malditas aiptásias


PST

Recommended Posts

Já esvaziei um frasco de Joe's Juice em cima das minhas aiptásias e nicles...passados uns dias já reaparecem como se nada fosse. Antes de usar outros químicos, queria experimentar armas biológicas. Alguém me pode dizer onde encontrar na zona de Lisboa, a preços decentes, um ou dois comedores destas malditas criaturas? :wink:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a rocha onde estão for facil de tirar fora de agua faz o mesmo que eu.

tiro a rocha fora de agua com cuidado para elas não se encolherem depressa depois aquece algo metalico tipo chave de fendas no bico do fogão e depois é so queima-las. acredita resulta, ha muito tempo que não tenho nenhuma.

Vi este metodo numa revista inglesa que recebo todos os meses chamda practical fish keeping

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

sim as berghias resolvem a situação, mas pelo que sei apenas comem aiptasias, e depois quando não tiveres nenhuma no teu aquário o que é que lhe vais dar para comer? A berghia vai morrer de fome ;) , eu sugiro uns camarões comedores de aiptasias, não sei o nome mas vendem-se na reefdiscus, e para além de comerem aiptasias também comem os detritos que ficam no aquário, julgo que esta solução é mais sensata que as berghias. de qualquer forma, essa da chave de fendas em brasa também deve ser uma solução a considerar, pelo menos é mais económica e se resulta "ouro sobre azul"!

Eu optei pelo camarão, talvez porque ainda não sofri nenhuma invasão, porque se perdesse a cabeça, talvez escolhesse a solução Chave de fendas em brasa :( , boa sorte e aguarda mais sugestões.

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Também eu estou com uma praga dessas malditas "coisas", já usei joe's juice mas algumas aiptasias têm imunidade a esse produto, podes sempre utilizar kalk não muito, senão aumentas drásticamente o nível de amónia e o pH :( Sem ser produtos químicos tens sempre os Lysmata wurdemanni ou as berghias, as berghias se não tiverem aiptasias para comer morrerão á fome por isso o lysmata será a opcção mais adequada, penso eu.

 

Boa sorte no combate as malditas

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas dicas ;) ,

 

Ontem voltei a atacar a aiptásia-mor e algumas pequenas com uma dose concentrada de Joe's Juice. A ver vamos...

O que me tem acontecido é que elas regridem, parecem estar a definhar, mas passados uns dias voltam à carga.

 

A solução do ferro em brasa, apesar de tentadora :( , é pouco viável. A maioria das aiptásias estão numa rocha com mais de um quilo onde há rodhactis, xénias, zohantus, moluscos, etc...

 

Quando tiver $$$ vou ver se arranjo um ou dois Lysmata wurdemanni.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PST,

 

Qual é o tamanho do teu aquário? Se tiver 300l ou mais podes tentar introduzir um Chelmon rostratus, mantém as Aiptasias sob controle mas é um peixe de difícil aclimatação! É reef-safe.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

realmente o Chelmon elimina as aiptasias... dizes ser reefsafe mas olha: o Chelmon Rostratus comerá tridacnas e qualquer membro da família Sabellidae (as sabellas) pelo que a introdução deste peixe deverá ser feita com a devida precaução... e como o Ricardo Rodrigues disse e muito bem, é um peixe de difícil de aclimatar, nomeadamente por causa da sua esquisita alimentação-nunca comerá granulados e para comer comida congelada como artemia ou mysis é preciso vê-lo a alimentar-se na loja... Há até Rostratus que não têm aiptasias na sua alimentação :?

Tirando o C. Rostratus, também há soluções já referidas como camarões (Lysmata Wundermanni e/ou L. Seticaudata), isto se preferires a predação para eliminar as malditas aiptasias :lol: há muitos tópicos sobre isto neste fórum.

Quanto a soluções artificiais, podes usar kalk concentrado numa pequena solução aquosa (não pode ser em grandes quantidades ou disparará o pH como já foi dito) ou então a tradicional técnica de injectar sumo de limão com uma seringa (eu uso esta técnica e tem dado resultado :P )

Boa sorte

André Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PST,

 

Qual é o tamanho do teu aquário? Se tiver 300l ou mais podes tentar introduzir um Chelmon rostratus, mantém as Aiptasias sob controle mas é um peixe de difícil aclimatação! É reef-safe.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

 

Boas, é um nano-reef de 52 litros... :oops: Tudo o que seja acima do occellaris fica a parecer sardinha em lata. Actualmente nem sequer tenho lá peixes...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tenho um Lysmata Wurdemani e o gajo é muito engraçado mas... nunca comeu uma aiptasia.

 

Comprei-o com esse objectivo mas não resultou. Adora artemia e krill e é eficaz na limpeza dos restos de comida que ficam soltos no aquário mas aiptasias, nicles.

 

d

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho piada aos comentários do tipo: "Ha e tal tenho isto!" "Olhe que isto resolve!" "epa comprei e nao faz nada!" :)

 

Eles comem as aiptsias, não esperem é milagres, milagre deve ser a única coisa que não existe em água salgada...

 

Os lysmata, claro que comem aiptasias, podem não ser vistos a comer as grandes, mas as pequeninas papam-nas todas :D

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Também cheguei a comprar Joe's Juice e cheguei à conclusão que é mandar $$$$ à rua. Eu explico. Se as Aiptasias forem pequenas, os Lysmatas Seticaudatas são uma solução segura, constante e duradoura. Agora se forem muito grandes, se calhar os lysmatas precisam de uma pequena ajuda (Joe's Juice) :lol: .

 

Com um lysmata seticaudata no meu reef de 200L nunca mais tive aiptásias, enquanto que com o Joe's Juice elas iam e vinham... :?:

 

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu resolvi definitivamente o meu problema com injecções de sumo de limão. Tive um C. Rostratus mas morreu, aliás como a maior parte deles. Claro que isto requer paciência e sorte. Nem sempre elas estão acessíveis ou mesmo visíveis.

Segundo li na altura, e foi o que fiz, as injecções devem dar-se no "caule". :D Eu além disso ainda enfiava a agulha nos buracos onde essas gajas se efiavam e limão lá para dentro :lol: .

 

Boa sorte. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu além disso ainda enfiava a agulha nos buracos onde essas gajas se efiavam e limão lá para dentro :( .  

 

Boa sorte. :roll:

 

Hehe...eu à maior aiptásia, dei-lhe um tratamento com concentrado de JJ, extraído do fundo do frasco, e ainda a enterrei com areia. Até agora, não voltou a dar sinais de vida a grande *%$*#.

Vamos ver...Se volta a aprecer cheira-me que a arranco à dentada! :shock:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais