Duvidas sobre o ph


nunomendes

Recommended Posts

Boas desde já a todos e parabens por este excelente forum.

Comprei o meu primeiro aqua de 60 litros ha uma semana atrás.

Li atentamente a FAQ. e enchi o aqua pu-lo a trabalhar com agua do poço.

 

Comprei dois Danio-Zebra para ajudar ao ciclo do azoto e pu-los lá.

 

Tenho duas dúvidas:

 

1 - Durante o ciclo do azoto também se devem/podem fazer as trocas parciais de agua?

 

2 - A minha agua da torneira tem por norma um pH de 5,8, mas depois de uma semana com o aqua plantado, e o filtro a funcionar e a temperatura a 26/27 ºC o pH alterou-se para 7,2, tem isto a ver com o ciclo do azoto?

 

Obgdo. desde já pela resposta ás minhas perguntas de noviço (que sou)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poderá ter...mas pode estar ligado a algo que introduziste do aquário que alcaliniza a água, por exemplo Pedras Calcárias ou as pedras que encontras no mar. Para testares se uma pedra é alcalina faz o seguinte:

 

Pegas na pedra seca e poes umas gotas de vinagre, fizer bolhinhas então é alcalina.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

1 - Durante o ciclo do azoto também se devem/podem fazer as trocas parciais de agua?

 

O ciclo do azoto dura todo o período de vida do aquário...

Se te referes ao ciclo inicial do aquário (que significa apenas um aumento do número de bactérias no aquário), podes...ou não...fazer mudanças de água.

As mudanças de água fazem-se, geralmente, para evitar uma acumulação muito grande de nitratos (último produto resultante da nitrificação aeróbia - a única que acontece na maioria dos aquários). Se tens uma grande quantidade de nitratos, faz a TPA (mudança de água). Se não tens, então não há necessidade de fazer....a não ser que tenhas, por exemplo, excesso de amónia/nitritos.

Caso não tenhas teste de nitratos ou outro composto azotado (amónia/nitritos), então faz a TPA ao fim de 2 semanas. É apenas uma mudança de rotina, não muito essencial.

 

2 - A minha agua da torneira tem por norma um pH de 5,8, mas depois de uma semana com o aqua plantado, e o filtro a funcionar e a temperatura a 26/27 ºC o pH alterou-se para 7,2, tem isto a ver com o ciclo do azoto?

 

Não me parece. Para o pH subir após introdução no aquário, existem geralmente 2 situações:

- A água vem carregada de CO2, que ao desaparecer provoca um aumento no pH.

- Tens materiais no teu aquário que influenciam o pH.

 

Assim, analisa se tens algum material calcário no aquário e procura eliminá-lo. Para além disso, deixa SEMPRE a água que introduzes no aquário descansar, de preferência oxigenando-a com uma bomba de ar + pedra difusora.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pela vossa resposta rápida.

 

Quinzico_The_Twin:

No aquario só introduzi o substracto de fundo para as plantas vivas mais o areao que me venderam na loja aonde o comprei , um areao ás cores vivas e algumas plantas.

 

Diesel_Car:

De facto referia-me ao ciclo inicial (aquele em que os bichinhos ainda se estao a desenvolver). Para já ainda não adquiri o teste de nitratos, só que tenho a agua a um pH muito elevado para os Danio-Zebra que lá tenho (7,2 ou 7,4) e pelo que li eles querem pH 7,0.

 

Será que para resolver posso fazer uma TPA visto que a minha agua da torneira é mais acida do que a que está no aquario neste momento?

 

Será que devo fazer uma TPA com agua de outro sitio pois a minha do poço tem qualquer problema?

 

Deverei acertar a agua quimicamente (pelo que li não é aconselhavel)?

 

Obgdo mais uma vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

só que tenho a agua a um pH muito elevado para os Danio-Zebra que lá tenho (7,2 ou 7,4) e pelo que li eles querem pH 7,0.

 

O pH quer-se constante e não especificamente num valor ou outro. A diferença entre 7,2 e 7,4 é muito pouca (em termos químicos é muito elevada), desde que a alteração seja feita muito lentamente. Assim...deixa estar quieto em 7,4. Com o tempo e introdução de mais peixes, tem tendência a descer.

 

Será que para resolver posso fazer uma TPA visto que a minha agua da torneira é mais acida do que a que está no aquario neste momento?

Será que devo fazer uma TPA com agua de outro sitio pois a minha do poço tem qualquer problema?

Deverei acertar a agua quimicamente (pelo que li não é aconselhavel)?

 

Pelos vistos não leste o que escrevi acima... :wink:

 

Não me parece. Para o pH subir após introdução no aquário, existem geralmente 2 situações:

- A água vem carregada de CO2, que ao desaparecer provoca um aumento no pH.

- Tens materiais no teu aquário que influenciam o pH.

 

Deixa estar o pH quieto (que mania que o pessoal tem de se preocupar tanto com o pH :? ).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Nuno Reis. Evita oscilações de pH.

 

Explicando melhor o que se está a passar com a tua água: a água do poço tem muito CO2. Por isso é que tem um pH tão baixo.

Água alcalinas têm um nível de CO2 menor.

Ora, o CO2 escapa-se da água através da movimentação da mesma. Se colocasses a água num balde durante uns dias (sem movimento) o mais provável era o pH vir a baixar lentamente.

Como tens movimento no aquário (talvez derivado ao filtro) esse CO2 escapa para atmosfera fazendo com que o pH da água suba.

 

O ideal era manteres peixes que gostem de águas ligeiramente mais alcalinas (Guppies ou Mollies, por exemplo).

 

Se optares por ficar com peixes que gostem de águas alcalinas podes continuar a usar a água do poço para as trocas de água. Tens é de, por exemplo, retirar a água do poço e colocar num balde com 1 pedra difusora durante uns dias. Assim o CO2 baixa aumentando o pH. Ficas então com água com um pH igual ao aquário.

 

Não penses que o facto de teres CO2 na água é mau.

Excesso de CO2 é mau para os peixes mas, por outro lado, é bom para as plantas.

Quem tem aquário plantados tem de injectar CO2 para ter um bom crescimento das plantas. Tem de existir sempre é um equilíbrio entre o CO2 e o oxigénio existente na água. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma Sugestão, se quizeres baixar gradualmente o PH de uma forma natural, introduz um tronco (que compras na loja). Estes troncos vão libertando ácido úmico acidificando a água e inclusivamente ajuda a estabilizar o PH

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...

Já lhe meti um tronco (aproveitei e cobri-o de musgo de java).

 

Agora vou esperar para ver até porque o aqua só está a funcionar faz semana e meia.

 

Os Danio-Zebra aparentam 'andar felizes', pelo menos não param quietos um momento.

 

Obgdo por tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.