ajuda


Bonder

Recommended Posts

Será que não podes ser um pouco mais específico??? É que assim ninguém te pode ajudar... :lol:

 

Quais são exactamente os sintomas, qual é o teu aquário, e que peixes tens?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que é que queres saber mais?

Ok, foi um bom começo, mas ainda é importante saber qual o equipamento que tens, qual a manutenção que fazes ao aquário e acima de tudo, o que queres dizer com "os peixes andam a tentar fugir do aquário"... o que te leva a dizer isso???

 

Os peixes têm algumas marcas que indiciem doenças? Tipos barbatanas desfeitas, pontos brancos, etc...

 

Tenta ser o mais explícito possível na tua questão de forma a que alguém te consiga ajudar! Mesmo coisas que te pareçam insignificantes sobre o aquário, diz!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um filtro "EDEN" pra 50L e bomba de ar "SACEM 5900".

tenho peixes à 6 dias ainda n fiz nenhuma manutenção ao aqua.

tenho apenas 1 planta que foi criada (atraves de uma semente vinda no areão talvez...) antes de colocar os peixes.

nenhum dos peixes tem indicios de doença, eles andam mt agitados,a nadar mais rapido do k o normal, a "bicar" no vidro e a bocado a guppy femea xegou mm a saltar fora de água.

comecei a mudar a água hoje a tarde...

houve uma coisa q talvez tenha causado alguma instabilidade na água... coloquei uma peça de barro (comprado numa loja) mal cozido (axo que é cozido k se diz...) e começou-se a desfazer...

mais alguma coisa? nao me lembro de mais nada...

Pedro Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... de facto há por aqui uma séries de factores que são um pouco estranhos... vamos lá a ver se conseguimos ajudar-te.

 

Antes de mais, fizeste o ciclo ao aquário? Tratas-te a água antes de colocar os peixes?

 

Partindo do princípio que sim, essa história da peça de barro, que pelos vistos não era barro pois caso contrário não se desfazia, parece-me muito estranha e relativamente a isso a única coisa que podes fazer é mesmo efectuar uma mudança de água ao aquário. Não te esqueças de tratar a água que vais colocar no aquário com um produto próprio, senão corres o risco de matar os peixes com o cloro e outros produtos que vêm na água da torneira.

 

Depois acho que um filtro para aquários de 50 litros, num aquário de 20 litros é capaz de ser movimento a mais para tão pouco espaço...será que não é por isso que os peixes andam agitados? Ou eles conseguem nadar com calma e mesmo ficar parados em algumas zonas do aquário?

 

E tens uma planta que "deve ter vindo duma semente no areão"??? Ferveste e lavaste o areão antes de o colocar no aquário? Qual a origem do areão e de que tipo é? Não é nada normal nascer uma planta assim sem mais nem menos num aquário... pelo menos nunca ouvi tal...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,fiz o ciclo e tratei da água.

 

"Não te esqueças de tratar a água que vais colocar no aquário com um produto próprio, senão corres o risco de matar os peixes com o cloro e outros produtos que vêm na água da torneira."

Que produto próprio?

 

É capaz de ser do filtro...

 

Não fervi o areão porque o homem da loja disse que nao era preciso... nao sei de que tipo é e comprei numa loja.

 

Então nao sei como é k me apareceu akela planta...

Pedro Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais Bem vindo ao forum.

tudo o que entra no aquario deve ser fervido, excepto os peixes e plantas...

o liquido e um acondiciunador, (o que o joão estava a perguntar se usavas), existem varias marcas, tetra, JBL,etc

Caso nao tenhas aconselhote a comprares testes para o PH, NO2, isto para começares.

Deves ter tambem um liquido que e um Buffer, que serve para manter um determinado valor de PH pre-defenido.

Uma vez que tems filtro interior mecanico, podes retirar a bomba de ar.

O filtro tenta apontalo para um dos vidros do aquario a fim de deminuires a torbulencia da agua.

Guppys gostam de aguas pouco movimentadas.

adiciona uma colher de sopa de sal no aquario, de 20 em 20 dias.Devem ser feita troca parcial de agua num min de 10% semanais.

Arranja umas plantas tipo amazonense, anubias, ou elodias, cabombas.

Fico-me por aqui por agora...

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, essa peça não seria comida? Daquelas que se vendem para as “férias”.

 

O que podes fazer é em primeiro lugar, tapar o akua com uma tampa de vidro e em seguida verificar a qualidade da água do akuário e da torneira.

(como não tens o teu perfil totalmente preenchido não sei de onde és, dependendo da zona do país a água da companhia é mais dura ou mais mole). Mesmo assim não me parece que seja disso, poderá ser só stress.

 

já agora quantos dias levas-te para fazer o ciclo, e como concluiste que estaria já completo?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MotarSolitario, o sal é pra que?

 

sergioveterano, o barro serve de comida pros peixes?!

eu sei o k é barro... tive aulas de EVT no secundário... :lol:

 

Sou do Barreiro.

 

O aqua teve a ciclar pra ai 1 mês... não é tempo suficiente?

e nao conclui q ja estava completo... :)

 

João Branquinho, MotarSolitario e sergioveterano, obrigado pela vossa ajuda.

Pedro Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, eu não disse que o barro serve de comida, apenas acho estranho que se tenha desfeito, mas se for mesmo barro não tem influência na saúde dos peixes. De qualquer forma faz uma TPA, pelo seguro.

 

Acrescento ao que o motar disse o teste da amónia, que é o fim do ciclo, e assim ficas a saber se está tudo a correr bem.

 

já agora o que tens dentro do filtro?

 

Acho que é sempre preciso lavar o areão, mas no teu caso se tens uma planta a crescer fizeste bem, hehe.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

Bem vindo ao fórum

Se uma visita in loco, puder ajudar, conta comigo, pois passo os meus dias no Barreiro :)

Não sou um ás dos aquas, mas com os meus modestos conhecimentos, talvez encontremos soluções para esse teu problema :lol:

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no filtro tenho carvão activado.

 

"os mais senciveis como as corydoras e discus nao devemos ultrupassar os 2mg por litro, se nativermos podemos colocar os 0,5mg."

MotarSolitario, nao percebi o que disseste...

Pedro Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

 

Quanto à minha opinião, não recomendo a adição de sal na água. Todos os artigos são claros quando dizem que as Corys não suportam o sal, seja ele 2mg ou 0.1 mg por litro. Por isso desaconselho.

 

Pedrof.. disses-te que..

"Não te esqueças de tratar a água que vais colocar no aquário com um produto próprio, senão corres o risco de matar os peixes com o cloro e outros produtos que vêm na água da torneira."  

Que produto próprio?

 

"Que produto próprio?" ?!?! Não me digas que pões a água directamente da torneira para o aquario? A água da torneira vem carregada de cloro e metais pesados, que são veneno para os nossos peixes. Existem em todas as lojas (até no supermercado) produtos acondicionadores para agua quente e aqua fria. Neste caso .. agua quente.

O Ph a 8.0 tb nao ajuda.. a maior parte dos peixes prefere um ph de 7.0

Outra coisa.. se essa peça é de barro ou não.. é irrelevante.. mas, se se desfaz na água então tira-a imediatamente! Só estás a poluir a água com uma substancia desconhecida.

Não te esqueças de por a tampa no aquario!

 

Se não conseguires resolver o problema, talvez seja boa ideia o jorgehcosta dar uma vista de olhos. Voçês são vizinhos por isso facilita as coisas!

 

Boa Sorte e vai dando notícias!

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mephis,

 

eu tb li que os corys n suportam o sal...

 

antes de colocar a água no aquário coloco-lhe anti-cloro e deixo-a repousar 1 dia.(acho que bastava uma delas mas jogo pelo seguro...) eu só queria saber a k produto ele se referia.

 

O ph já está a ser reduzido, a peça de barro foi logo retirada e o meu aquário tem tampa.

 

os guppy's parecem mais calmos,mas o cory ainda anda mt agitado...

 

Obrigado pela tua opinião.

Pedro Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente nunca tive problemas com a adição de sal nos aquários , os meus coridoras já têm dois anos e nunca me morreu nenhum, o sal que eu adiciono é +/- uma colher de sopa de sal para 40L.

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!!!

 

A temática - Sal e Corys é muito discutível. Aliás.. há quem diga que não se deve juntar sal em aquarios de água doce. Mas.. também não vou tão longe!! Relativamente às Corys, tenho lido e por conversas com outros aquariofilios que é desaconselhável. Existe um sal específico para aquarios de água doce. Será que é uma solução? Enfim.. como disse, este tópico é bastante discutivel e penso que ninguém terá razão. Se pudessemos perguntar à Cory... :wink:

 

Ficam aqui uns Urls que falam sobre Corys e Sal:

http://joaocb.planetaclix.pt/aquariofilia/...tado_preto.html

http://atlas.drpez.org/view_album.php?set_...e=c-melanistius

http://faq.thekrib.com/pt/begin-stress.html

http://mypet.terra.com.br/peixe_especie.asp?raca=183

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!!!

 

Que tipo de sal é que voces usam? É preciso utilizar algum metodo especial ou é so mandar a colher de sal lá pra dentro?

 

eu n vou usar sal agora,os peixes estão mt melhores, mas só quero saber no caso de algum dia ser necessário.

Pedro Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois aqui na NET fala-se de muita coisa mas nem sempre se chegam a verdadeiras conclussoes, Por acaso durante a feira da Batalha, assisti a algumas palestras.

Numa dessas palestras, Dada pelo Sr veterinario Rui (nao lembro o resto do nome) :wink: abordou-se esse tema, sobre varios pontos de vista.

e chegou-se a coonclosao de que o uso do sal e benefico e que pode ser uzado em qualquer aquario de agua doce fria ou tropical.

O perigoso e lavagems de peixes de agua salgada em agua doce.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, voltando para o que tens dentro do filtro, retira o carvão e coloca uma porção nova mediante a leitura que te der a água. O carvão faz uma filtragem química, mas satura depressa. Se já o tens lá dentro á um mês provavelmente está já sem efeito.

 

coloca tb cerâmica e fibras tipo perlon.

 

Esta devia ser uma coisa que deverias pesquisar um pouco. Bem como o ciclo do azoto.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a sal eu uso o sal marinho integral e não tenho tido problemas, mas também o uso raramente.

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais