Como aumentar a iluminação sem alterar a tampa do aquário


Recommended Posts

Boas, o meu aquário leva 215L, mas de origem vinha com um suporte para duas lâmpadas de 18W cada.

Como é óbvio é completamente insuficiente. Gostaria de saber como posso aumentar correctamente a potência luminosa do meu aquário sem prescindir da tampa.

 

Imagem da tampa:

Tampa%20do%20aquario.JPG

 

A calha das lâmpadas:

Calha%20das%20lampadas.JPG

 

No conjunto da tampa existe um que pode servir para colocar mais uma lâmpada (não tenho a certeza):

Calha%20e%20hipotese%20adaptador%20para%20outra%20calha.JPG

 

Na calha é da Aquatlantis e tem 2x18W, 320V, 500 Hz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou acrescentas mais uma lâmpada, e que mesmo assim nãp deve dar luz suficiente para o que queres(um plantado?), ou passas para as PC(power compact) e aqui já deves chegar onde pretendes.

O teu aquario leva mesmo 215l?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

com essa tampa vai ser dificil chegar onde queres. pelo que vi so tens aí espaço para mais 2 lampadas dessas. com um bocado de imaginaçao podes fazer uns cortes e encaixar 2 spots HQL prai de 80W cada.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho a certeza se quero avançar para um plantado. Tenho a certeza que quero aumentar a iluminação, nem que seja para o dobro, desde que aumente alguma coisa. Não quero é as plantas num ratio tão baixo.

 

Se for possível avançar para um plantado, fa-lo-ei.

 

Preciso de ideias.. Várias..

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Podes dizer as medidas do aquario?

Podes por umas PC's, tens de ir a um eletricista e dizeres o que queres e ve se o material cabe todo nessa calha

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ando a fazer um projecto pa uma calha e segundo pesquisei a melhor opçao q tu tens é tirar essas lampadass e montares na calha um conjunto de 4 power compact

 

4x 40w (tem 42cm de comprimento)

ou

4x 55w (tem 51 cm de comprimento)

 

Esta é opçao melhor desempenho/preço

 

Material:

 

-2 balastros potencia 2x w/lampada (balastro convencional custa 5€)

-4 Conectores de 4 pinos (1 ou 2€ cada)

-4 lampadas power compact (n deve ultrapassar os 10€ cada)

- fio condutor de 220v

 

e assim ficas com 160w ou 220w o q penso ser uma excelente iluminaçao

 

sobre as lampadas idiais por causa dos Kelvins procura o modelo da lampada em www.osram.pt

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dizer as medidas do aquario?

Podes por umas PC's, tens de ir a um eletricista e dizeres o que queres e ve se o material cabe todo nessa calha

 

75x60x55, mas com os cantos cortados. A litragem exacta que o aquárico tem são 215L.

 

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ando a fazer um projecto pa uma calha e segundo  pesquisei a melhor opçao que (palavra corrigida) tu tens é tirar essas lampadass e montares na calha um conjunto de 4 power compact

 

4x 40w (tem 42cm de comprimento)

ou

4x 55w (tem 51 cm de comprimento)

 

Esta é opçao melhor desempenho/preço

 

Material:

 

-2 balastros potencia 2x w/lampada (balastro convencional custa 5€)

-4 Conectores de 4 pinos (1 ou 2€ cada)

-4 lampadas power compact (n deve ultrapassar os 10€ cada)

- fio condutor de 220v

 

e assim ficas com 160w ou 220w o que (palavra corrigida) penso ser uma excelente iluminaçao

 

sobre as lampadas idiais por causa dos Kelvins procura o modelo da lampada em www.osram.pt

 

O que são os balastros e os conectores?

As lâmpadas seriam todas iguais?

Bem, o preço de tudo isso combinado é que é um pouco puxado.. ainda assim deverá ficar mais barato que se não fosse diy.

Nesse material não está incluido o preço da calha pois não?

Que calha poderia colocar?

Finalmente, não ficaria com problemas de sobre-aquecimento?

 

Desde já muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Balastro - N sei bema funçao, mas sei q é um elo de ligaçao entre a corrente electrica e a lampada, gera ou converte algo na energia ...

 

 

Conector - Sao os encaixes onde a lampada segura.`

 

As lampadas podem ser diferentes mas aos pares... tipo

 

 

2x36w + 2x55 , ou 2x40w + 2x55w. Isto pk usas um balastro para 2 lampadas. Se quiseres ter 4 lampadas diferentes terias de usar 4 balastros.

 

Uma calha lifetech com este poder custa-te 190€... bem mais caro.

 

A calha.. ou fazes uma... ou usas essa... tiras o material que tens nessa e montas o novo.

 

Sim... se o teu aquario é fexado o aquecimento é sempre um problema. No verao... ui... mas nd q se compare a uma hqi

 

Mete 2x55W que axo q te xega bem... e o aquecimento n é mt... com uma agitaçao da agua atravez do filtro... e com a tampa um pouco levantada n deve haver mt problema....

 

Faz uma pesquisa por "calha DIY" e ve calhas feitas por pessoal.... com ventoinhas de arrefecimento e tudo ( coisa que eu n gosto muito)

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tenho mais uma dúvida cheers

 

Balastro -  

Mete 2x55W que acho (palavra corrigida) que (palavra corrigida) te chega (palavra corrigida) bem... e o aquecimento n é muito (palavra corrigida)... com uma agitaçao da agua atravez do filtro... e com a tampa um pouco levantada n deve haver muito (palavra corrigida) problema....  

 

 

Na calha é da Aquatlantis e tem 2x18W, 320V, 500 Hz.

 

Com esta mesma calha posso colocar essas 2 lampadas de 55W cada?

 

Tava com a ideia que seria necessário construir uma noca calha para as lâmpadas.

 

Assim sendo, tanto melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim...

 

 

Nessa calha tens:

 

2 lampadas, 2 arrancadores, 1 ou 2 balastros, 4 conectores (2 por lampada), fio e interruptor

 

tiras as lampadas, os conectores e os arrancadores,

 

colocas as novas lampadas e o arrancador, funcionas com a mesma calha, e o memso interruptor

 

Nota: As lampadas powercompact não necessitam de arrancadores, apenas balastro

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim...  

 

 

 

 

Nota: As lampadas powercompact não necessitam de arrancadores, apenas balastro

 

Isto arranja-se numa loja vulgar de electricidade ne? E a designação exacta das lâmpadas qual é? Powercompact, Dayligth e que mais? Knts K`s?

 

Thanks pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ATENÇÃO: Para trocares as tuas lâmpadas por umas iguais de maior potência tens que trocar os balastros, i.e, se colocares 2 lâmpadas de 36W tens que trocar os teus balastros (que devem ser de 20W) por uns nunca inferior a 36W!...tem cuidado com isso porque caso contrário ou não funcionam, ou acabas poor fritar os balastros e/ou a calha.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ando a fazer um projecto pa uma calha e segundo  pesquisei a melhor opçao que (palavra corrigida) tu tens é tirar essas lampadass e montares na calha um conjunto de 4 power compact

 

4x 40w (tem 42cm de comprimento)

ou

4x 55w (tem 51 cm de comprimento)

 

Esta é opçao melhor desempenho/preço

 

Material:

 

-2 balastros potencia 2x w/lampada (balastro convencional custa 5€)

-4 Conectores de 4 pinos (1 ou 2€ cada)

-4 lampadas power compact (n deve ultrapassar os 10€ cada)

- fio condutor de 220v

 

e assim ficas com 160w ou 220w o que (palavra corrigida) penso ser uma excelente iluminaçao

 

sobre as lampadas idiais por causa dos Kelvins procura o modelo da lampada em www.osram.pt

 

 

5 euros cada balastro???? achas mesmo? eu acabei de comprar os indicados para as pll e custam 25 euros cada..... isto porque estas lampadas não é aconselhavel funcionar com balastros normais e arrancadores mas sim com balastros electronicos.... um balastro philips 2x55w electronico custa cerca de 25 euros....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Indicado??? hum.. pensava que não havia problema com os normais, e na loja não me indicaram que existisse problema.

 

A loja que eu fui pertence a uma cadeia destribuidora de material, por isso questiono, não é mesmo indicado ou foi a dica de um comerciante que queria vender um pouco mais?

 

Sabes que o preço dos materias tambem varia de zona pa zona. Em lisboa devido a existir uma maior oferta é normal que exista oscilação no preço embora também nunca muito grande.

 

 

Contudo penso que continua a compensar fazer uma DIY.

 

Quem seja da zona de lisboa aconselho a comprar material em lojas de electronica e electricidade com as lojas Jotelux, e outras.

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto arranja-se numa loja vulgar de electricidade ne? E a designação exacta das lâmpadas qual é? Powercompact, Dayligth e que mais? Knts K`s?

 

 

Eu vi o catalogo da osram online e eles não têm nomes para este tipo de lampadas mas sim codigos. Consuante o codigo varia ente a mesma lampada em relaçao a potencia, varia tambem os Kelvins.

 

Eles têm uma grande variadade de temperatur de luz. Têm na ronda dos 4200K e penso que 6000K , entre outras.

 

www.osram.com ... vais a catalogo, power compact, ....

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quando na parte de tras diz so daylight? Significa que tem os K`s certos?

 

Um problema que encontrei quando fui a lojas da especialidade foi que eles estão sempre a dizer que os W quivalem a muito mais. tipo 15W equivalem a 75 ou mais (ja n sei ao certo).

 

Um vendedor disse-me também que seria possível colocar as novas lampâdas sem trocar tanta coisa. Qualquer coisa do tipo: desligas tudo o que tens na lampada e ligas directamente ao interruptor que tens pa ligar as lampadas.

 

Uma dúvida: Eles lá também não chamam power compact, chamam outra coisa qualquer. Essas lampadas de 55W são umas que só atarracham numa ponta? Mas são bastante altas certo? Tipo, é possível que não caibam em qualquer calha.. as que eu vi tinham +/- o tamanho de um côco largo. È isso uma power compact?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim as daylight têm um espectro bom para plantados. Contudo na traseira da embalagem diz lá os kelvins.

 

Gerealemente as lampadas que os w n correspondem ao normal, sao as lampadas economicas de casquilho normal, como temos em casa em candeieros e etc...

 

Essas lampadas é so casquilho e interruptor, não precisa de mais nada. Contudo o porblema de montares uma DIY com essas lampadas é o problema do isolamento e do aquecimento.

 

Não, as Power Compact são POwer Compact... tu deves te tar a referir as que acima referi, que têm formatos esquesitos mas são de casquilho.

 

As power compact entram numa peça de plastico atraves de 2 ou 4 pinos..

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim as daylight têm um espectro bom para plantados. Contudo na traseira da embalagem diz lá os kelvins.

 

Gerealemente as lampadas que os w n correspondem ao normal, sao as lampadas economicas de casquilho normal, como temos em casa em candeieros e etc...

 

Essas lampadas é so casquilho e interruptor, não precisa de mais nada. Contudo o porblema de montares uma DIY com essas lampadas é o problema do isolamento e do aquecimento.

 

Não, as Power Compact são POwer Compact... tu deves te tar a referir as que acima referi, que têm formatos esquesitos mas são de casquilho.

 

As power compact entram numa peça de plastico atraves de 2 ou 4 pinos..

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, fui ao AKI em Braga e não vi nada de jeito. Primeiro não sabiam o que são power compact, e depois, aquilo que tinham que acho que é o mais parecido, senao mesmo power compact tinham baixa capacidade me Watts.

 

Eram umas lampadas PL-C, acho que era esta a designação, com 2 pinos, mas que no máximo poderiam ter 26 Watts.

 

A minha questão é a seguinte: se forem essas tais PL-C de 4 pinos já poderão ter mais potência?

(apesar disso, eles dizem que essas de 4 pinos existem mas k n encomendam.. :/)

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.