Lavam as matérias filtrantes do filtro na agua da TPA??


Lavam as matérias filtrantes do filtro na agua da TPA??  

48 votos

  1. 1.

    • Sim, sempre.
      22
    • Sim, às vezes.
      16
    • Não, nunca faço isso.
      8
    • O meu filtro tem matérias filtrantes??? Que fixe!! Nunca o tinha aberto!!!
      2


Recommended Posts

Boas.

 

Pois é, mais uma sondagem...

 

A regra diz que quando se lavam as matérias filtrantes do filtro (cerâmicas, carvão activado, espuma, etc), deve-se usar unicamente a agua retirada da TPA antes de a deitar fora, para preservar as culturas de bactérias das matérias filtrantes.

 

O que eu queria saber é quem é que realmente faz isso.

 

Eu faço, mas só às vezes. Há alturas em que parece que a àgua fica tão suja, que se não usar agua limpa, o filtro não fica bem limpo...

 

 

Cumprimentos,

 

RJL

 

PS - Para aqueles que tenham que responder "Antigamente não fazia, mas agora faço" ou "Fazia, mas agora já não", respondam o que fazem AGORA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As esponjas lavo com água corrente pois de outra forma não ficam devidamente limpas pois a sujidade entranha-se e é preciso bater com as esponjas para se soltar e é impossivel fazer esse procedimento com água de tpa.

 

As cerâmicas lavo com água de tpa para não perder a colónia de bactérias.

De resto... mesmo que se percam as colónias do filtro, as que existem no areão, decoração , etc chegam bem para compensar.

Até hoje nunca tive problemas com este procedimento.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em não lavo nada na agua da tpa mas como o meu filtro é quase 2 em 1 numa das metadas só não tem as ceramicas, lavo metade de cada vez e troco para primeiro lugar as coisas que não lavo dessa vez!

 

O filtro é composto por carvão ceramica malha e bio-balls divididos em compartimentos :wink:

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando lavo, mais ou menos uma vez por mês, é sempre com agua das TPAs. Como uso algodão para filtragem mecanica é na boa... o velho vai pro lixo e venha algodão novo, as ceramicas e esponchas de separação são sempre limpas com agua da TPA.

 

Convem também não deixar tudo o que seja alojamento das bacterias muito tempo fora de agua senão elas morrem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol algum dia...

 

Eu tiro o filtro externo do aquario e levo-o para o wc. Ai deito a àgua que ficou no balde do filtro fora e tiros as esponjas, etc para fora.

 

Meto depois tudo no bidé e uso agua da torneira...

 

Nunca tive problemas :wink: :D :lol:

 

Há muitos mitos na aquariofilia...

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , é assim ... eu lavo normalmente com água corrente ... mas no caso do enfisubstracto (que está a fazer de filtragem biológica) não, faço-o com a água das tpa's, e não é sempre ... e passo mesmo só por água, para não perder as bactérias :wink:

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so faltava entao vocês (palavra corrigida) lavarem isso com agua da torneira e depois preocuparem-se em usar um anti-cloro para as aguas das TPAs... era o cumulo  :D  :lol:

 

São coisas completamente distintas :wink:

 

A lavagem das matérias filtrantes ser lavada ou não com água da troneira está relacionada com a eliminação de mais ou menos bactérias desnitrificadoras. Se temos um filtro externo e normalmente lava-se só as esponjas, não há necessidade de nos preocuparmos se usamos água da torneira, do aquário, ou do rio, porque o que interessa mesmo é tirar a sujidade acumulada nelas.

 

A colocação de anti-cloro na água tem a ver com a saúde dos peixes. Os peixes têm uma tolerância ao cloro muito baixa, como tal se a água da troneira que adicionamos ao aquário tiver muita concentração de cloro, devemos adicionar sempre o condicionador. Eu não uso qualquer tipo de acondicionador para a água porque a concentração e cloro é baixa e os metais pesados também não abundam muito :lol: .

 

Por isso não vejo relacção nenhuma entre uma coisa e outra, são completamente distintas.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.