O mesmo problema á já 2 meses...


Visitante

Recommended Posts

ViVa,

 

Vou tentar dar o maximo de informações sobre o meu aqua: tem 200l, filtro ext. da rena, temperatura 29º, bomba de ar, e co2. Tenho o aqua bem plantado e com as seguintes expecies: 5 discos peq, 5 escalares (3 grandes), 3 botias palhaços, 4 mollys, 1 tubarão martelo com 10cm e um bala com 8cm. Tenho tb uns neons. O meu problema ja começou á 2 meses.

Começaram a aparecer peixes com umas manchas brancas e eu fiz-lhes logo o tratamento com o myxazin e passados seis dias ficou tudo bem. Passados uns 10 dias apareceu tudo de novo, e eu troquei logo 50% de agua e voltei a fazer o tratamento, mais ainda o Spurel e Biovit todas as semanas sempre desligando o co2 e ligando 24h por dia a bomba de ar. Passados uns dias tudo passou, mas como me aconselharam a aspirar MUITO bem o fundo todo e fazer logo uma muda de mais 50% de aqua assim fiz. O que acontece é que até agora ainda nunca consegui 1 semana sem problemas. Os meus discos andam sempre escondidos, muito escuros e desorientados, a nadarem deitados e param parece de pernas para o ar, não comem nada e hoje morreu-me um. Hoje tambem vi pela primeira vez na cauda de um escalar uma especie de algodao que parecia estar a desfazer o peixe (está agora no aqua de quarentena). As plantas estão muito escuras e reparo que uma "gruta" em ceramica esta a ficar tambem com umas manchas grandes brancas. Os peixes estão quase todos com manchas brancas!

 

Desculpem :x o testamento mas já não sei o que fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

Acho extremamente antagónico teres injecção de co2 e bomba de ar! Por um lado estás a aumentar o CO2 e por outro a diminui-lo... ou percebi mal e alternas os dois, o que tb n é nada bom, pois o pH vai variar imenso! Se calhar o fragilidade dos teus peixes é devido a isso. Tenta estabilizar o pH e continua com as mudas de água.

Boa Sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar dar o maximo de informações sobre o meu aqua: tem 200l, filtro ext. da rena, temperatura 29º, bomba de ar, e co2. Tenho o aqua bem plantado  e com as seguintes expecies: 5 discos peq, 5 escalares (3 grandes), 3 botias palhaços, 4 mollys, 1 tubarão martelo com 10cm e um bala com 8cm. Tenho tb uns neons.

Boas!

 

Desde já acho que uma das causas do teu problema, passa pelo facto de teres o aquário super-povoado! Para um aquário de 200 litros, deverias ter apenas 4 discus e restantes peixes de acompanhamento (limpa-fundos/vidros, peixe de cardume, etc.).

 

O facto de conseguires resolver o problema e passado pouco tempo ele voltar a surgir, significa que consegues eliminar a doença, mas não a causa da mesma. Tens que atacar a doença, e depois a sua causa a fim de que a mesma não volte a ter condições de se impôr. Atenção que a cada tratamento que fazes no aquário, a doença vai-se tornar mais resistente e depois será cada vez mais complicado acabar com ela...

 

Recomendo-te que diminuas consideravelmente a população do teu aquário, a fim de evitares situações de stress, visiveis aliás no comportamento dos teus discus.

 

Se tiveres dois aquários, tenta passar para lá os escalares, ou os discus, e pode ser que assim eles comecem a se ambientar melhor.

 

Quanto às manchas brancas na decoração do aquário, será que não é comida podre? Restos de comida que não foram consumidos e que se estão a decompôr? Por acaso não tens fotos, pois não? Era capaz de ajudar...

 

Vai dando notícias da evolução da situação, e desde já lamento a perda do teu discu :x

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

Um dos maiores problemas dos peixes é o stress...Eu não aconselho a ter discus com outros peixes que não sejam os de "limpeza"...

Outra causa importante para a manutenção do aquario é a linpeza do filtro mecânico...Quando foi a ultima vez que limpas-te os filtros?

 

Boa Sorte e Boas Festas

 

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais