Crinóide careca


gustavo figueiredo

Recommended Posts

Oi,

 

Comprei recentemente um crinóide e uma semana depois este começou a perder os tentáculos ao ponto de ficar só com 5 tentáculos. :( Tentei-me imformar e não consegui encontrar imformações para este comportamento. Suspeitando que é uma reação pela negativa, gostaria de saber se alguem têm informações mais detalhadas.

 

Os parâmetros do aqua são os basicos para 100 litros, só a temperatura é que esta um pouco alta (27.5º C)

 

Obrigado por toda a ajuda possivel.. :( :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Feeding - The Reason for Reef-keepers' Problems.

 

In a reef-aquarium, crinoids often seem to behave normally, at least for a while. Then, almost invariably, they gradually disintegrate, from the tips of the arms inward, until they finally die. These animals are simply starving to death. Maintenance of many suspension-feeding organisms is difficult in reef aquaria. All suspension-feeding animals, ranging from feather-duster worms to flame scallops to tunicates have specific requirements for their food. In some instances, the hobbyist is able to provide either the appropriate food or an acceptable analogue. In most cases, however, this is not the case and such animals often perish in our systems. Crinoids have a peculiar feeding mechanism, and seem exceptionally "picky" about their food. Consequently, they are exceptionally difficult to maintain in captivity.

 

Traduzindo: é muito dificil manter crinóides em aquário, pela dificuldade em alimentá-los.

O que se passa com o teu é que, provavelmente, está a morrer de fome. :(

 

Ao contrário dos Sabelídeos, que são moluscos e não equinodermes, como os crinoides, a perda dos tentáculos é provavelmente irreversível...acabando o animal por morrer de fome. :D Já nos sabelídeos a perda dos tentáculos é apenas temporária e causa poucos problemas (uma das minhas sabellas perdeu os dela e fechou por 1 mês, voltando depois a abrir com uma bela coroa).

Assim, se perder os "braços" todos vai acabar por morrer. Caso seja só 1 ou 2, estes voltam a crescer...desde que o animal seja muito bem alimentado.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que vá morrer :lol::(:lol::(

Ainda lhe restam 8 tentaculos, quando o comprei tinha provavelmente 4 vezes mais. Na loja que o comprei reparei que ele ja lá estava á algum tempo e tinha os tentaculos todos, só começou a perde-los no meu aqua. Se lá os tinha todos pode ser qua alimentação que lhe tivessem a dar, ma possam vender?????

 

Amanha vou lá...

Obrigado pela dica, Diesel_Car :D :D :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Crinoide e maçã do mar...2 dos invertebrados que NÃO devem ser adquiridos: a alimentação de ambos é muito dificil, acabando invariavelmente por morrer...

 

Antes de comprares seja o que fôr, trata de te informar dos riscos da compra desses bichos. A morte do crinoide não fará grande "mossa" no equilibrio do sistema, já a morte da maçã e respectiva decomposição pode acabar com um aquário em poucas horas. :wink:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, a unica "mossa" que o crinoide vai fazer é mesmo na carteira e muitas horas de impotencia sem saber o que fazer. Em relação á maçã do mar já me imformei dos perigos e sei que depois de morrer vai envenenar o aquario mas, ja a tenho á 3 meses e tem se dado bem mas, continuo alerta... :wink::wink::)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gustavo, a compra desses animais nao pesa só na carteira, são seres vivos... nao são bonecos..

A crinoide, tal como muitos animais que so sao colectados para serem mortos nos aquários, é para se manterem no habitat natural, continuo sem perceber como ha lojistas que insistem em importar este tipo de animais.

 

Quanto a essa maçã do mar faz o que quiseres, mas a historia vai acabar com tudo morto no aquário, pode demorar um dia, pode demorar 1 mes, pode demorar 1 ano, é apenas uma questão de tempo. Mas se julgas que consegues fazer melhor que toda a gente força..

 

Depois não chores... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, Miguel, como já deves ter reparado não tenho 10 anos portanto não vou chorar. Tambem não tenho a mentalidade de uma criança de 10 anos e não trato os animais como bonecos que se estragam e são substituidos. Levo o Hobbie da aquariofilia bastante a sério e ainda estou a aprender, pq por mais que se saiba, aprendesse cada vez mais. Ter uma loja de animais ( neste caso, peixes e invertebrados tropicais) é um negócio como qualquer outro e acredita que de certeza 90% das lojas de aquariofilia só querem vender e vendem qualquer coisa, como deves ter reparado. Tenho a certeza que ja foste a uma loja e te perguntas-te o que fazia ali aquele peixe ou coral muito raros em condições bastante precárias!!!! Em relação aos meus animais vou cuida-los e trata-los o melhor que sei e se puder contar com a vossa ajuda para as minhas duvidas, agradeço.

 

 

Gustavo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo

 

Nao fiques ofendido, quero-te ajudar e dai estar a avisar-te acerca da maçã do mar, se prezas a vidas dos animais como afirmas,( e a nao ser que o unico ser vivo que queiras manter no aquario seja a maça do mar, aconselho-te a devolve-la), pois de certeza ela acabará por matar todos os outros seres por envenenamento. Basta algo tao simples como uma variaçao de Ph ou Densidade, ou mesmo ficar presa numa bomba para perderes tudo...

http://saltaquarium.about.com/blcucumberfa...ucumariidae.htm

 

O comentário sobre o valor dos animais apenas adveio de teres referido que a unica moça que tinhas sofrido tinha sido na carteira..

 

QUanto ás lojas nao generalizes, nem todas sao assim.

E quanto mais informados formos, menos elas vao vender esse tipo de animais, e assim menos animais sao importados.

COm a compra dos 2 animais que tens...Se queres aprender como dizes podias-te ter informado antes..

 

mas ok, se realmente queres aprender convem escutar os vários conselhos que todos te dão, porque aqui ninguem quer o mal de ninguem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim já nos entendemos e por isso é que me inscrevi neste forum. Quero conhecer mais, aprender mais e melhorar os metodos actuais. Em relação as lojas não posso generalizar pq não conheço todas as lojas do país, só mesmo as da grande Lisboa e em 90% dá-me a entender que se preocupam mais em vender do que o destino os animais levam.´

È a cair de bicicleta que se aprende a andar e é com os erros que se aprendem, como não quero cometer mais erros é por isso que aqui estou... :x:x

 

 

Abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim já nos entendemos e por isso é que me inscrevi neste forum. Quero conhecer mais, aprender mais e melhorar os metodos actuais. Em relação as lojas não posso generalizar pq não conheço todas as lojas do país, só mesmo as da grande Lisboa e em 90% dá-me a entender que se preocupam mais em vender do que o destino os animais levam.´

È a cair de bicicleta que se aprende a andar e é com os erros que se aprendem, como não quero cometer mais erros é por isso que aqui estou... :x:x

 

 

Abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais