronda dos 6500K, salvo erro tens lampadas de casquilho normal com essa temperatura de cor.

 

Se não estou em erro algumas embalagens até dizem "Day Light", e na parte de trás tens lá a especificação do escalao de consumo de energia da mesma e os kelvins da lampada.

 

Tiras 1h e vais ate um hipermercado por-te a cuscar a secção da iluminação

 

E quando na parte de tras diz so daylight? Significa que tem os K`s certos?

 

Um problema que encontrei quando fui a lojas da especialidade foi que eles estão sempre a dizer que os W quivalem a muito mais. tipo 15W equivalem a 75 ou mais (ja n sei ao certo).

 

Um vendedor disse-me também que seria possível colocar as novas lampâdas sem trocar tanta coisa.

 

Uma dúvida: Eles lá também não chamam power compact, chamam outra coisa qualquer. Essas lampadas de 55W são umas que só atarracham numa ponta? Mas são muito altas certo? Tipo, é possível que não caibam em qualquer calha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.