COMEDORES DE TRIDACNAS!!!!!!!!!!!!ALARME!!!!!!!!!


Shev

Recommended Posts

Boas

Qual não foi o meu espanto quando estava a dar de comida aos peixes quando vi um bichinho verde pequeno no meio da rocha viva à beira da minha T. Maxima... e reparei que o danado partiu-a e devorou os seus interiores!!!!! :cry::cry::cry::cry::cry::wink::(:shock::roll: alguem me pode dizer o que são estes bichos e como se lhes trata da saúde???? não posso pôr foto, aliás hoje é a primeira vez que o vejo... Estou a pedir uma ajuda desesperada!! Quanto ao bicho só sei que tem aprox. 2 cm, é verde com umas pequenas antenas tipo camarão só que mais pequenas... eu bem me parecia que ouvia de vez em quando uns estalidos... mas pensei que fosse um pistol pois nenhum peixe me desapareceia... :? agora sei que os estalidos eram do bicho :cry: Ele fez um buraco na tridacna e enfiou a concha no seu buraco!!! :cry::cry: estou demasiado chocado para falar mais :oops::cry:

Fiquem bem

André Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Acabaste por não referir se se trata de um molusco (caracol) ou camarão...

 

Caso seja um camarão, acho mais provável a tridacna ter alguma zona da casca rachada, e o bicho ter aproveitado para lhe devorar o interior exposto por esta fenda.

 

Caso seja um caracol, será algo assim:

 

some_whelks2.jpg

 

Estes caracóis (Cymatium muricinum) têem a capacidade de furar a carapaça da tridanca e "sugar" o interior, especialmente se fôr uma tridacna jovem ou com a concha menos desenvolvida.

 

Tenta apanhar...e retira o mais depressa possível.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

É um camarão de 2 cm verde e que pelos vistos pode com tridacnas :shock: ... montei neste momento uma armadilha com o que resta da tridacna numa fish trap para ver se o tipo lá vai... se for, adeus bicho...talvez até venda aqui no fórum :roll: bem, vou-vos acompanhando desta tragédia

Abraços

André Moreira

PS:Quando passei com a tenaz perto da rocha dele, ele mandou um estalido na tenaz que me espanta como ela não partiu... e não me venham dizer que é um mantis porque o aspecto é diferente e não me desapareceu nenhum peixe... :wink::(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Pela descrição é mesmo um pistol (pistol e mantis são bem diferentes...).

 

De qualquer das formas, apenas o mantis poderá ter capacidade para rachar a concha da tridacna...e terá de ser um mantis bem grande.

 

Aposto que a tridacna estava ferida e o camarão, como bom "aproveitador" que é, comeu o interior da bicha.

 

Pistol (Alpheus sp.):

pistol_shrimp.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diesel Car

Não me parece ser um pistol, era verde mesmo não tinha reflexos de outra cor, PARECIA um camarão mas também podia ser um caranguejo mas pela forma parece um escaravelho ou uma coisa assim :( tinha assim umas antenas pequeninas e não tinha tenazes (acho eu, mas dessa forma não eram) e não tinha uma forma comprida e delgada parecia uma espécie de cruzamento, era mesmo esquisito :(:( e não lhe vi o corpo todo... mas de qualquer forma não de parece com o da foto. Quanto ao mantis também não me parece por variadas razões:

:) aspecto

:D não me desapareceu nenhum peixe e da última vez que introduzi RV foi há 8-7 meses!!

:) pelo que li os mantis raramente aparecem e atacam à noite

Uma coisa é certa: nunca vi semelhante em nenhum lado!! Eu por vezes também ouço uns estalidos sonoros no aquário como o vidro estivesse a estalar... só os ouço de dia e não são regulares.

Fiquem bem

André Moreira

PS: a "armadilha" improvisada pelo meu pai com a rede fishtrap não resultou e para dizer a verdade também não esperava que isso acontecesse :) só depois me lembrei que podíamos usar um copo alto e estreito como vi num tópico do fórum... mas acho que talvez ele conseguisse sair... ou não???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não, não é minha.

 

O Diogo Lopes encontrou um igualzinho no aquário dele, mas a foto tirei da net.

Devido á posição "empinada" do camarão, a foto foi concerteza tirada com ele dentro de água (caso contrário estaria deitado na mão do homem, a debater-se).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Aqui está uma foto do principal suspeito fora de água (para aumentar podem gravar a img nos vosso PC's (temporariamente :lol: ) e ampliar, que a foto que não distorce, eu já exprimentei):

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5916_38.jpg

 

Acho que é um pistol, o que vos parece?? :oops: o meu pai matou-o contra a minha vontade mas pude tirar uma ou duas fotos. Apanhamos o malandro no acropora grande. Tiramos o coral fora de água e com um palito comprido tirámos o maroto de lá. Os estalidos que emite não parecem ser de um pistol, mas estala. Agora o mistério: como é que este inútil ser pode comer uma tridacna maxima azul com 6 cm??? Não sei. alguem o consegue identificar???

Abraços

Fiquem bem

André Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Alguém o identificou???? Agora que vejo bem, as pinças parecem diferentes das do pistol! :lol: bem de qualquer maneira, os estalidos sumiram-se! :lol: depois da morte do bicho, o que quer dizer que de certeza quase absoluta que foi ele!!

Fiquem bem

André Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais