Novato em ciclideos


zefixe

Recommended Posts

Viva,

 

Sempre tive peixes, a minha mãe tem um aqua grande, com 2 peixes vermelhos, e como a minha irmã mudou de casa comprou um balão e vai levá-los, por isso finalmete tenho o aquário livre.

 

Já rematei um casal de discos, por 100euros, achu que fiz um bom negócio, irei com o meu pai buscálos. O que é que os tipos comem?poderei meter mais discos?

 

quando de 15 em 15 dias lavava o aquário punha os peixes vermelhos num alguidar, com os discos parece que assim não funciona, como é que fazem?

Cuidado com o Bófia... ele anda aí....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tamanhos 20,5 largura*25 profundidade*41,5 de frente.

 

filtros não preciso, pois não me emporto de mudar de 15 em 15 dias a água toda e lavar as pedrinhas.

 

dá para quantos? e já agora eles gostam das plantas de plástico ou tenho de comprar naturais?

Cuidado com o Bófia... ele anda aí....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tamanhos 20,5 largura*25 profundidade*41,5 de frente.

 

filtros não preciso, pois não me emporto de mudar de 15 em 15 dias a água toda e lavar as pedrinhas.

 

dá para quantos? e já agora eles gostam das plantas de plástico ou tenho de comprar naturais?

 

1º o aquário é muito pequeno para manter discus;

2º vais precisar mesmo de um filtro, os discus não são resistentes como os peixes de água fria;

3º lavar o aquário todo é coisa que nunca se deve fazer;

4º em 15 dias os discus vão morrer intoxicados pela amónia;

5º Nunca devias ter comprado os discus sem saber como cuidar deles, são sempre 100€, para não falar no sofrimento que os bichos vão ter;

6º o aquário deve ser ciclado 1º antes da introdução de qualquer peixe.

 

OBS: espero que conheças alguém com um aquário já ciclado e com condições para manter os bixos antes de teres condições para eles.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afinal o vendedor não aceitou a minha pruposta, pelo que tenho de me virar para outros peixes.

 

sugestões?

 

não percebi aquela de não poder lavar o aquário, se vissem a porcaria que se tira das pedras, compreendo que num aquário vocês não queiram despejá-lo tods os 15 dias.

 

Eu não disse que colocava anemonas :lol::lol: .

 

E o que é isso do ciclo, tou quase a ir buscar os peixinhos à minha irmã........., ganda confusão.

Cuidado com o Bófia... ele anda aí....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá zefixe. Apesar da tua grande experiencia com peixes e aquarios de agua fria não estás ainda preparado para aquarios de agua tropical. São coisas diferentes e com "receitas" diferentes. Demontras uma total falta de noções básicas sobre o assunto. Se tens gosto e interesse pela aquariofilia não te desmotives com as minhas palavras, ninguém nasce ensinado. Recomendo-te que antes de comprares qualquer peixe procures aprender como manter um aquario tropical e como cuidar dos peixes que podes/desejas ter. Tens aqui um bom ponto de partida: http://faq.thekrib.com/pt/

 

Qualquer dúvida apita, estamos aqui todos para ajudar e para sermos ajudados.

 

Fica bem.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ajudem lá, deem-me ideias, porque tenho muita urgência, na quarta feira faço anos, e o meu pai já me prometeu que me comprava uns peixes.

 

Mais uma vez pergunto, quais são os melhores peixes para rodar o aquário? não importa o preço.

 

e não me mandem estudar porque não tou na escola, e já não tenho tempo para ler aqulas faq´s. tenho menos de 36 horas.

Cuidado com o Bófia... ele anda aí....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não te vou dizer nenhuns peixes, pois pelo que estou a ver, tu não tens condições para os manteres!

Os peixes não são nenhuns brinquedos em que vais ao supermercado, compras e pronto!

Nem sequer sabes o que é ciclar, eu também não sabia quando quis começar, mas interessei-me para saber, e aprendi de modo a começar da melhor forma; agora tu nem te queres dar ao trabalho de ler umas introduçõezinhas!

Queres comprar os peixes para passados 2 dias eles morrerem?

 

É melhor reveres essa maneira de pensar!

Ninguém Pára o Benfica!! Campeões Allez!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zefixe, para todos te podermos ajudar, e para não repetir o que já foi dito acerca de "LER MUUUUUUUUITO" antes de te aventurares, começa por pensar em adquirir primeiro todo o material indispensável.

 

O teu aquário tem menos de 20 litros reais, já contando com o espaço que as pedrinhas te vão ocupar em termos de volume.

 

- Compra um filtro interno (não sei se existem assim tao pequenos mas um que fizesse 100 litros/hora seria porreiro, mais do que isso deverá ser muita corrente para o teu aquario), lê livros/ sites para perceberes a importância da filtragem biológica. bactérias, ciclo do azoto, amónia, nitritos, nitratos (NOTA só estou a colocar aqui "termos" para te dar referências na pesquisa :wink: )

 

- termostato, obviamente. a temperatura tem de ser sempre a mesma, o ano todo

 

- luzes, 1 calha de luz no teu caso. esquece plantas de plástico, as plantas naturais têm TODAS as vantagens no processo natural de filtragem/ consumo de "porcarias" feitas pelos peixes, para além de produzirem oxigénio para os peixes, e dar um aspecto muito mais natural. os peixes agradecem.

 

- não necessitas de bomba de ar para fazer bolhinhas, mas claro que se quiseres mete...

 

assim que tiveres tudo, podemos passar à proxima fase, a montagem do aquário.

 

espero ter ajudado! :D

 

(EDIT)

ah é verdade, já me esquecia, esquece isso de limpares o aquário na totalidade, destruírias todo o processo de ciclagem do aquário, e matarias todos os peixes... nos aquários de água doce, tropicais, a limpeza basicamente é feita com trocas parciais de água de uma pequena percentagem do aquário, por exemplo, se tens 20 litros de água reais no aquário, troca semanalmente 2 ou 3 ou 4 litros. claro que esta água deverá ter os mínimos cuidados antes de entrar no aquário (acabar com o cloro, regularizar o PH em relação ao PH do aquário, etc)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem zefixe, depois de ver o que respondeste aos outros utilizadores, quase que me arrependo de te ter respondido... a malta só te quer ajudar a perceberes que isto da aquariofilia tem muito que se lhe diga. se não tens tempo para leres, é a mesma coisa que estares a dizer:

 

"não quero cá blá blá blá, quero é peixes e mais nada"...

 

e para isso existem bons screensavers para o monitor! :wink:

 

bom agora AINDA ACREDITANDO na tua vontade de fazeres um RESET às tuas ideias e começares do início, o tamanho certo é:

quanto maior melhor!

 

quanto maior, mais fácil será de manter o aquário, mas também não precisas de ir para mega-aquários!

 

mas não te metas em aquários de menos de 50 litros, e mesmo assim estes são pequenos.

 

quanto a marcas, escolhe tu, mas essencialmente os KIT´s das lojas de aquariofilia estão bem mais recheados (qualitativamente falando) que os dos supermercados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então vou antes pedir ao meu pai para comprar um aquário maior já completo.

 

Excelente ideia zefixe! Assim tens o teu presente de aniversario na mesma e tens tempo para estudar. Insisto nisto do estudar porque é muito importante, verás que serás compensado ao veres os peixes de boa saúde e sabendo que és o responsável por isso.

 

Quanto a marcas não te vou indicar nenhuma em concreto porque parece um bocado "esquisito"... mas podes ir ao supermercado, existem lá aquarios em kit que trazem logo á partida todas as "peças" necessárias. Trazem termostato, filtro, termómetro, iluminação, etc. Quanto a mim é das soluções mais baratas e practicas para começar. Quanto maior for o aquario que conseguires de prenda melhor para ti e para os teus futuros peixes.

 

Mais uma vez te alerto para a leitura daquele site que te referi. Não caias no erro de adquirir peixes sem saber como tratar deles e como manter a sua "casa". Não estou a embirrar, digo isto porque já sei que se assim não for, os peixinhos desatam todos a morrer, tu não percebes porquê, depois aborreces-te e nunca mais queres ouvir falar em aquarios tropicais. Acredita que se fizeres as coisas correctamente e com paciencia (sem ganancia de ter os peixes e de ver o aquario montado) poderás disfrutar muito da aquariofilia.

 

Boa sorte.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para alem que as faqs que te foram recomendadas são muito rapidas de ler..começas no principio e mal te apercebes estás no fim. aproveita, e dá um saltinho aos fotos e videos e vais ver que as pessoas ao aprenderem fica com aquarios muito mais interessantes...mais do que tu alguma vez imaginaste quase de certeza!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim pato, os do supermercado "normalmente" têm más coisas, às vezes até inapropriadas. filtros pequenos demais para o aquário em questão, termostatos fracos, calha de luzes muito inferior ao "essencial"... quanto aos das lojas, poderá ser uma grande "banhada" e serem bem mais caros, mas normalmente se forem de uma marca específica, as coisas são mais apropriadas, a marca vai querer garantir o bom nome! Para não falar da qualidade em si das peças que é certamente superior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zefixe,

 

Parece que ainda não deste "ouvidos" a nada do que te foi dito.

Continuas a andar á procura de Discos no Sub-Forum Procura, ainda por cima oferecidos, se possível casal ....

 

Melhor será começares com peixes mais simples de cuidar, senão irás deitar dinheiro fora e principalmente são seres vivos que irão morrer por falta de espaço.

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, também reparei nisso... hoje logo ás 8 da manhã uma mensagem do zefixe á procura de discos! Que desilusão! Realmente não queres mesmo perceber o que te estão a dizer.... desiludiste-me zefixe... pobres dos peixes que tiverem o azar de ficar aos teus cuidados.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não insitam mais, ve-se logo que é teimoso deixem-no aprender com os erros gravissimos que ele vai cometer com os pobres peixinhos, não quer ler, não aceita os conselhos que lhe foram dando só quer é aquário, água e peixes lá para dentro o resto e conversa para ele. :wink:

 

Ps.: Sei que és novo mas isso não implica que sejas responsável principalmente quando falas de animais que são criados em cativeiro, visto este serem povenientes de habitat's naturais por isso não te esqueças não são eles que se tem de ambientar ao que nos queremos mas sim nos e que temos que fazer um ambiente identico ao habitat natural deles.

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.