Hidrogenossulfato de Sódio como pH menos


Recommended Posts

Olá.

Gostaria de saber qual a viabilidade da utilização do Hidrogenossulfato de Sódio (acho que também lhe chamam bissulfato de sódio) como "pH menos" em aquariofilia.

Sendo a sua fórmula química NaHSO4, penso que adicionado a água (H2O), dará origem a uma concentração de ácido sulfúrico (H2SO4) e a algum composto de sódio (ou ao ião sódio Na+).

Agradecia uma opinião aos "químicos de serviço" :arrow: , ou a alguém que tenha alguma experiência prática na utilização deste produto.

Cumprimentos

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Gostaria de saber qual a viabilidade da utilização do Hidrogenossulfato de Sódio (acho que também lhe chamam bissulfato de sódio) como "pH menos" em aquariofilia.

Ai ai... então não sabes qual é o nome de um "pH menos"? :cry:

É um ácido. Mas se não tinhas a certeza, fizeste bem em não dizer nada. Isto tudo para quê? Uma substância tanto pode ser um ácido como uma base, consoante o pH da solução para onde ela se deita.

 

Mas então vamos lá analisar o que disseste:

 

Sendo a sua fórmula química NaHSO4, penso que adicionado a água (H2O), dará origem a uma concentração de ácido sulfúrico (H2SO4) e a algum composto de sódio (ou ao ião sódio Na+).

Antes de mais nada, vamos retornar novamente à questão se é ácido ou é base...

Por definição, uma base é uma molécula/átomo que capta protões (nickname do ião H+). E por analogia, entende-se que um ácido é uma molécula/átomo que liberte protões.

 

Então, em solução aquosa, esse sal/pó que é o NaHSO4, vai-se dissociar e originar dois iões, primeiramente. Toca de escrever a equação respectiva:

 

NaHSO4(s) -> Na(+) + HSO4(-) (ião Hidrogenossulfato)

 

E tal como já estive a martelar-vos na cabeça, consoante o pH inicial da água (antes de deitarmos o NaHSO4) for mais alto ou mais baixo, o ião Hidrogenossulfato vai funcionar como ácido ou como base. Vamos então ver os dois casos:

 

Caso 1: O pH inicial é muito ácido, ou seja, há muitos iões H+/H3O+ em solução:

 

HSO4- + H3O+ -> H2SO4 + H2O

 

Forma-se ácido Sulfúrico e água. E se o HSO4(-) captou um H+, quer dizer que funcionou como uma base, logo o pH sobe... É previsível, pois se o pH inicial era muito ácido, faz sentido que ao deitarmos para lá qualquer coisa, o pH suba.

 

Caso 2: O pH inicial não é muito ácido:

 

HSO4- -> SO4(2-) + H+

 

Forma-se o ião Sulfato (SO4(2-)) e um protão. E neste caso, contrário ao anterior, por ter libertado um protão, o ião HSO4- funciona como um ácido, e obviamente, o pH diminui.

 

Ok... já vimos que o ião HSO4- (proviniente da dissolução do NaHSO4) pode tanto ser um ácido como uma base. E será uma coisa ou outra, consoante maior ou menor for o pH inicial da água para onde a gente o "atira"...

Mas agora a pergunta importante... Qual é o valor de pH para o qual, acima dele, o NaHSO4 é um ácido, e abaixo é uma base?

 

Esse valor é igual ao pKa do ião HSO4-; e igual ao pKa2 do ácido Sulfúrico. E esse valor é igual a 2.

Quer dizer então, que para um pH>2, o NaHSO4 vai funcionar como um ácido.

É de esperar, pois o ião sulfato é muito estável em solução aquosa, e é dos iões que tem maior concentração nas águas naturais, chamando-se até um Macro-ião, visto existir em tão grande concentração (não confundir com Macros NPK).

 

Ok... depois desta conversa da treta toda, a parte que te interessa. Esse produto pode ser usado para baixar o pH da água de um aquário. Porque os iões que origina são (nas quantidades utilizadas) inofensivos para os peixes e flora. Quando o pH baixa, o que se forma é o ião Sulfato, que há ao pontapé nas águas, mesmo na Natureza.

Agora tens é de tomar cuidado. Quando dissolves esse sal em água deves ter muito cuidado, pois forma soluções ácidas (pH=2) que são corrosivas. Sem contar que o próprio sal é uma bocado perigoso.

Podes ver aqui os riscos e segurança que deves ter ao manusear esse produto:

 

MSDS Sheet for NaHSO4.H2O

 

Se não estiveres habituado a mexer com coisas dessas, aconselho-te vivamente a não te meteres nisso. Mais vale comprares um produto numa loja, ou usares turfa... consoante o que tu queres atingir, e o tipo de água que tens.

Se achas que te sentes à vontade, acho que podes começar por fazer uma solução 0.1 M desse sal e depois, tal como nos "pH -", vais deitando gota a gota e esperas um minuto mais ou menos e medes o pH. Quando atingires o pH desejado já está.

Tens é de ter em conta, que se quiseres baixar muito o pH, não o vais estar a tamponizar!! Primeiramente, vais reduzir o KH (tampão das águas naturais) e a partir daí o pH vai baixar. Ou seja, se vais perder poder tampão pelo baixar do pH, o pH não vai ser estável. Mas como em tudo, depende da diferença de pH que queres atingir. Quanto maior essa diferença, mais instável vai ficar o pH.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Espero não te ter deixado a dormir :shock:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais, agradeço ao Luis Fortunato mais esta lição de química, e digo-lhe que da minha parte (e concerteza da maior parte dos utilizadores do Fórum) não a considero nada maçadora.

 

Ai ai... então não sabes qual é o nome de um "pH menos"?  

 

Eu sei que um "ph menos" em aquariofilia é por definição um ácido que se utiliza para reduzir o valor do pH de águas que normalmente têm este parâmetro entre 6 e 8.

 

Apenas utilizei este título no tópico para que os leitores, principalmente aqueles menos experientes, associassem o tópico com algo que possivelmente já viram diversas vezes em produtos expostos nas lojas de aquariofilia.

 

Conforme foi bem identificado, a minha dúvida era se a utlização deste produto em águas "normais" geraria algum produto que podesse por em risco a saúde dos peixes e das plantas.

 

Já agora, explico a origem deste tópico: este produto (Hidrogenossulfato de sódio) é bastante utilizado como redutor de pH em águas de piscinas, sendo vendido pelas lojas deste "mercado" a cerca de 7€/kilo, o que dá para ajustar o pH de milhares de litros de água. Nas lojas do nosso "mercado" (aquariofilia) os produtos para o mesmo efeito são vendidos com relações custo/efeito 1000 vezes superior :P.

 

De qualquer maneira, gostava de salientar os avisos sobre a perigosidade deste produto, realçando que o seu manusemanto deve ser efectuado sob estritas medidas de segurança, caso contrário potencia-se a ocorrência de acidentes que podem ter consequências muito graves.

 

Cumprimentos,

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.