Caramujos... quero matar todos! Urgente!!!


wahit

Recommended Posts

Boas!

No meu antigo aqua de brevis (50 litros) eu tive um ataque em grande escala de caramujos. Apareciam centenas todos os dias.

 

O aqua estava a tornar-se muito feio e eu não conseguia controlar os mesmos.

 

Optei por "desfazer" o aqua e voltei a montar um novo. Pois bem... lavei tudo, tirei o areão e meti novo areão, mas ficou uma pequena sobra do areão antigo dentro do aqua e dei agora conta de manhã que... estavam 2 ou 3 caramujos dentro do aquário VIVOS!

 

Ok... neste momento o aquário tem apenas água e areia da praia, visto que só o enchi ontem e os tais caramujos. Penso que ainda devem estar uns vivos enterrados na areia, algures escondidos.

 

A questão é... qual é a maneira mais fácil de eu me livrar destes bichos para sempre?! Estou farto deles, e não faço menor ideia de como estes vieram para aqui outra vez!

 

É que tipo.... desde que tirei os brevis até ontem (data em que lavei o aqua), o aquário teve 3 meses sem ligar a luz, sem eu lavar a água, sem termostato, sem eu deitar comida... portanto não sei como sobreviveram e se multiplicaram tanto!!!!!

 

Agradeço qualquer ajuda. Estou desesperado :lol::) :)

 

Ah... penso que a espécie destes caramujos seja 'Melanoides Tuberculata'. São uns nojentos que durante o dia se enterram na areia, e à noite saem cá para fora e invadem paredes, areia e tudo que existe no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua que tenho no momento é de 50 cm... estou tão farto destes caramujos que até sou capaz de comprar botias e gramar com ele só para os matar. Outros conselho são mais que benvindos, pois não estava nos meus planos ter um aquário com botias :/ :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

podes tentar o truque da garrafa com uma folha de alface, ou seja colocas a noite uma garrafa com uma folha de alface (mas sem a rolha) a boiar no aqua se correr bem tens grande parte deles dentro da garrafa e depois lixo, lareira :) pelo menos com caracois funcionava tenta

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Wahit,

 

Eu percebo o teu "desespero" por causa dessa praga... não te posso ajudar, porque também não consigo acabar com os meus.

A partir de uma certa altura desisti da idéia.

 

Conclusão:

 

Vou retirando todos os que posso quando faço a TPA semanal e os outros vão ficando.

Esses caramujos, apesar de darem mau aspecto, ajudam a manter a boa qualidade da água, porque vão comendo os restos de alimento dos peixes e as algas... eles também contribuem para manter o equilíbrio biológico do aqua... portanto temos que aproveitar o lado positivo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tend em conta que o teu aqua só tem água e areia, aconselho-te a retirar a áqua e o areã. Deverás ferver o areão pelo mens durante 5 minutos. Quanto ao aqua...lava-o muito bem com um esfregão/espnja verde (algo que não risque) cm um bocadinhoo de lexivia e passa por água. Deixa a secar uns 2 dias....depois disso nã deverás ter problemas.

 

Se tens plantas, então terás que as lavar muito bem, eles costumas vir cm elas.

 

Boa Sorte

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Boas, tenho destes caracóis nos meus dois aquários e não acho que dê mau aspecto. Antes pelo contrário, quando vai alguém lá a casa exclama: "Que espectáculo! Tens búzios nos aquários!". Acho que acabam por fazer parte do ecossistema e têm um papel tão importante como os restantes seres. Só é importante ir controlando a população, isto é, com aspirações regulares do substrato (no meu caso semanalmente) e controlar excessos de comida. Em casos extremos, existe sempre a técnica da alface.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho destes caracóis nos meus dois aquários e não acho que dê mau aspecto. Antes pelo contrário, quando vai alguém lá a casa exclama: "Que espectáculo! Tens búzios nos aquários!". Acho que acabam por fazer parte do ecossistema e têm um papel tão importante como os restantes seres. Só é importante ir controlando a população, isto é, com aspirações regulares do substrato (no meu caso semanalmente) e controlar excessos de comida. Em casos extremos, existe sempre a técnica da alface.

 

Uns anetome helena são a solução ideal... Mas, olha que foste desenterrar um tópico com 4 anos!?!?!?!?!?!?!?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
O aqua que tenho no momento é de 50 cm... estou tão farto destes caramujos que até sou capaz de comprar botias e gramar com ele só para os matar. Outros conselho são mais que benvindos, pois não estava nos meus planos ter um aquário com botias :/ :/

para isso compras uns 3 peixes balao que em 3 dias estao todos eliminados..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas se fosses de mais perto eu ficava-te com alguns. Tenho andado à procura, servem de alimento para os meus helenas, é vê-los aos 2 ou 3 a devora-los.

Os helenas acabaram com as pragas que eu tinha e agora tenho arranjado alguns melanoides ou fisias (que me dão). È uma espécie de prémio de bom comportamento, e de esperanças que os helenas se reproduzam, devo ter uns 40 mas para já têm que manter 3 aquas limpos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
porque nao compras umas anentome helenas, elas comem outros caracois em 2 dias nem isso tens tudo limpo!

 

helena-portrait.jpg

Dois dias?

 

Ok.. quero uma duzia...

Bem, eu tenho criação de helenas... e essa dos dois dias é um bocado optimista....

 

Depende da quantidade de caracois e de helenas....

No aqua onde as helenas se reproduzem estam umas 10 adultas... e mais uma série delas pequenas... e continua a haver caracaois....

 

O melhor método é um método combinado, redução drástica de comidaremoção manual e meter helenas. 4 a 5 para 200 a 300L (no minimo).

E o serviço demora tempo.

 

PauloA :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Cada um faz a manutenção dos seus aquários da forma que melhor entende, mas ao ver tópicos como este não consigo entender como é possível encherem um aquário com quimicos de modo a retirar um dos elementos imprescindíveis, dos que mais nos ajudam a manter o equilíbrio natural de qualquer aquário, os Caracóis.

 

O que eu acho, é que o pessoal fia-se bastante em sites "abrasileirados" que consideram os "caramujos" algo nocivo. Porém a realidade é bem diferente, e qualquer aquariofilista com mais de 10 anos de hobby sabe disso.

 

Não querem os caracóis dêem-mos, com eles ciclo os meus aquas sem usar (condenar) peixes, limpam-me o areão e o excesso de comida, evitando picos de amónia, limpam-me as algas, limpam-me os vidros, não comem as plantas, (pelo contrário protegem-nas retirando algas de cima delas que iriam impedir a fotossintese), ou seja, não consigo conceber um aquário sem Caracóis.

 

Já tive aquários largos de período de tempo sem peixes. Nunca tive nenhum um minuto sem Caracóis. Nem quero.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Vasco mas considero o termo Caramujo muito mais correcto a ser aplicado a gastrópodes aquáticos que caracol. Agora que uma boa parte dos gastropodes que aparecem nos aquários são caracois (por serem da ordem pulmunata), no entanto grande parte dos gastropodes vendidos em aquário e dos que aparecem os caramujos da malásia NAO SAO CARACOIS.

 

E ainda ontem li chocadissimo um artigo no site ciclideos que roça a estupidez. Usando o termo caracol, comparando as ampularias a caracois de jardim, como se fossem a mesma coisa e apenas espécies diferentes do mesmo. E usando o termo apple snail como se fosse uma familia de caracois e que o termo comum ampularia era um erro que as pessoas chamarem-lhes de ampularias.

 

http://www.ciclideos.com/faq-ampularias-a26.html

 

alias é graças a esta estupidez e infantilidade de acharem que são caracois todos os gastropodes, cria problemas de popularidade. É que os caracois comem plantas deixando buracos. E as pessoas com esse termo associam tudo como o mesmo. Acharia natural que se vivessemos na Hungria chamassemos caracois a todos os gastropodes, pois não conhecemos mais nada por vivemos num mundo quadrado hungaro. Mas num pais com a costa que portugal tem e que praticamente toda a gente vive na costa...

 

As physas que deve ser o que lhe apareceu, não são visualmente apelativas. Adoro gastropodes, acho fascinante tenho uma duzia de espécies diferentes, mas não queria uma praga de physas... a andar pelos vidros. Não têm nada a ver com a nobreza e beleza das várias espécies que podes comprar numa loja.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, correcto, mas em muitos sites brasileiros eles não fazem essa correcta distinção que referiste, chamam caramujo a tudo. E não quer dizer que sejam só sites brasileiros, em 90% dos sites de aquariofilia os caracóis e caramujos são considerados pragas, e o pessoal lê e acredita.

 

Tive um aquário há uns anos de 400L, em que vivia um peixe-gato. Esse aquário tinha uma colónia gigante de Melanoides tuberculata, e era fascinante vê-los a subir os vidros quando as luzes apagavam. De dia não se viam, de noite cobriam os vidros do aquário, às centenas. A qualidade da água desse aqua era em parte devida a eles, pois o Peixe-gato era enorme e comia muito, e os restos de comida eram aproveitados pelos Melanoides, não deixando assim que essa mesma comida se transformasse em Amónia.

 

Um dos animais cujo comportamento mais me fascinou foi sem dúvida dos Viviparus malleatus. Este gastrópode da família Lymnaeidae, dá à luz os filhos completamente formados, e os pequenos quando nascem ficam a rodear a mãe, seguem-na e andam às suas costas durante algum tempo. Uma vez, reparei que uma fêmea estava a dar à luz. No dia seguinte procurei-a e estava morta, com os pequenos à volta dela.Porém eram muito poucos, então abri a fêmea e no tubo onde saiam as crias lá estavam ainda algumas, vivas. À medida que o meu olhar subia pelo interior do tubo, podia ver outras crias ainda mal formadas que não escaparam.

 

Este animal por vezes fica imóvel, durante largos minutos, como se tivesse a fitar algo, e tem uma maneira de se mover muito peculiar.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

interessante essa historia desse viviparo. Dos que tenho o que tem comportamento mais complexo é a ampularia p.canaliculata.No momento estou fascinado com a mistura, tenho uma nova espécie da familia dos melanoides (thiriadae) , os paludomus sulcatus, que tem uma concha genero ampularia mas com sulcos, contudo nada tem a ver com ampularias. foi um fascinio, comprei uns 7 ou 8, 2 deles grandes e de diferentes fornecedores,. já conheço alguns dos seus habitos, sao inactivos de dia, em reprodução nao faço ideia, tenho esperanças. a informação na net é nula mas deu para descobrir a especie a custo e ate o nome em aquariofilia bella "red spot", foi-me vendido como ampularia sp. :P

 

estive a ler sobre essa especie vivipara, é mais uma especie a ter em consideração, gosto do aspecto da concha e do facto de reproduzir lentamente, mas reproduz. o que é excelente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

deixa o aquario secar i pronto n tens problemas nenhums mas mesmo seco tens de pegar na areia i ser igual a da praia seca ne i pronto i podes voltar a por agua normalmente mas atençao tens de dar 3 dias com o filtro para pores as plantas i de pois das mais 3 dias com as plantas la dentro i podes por qualquer peixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais