Abelhinhas - Brachygobius nunus


Governa

Recommended Posts

Acho um peixe interessantíssimo não só pelo aspecto fora do comum, como pelo seu tamanho reduzido. Infelizmente nunca os vi ao vivo...

 

É um peixe de água salobra como os Guppies? Isto é, o nível de sal na água é ligeiro como se utiliza por vezes em tanques de Guppies ou é superior?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena curiosidade.

Existem 5 espécies de abelhinhas em estado selvagem, mas só 3 são comercializadas com alguma frequência:

 

Brachygobius nunus(ou nanus), o mais comum

Brachygobius_nanus.jpg

 

Brachygobius xanthozona, por vezes confundido com o "nunus", apesar de não ter a cabeça totalmente negra

Brachygobius_xanthozona.jpg

 

Brachygobius doriae, dificil de encontrar

Brachygobius_doriae.jpg

 

Brachygobius kabillensis, raro

2281.jpg

 

Brachygobius xanthomelas, raro

xanthomelas_01.jpg

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Finalmente!

Ao fim de 3 meses de buscas lá descubri (e comprei) umas abelhinhas.

Infelizmente, a primeira remessa, que encomendei no Porto, morreu toda no aquário da pessoa á qual pedi para guardar. Felizmente cerca de 2 semanas depois lá encontrei á venda em lisboa, um núcleo de abelhinhas. Comprei todas as que havia (9), tanto pela qualidade como pelo preço convidativo.

Agora vamos ver no que dá...

Vou colocá-las num aquário aparte, de água salobra, so com alguns guppys (ou talvez água doce, com 1 casal d Aphyosemion). Sem areão e com muitos esconderijos.

Parece que tenho 7 fêmeas e 2 machos, segundo este site: http://articles.gpasi.org/brachygobius_xanthozona.html

(macho laranja, riscas pretas - femea amarela, riscas pretas)

A todos os que comprarem abelhinhas atenção á alimentação: não gostam muito de flocos...só com o tempo se habituam.

Não sei se alguém do fórum já manteve/reproduziu abelhinhas, quem já o tenha feito que coloque aki a sua experiência pa ver se aprendo "como se faz". :)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
elas gostam de andar em cardume, por isso é que algumas morrem....

Nada mais errado...

As abelhinhas não são peixes de cardume, nem pouco mais ou menos. São até MUITO territoriais e agressivas. O ideal é, sim, mantê-las em cardume para que não se matem umas ás outras (mais inimigos = menos implicancia com um só). Além disso, como se faz com alguns ciclideos, é dificil destinguir os sexos em peixes jovens, portanto compra-se um cardume e espera-se que se formem "casais". Das 9 que comprei, a maior morreu exactamente por atacar as outras...e levar nas orelhas...

Elas morrem não por não serem colocadas em cardume, mas sim por falta de alimentação própria...as minhas só comem comida viva ou que se mexa.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

as minhas comem muito bem artemia e granulado para discos da sera.

já tenho a uns 3 meses e todas sobreviveram. tenho 10 e vou comprar mais umas 6 ou 7

ANIMALWORLD

Rua Goa nº30A

Sta Iria Azoia

(junto a saida da A1)

 

www.lojanimalworld.com

 

Sérgio Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho as minhas 9 em água doce, com adição de muito pouco sal (na última muda de água não adicionei sal). E estão óptimas! :roll:

Parece-me que o único obstáculo a mantê-las é mesmo em relação á alimentação e compatibilidade com outros peixes.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aos interessados por abelhinhas' date=' passando a publicidade, a xxxxxxxx

Por favor evitem este tipo de mensagens em áreas que não a dos Anúncios!

 

Nas regras do fórum é claro que é expressamente proibida a referência a lojas excepto no local adequado!

 

Obrigado!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Oi ppl !!!

tenho duas abelhinhas......penso que sao de especies diferentes (penso que uma é um Brachygobius nunus(ou nanus) e a outra um Brachygobius xanthozona ) .... gostava que me podessem responder a algumas perguntas.

a que familia pertence este animal ?

qual o PH apropriado ?

e se comem flocos normais ??

obrigado

fiquem bem [[]] :lol:

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi como ja disse....possuo duas abelhinhas.....

estaum num akua de 45L .... juntamente com 3 guppys 5 neons e 1 Beta...

apenas agora (depois de ler este topico ) vim a saber que sao de agua salobra.

que devo fazer ???? :lol::lol:

sera que se sentem bem no meu akuario ???

eu apenas meto uma colher de cafe com sal normal de 20 em 20 dias (quando efectuo as mudas de agua) nao quero por sal a mais para nao projodicar os outros peixes....mas tambem nao quero que elas (as abelhinhas) se sintam mal ... :(

k faço ??? alguem me pode ajudar ????

obrigado [[]]

fiquem bem !!!

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao quero por sal a mais para nao projodicar os outros peixes....mas tambem nao quero que elas (as abelhinhas) se sintam mal ...

 

Podem estar mais vulneráveis mas duvido que se sintam mal. Se já os mantém fora do ambiente de água salobra há alguns meses, penso que não tem que se preocupar. Bastará manter a qualidade da água dentro da normalidade (temperatura, pH, nitratos). É a minha opinião baseada nos guppies...

 

:wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesel car escreveu:

 

Além disso, como se faz com alguns ciclideos, é dificil destinguir os sexos em peixes jovens, portanto compra-se um cardume e espera-se que se formem "casais".

 

Mas vais ficar com casais de irmãos, ou não?

Se as compraste na mesma loja, na mesma altura e com mesmo tamanho, se calhar são da mesma ninhada! :wink:

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há problemas genéticos que podem fazer com que genes recessivos se venham a revelar, ou seja, que podem fazer com que as crias dos casais de irmãos apresentem problemas físicos, deficiências, doenças... por aí :roll:

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

São peixes muito lentos , que como que pousam nas plantas e nas rochas , a cerca de meio ano adquiri quatro de onde infelizmente só sobra uma . A verdade é que um daqueles peixes de de pouco ou nada sei .Alguem sabe de uma ficha técnica destes ?São territoriais mas de uma forma pacifica desde que o seu poleiro não esteja ocupado . ja as vi apenas a serem implicativas , agressivas nem por isso...

Aqui vai uma historia engraçada , este peixe não tem medo nenhum da minha mão no aquario , tanto que ontem ,ao fazer uma mudança de disposição de uma pedra basaltica redonda, a menina resolveu pousar na minha mão , que ja por si é invulgar e de seguida pousa em cima da pedra como que a dizer este é o meu poleiro e daqui não me tiras , achei curioso no minimo . Sem duvida um peixe de qual devo adquirir mais um ou outro , tenho um comunitario de 120 litros com bastantes poleiros... a verdade é que se são de agua salobra resistem muito bem á agua normal , não a vejo extresada alias pelo contrario , a sua coloração é excelente apenas não a vejo a alimentar mas ja aqui esta a tantos meses...

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para os interessados descobri isto , não sei se o estou a por no sub-forum apropriado mas sou novos nestas andanças do forum...

 

Several different species from the genus Brachygobius are commonly referred to as Bumbleebe Gobies, and in this article I will focus on the species known as Brachygobius nunus. Bumblebee gobies are called bumblebees due to their round appearance, their big heads and the fact that they display four brown to black vertical stripes over a yellow to golden background. They are also known to “buzz” from one surface to another inside the aquarium. Being true gobies, the ventral fins of these fishes have fused into a suction cup that they use to attach themselves to virtually any surface, including aquarium glass.

 

Bumblebee gobies hail from Asia where they inhabit saltwater swamps and stream estuaries in in India, Thailand, Indonesia, Borneo and Malaysia. Most of them can survive in freshwater, but brackish conditions are definitely recommended. They normally stay below 1 ½ inch (4 cm) in length and the name of their genus – Brachygobius – actually means “short goby” in Greek. Brachygobius nunus can be identified by looking at its anal fin – there should be one spine and seven rays.

Housing

 

If you plan on breeding Brachygobius nunus, it can be a good idea to house your fish in a small aquarium. Nobody really knows why, but many aquarists have been more successful breeding Bumblebee Gobies in small aquariums than in big ones. Placing a dozen juveniles in a 10 gallon aquarium is a good way of obtaining matching pairs. The aquarium should be well decorated and include suitable “caves”, e.g. snail shells and barnacle shells.

Water

 

As mentioned above, Brachygobius nunus might survive in fresh water but it is far from ideal for it. Adding at least two teaspoons of sea salt mix per gallon of water is much better. Increasing the salinity from 2 tsp/gallon up to 1 tbsp/gallon seems to induce breeding. Large and frequent water changes are also recommended if you want to coax your fish into breeding.

Feeding

 

A hungry Brachygobius nunus might eat flake food, but keeping it on a diet of solely prepared foods is not recommended. Live or frozen brine shrimp, daphnia and whiteworms are all suitable choices. The diet should be varied, and if you want your Bumblebee gobies to breed you should not rely on frozen stuff – spoil them with live food as much as possible.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para os interessados descobri isto , não sei se o estou a por no sub-forum apropriado mas sou novos nestas andanças do forum...

 

Golden banded goby ( common name )

 

let's test your knowledge!

Brachygobius nunus ( fish name )

slovensky , français

Share pictures of your fish! Upload them now!

 

* Maximum size (min-max): 3 - 4 cm ( 1.18 - 1.57 in )

* pH of water: 7.5 - 8.5

* Water hardness (dGH): 10 - 24 °N

* Recommended temperature: 24 - 30 °C ( 75.2 - 86 °F )

* Temperament to its family: peaceful (read this answer)

* Temperament to other fish species: peaceful (read this answer)

* Place in the aquarium: Bottom levels

* The way of breeding: Spawning

* Fish origin: South Asia

 

Short description

Food and feeding

These fish should not be kept on a sole diet of flakes. Live or frozen brine shrimp, Daphnia, and white worms will provide them with a much more beneficial diet.

 

Origin

Asia; they inhabit the saltwater swamps and stream estuaries of India, Thailand, Indonesia, Borneo, and Malaysia.

 

Sexing

Sexing can be difficult until the fish start spawning. The male will then lose his dark bands and take on a yellow body color.

 

Breeding

These fish breed better in a smaller aquarium with a salt mix of 2tsp/gallon. Provide caves or plant pots for the spawning to take place. The male will coax the female into the spawning site and she will deposit her eggs to the roof and sides. The male will guard the nest until the eggs hatch. Once the fry are free swimming, they can be fed on vinegar eels initially, as they grow, they will accept newly hatched brine shrimp.

 

Lifespan

The expected life span for this fish is 5-8 years.

 

Short description

The ventral fins of these fish have fused together to form a cup. This acts as a suction cup so that they can attach themselves to any surface. These fish need to be kept in brackish conditions.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

O meu filho viu os abelhinas e gostou muito deles, mas não sei se posso adquirir alguns pelo facto de ter escalares no aqua será que são compativeis ou irão ser um petisco para os escalares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

O meu filho viu os abelhinas e gostou muito deles, mas não sei se posso adquirir alguns pelo facto de ter escalares no aqua será que são compativeis ou irão ser um petisco para os escalares.

provavelmente , os escalares são uns caçadores natos , mas as abelhinhas só cabem na boca dos maiores , o problema é que embora sobrevivam em agua normal são peixes de agua salobra .... eu tenho uma no aquario mas só porque a comprei á toa .

Mas devo dizer que é dos peixes que mais tempo passo a olhar .. transmite calma ... e so se pode ter um ou dois pois são territoriais para a mesma especie e em aquarios de 60l para cima ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais