Comportamento de Peixes


AJF

Recommended Posts

boas..

tenho um mini-reef , e como a litragem não me permite colocar muitos peixes , ou tangs , gostava de pedir as pessoas que tenham ou conheçam o comportamento dos seguintes peixes , de modo a decidir-me na população do meu mini reef.( de modo a dar algum movimento ao aquário )

- grammaloretto

- Cardinal de banghai

- Six line wrasse

- Firefish

- Donzelas

 

se alguem tem / conhece como algum destes peixes se comporta num aquário ( se é activo , particularidades , se é medroso , assustado , se se esconde , passa a maioria do tempo a fazer oquê ? , só aparece para comer etc... toda a info. é bem vinda ).

 

Neste momento tenho 2 ocelaris , 1 yellow goby , 1 ecscenius bicolor .

1 lysmata amboinensis e 1 Alpheus ( pistol shrimp ) em simbiose com o yellow goby.

e o aquário tem no total ( aqua + sump ) cerca de 120/ 130 l.

 

tava a pensar tambem colocar mais um amboinensis , e talvez 2 debelius , existe algum problema entre espécies?

 

abraço e obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António tudo bem?

 

Relativamente às tuas questões aqui ficam as minhas observações das espécies que já mantive/mantenho.

 

grammaloretto - Peixe muito bonito. É conhecido no Brasil por estar quase sempre na posição vertical junto às rochas (um pouco como os paracypricromis do Lago Tanganyika), no entanto é muito tímido a não ser que exista outro membro da mesma espécie ou semelhantes - pseudochromis p.ex. O meu gramma passa a maioria do tempo escondido atrás das rochas ou em algum buraco e aparece sempre na hora da comida. De vez em quando vejo-o cá à frente mas se me aproximo do aquário esconde-se invariavelmente. É o principal suspeito do desaparecimento de um lismata amboinensis no meu aquário ;)

 

Cardinal de Bangaii - Tinha 2 no meu nano-reef que por acaso nunca estavam juntos e tinham aparentemente receio um do outro. São peixes um pouco parados mas não deixam de ser bastante interessantes e fazerem um contraste engraçado com as espécies de peixes/corais mais coloridas. Passa normalmente o tempo na chamada "midwater" a nadar muito lentamente ... parece que pairam no ar

 

De resto, os firefish foram peixes que nunca me atrairam porque também são um tanto ou quê parados e tem fama de saltadores, já assisti a saltos por mais do que uma vez numa ou outra loja, para além de inúmeros relatos por essa net fora.

 

Sixline Wrasse - muito activos e ajudam no controle de algumas pragas como as planárias e algumas worms.

 

Donzelas - podem tornar-se agressivas para com os outros peixes que aí tens apesar de entrarem depois deles. São o cabo dos trabalhos para remover de um aquário.

 

Não sei qual a litragem total do teu sistema...mas para manter as coisas calmas apostava num par de cardinais de bangaii se ainda tiveres espaço para eles.

 

Boa sorte na escolha

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Neste momento tenho 2 ocelaris , 1 yellow goby , 1 ecscenius bicolor .

1 lysmata amboinensis e 1 Alpheus ( pistol shrimp ) em simbiose com o yellow goby.

e o aquário tem no total ( aqua + sump ) cerca de 120/ 130 l. "

 

Neste momento já tens 4 peixes... em 120 litros.... achas que podes ter mais ? :?: Se tiveres um "grande" escumador e fizeres TPA semanais talvez mais um pequenino... um Cardinal de Bangaii fica sempre bem.

Dos outros que referes atenção aos firefish pois saltam mesmo do "aqua", já fiquei sem um.

Eu não colocava mais mas tu é que sabes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Aderito- Eu tenho um firefish no meu aqua ha cuase um ano e nc me saltou...Mesmo qd apanha sustos apenas nada mais rapido... Qt a população acho que estas a exagerar ao dizeres que o ajf so pode por mais um peixinho, quando existem pessoas aqui em portugal que mantem hepatus em cento e poucos litros!!!

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Adérito.

 

Para já ficava por aí. Talvez arriscasse um Gramma.

 

Deixa-me dizer-te que conheço um caso dum Gramma que passa a vida colado ao vidro da frente pelo que a conclusão de que é um bicho esquivo (principalmente se não houver peixes grandes como parece ser o caso) não pode ser generalizada.

 

Sem dúvida que é um peixe muito bonito. Não sei é se não haveria "bernarda" com os camarões isto porque também já ouvi dizer que não gostam muito deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

suPafIsH - o meu firefish tinha 7 meses no "aqua".

Infelizmente um dia...encontrei-o no chão !!!

Não quero com isto dizer que aconteça a toda a gente... a mim aconteceu :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AJF

Depende, que firefish falas??? O Nemateleotris magnifica?? Se for, eu tenho 2 no meu aqua e nenhum saltou em 9 meses :?: os meus únicos que saltaram foram 2 pteleotris zebra dos meus 4... :evil:

Fiquem bem

André Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem, vou deixar a minha modesta opinião.

Acho que, se não tiveres o aqua muito cheio com corais e muita rocha podes pôr mais um peixe e talvez um lysmata pequeno.

Eu apostaria num Six line wrasse, pois trata-se um peixe fácil de manter e não cresce muito. Se o poderes comprar pequeno e numa loja de confiança ele não crescerá muito, pois há quem diga que os peixes crescem conforme o espaço. Quando ao lysmata poderias pôr um debelius, visto já teres um amboinensis. Mas para ficarmos com a certeza se podes ou não pôr mais espécies acho que seria bom postares umas fotos do aqua, assim já dava para ter uma ideia.

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte Conceição - olá ! tudo :wink: , muito obrigado pela ajuda , já estou bastante mais esclarecido. tinha alguma ideia do que tu explicas-te , mas nunca tive muita certeza.

Na realidade estou mesmo inclinado para aí , dois cardinais de banghai , pequenos , em principio das criações do Ricardo Rodrigues , assim vêm pequenos , e tão juntos desde bébés .

 

 

Aderito - Permite-me discordar de ti , o meu aquário tem 80X35X40 com uma boa equipe de limpeza de detritos nassários e ofiurio, com uma sump por baixo com 50 cm com um mini refúgio com algumas macro algas , no total brutos o sistema completo tem 112 + 47l. , reais deve ter 120l / 130 l. tenho 4 peixes , mas na realidade apenas 2 deles estão pelo aquário a nadar , o yellow goby está sempre no areão a porta da sua ''cova'' , enquanto o ecsenius anda pelo aquario mas junto as rochas / corais , apenas os dois ocelaris estão a nadar pelo aquário. o aquário tem um layout agora bastantte leve , tirei alguma rocha de cima para baixo pá sump , de modo a ter mais espaço para corais / e mais espaço para os peixes nadarem . Vou tentar colocar umas fotos hoje à noite. de facto o aquário está muito vazio .

Gostava então de saber como é que em 50l. e nanos , a maioria das pessoas coloca um casal de ocelaris , e mais outro peixe do genero estes que eu tou a pensar colocar.

 

 

Pedro2001 - Obrigado pela tua opinião , o six line wrasse é um peixe bastante engraçado na realidade , mas não dá para tudo , tava a pensar colocar um casal de cardinais pois é um peixe que sempre me despertou bastante curiosidade!

 

obrigado a todos pela ajuda desde já...

em relação À pergunta dos lysmatas , há alguma incompatibilidade entre espécies ? e se os lysmatas têm uma grande carga organica ( em relação a um peixe ou assim )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais