Fortalecer a base do aquário.


Recommended Posts

Boas.

 

Criei este tópico só para não estar a sobre-carregar o tópico das Dicas Práticas...

 

Quando o peso é muito o que fazer? Falou-se em colocar uma placa de esferovite com o intuito de proteger o vidro no caso de uma possivel derrocada.

 

Também foi dito que, no caso de aquários muito grandes, que o ideal era utilizar fundos em cimento, assim tudo se tornava mais leve.

 

Ora, para quem quer fazer um aquário de 2 metros para ciclideos precisa de muita pedra. Pondo de parte a ideia de cimento, o que eu pergunto é se seria possivel colocar uma placa de acrílico no fundo.

 

Visto o acrílico ser bastante leve, não iria pesar muito. Assim, ao acentar as pedras o peso fica distribuido pela placa toda... O que acham?

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou entendido na matéria, mas acho que o que dizes faz sentido. Tendo uma placa de acrilico no fundo, além não teres os pontos de apoio das pedras directamente no vidro, tens tabém uma resistente camada de protecção anti-derrocadas. Parece-me quase impossivel partir uma placa de acrilico com uma derrocada, no entanto o vidro sofre na mesma o impacto, uma vez que está "pegado" á placa, só que no caso do vidro parece-me que a força aplicada na placa de acrilico corresponderá a diversas forças menores aplicadas no vidro... É por isso que acho que faz sentido.

 

Á parte dessa ideia que tiveste lembro-me de ter lido que em aquarios muito grandes, como é o caso (2 metros), costumam-se usar pedras "artificiais" (não sei como lhes hei-de chamar) que penso serem feitas em cimento e naquela espuma que se trabalha que mais tarde fica rija (também não sei o nome). Não sei até que ponto estes materiais são fáceis de trabalhar, nomeadamente para fazer pedras "esburacadas".

 

Vamos esperar os comentários dos mais experientes.

Um abraço.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Ja montei um aquario de 54 Litros para ciclideos africanos e coloquei uma placa de esferovite colocada ao vidro com silicone. Apesar de ser um aquario pequeno achei que qualquer pedra que caisse em cima do vidro era o suficiente para o rachar. Infelizmente o aquario acabou mal porque rachou-se o vidro traseiro do aquario e comecou a verter agua. Felizmente estava em casa, ainda ouvi o vidro a rachar mas ate hoje nao sei o que aconteceu.

 

A esferovite alem de ser barata e muito leve por isso penso ser a melhor solucao para o teu aquario. Basta colar com silicone, deixar secar e depois colocar o substrato por cima.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema que coloco está mais relacionado com aquários grandes. O facto de colocar uma placa de acrilico não tem tanto a ver com possiveis derrocadas, mas sim com o dividir o peso pelo aquário todo.

 

Por exemplo, quero colocar uma pedra pesada no centro do aquário. Ao colocar a pedra apoiada no vidro, esta vai exercer uma determinada força apenas em alguns pontos do vidro. Colocando a placa de acrilico essa força estaria repartida por uma grande parte do vidro.

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À partida se o aquário está bem concebido e as margens de segurança do vidro não sofreram "cortes orçamentais" o vidro deve aguentar bem com o peso das pedras desde que mais ou menos bem distribuido.

Importante é obviamente que o móvel que lhe dá apoio seja sólido e forneça uma superficie totalmente lisa de contacto com o vidro de forma a prevenir pontos de pressão que podem levar o vidro a estalar.

O uso da esferovite dentro e fora do aquário cobre esse problema.

 

Quando referi o uso de fundos em cimento estava mais a pensar no peso total que um aquário de 150 cm descarrega nas placas de nossa casa.

Um aquário dessa dimensão pesará vazio perto de 100kg.

 

Cheio de água, assumindo que leva, pelo menos, entre 350 e 375L , apontaremos para os 470kg de peso total só em água e vidro, mais ou menos.

Mas as placas da nossa casa, especialmente em apartamentos são lages aligeiradas o que significa que não são lages de betão armado mas sim vigamentos com tijolo e uma pequena camada de cimento por cima.

Uma lage desse género suporta uma carga média de 450kg por m2 com uma margem de segurança pequena que nos permite assumir que até 700 a 750kg estaremos mais ou menos seguros.

 

Ou seja... um aquário de 150cm, com água, areão e digamos 100kg de calhau (nada dificil... o meu de 1m tem 50kg de calhau e o calhau só chega a um terço da altura) chegará sem grandes complicações a valores na casa dos 600Kg... ou seja já estamos a entrar na margem de segurança.

 

Se o aquário vai parar ao vizinho de baixo? Provavelmente não. Mas o esforço no vigamento irá provocar desnivelamentos que serão sentidos ao fim de alguns anos em primeiro lugar no móvel e depois no vidro. E como o vidro não se dá muito bem com esforços de torção... racha.

 

Tudo isto para concluir finalmente que se o aquário estiver bem apoiado não deverás ter problemas com os calhaus ao meio... isto claro se o tiveres na garagem ou num piso com lage em betão armado... num piso de um prédio eu não arriscava um monstro de 2m carregado de pedra :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num piso de um prédio eu não arriscava um monstro de 2m carregado de pedra

 

Existe tijolo em cima das vigas mestras do piso de baixo? bem, mesmo não existindo existe o nosso soalho, que também não estará perparado para o peso. Percebi bem? Se sim, que desilusão :P

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca viste a preparação de um pavimento numa casa?

 

Pode ser feita de duas formas...

 

:lol: estrutura de ferro que é posteriormente betonada e vibrada.

 

:lol: estrutura composta por vigas de cimento espaçadas. Nos espaços entre as vigas é colocado um tijolo (não se deve chamar tijolo, mas não sei o nome) formando assim um pavimento que é depois preenchido com uma camada de cimento mais ou menos fina.

 

Nos prédios, lages em betão ficam muito caras por isso quase todos os prédios têm as lages feitas da segunda forma.

E é fácil de ver... se fizeres um furo no tecto para colocar um candeiro, se vier aquele pó vermelho, estás perante uma lage feita da segunda forma.

 

Neste tipo de lage, os melhores pontos são perto das vigas mestras... pois junto delas existe normalmente lage em betão armado que dá suporte ao vigamento do piso e aí já podemos estar mais seguros.

 

Aqui em casa vou colocar o meu novo aqua de 160cm nas imediações da viga mestra, num espaço entre a lareira e a varanda e junto da parede exterior do prédio. De todos os pontos possiveis é aquele que me dá mais confiança em relação à integridade e com um aquário que leva 480L de água eu não estou para arriscar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, compreendido.

 

Uma lage desse género suporta uma carga média de 450kg por m2 com uma margem de segurança pequena que nos permite assumir que até 700 a 750kg estaremos mais ou menos seguros.

 

Como o aquario é rectangular, cada um dos seus dois metros está no seu próprio metro quadrado, por isso a questão não se põe. Eheheheheh, desculpa lá, não resisti... estava a gozar, eu conheço a definição de metro quadrado. :lol:

 

Fica bem.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, para quem quer fazer um aquário de 2 metros para ciclideos precisa de muita pedra. Pondo de parte a ideia de cimento, o que eu pergunto é se seria possivel colocar uma placa de acrílico no fundo.

 

Eu tenho um aquário de 2 metros e não usei mais nada senão areia e calhaus. É óbvio que temos que ter algum cuidado com a disposição das pedras, mas de resto não vejo necessidade em andar a inventar :lol: .

Os fundos em fibra ou em cimento, ou seja no que for, são mais leves e por vezes até dão uma aspecto estético interessante, mas como normalmente dificilmente são desmontáveis e como tal trona-se dificil apanhar um peixe.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser feita de duas formas...  

 

estrutura de ferro que é posteriormente betonada e vibrada.  

 

estrutura composta por vigas de cimento espaçadas. Nos espaços entre as vigas é colocado um tijolo (não se deve chamar tijolo, mas não sei o nome) formando assim um pavimento que é depois preenchido com uma camada de cimento mais ou menos fina.  

 

Nos prédios, lages em betão ficam muito caras por isso quase todos os prédios têm as lages feitas da segunda forma.

 

Boas

 

aqui na minha terra, todo os predios têm lajes com

estrutura de ferro que é posteriormente betonada e vibrada.

 

Alias, não conheço nenhum predio novo em que utilizem o sistema de lages aligeiradas, pelo menos por aqui :? .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oLA

 

Seria Util alguem entendido, postar aqui o valor maximo medio admissivel numa placa da casa que podemos colocar por m2

 

Lage Aligeirada?

 

Lage Maçica?

 

Obrigado

"O principio para se fazer alguma coisa é não querer fazer tudo ao mesmo tempo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu não sou entendido em lages, a minha área é mais computadores mas parece-me que essa é uma pergunta dificil de responder porque as cargas máximas por m2 estão referidas para pesos distribuidos e não pesos localizados como é o caso de um aquário.

 

Ou seja... se dizem que uma determinada lage está projectada para 400Kg/m2 significa que se a lage tiver 10m2 poderá aguentar um total de 4000kg em cima, mas se tiver 20m2 já poderá aguentar 8000kg.

 

O problema é que a fisica diz-nos que é completamente diferente colocar um aquário de 700kg no meio de uma sala de 20m2, ou colocar na mesma sala mas junto a uma parede mestra ou a um pilar ou uma viga de suporte.

 

Dos dados que me deram, os valores que tenho apontam para 400 a 450kg/m2 em lage aligeirada e perto dos 700kg/m2 em lage maciça.

Mas mais uma vez são valores para pesos distribuidos.

A estes limites adiciona-se um coeficiente de segurança normalmente na casa dos 2,5.

 

Claro que todos estes valores são teóricos e dependem em muito dos construtores, da qualidade dos cimentos, etc.

Tal como diz o Luis, na zona dele os prédios são feitos em lage maciça.

Na minha são em lage aligeirada... varia de zona para zona e de construtor para construtor, infelizmente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  

 

Eu não sou entendido em lages, a minha área é mais computadores mas parece-me que essa é uma pergunta dificil de responder porque as cargas máximas por m2 estão referidas para pesos distribuidos e não pesos localizados como é o caso de um aquário.

 

Não Nuno, o caso de um aquário é um peso distribuido de igual forma. Se tivermos um aquário de 2mx50cm, teremos o peso de (+-1000Kg) por 1m2. Peso localizado será se tivessemos o aquário apoiado num ponto único, imagina por exemplo um cone invertido e um aquário em cima dele, aí teríamos uma força localizada num ponto, e imagina que esse ponto tivesse um cm2, seriam 1000Kg num cm2.

 

Ou seja... se dizem que uma determinada lage está projectada para 400Kg/m2 significa que se a lage tiver 10m2 poderá aguentar um total de 4000kg em cima, mas se tiver 20m2 já poderá aguentar 8000kg.

O problema é que a fisica diz-nos que é completamente diferente colocar um aquário de 700kg no meio de uma sala de 20m2, ou colocar na mesma sala mas junto a uma parede mestra ou a um pilar ou uma viga de suporte.

 

Não andas a ler os mesmos livros de física do que eu :)

Quando nos informam que determinada lage está projectada para uma carga máxima de 400Kg/m2, isto significa que no ponto mais frágil ela aguenta bem os 400Kg. Se tivermos essa caraga junto a um pilar ou a uma viga mestra, teremos um local favorável. A física diz-nos que se tivermos uma força (peso) junto ao ponto de apoio não é a mesma coisa do que o ter a uma distância de 2m. É o mesmo efeito que quando temos uma alavanca.

Uma explicação muito sucinta e simples, mas penso que dá para perceber :D

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo e concluindo.

 

Num aquário de 2m a espessura do vidro já é considerável. Mesmo tendo isso em conta, devo ou não colocar uma placa de acrilico na base (dentro do aquário) para não correr risco de partir o vidro de base?

 

Já agora, alguem sabe dizer qual é a relação espessura/peso de do vidro?

Ou seja, um vidro com x cm suporta y kg.

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo tendo isso em conta, devo ou não colocar uma placa de acrilico na base (dentro do aquário) para não correr risco de partir o vidro de base?

Não me parece que o acrilico resolva o que quer que seja... eu colocaria uma placa de esferovite aí com 1cm de espessura no máximo, mais para evitar pontos de pressão criados pelas pedras no vidro.

 

Já agora, alguem sabe dizer qual é a relação espessura/peso de do vidro?

Ou seja, um vidro com x cm suporta y kg.

Isso não te sei dizer... mas no site que te indico estão algumas formulas para ajudar a decidir a espessura de vidro em função da coluna de água. Penso que se acrescentares ao peso da coluna de água o peso das rochas terás um valor aproximado da espessura de vidro aconselhada.

o site é este: http://www.drpez.com/drcol118.htm . Vê a parte onde ele fala da calculo da espessura do vidro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.