Quero começar Aquario de Ciclideos


Olorin

Recommended Posts

Bons dias!!

 

Tenho um Aquario de 100*30*40 e gostava de fazer dele um aqua de ciclideos.

Sou um pouco novo nisto e não sei bem o que fazer.

Gosto muito dos setups que tenho visto por aqui de Biotopos de Lago Tanganyika, portanto gostava de ter uma coisa assim parecida como decoração. Sei que na Maxmat se encontram Rochas calcaricas muito boas para este efeito, e moro ao pé da praia, pelo que posso ir buscar substrato com fartura :cry:

 

Em relação a peixes, Gosto muito De Labidochromis e peixes com a mesma estatura fisica.

 

Gostava imenso que me aconselhassem e que me dessem uma ajuda nisto :cry:

 

Um abraço e aguardo a vossa ajuda.

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Antes de tudo, uma pesquisa por dia...não sabes o bem que te fazia. Nesta página do sub-fórum ciclideos há cerca de 6 tópicos abertos com as mesmas dúvidas que tu. Pesquisa....pesquisa...pesquisa...

 

De seguida, o que sabes tu sobre a montagem de um aquário para ciclideos dos grandes lagos? Química da água? Alimentação de cada espécie?

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- Labidochromis são do malawi...e não tanganyika.

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrario do que pelos vistos pareceu, eu li alguns topicos criados no mesmo ambito.

Apenas criei este Novo topico porque as minhas duvidas são um pouco superiores ás colocadas pelos utilizadores que postaram esses topicos, e daí eu ter apenas ilucidado aquilo que gostava... e não que os Labidochromis eram Tanganyika.

 

Quero começar uma coisa de raiz e gostava de ter alguma ajuda não a nivel de alimentação e afins essencialmente, mas principalmente a nivel de compatibilidades e de facilidades, assim como dicas para tudo o que involve a criação de um novo aquario. Axo que não vale de muito ler outros topicos para saber mais em relação a isso, é suposto haver alguma originalidade no que toca a montagens de este genero. Só peço uma ajuda para alguem novo neste mundo.

 

Obrigado e cumprimentos

 

Nuno Albuquerque

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O problema é que é complicado tentar ajudar-te de uma forma assim tão "genérica".

 

Talvez a forma mais fácil de seres ajudado é estudares um bocado as espécies que gostarias de ter. Tudo gira em volta disso. Como ponto de partida tens o tamanho de frente do aquario (1m) a sua litragem e a tua opção Tanganika (não percebi se já estava decido ou não). Isto á partida já te restringe imenso as espécies possiveis. Agora é estudar as condições que eles exigem.

 

O objectivo é fazer com que os individuos se sintam bem e tirar algum partido disso observando os seus comportamentos. Assim sendo o estudo das espécies vai ajudar-te a ter objectivos. Com a definição dos objectivos surgirão dúvidas em "como" os atingir e aí sim será mais fácil ajudar porque passarás a ter dúvidas específicas.

 

Até mais

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Estive a informar-me um pouco mais e estou decidido em fazer um aquario Malawi.

Estive a ler e axo que Tanganyika é u pouquinho mais limitado em relaçao á variedade de especies, assim como pode tornar-se mais exigente a sua manutenção.

 

As especies que gosto mais mesmo são os Labidochromis e os Neolamprologus Pulcher, mas principalmente os Labidochromis que eu adoro mesmo mesmo mesmo muito.

 

Como já disse tenho um aquario de 100*30*40, um Filtro externo Tetra EX 700 (700L/H) e um filtro interno de 400 L/H que penso ser suficiente para 120L de agua.

Um termostáto de 150W

 

Quanto á decoração gostava de saber se posso decorar o aquario numa coisa parecida a Tanganyika, pois gosto muito da ideia de rochas esbranquiçadas com montes de buracos para escondorijos, Areia de Praia e plantas rijas.

 

Pronto, agora axo que estou mais certo daquilo que quero, portanto axo que vai ser mais facil agora...

 

Obrigadão :x

 

Nuno Albuquerque

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a informar-me um pouco mais e estou decidido em fazer um aquario Malawi.

Estive a ler e acho (palavra corrigida) que Tanganyika é u pouquinho mais limitado em relaçao á variedade de especies, assim como pode tornar-se mais exigente a sua manutenção.

 

As especies que gosto mais mesmo são os Labidochromis e os Neolamprologus Pulcher, mas principalmente os Labidochromis que eu adoro mesmo mesmo mesmo muito.

Malawi em 100*30*40? É um bocado limitado. Há por aí um tópico em que alguém também quer um malawi num aquário desses, vê as respostas do pessoal e os conselhos de espécies.

 

Tanganika não é limitado em relação à variedade... aliás consegues num aquário desses ter mais variedade com tanganika que com malawi, visto os tanganika serem mais pequenos. O complicado em tanganika é acertar com as espécies para que não se matem uns aos outros e claro, manter a água em condições optimas.

 

Os labidochromis são malawi e os neolamprologus são tanganika... tens que te decidir porque não deves misturar os 2 lagos.

Labidochromis no teu aquário até pode resultar visto serem peixes relativamente calmos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disse tenho um aquario de 100*30*40, um Filtro externo Tetra EX 700 (700L/H) e um filtro interno de 400 L/H que penso ser suficiente para 120L de agua.  

Um termostáto de 150W

 

perfeito.

 

Quanto á decoração gostava de saber se posso decorar o aquario numa coisa parecida a Tanganyika, pois gosto muito da ideia de rochas esbranquiçadas com montes de buracos para escondorijos, Areia de Praia e plantas rijas.

 

A decoração que referes como sendo coisa de "Tanganika" depende bastante do biotipo "Tanganika". O lago não é homogéno. A decoração tem de se adaptar á escolha das espécies. Não obstante a decoração que descreves é apropriada para um biotipo de Malawi. Em relação aos Labidochromis nunca mantive nenhum e embora nunca tendo pesquisado muito sobre eles tenho ideia que eles na sua generalidade gostam de viver em lugares rochosos.

 

Insisto neste ponto da leitura... lê bastante.

 

Hasta

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, axo que tenho praticamente todas as condições reunidas para criar um Malawi. Só fiquei um pouco de pé atraz pelo comentario do Nuno Antunes.

100*30*40 é mesmo muito pequeno para Malawi?

É suficiente para Tanganyika?

 

Os Labidochroms fascinam-me muito neste caso por causa de ser um optimo peixe para iniciantes de Ciclideos.

 

Quero entao só que me dêm a vossa opinião em relação a isto para pdoer então focalizar-me em especies e arrancar com isto. hoje vou ao Maxmat comprar as rochas e vou á praia para buscar Areia.

 

cumps

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario que referes é suficiente para montares um Malawi, o problema é que é muito limitativo - tem apenas 1 metro de frente e é muito estreito. Ficas com um universo de espécies muito reduzido logo á partida e depois não poderás ter muitas espécies nem muitos individuos. Acho que foi isto que o Nuno te quis dizer...

 

hoje vou ao Maxmat comprar as rochas e vou á praia para buscar Areia.

 

Não queres medir primeiro o PH da tua agua?

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Pessoal.

 

Estive a ler muito e percebi que Lago Malawi iria limitar muito o meu aquario e iria ter poucas especies porque são em media um pouquinho maiores que os ciclideos do lago Tanganyika.

 

Por muito que me custe vou abandonar a ideia de Labidochromis e vou centrar-me em Neolamprologus, se for possivel, que eu axo que sim.

 

Estou muito interessado no Pulcher e gostava de saber agora mais umas coisinhas:

1º Quantos Pulcher posso ter? (Um casal?)

2º que mais Neolamprologus me aconselham?

3º Decoração? (estava a pensar manter a mesma ideia de muitas Rochas e algumas plantas rijas.)

 

cumps

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por muito que me custe vou abandonar a ideia de Labidochromis e vou centrar-me em Neolamprologus, se for possivel, que eu acho (palavra corrigida) que sim.

Não precisas de abandonar a ideia de labidochromis... os labidochromis são dos mais calmos dos mbunas e podes ter essa espécie num aquário do tamanho do teu sem qualquer problema.

O que deves estar consciente é que dificilmente poderás colocar mais espécies alem dos labidochromis (presumo que sejam os caeruleus), a bem do bem estar deles.

 

Mas se gostas dos labidochromis vai em frente... ficas com um aquário magnifico, são peixes muito simpáticos e fáceis de cuidar e de procriarem e é relativamente simples diferenciar macho de fêmea.

 

Já os neolamprologus poderás vir a ter um problema de falta de espaço... é que os bichos são muito prolificos :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Decidi-me e vou fazer o seguinte...

 

Vou popular o meu aquario com:

 

1 Casal de Labidochromus Caeruleus

+

1 Casal de Pseudotropheus demasoni

 

Axo que estes 4 peixinhos neste aquario não iria ser muito mau, mas caso contrario, gostava que mo dissesem mas que me dessem sugestões de especies e quantidades a ter para o meu aquario, pois eu não sei muito sobre isso...

 

obrigado

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Vou popular o meu aquario com:

 

1 Casal de Labidochromus Caeruleus

+

1 Casal de Pseudotropheus demasoni

 

Ao invés de 2 casais, deverias apostar em 2 trios (1 macho e 2 fêmeas). É das informações mais divulgadas pelos diferentes tópicos, mais uma vez um pouco de leitura seria melhor para ti para não fazeres erros....e para nós não nos estarmos sempre a repetir.

 

Tenta adquirir um grupo de 4 ou 5 exemplares de ambas as espécies, que concerteza irão sair machos e fêmeas. Depois é so venderes os excedentes.

 

De resto são peixes muito bonitos e relativamente pequenos. Os demasoni são muito agressivos, e poderão chatear um pouco os caeruleus caso estes sejam mais pequenos.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais