Como desinfectar as plantas novas a introduzir em aqua?


Snan

Recommended Posts

Olá comunidade :wink:

 

Este fim de semana vou renovar o aqua.

Vou replantar todo o aqua e vou introduzir novas plantas.

 

Mas gostaria de assegurar a deseinfecção das plantas.

 

Qual é produto que usam?

 

Saudações amigas.

 

SNAN[/img]

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente com o andré até porque as plantas (pelos menos nos locais onde compro) estão sempre á parte dos aquas com os peixes e nas plantas a grande maioria ou mesmo todos os problemas que possam ter são visiveis no acto da compra.Uma lavadela chega, só mesmo para algum lixo que possa eventualmente vir agarrado!

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não concordo em não se desinfectar..

 

as plantas podem trazer algas , caracois ou mesmo agentes patogénicos

 

eu desinfecto sempre as plantas novas que introduzo no aquario.

desde que não se abuse na dose de desinfectante não tem problema nenhum.

 

eu uso :

 

para caracóis e bactérias: 1 comprimido de permanganato de potássio para 20 l agua durante 1 h ( mas pode ser muito mais tempo que não danifica as plantas ).

 

para algas : um banho de 1 parte de lexivia para 19 partes de agua durante 5 minutos para plantas resistêntes ( tipo anubias )

e de 3 min para plantas mais delicadas ( rotalas , althernateras , etc).

 

atenção que algumas folhas vão se ressentir com a lexivia , mas desde que sejam bem lavadas após o tratamento e sejam postas em boas condições vão recuperar .

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo plenamento com o membro João Alves.

mas basta o sulfato de cobre para desinfectar caracois até os seus ovos e mesmo algas.

mas não abusar nas medidas (5ml para 100lt).

 

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, também não vejo necessidade, mas cada um sabe o que faz.

Quantas vezes o excesso de zelo é prejudicial, bem como o excesso de confiança o é.

 

No que toca a bactérias estou de acordo, porque pode comprometer a saúde dos peixes, quanto ao resto acho que o tratamente só vai debilitar a planta, e logo o tratamento contra as algas não tem qualquer efeito. Porque todos os aquários tem algas e mesmo colocar uma planta cheia de algas num aquário quer dizer que irá infestar tudo, é mais uma questão de opurtunidade. Se as algas tiverem condições irão proliferar.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

mas basta o sulfato de cobre para desinfectar caracois até os seus ovos e mesmo algas.

mas não abusar nas medidas (5ml para 100lt).

5ml de uma solução com que concentração? É que o Sulfato de Cobre é sólido... Não quererás dizer 5 gramas para 100 litros (apesar de achar um abuso)?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok enganei-me,queria eu dizer 5gr para 100lts.

mas voltando ao assunto,só queria focar um aspeto de que,a desinfectação

em relação aos caracois resulta na perfeição.

em relação as algas aí enterrogo-me a 100%!!!!!

mas pode ter uma ação na destruiçao dos esporos das algas.

 

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desinfectar???

Ok, uma passagem por água vá que não vá

 

Não interpretem mal, mas não compliquem o que é simples, é por ás vezes intervir-mos tanto (comigo incluido) e em excesso que as coisas não correm como o esperado, deixem a "natureza" falar por si.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Pus este tópico, porque já observei que existem muitas casas de aquarofilia a vender plantas, que estão dentro de aquas com peixes.

Peixes esses que por vezes tem Ictio etc..e outros parasitas em ovos.

 

Já li muita informação e cerca de 30% da contaminação é oriunda de plantas contaminadas.

 

Ora se temos o cuidado de colocar peixes em quarentena antes de ir para o aqua final, seria frustrante a contaminação vir numa planta.

 

Claro que eu prefiro comprar as plantas em viveiro mas não será demais a sua esterilização.

 

Concordam?

 

Saudações amigas.

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente não compraria nada que estivesse num aquario com peixes doentes, nem peixes nem plantas nem nada :shock:

 

Pode ser uma ideia maluca, mas quem quer desinfectar as plantas não dá para usar "amukina" :cry::wink:

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antigamente havia um produto da Avipar chamado "Desinfektor" que resultava muito bem.

 

Nunca o utilizei com peixes, mas com plantas e instrumentos era excelente.

Pelas plantas nunca recebi doenças nem caracois.

 

Não sei se isso ainda existe...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...


Boas,

Também acho que desinfetar as plantas, ou coloca-las em quarentena, não é assim tão absurdo. Eu lembro-me que nos meus primeiros tempos de aquariofilia, era usual utilizar-se uma produto que se deitava na agua e nessa agua as plantas eram mergulhadas para eliminar problemas de contaminação. Não me lembro o nome do produto, mas penso ser o que o Woody_PT fala.


Bem, mas isso também depende de onde se compram as plantas. Eu acho que hoje em dia, as plantas que se encontram à venda, têm grande qualidade e não apresentam riscos para o aquário. Mas claro, isso depende das lojas.



Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Eu comprei uma planta numa loja de animais que estava num aquário só de plantas.

Não desinfetei e aconteceu algo que nunca me tinha acontecido em vários anos de aquariofilia... Matou-me quase os peixes todos que tinha... Não perguntem porquê porque não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Opa uma tampinha...nao sei bem quantidades mas metes um pouquinho e deixas estar um pouco a planta e depois passas por agua e metes no aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Pus este tópico, porque já observei que existem muitas casas de aquarofilia a vender plantas, que estão dentro de aquas com peixes.

Peixes esses que por vezes tem Ictio etc..e outros parasitas em ovos.

 

Já li muita informação e cerca de 30% da contaminação é oriunda de plantas contaminadas.

 

Ora se temos o cuidado de colocar peixes em quarentena antes de ir para o aqua final, seria frustrante a contaminação vir numa planta.

 

Claro que eu prefiro comprar as plantas em viveiro mas não será demais a sua esterilização.

 

Concordam?

 

Saudações amigas.

 

SNAN

 

Eu pessoalmente concordo.

A história dos caracóis acontece frequentemente, doenças pode acontecer...

Cumps

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas eu também não acho absurdo.
Até porque compramos muitas plantas pelo fórum e eu já fui contaminado assim, por isso gostava de saber como posso desinfectar, não so para caracois e algas, coisas que considero inofensivas quando comparadas com ovos de planarias e ovos de hydras...
Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

A todos os que dizem que desinfectar plantas é patético e inutil, aqui vos deixo uma pergunta de uma só palavra....


Cladophora?

Para bom entendedor meia palavra basta... Se não sabem o que é continuem a não desinfectar, e não fazer quarentenas e depois venham cá queixar-se =P

 

Quanto á questão dos caracois não me faz diferença se querem que vos diga... Não sou suficientemente OCD para estar a preocupar-me se existem caracois nos meus aquarios ou não, muito pelo contrario, eu introduzo caracois intencionalmente nas minhas montagens, a sua actuação enquanto limpadores do aquario é algo que não deve ser descorada, e se por acaso a população começar a declinar por falta de alimentos, eu trato de introduzir mais. Normalmente mantenho Corneus sp. e Physas em todos os meus aquarios, limpam-me os detritos todos, e não me tocam nas plantas. Essa ideia de que os caracois atacam as plantas já precisava de falecer...Estamos em 2014, não em 1990, os caracois preenchem uma função importante nos nossos tanques e não devem ser aniquilados só por que sim. A ideia de que eles atacam as plantas é uma anedota á luz da evidencia, fertilizem correctamente, e previnam carencias, e verão que na realidade não os caracois que atacam as plantas, mas sim as carencias que as "comem",

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais