ermitas de patas verdes Vs alga coralina


senna

Recommended Posts

recentemente meti uns 12 ermitas e noto que alga coralina nas rochas esta a ficar branca, locais eses que estavam cheios de coralina lindissima.

sera q este bichos tambem se alimentam de alga coralina?

da ideia que foi mesmo comida por estes ermitas.

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola',

 

Alguns carangueijos, eremitas ou nao, comem alga coralina, eu tenho alguns de patas verdes e de vez em quando ja' estao eles a comer ou alga coralina ou alguma coisa que esta' na rocha. Tenho uns carangueijos, um preto e um vermelho, sem seres eremitas que, quando os via costumavam estar sempre a comer somente a alga coralina.

Pode ser desses eremitas ou nao, verifica o kh e o calcio.

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tenho cerca de 20 patas verdes no meu aquário e a única coisa que noto na alga coralina é o crescimento!!! Não tenho conhecimento que estes animais comam coralina.

 

Normalmente quando a coralina começa a ficar branca isso é associado com uma quebra no Ph, Kh e Cálcio. Podes verificar esta situação se colocares um pouco de vinagre ou uma solução deste em contacto com a coralina.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corroboro as afirmações do Diogo. Eu tinha uma alga estranha que estava a crescer nas rochas e que inibia o crescimento da coralina.

Adicionei cerca de 30 patas verdes e agora a alga está a desaparecer e a dar lugar à coralina.

Além dos factores apontados pelo Diogo acrescento só a iluminação excessiva como inibidor da coralina.

 

Abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

passei todos para a sump para dar tempo a ver se eram mesmo eles que a estavam a comer.

 

qual a diferenca destes ermitas apanhados na Ria Formosa para os ermitas que vem de outros locais do globo? serao estes mais comiloes?

 

nao respondi antes pq o forum nao me notifica quendo ha mensagens novas.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola´parece que a coralina esta a voltar, mas ainda passou pouco tempo...mas em principio esta a ficar novamente ok.

ja nao quero mais ermitas comiloes de alga coralina.

 

Jpbp

vou tentar

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os Ermitas que tenho no meu aquário não tocam na alga coralina e nem é suposto fazerem-no - será melhor verificares que bichos colocaste no teu aqua!!! Iguais aos meus não são concerteza!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

os eremitas de patas verdes que o senna tem sao iguais ao meus e os meus estao no meu aqua á nove meses e nao comem coralina. Nos nossos estuarios penso que so ha dois tipos... os de patas verdes e de patas branca...

No caso do senna o que eu penso é que como o aqua é recente a comida(alga filamentosa verde) nao existe em abundancia o que os pode levar a atacar a coralina,mas é so uma suposição minha.

Tambem acredito que devido a uma escumaçao forte possa haver algum desequilibrio na composiçao da agua...ou entao o aparecimento de micro-algas que inibam o crescimento da coralina...

 

um abraço,Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais