m'bunas no campo grande


gonçalo_duarte

Recommended Posts

Ontem eu estava no campo grande para a recolha habitual de chancitos...heheh., quando me deparo com duas alegres m'bunas pretas que nadavem no meio dos mesmos.

Como nao tenho fotos dos peixes vo tentar ser o mais descritivo possivel.

Eram claramente m'bunas, com a morfologia externa de todos os pseudotropheus/metriaclimas, pretos, com as barbatanas dorsal, anal, e caudal orladas de amarelo. Na barbatana anal apresentavam os ocelos tipicos dos ciclideos do malawi.

Agradecia que alguem me dissesse se conseguir imaginar o peixe..de que especie se trata.

Os peixes nao se encontravam no lago principal e sim no outro lago, mais pequeno.

Eu agora ja acredito em tudo! depois de ter visto um peixe-gato do genero clarias no mesmo lago com uns apreciaveis 40cm!!!

cumps

fishman

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até papo isso, consigo imaginar um "anormal" a abondaonar peixes por aí por um motivo cretino qualquer. Tenho dificuldade em imaginar os peixes a sobreviver no inverno quando a água arrefecer.... mas sabe-se lá... a natureza por vezes encontra os seus caminhos.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que vergonha...

Qualquer dia já aparece na televisão:

"Vá de férias mas não abandone os seus peixes"

:)

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

E fotos, não se arranjam? :)

 

Tens de lá passar outra vez, desta com uma máquina em punho.

 

Não seriam as fêmeas chancito na época de reprodução? Ficam completamente pretas, apenas com o rebordo das barbatanas mais claro.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) o que é "chancitos" ?!? n me importo de dar parte fraca.. :D

 

Caso se verifique tratar-se de Mbumas com certeza foram introduzidos depois do ultimo "inverno". Duvido que sobrevivessem ao Inverno do Campo Grande ou de qualquer "lago" em Portugal. Só de imaginar o frio do Inverno... hmm não sei não..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Chancitos (ou chanchitos, facetum, Acará-camaleão - Cichlasoma facetum) são ciclideos oriundos do sul do brasil (também uruguai, argentina...), introduzidos em Portugal no principio do século passado para acabar com os mosquitos. Existem desde então em estado selvagem em algumas lagoas perto do rio Guadiana e em "cativeiro" em alguns lagos no Barreiro, Amadora e Campo grande (neste último são já centenas).

É um ciclideo muito bonito, sendo um caso único na europa a existência de ciclideos documentados em estado selvagem, pensando-se até que existe já uma nova população desta espécie (com olhos vermelhos e outras caracteristicas) no nosso país, com caracteristicas diferentes dos individuos selvagens da américa do sul.

 

Cichlasoma_facetum_copyJLBlanco.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- não confundir com outros "chanchitos" - Percas-sol -> Lepomis gibbosus - que nem sequer são ciclideos.

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ia explicar mas o Diesel_Car antecipou-se....

 

Tou a brincar, não fazia a minima ideia do que era, mas fico parvo com o conhecimento deste pessoal.

 

Parabéns!

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã encontramo-nos todos no campo Grande, com baldes e garrafões, e claro com o belo do camaroeiro.

 

Trás um amigo também.... bigsmile:);):lol:

 

Ou muito me engana ou essa população não irá passar deste fds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOLOLOLOLOLOL!!!!

 

tou mesmo a ver o pessoal depois do almoço, no sabado, calçãozinho, t-shirt com as mangas areegaçadas, à bulha porque viu aquele chancito primeiro, camaroeiro e a bela da lourinha! bigsmile:);):lol::?:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

 

como é malta? combina-se as 15h?

 

HEHEHEH

footer28wh.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Por favor instrui-nos sobre o achigãs[/url]

 

Factos concretos não sei bem, mas julgo que a sua introdução foi um pouco identica.

 

Foram introduzidos, vindos da america do norte por capturarem insectos e tambem por ser peixes muito apreciados por pescadores e agora colonizaram grande parte dos rios e lagoas e carnivoros como são, dão cabo da fauna restante, carpas, barbos, etc.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Achiças comem insectos só quando sao alevins (durante cerca de 2 a 3 meses)

 

Carpas?????? pelo contrario. As carpas é que destroem os ninhos dos achigas. Uma carpa adulta pode ser 4 vezes maior que um achiga adulto.

 

Os achigãs sao carnivoros, principalmente alimentam-se de lagostins, coisa que não falta nas nossas albufeiras.

 

Estás um pouco enganado a esse respeito.

quem deu cabo das populações de barbos, bogas etc. foram as imensas barragens construidas ao logos de todos os nossos rios. Esses peixes estavam habituados a aguas com correntes, desde que criaram barreiras para armazenar agua e fabricar energia, mudaram-lhes todas as condiçoes do seu meio natural. Como acontece também com especies que antes subiam os rios para desovar e desde esse momento desapareceram completamente, o caso do savel.

Agora se temos grandes albufeiras em Portugal, porque não tirar algum partido delas.Concordo muito com a introdução do achiga em Portugal, veio desenvolver muitas regioes esquecidas no mapa, como o caso do nosso Alentejo.

Não faltam barbos e bogas no norte de Portugal, onde ainda temos muitos rios e afluentes em estado selvagem.

 

Temos que nos preocupar em preservar o que temos, mesmo que se tenham cometido erros na intrudução de algumas especies, não vamos sair a rua e assassinar tudo que aparece.

 

Abraços

 

Jorge Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não seriam as fêmeas chancito na época de reprodução? Ficam completamente pretas, apenas com o rebordo das barbatanas mais claro.  

 

hmmm....

 

mais ou menos (foto tirada num rio do Alentejo):

 

Pic_4609_28.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando me deparo com duas alegres m'bunas pretas que nadavem no meio dos mesmos.

 

(...)

 

Eu agora ja acredito em tudo! depois de ter visto um peixe-gato do genero clarias no mesmo lago com uns apreciaveis 40cm!!!

cumps

 

Bolas, agora é que este pessoal vai todo à pesca para o campo grande!

 

Pela descrição eu apostaria em Tilapias Moçambicanas. Eram grandes, não?

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, sobre os mbunas sobreviverem ou não ao inverno:

 

Eu estou convencido que algumas espécies sobreviveriam, tanto mais que tenho mantido mbunas o inverno todo, dentro de casa, sem aquecimento.

 

O próprio Ad Konnings sugeriu-me que os alguns ciclideos do Malawi poderiam aguentar o inverno no exterior, em lagos de jardim, desde que a temperatura não descesse abaixo dos 12 graus e normalmente andasse em 15 ou superior. De modo que, este inverno, vou deixar alguns mbuna no lago para ver se resistem.

 

Quanto às tilapias... a maior parte delas sobrevive a tudo, incluindo ao frio. Daí que... NUNCA LIBERTEM TILAPIAS NA NATUREZA. Iriam acabar de destruir a pouca fauna nativa que ainda nos resta.

 

A tilapia moçambicana não é das mais tolerantes ao frio mas mesmo assim passa o inverno dentro de casa sem dificuldade. Acredito que poderia muito bem viver no exterior.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tambem me parece mais provavel a hipotese de serem Tilapias mossambicanas, ....negras com o topo da barbatanaa dorsal a vermelho, a amarelo nunca vi. Quanto á questão da temperatura não tenham a minima duvida que sobrevivem, quando estive na Cidade do Cabo/Capetown, na Africa do sul, para quem não sabe, a zona é caracterizada por ter clima mediterrânico, havia T. mossambica, em todos os parques e jardins, machos enormes, a defenderem ninhos com quase 1 metro de diametro.

 

Quanto aos mbunas , não se safam, a temperatura desce abaixo dos 12ºC, no Inverno, e mesmo a 15ª C, não sei se se aguentam.

Miguel, se tentares, resguarda o lago do vento, pois tem tendencia a baixar a temperatura, e na parte mais funda desliga qualquer bomba de circulação que possas ter, para que se criem gradientes de temperatura comforme a profundidade.

 

Clarias de 40 cm ????????????, isso nunca la vi, mas acredito perfeitamente, tenho de ter cuidado quando la for ainda sou engolido por alguma arowana ou arapaima :shock::oops::lol::lol::lol:

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos mbunas , não se safam, a temperatura desce abaixo dos 12ºC, no Inverno, e mesmo a 15ª C, não sei se se aguentam.

 

Pois, eu também não sei mas tenho que experimentar, estou curioso.

 

Curiosity killed the cat, mas neste caso será o peixe...

 

O lago tem, na zona mais funda, cerca um metro e dez de profundidade, são uns 5.5 graus de buffer (1 grau por cada 20 cm de profundidade). Portanto quando cá fora estiver a 7º C está lá bem em baixo a 12.5...

 

Mas quando cá fora estiver a 3... acabaram-se os peixinhos.

 

És bem capaz de ter razão, provavelmente não aguentam. Precisava de um lago com pelo menos 2 metros de profundidade.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Há bastantes anos um membro da defunta APA menteve no inverno Tilapias de Moçambique cá fora, em Campolide.

Um criador de Almada em alguns invernos tem espadas que aguentam o inverno, sobretudo se a agua não baixar dos 10ºC. Neste inverno foi tudo à vida.

Não conheço esse lago pequeno no Campo Grande. É a zona de agua, circular que fica debaixo da ponte onde perto estão os barcos?

Creio ser impossivel que os tais mbunas aguentem o frio.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não conheço esse lago pequeno no Campo Grande. É a zona de agua, circular que fica debaixo da ponte onde perto estão os barcos?

 

Penso que o lago a que se referem, seja um mais pequeno ainda dentro do jardim do campo grande. É bastante escondido, pequeno e a água é muito transparente. Relativamente ao lago principal (o tal dos barcos), este encontra-se mais para perto de Entrecampos. Tem bastantes chancitos e outros peixes mais pequenos. Não deve ser visitado por crianças...:arrow:

 

portugal-li23.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O máximo que vi no lago grande do campo grande foi uma ratazana enorme a nadar atrás dos patinhos novos...  

 

sim esta cheio delas, até as vi subir ás palmeiras :wink:

 

 

 

O lago tem, na zona mais funda, cerca um metro e dez de profundidade, são uns 5.5 graus de buffer (1 grau por cada 20 cm de profundidade). Portanto quando cá fora estiver a 7º C está lá bem em baixo a 12.5...

 

Não estou a perceber muito essas contas, não queres antes dizer, descer 1º C, por cada 10 metros :roll: , da maneira que dizes havia lagos e barragens em portugal, que com temperaturas de superficie de 5ºC, a 20 metros de profundidade a temperatura era de 30º C :(

 

Hoje quando tivemos a falar fui para casa pensar nisso, e como ja tinha feito umas pesquisas sobre o assunto, lembro-me de na altura ter percebido, que no Inverno a temperatura, por maior que fosse a profundidade, não era superior em mais de 4ºC do que a da superficie.

Agora ja perdi o link, mas era de uma estação meteriologica nos US, com valores de temperatura medidos, em várias profundidades ao longo do ano nos US.

Sei que na Inglaterra aconselham fazer lagos para Koi com profundidade no minimo de 1,5 mt, para que quando a superficie do lago gele :shock: , no fundo estejam pelo menos 3 /4ºC, e todas as bombas deveriam ser desligadas.

 

Ponho aqui algumas temperaturas minimas mortais de alguns ciclidios:

 

Cichla ocellaris - 15º C

Oscar - 12,5ºC

Nandopsis managuense - 12º C

Oreochromis aurea - 8ºC

Tilapia mariae - 10ºC

 

Há bastantes anos um membro da defunta APA menteve no inverno Tilapias de Moçambique cá fora, em Campolide

 

Acredito que é perfeitamente possivel, tal como tinha dito na cidade do cabo eram comuns, e as temperaturas do ar, no Inverno chegam aos 7ºC frequentemente, e em certos anos chega mesmo a nevar

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais