A minha receita de CO2 não tem força??


Recommended Posts

olá,

 

estou com uma dúvida. eu faço CO2 com 1 litro de água, 250gr de açucar, 1 colher de chá de fermipan e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

 

estou à quase 1 semana com o CO2, e o PH está em 7 (!!! queria te-lo a 6.5) e o KH em 3.36 dH°. precisava de aumentar o KH e diminuir o PH pois tenho ramirezi´s no aqua.

 

que outras formas tenho de baixar o PH à água, não uso nada de matérias filtrantes (so mesmo as esponjas), tenho 3 pedras grandes que encontrei ao pé de uma lagoa aqui na zona de sintra, e areão de rio comprado numa loja. a minha experiencia é que quanto mais tempo passa, mais o PH desce no meu aquário, mas a fazer mudas de água de 3 em 3 dias (estou a dar cabo de algas), ou seja, mudar 10 litros em 75 litros, como a água da torneira vem em 7.4 de PH, é complicado manter o PH baixo.

 

 

será que a minha receita de CO2 não está com força suficiente? sugestões?

 

respondam por favor, tanto à questão do CO2, como ao facto de estar o PH mais alto do que devia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

precisava de aumentar o KH e diminuir o PH pois tenho ramirezi´s no aqua.

Se aumentares ao KH vais ter mais dificuldade em baixar o pH. :?

 

que outras formas tenho de baixar o PH à água

Podes deixar a água das trocas uns dias em turfa. Baixa de certeza o pH. Depois controlas com o CO2.

 

a minha experiencia é que quanto mais tempo passa, mais o PH desce no meu aquário, mas a fazer mudas de água de 3 em 3 dias (estou a dar cabo de algas), ou seja, mudar 10 litros em 75 litros, como a água da torneira vem em 7.4 de PH, é complicado manter o PH baixo.

É normal... tens de fazer muitas mudas mas pouca quantidade de água.

Tens de repor água que tenha um pH semelhante à água do aquário. :wink:

 

será que a minha receita de CO2 não está com força suficiente?

Quantas bolhas deita por segundo ou minuto?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que a minha receita de CO2 não está com força suficiente?

Quantas bolhas deita por segundo ou minuto?

 

neste momento (passados 4 dias) começou a deitar com mais força. ontem, de + - 15 em 15 segundos, deitava uma carrada de bolhas, e parava, até passarem outros 15 segundos. agora está quase sempre a deitar, e nem dá para contar as bolhas, é um FIO de bolhas!!! :wink: amanha vou medir o ph e o kh para ver a quantidade de co2 na água, que o ph antes da muda de água estava a 7.0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tipo de pedras sao? se forem de origem calcaria o ph ira estar elevado. para testar se são calcarias deitar umas gotas de limão se houver alguma reacção quimica contem calcario. normalmente estas pedras sao brancas.

para o co2 não precisas de tanto açucar. eu utiizo 4 colheres de sopa de açucar, 1 saqueta de fermipan , 2 colheres de cha de bicarbonato e 1 colher de cha de baking powder "royal", com duração de aproximadamente 1 semana.

Para aumentar a potencia, é só aumenar a dose de bicarbonato e chocalhar, mas reduz a durabilidade.

Atenção isto são experiencias próprias.

Cada caso é um caso!

best regards

Helder Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para reduzir o ph fazer ua troca parcial de água, mas verifica o ph da água da rede, se for mais baixo optimo que duvido, mas se não experimenta água de garrafão mas não é aconselhavel.

best regards

Helder Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Para aumentar a potencia, é só aumenar a dose de bicarbonato e chocalhar, mas reduz a durabilidade.

Não queres antes dizer, "aumentar o fermento"? É que o bicarbonato por si só não aumenta a produção de CO2.

 

Já agora, porque usas Fermento Royal e Bicarbonato de Sódio. O Fermento royal tem na sua constituição Bicarbonato de Sódio, por isso não percebo muito o porquê da utilização dos dois.

 

Wonderman, o teu problema, pelo que vejo, é mesmo a troca de água parcial que fazes com tanta frequência. Tal como tu disseste, com o passar do tempo, o pH vai diminuindo. Mas se tu passado 3 dias trocas parte dessa água por uma mais básica, estás a contrariar os equilíbrios todos. Por isso é que tens o pH=7.00

E já agora, consoante os parâmetros iniciais da água do teu aquário, pH=7.00 poderá mesmo ser o valor mais baixo que conseguirás atingir. Por exemplo, se usasses água destilada, apenas com o borbulhar de CO2, só conseguirias baixar o pH até 6.35. Mas como a água do aquário não é destilada, esse valor de pH vai sendo cada vez maior, consoante os sais e a sua concentração, que se encontram dissolvidos na água do aquário.

Por exemplo, um aquário que tenha uma concentração enorme em Carbonato e Bicarbonato, por mais CO2 que injectes, mesmo de botija, não vais conseguir diminuir o pH.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, fiquei com uma dúvida de repente!!! tudo por causa dos ramirezi´s, estou com medo que quando o CO2 acabe seja suficiente para aumentar o PH a um nível que eles não aguentem, de forma repentina, uma alteração deste valor. Desta forma, fui a uma loja comprar turfa para meter no filtro (assim o PH estaria sempre baixo, com ou sem CO2, acho eu :?: ) mas o problema é que dentro do meu filtro FLUVAL 2 plus, não tenho espaço para a referida turfa. o que devo fazer? cortar uma das esponjas para colocar lá a turfa?? ou nem vale a pena este tipo de cuidado?

 

e em relação à agua das TPA´s, já que não posso lá colocar CO2, como consigo baixar o PH? só mesmo com as gotas certo? é que ouvi dizer também que a turfa só funciona com circulação da água, ou seja, colocada dentro do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

pessoal, fiquei com uma dúvida de repente!!! tudo por causa dos ramirezi´s, estou com medo que quando o CO2 acabe seja suficiente para aumentar o PH a um nível que eles não aguentem, de forma repentina, uma alteração deste valor.

Realmente o problema nem tanto o ultrapassar um dado valor de pH, mas sim ocorrer uma mudança brusca... :?: E sim... com o CO2, se a diferença entre o pH inicial e o com CO2 for muito grande, podes ter aí um grave problema...

 

Desta forma, fui a uma loja comprar turfa para meter no filtro (assim o PH estaria sempre baixo, com ou sem CO2, acho eu Question ) mas o problema é que dentro do meu filtro FLUVAL 2 plus, não tenho espaço para a referida turfa. o que devo fazer? cortar uma das esponjas para colocar lá a turfa?? ou nem vale a pena este tipo de cuidado?

A turfa é realmente a melhor forma de reduzir um pH em condições num aquário. Mas como em tudo tem um senão (para alguns). Deixa a água amarelada/acastanhada.

Quanto à colocação da turfa, pois... tens aí um "berbicache". Se tiras uma das esponjas, diminuis a filtração biológica... O meu conselho é que a ponhas dentro de uma meia de senhora e a coloques entre as duas esponjas do filtro. Tens é o senão que assim podes diminuir o caudal do filtro ;)

 

e em relação à agua das TPA´s, já que não posso lá colocar CO2, como consigo baixar o PH? só mesmo com as gotas certo? é que ouvi dizer também que a turfa só funciona com circulação da água, ou seja, colocada dentro do filtro.

Podes sempre arranjar uns troncos e turfa e colocares num recipiente.

quanto à turfa só baixar o pH se a água circular por ela, é mais ou menos isso. Ela também baixa o pH estando numa água parada, mas tens o problema, que nesse caso só há difusão, que é muito mais lento :lol:

Podes sempre colocar uma power-head fraquinha para agitar a água levemente. O melhor até era, se pudesses colocar o Fluval 2 Plus lá dentro, sempre ia filtrando aquilo e o pH ia descendo, e compravas um filtro novo para o aquário.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e outras formas de manter o PH baixo? vale a pena comprar uma rocha vulcânica numa loja? deve ser caro... e será tão eficiente como a turfa? eu só queria ter a certeza que quando o CO2 deixasse de se produzir, que tivesse outro elemento presente que não alterasse o PH à água... além disso estou a ver que vou ter de fazer uma muda de água no prazo de 2, 3 dias, já que tenho um problema com as algas e não quero por um lado voltar a te-las a COMER as minhas plantas, por outro lado não quero que os ram´s sofram com nitratos na água. vou começar a ter outros cuidados nas TPA´s, gastar 1000 gotas de ph adjust para baixar o PH à agua da torneira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses redutores de pH nao sao nada indicados...especialmente se tens algas...tipicamente são feitos á base de um composto com fosforo...

 

quanto ao CO2 acabar e o pH mudar de repente, isso nao acontece...primeiro a garrafa nao acaba num segundo, vai diminuindo o caudal de CO2, depois o pH vai subindo lentamente, por isso nao tens que te preocupar com isso.

 

O que me parece mais preocupante é de repente estares com um "fio de bolhas" de CO2 a sair do teu reactor...se a tua difusão for boa ainda vais acordar com os peixes a boiar...

 

se o teu reactor está a mandar muito vigia os peixes com atenção em intervalos, se os vires vir cá acima sobe a saida de co2 , areja a agua um pouco, ou introduz agitação superficial, se começou a fazer isso ao meio do dia, mete a agua a ser agitada durante a noite...

 

um aumento rapido do CO2 na agua e um valor em excesso destena agua, pode-te matar tudo o que é peixe ai dentro.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah não :? em relação ao caudal, agora não está em "fio", mas saem interminavelmente bolhas (5 a 10 por segundo) mas sempre foi assim com esta receita. os peixes NUNCA vão acima respirar, estão super bem, até porque o meu filtro está quase à tona da água, provocando movimentação superficial. as bolhinhas de CO2 não desaparecem logo, andam lá em cima sem rebentar, a "curtirem" o caudal da água, e fazendo a conversão PH/ KH pela tabela, tenho à volta de 9 mg/L de CO2 na água, o que é muito pouco para causar seja o que for aos peixes...

 

bem tava agora a reparar numa coisa, estou com uma camada de gordura à superfície... não me lembro se era normal nas outras vezes com o CO2, até porque como ja´ disse tenho boa circulação e movimentação da água à tona. os nitratos estão baixos, logo não deve ser sujidade certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.