Artigo inside: Como manter e reproduzir escalares


Valter Silva

Recommended Posts

Caros amigos e colegas de vicio,

 

 

Em http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf encontram um artigo intitulado:

"Escalares – Dicas e truques simples para mantê-los e reproduzi-los" escrito por mim para o proximo numero da AM. Como esse numero tarda em sair e como o autor do artigo sou eu sem ter cedido direitos de autor à AM, resolvi publica-lo ... Devo referir que tenho autorização de uma pessoa da AM para o fazer.

Todos os comentário e sugestões são bem vindas.

 

 

Neste momento (dia 10 de Outubro 2006) o artigo está na sua versão 2.4.

Peço a todas as pessoas que tenham o artigo alojado que o removam ou actualizem e a todos os leitores que actualizem e que dêm dicas de melhoramento.

 

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Tenta sacar para o teu PC e depois abrir. Eu consigo abrir na boa, e parece que a esquilo tambem :shock:

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

O artigo foi "updated" !! foram corrigidos algumas faltas de acentos nas palavras (principalmente agua/água) e a parte de distinção de sexos foi alterado.

Abraço

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Alguem apagou o ficheiro :D

Já voltei a colocá-lo lá.

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caros amigos,

 

 

O artigo foi actualizado e recolocado.

Um abraço

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recolocado novamente ;)

Peço ao pessoal para não apagar!!!

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

O ficheiro foi recolocado novamente com nova versão.

Cumprimentos

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Deve ter sido...

 

Tinha aqui no meu computador uma versão (2.1) que fiz upload para a pasta do valter espero que ele não se importe.

 

 

EDIT: Entretanto e antes que alguém se lembre de o apagar de novo, aqui fica na minha página pessoal (está desactivada por isso posso ocupar 300K sem problemas)

http://aquamalawi.no.sapo.pt/Escalares.pdf

 

@Valter: Se quiseres que meta uma versão actualizada... manda-ma para o mail. Por agora e para desenrascar serve.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Nuno: Essa é as ultima versão do artigo.

 

 

Depois de uma leitura rapida verifico que tem algumas falhas.... Assim, brevemente irá sair uma versão actualizada!

Ainda só recebi um feedback relativo ao artigo... Parece-me manifestamente pouco!! Fico a espera de mais!

 

Cumprimentos

 

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

em http://ftp.ua.pt/incoming/valter encontra-se a versão nova do artigo... versão 2.2

 

@Nuno: Por favor actualiza

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

José Miguel,

 

 

ve aqui:

http://aquamalawi.no.sapo.pt/Escalares.pdf

 

Se tiveres dificuldades manda MP

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, já li o teu artigo e acho que está muito bom. Então o quadrozinho com o que se deve fazer em cada dia, está sem dúvida muito útil.

 

Gostava no entanto de te fazer algumas perguntas:

 

Falas claramente em dois métodos, um que implica deixar os pais a cuidarem dos alevins e outro que permite uma maior taxa de sobrevivencia sendo o aquariofilista a ter esse cuidado. Tens alguma estimativa de quantos animais chegam ao estado adulto com um e outro método?

 

O local de desova que sugeres, capa verde, vai para dentro do aquário sem qualquer tratamento?

 

Os ovos eclodem sem qualquer problema em água da companhia (baixando-se um pouco o pH), desde que não existam peixes que os comam?

 

Parabens pelo, muito elucidativo artigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jose Miguel Gomes,

 

Vou tentar responder as tuas perguntas e alterar o artigo para refletir estas respostas :wink: Saudavel discussão é sempre boa para todos :P:P

Olha, já li o teu artigo e acho que está muito bom. Então o quadrozinho com o que se deve fazer em cada dia, está sem dúvida muito útil.

Obrigado :cry::?

 

Gostava no entanto de te fazer algumas perguntas:

 

Falas claramente em dois métodos, um que implica deixar os pais a cuidarem dos alevins e outro que permite uma maior taxa de sobrevivencia sendo o aquariofilista a ter esse cuidado. Tens alguma estimativa de quantos animais chegam ao estado adulto com um e outro método?

Esta pergunta, apesar de muito pretinente é dificil de responder. Vou tentar.......

Dos peixes que nascem, ou seja, que chegam ao 7º dia após a postura eu diria que com a maioria dos pais tens perdas de 100% a 60%.... Ou seja na melhor das hipoteses aproveitas 40%.... Claro que existem excepção, apesar de muito raras... O mais certo é teres perdas perto dos 100%!!! Numa estimativa muito empirica, diria que em 10 posturas aproveitas 1 na totalidade!!!!

 

 

Se fores tu a tratares dos peixes com os cuidados que indiquei as perdas não devem nunca chegar aos 10% (defeituosos, ou algum que não se alimenta devidamente). Ou seja tens aproveitamentos de 90%.

 

Claro que Estou a falar de morte de peixes e não de ovos não fecundados, fungados, etc,etc,etc.

 

Espero que de para teres uma ideia das grandezas envolvidas!

 

PAra mim é simples, se quiseres numero, claramente deves tratar tu deles.... se quiseres assistir a um espectaculo unico, deixa os pais tratarem dos pequenos!

 

O local de desova que sugeres, capa verde, vai para dentro do aquário sem qualquer tratamento?

 

Sim... Se a capa for de plastico não terás problemas.

 

Os ovos eclodem sem qualquer problema em água da companhia (baixando-se um pouco o pH), desde que não existam peixes que os comam?

Sim, o melhor mesmo é não baixares o Ph (quantos menos quimicos melhor), agua directa da companhia sem cloro é o "best" para os escalares e reproduções!!!!

 

Parabens pelo, muito elucidativo artigo.

 

Obrigado mais uma vez. :D

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais umas curiosidades..

 

Arranjei um livro só sobre escalares onde diz que para os reproduzir devemus inclusivé ter o pH ligeiramente alcalino..o que me deixou biggrin:?:( e com uma dureza alta..que não lhes atrapalha nada.. além disso sugerem sempre aquários altos.. em todas as fases da vida..

 

Para a postura dos ovos há varios materiais sugeridos.. um dos quais pvc.. se calhar vai ser por este que vou optar.

 

Diz tambem que estes peixes atinjem a maturidade aos 10 meses de vida.. eu tava a ver se na altura das ferias grandes os meus estariam prontos para a reprodução.. vamus la ver.. não consigo precisar que idade terão actualmente.. mas espero que em 4-5 meses estejam prontos..

 

:? Se entretanto fizeres um update ao artigo não te esqueças de avisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais