Recommended Posts

Escumador e filtro seco húmido são a mesma coisa?

 

Qual o melhor tipo de filtragem para um aquario salgado entre 150 e 200L?

 

Quais as matérias filtrantes mais adequadas a um sistema de 3 grandes tanques interligados e com um sistema de filtragem complexo de várias sumps interligadas? Destina-se a manter caranguejos da costa portuguesa..

 

Que formas existem para aumentar o pH da água e futuramente mantê-lo?

 

Se conhecerem algum endereço que me possa ajudar em tudo isto agradecia :shock:

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Pelas perguntas que fazes, parece-me que ainda não leste nada acerca do assunto. Aconselho-te a pesquisar pelo fórum, de modo a não fazeres grandes asneiras no inicio do aquário...ou seja lá o que fôr que vais montar.

 

Escumador e filtro seco húmido são a mesma coisa?

 

Nem parecidos são, sequer. :cry:

Escumador é um aparelho que, através da utilização de bolhas de ar muito pequenas, tem a capacidade de eliminar matérias orgânicas em suspensão na água. Toda a porcaria retirada pelo escumador fica retida num copo, e não volta a entrar em contacto com o aquário e respectiva água.

Um filtro seco-húmido, pelo contrário, é um sistema de filtragem na qual são utilizadas bactérias (aeróbias), "armazenadas" em matérias filtrantes muito porosas, sendo que estas estão em constantemente em contacto com a água e, por breves períodos, com ar atmosférico. É nestas matérias filtrantes que se dá a filtragem biológica do aquário.

Num escumador as "porcarias" são totalmente retiradas do aquário, enquanto que num seco-húmido são tranformadas pelas bactérias em compostos menos tóxicos.

 

Qual o melhor tipo de filtragem para um aquario salgado entre 150 e 200L?

 

Para um aquário tipo recife, a melhor filtragem é aquela conseguida com a conjugação de uma boa quantidade de rocha viva e um bom escumador. Em alguns casos, poderá ser "construída" uma camada muito grande de areia (cerca de 10-12cm - Deep sand bed), onde se fará a desnitrificação. Não deve ser utilizado mais nenhum tipo de filtragem...

 

Num aquário como o que pretendes (caranguejos da costa), podes utilizar um filtro externo muito potente junto com um bom escumador. Se não utilizares uma iluminação muito forte, em principio não terás surtos muito grandes de algas (a filtragem biológica tem a desvantagem de criar muitos nitratos).

 

Quais as matérias filtrantes mais adequadas a um sistema de 3 grandes tanques interligados e com um sistema de filtragem complexo de várias sumps interligadas? Destina-se a manter caranguejos da costa portuguesa..

 

Informa-te junto de empresas que tratem de marisqueiras. Há algumas no nosso país que trabalham com restaurantes, etc.

 

Que formas existem para aumentar o pH da água e futuramente mantê-lo?

 

Qual água? :shock:

O pH da água (salgada) mantem-se constante naturalmente (8,2-8,4) sem necessidade de adicionar nenhum buffer. Caso tenhas problemas em mante-lo constante, deves descubrir o porque de isso acontecer, ao invés de adicionares produtos.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a verdade é que eu estou mais virado para a água doce, mas numa das cadeiras da faculdade temos acesso a uma sala de aquários que está um pouco ao abandono, e que é suposto sermos responsáveis por ela.

 

Claro que como gosto de aquariofilia fiquei enpolgadissimo com tudo aquilo.. tem pa lá montes de material de aquariofilia e montes de tanques, com milhares de litros com as mais variadas funções.

 

Hoje já tive para lá a limpar alguns dos filtros externos que lá utilizam (na secção do tal aquário de 150-200L e onde existem ainda mais 2 aquários mais pequenos).

 

A parte das sumps interligadas é um sistema à parte, onde já se mantiveram caranguejos da costa, mas morreram, calculo que por má qualidade da água, daí a minha preocupação.

 

A água é produzida através de sal sintéctico e deve ser a partir de água destilada, pois o seu pH está nos 7-7,5 --) manifestamente baixo, daí também a minha pergunta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Quanto ao recuperares a sala, terás de te informar junto dos teus professores qual a melhor forma de aproveitá-la. Concerteza vai ser muito dificil recuperar uma sala assim, sem que tenhas um plano de estudo e experimental para a utilização da mesma...

As verbas da direcção irão chegar apenas se tiveres uma finalidade para a recuperação da sala.

 

A água é produzida através de sal sintéctico e deve ser a partir de água destilada, pois o seu pH está nos 7-7,5 --) manifestamente baixo, daí também a minha pergunta.

 

Caso seja utilizado sal sintético para aquários, este tem a capacidade de alterar o pH da água doce (seja destilada ou da torneira) para um valor próximo do valor adequado - 8,2-8,4.

Se o pH da água feita aí se encontra nos 7-7,5...então estão a utilizar sal de baixa qualidade ou sal não próprio para aquários (será sal de cozinha? :shock: ).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

podes sempre colocar umas santolas e lavagantes e depois convidas o pessoal para uma mariscada :):lol: agora a serio, porque não falas com alguns logistas do nosso pais especialmente da zona norte, pode ser que te ajudem a desenvolver este projecto (ofertas de material) em troca e alguma publicidade :wink:

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais