240 Lts - Equipar!


Visitante

Recommended Posts

Oi pessoal,

Optei por trocar de aquário(um de 60cm) e assim vou buscar amanhã um aquário novo de 240 Lts (120*40*50) e e gostaria de saber, por experiência vossa, quais os equipamentos que dão bom resultado, relação preço/qualidade...

O aquário vai albergar ciclídeos africanos,pois a àgua é mais compatível com a da minha torneira...

Para começar neste domínio da aquariofilia, que espécies deveria introduzir?

Um termóstato penso que de 200 W chega não é?

Iluminação para ciclídeos? ( realçar cores...)

Filtros?? ( Ouvi dizer que têm de ser potentes para ciclídeos...)

Como vivo numa zona cálcaria, posso recolher umas pedras/calhaus cá da zona e após limpá-los muito bem , pôr no aqua??

 

Atenciosamente a todos...!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Hugo !

 

Bem-vindo ao vício dos "africanos". A experiência diz-me que não vale a pena poupar em equipamentos como o filtro e o aquecedor. Por isso sugiro que adquiras um Eheim com potência adequada ou superior ao teu aquário (um modelo indicado para aquários de 350 litros será suficiente). Sugiro tb que lhe retires o tubo de "chuveiro" e deixes que a água reentre no aquário na sua máxima potência. Nos aquários de africanos, onde é dificil manter plantas, a corrente de água deve permitir uma óptima oxigenação. Quanto ao termostato, acho que um "Jager" de 300 Watts é mais seguro, principalmente agora no Inverno (podes encomendar estes equipamentos a metade do preço que se pratica em Portugal no site alemão: www.aquaristik.net)

Quanto às espécies a introduzir, aconselho peixes da família das mbunas, do lago Malawi, pois são bastante resistentes e fáceis de procriar. No entanto, cuidado com a agressividade destes peixes! O melhor será introduzires espécimes ainda jovens para que cresçam juntos e se tolerem mais facilmente. A relação de um macho para 3 ou 4 fêmeas tb facilita este aspecto, muito embora seja dificil distinguir o sexo nos juvenis. Quanto à iluminação, se o teu aquário tiver mais de uma lâmpada, podes e deves usar uma do tipo "blue marine" (usadas habitualmente em água salgada) pois estas realçam o azul que muitos destes peixes têm. Em relação às rochas, calcários, xistos, mármores ou coral aumenta a dureza e o PH da água, o que é bastante importante para estes peixes. Eu costumo ferver todas as rochas antes de as introduzir no aquário. Com elas deverás criar o maior nº de grutas e esconderijos possível para evitar a gressão daqueles que se tornarão os machos dominantes do aquário.

 

Para saber mais sobre este tipo de ciclídeos recomendo-te que leias alguns dos artigos que estão nestes sites: http://www.africancichlids.net/ e http://www.cichlid-forum.com/index.php

 

Espero ter ajudado

 

Um abraço

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Acho q deves comprar um filtro bom e bte potente! O eheim parece-me uma excelente opção! assim como o termostato aconselhado pelo paulo duarte. Qt ao filtro procura um cujo o caudal seja à volta dos 600/800l/h acho q seja o mais apropriado...acho eu... :oops:

As rochas podem ser apanhadas (só tenho rochas apanhadas no aquas) e dp de fervidas(durnate 1h) e secas podem ser colocadas sem gdes problemas!

Areia da praia tb é uma boa opção...mais economica...

Qt às lampadas...e já q vais comprar...compra T5! Gastas um 130euros, mas ficas bem servido(para por luz "normal" tb gastas à volta de 15/20 contos... :oops: )!!! Colocas uma lampada azul e outra branca...ou até as duas azuis e fica 5 estrelas! :oops:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois!

 

eu gosto é de plantas. com a historia dos lagos africanos nao fico convencido :) ainda vais a tempo de fazer um mega cenario americano com um pH de 7,5 e 5000 guppies - garantidamente deixas de ter melgas e mosquitos em casa! :)

 

se o aquario ainda estiver por montar e o de 60l nao tiver ido na troca, podias talvez pensar em usar os dois, para esconderes o material de aquecimento no aquario secundario ("sump" para os amigos).

 

independentemente disso, como o aquario e grandalhao, chamo a atenção para o artigo sobre "aguas em movimento" no site www.cichlidforum.com (podes ler todos os outros, nao se perde nada)

 

inte

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

já fui buscar o aquário... é mesmo grande!! :)

Agora falta arranjar o material e a decoração para ver se o monto em breve...

Agora, a areia da praia não tem mesmo problemas em usar?? é que o areão ainda vai ter de ser muito e sempre se poupava bastante...

Quanto a termostato acho que vou po da Jager de 250W, nao tenho muitos problemas com o aquecimento dentro de casa...

em iluminação, também posso comprar uma calha no AKI que é sempre mais barato... onde viste essa T5 a 130 Euros-???

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mando-te o nome da loja em msg privada... :)

A areia da praia é facil de arranjar! Ferves durante uma hora e dp deixas dentro de agua. Vais trocando as aguas...2ou 3 x por dia é suficiente, durante uma semana. Para tirar a salinidade(axo q não é mto om ter gde % de sal... :) )!

 

As clhas de iluminação do aqui tem o pequeno problema de teres q fazer a instalação eletrica e mudar as lampadas! As lampadas q vem na calha não te servem pa nada...

A instalação q tens q fazer tb não é mto vomplicado! Basta adoptares a saida electrica pa uma ficha normal...(acho q não m expliquei mto bem :shock: se tiveres duvidas diz!)

Tb podes fazer tu a tua calha! Compras os balastros, os tubos, fios, etc...e montas td! Dá é um pouco de trabalho! :P mas fica bem mais barato!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto ao areão... que tipo de areão têm vocês??? Tenho que pôr +- 40 Kgs.., punha uma placa de 2cm de esferovite no fundo e depois cobria por cima com uma camada de aragonite e com uma camada de areia. Acham que funciona??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HUgo,

 

Eu já tive africanos e acredita que a areia da praia é boa para eles, apesar de alguns aquariofilistas apresentarem alguns contras na sua aplicaçao.

Para além de te subir o pH, eu axo melhor para a limpeza e também é mais facil para os ciclideos fazerem as "tocas" deles.

Mas atenção:lava-a antes de ferver e depois ferve, é natural q no primeiro dias par~ça que ainda está suja mas sao os peuquenos grãos que ficam em suspensão e demoram a assentar.Depois de assentar aconselho q tires agua mas quando tiveres a sugar a agua com o tubo passa com o tubo junto a areia pa retirar esses grãos mais pequenos.

Espero ter ajudado e boa sorte com isso.

Já agora aproveito pa deixar a dica, utiliza na decoraçao pedras calcarias que encontres por ai e q axes giras eles gostam, ganham algas com alguma facilidades, dando um tom natural ao aquario, e ajuda a subir o pH.

Abraços

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bernardo!

Obrigado pelos conselhos...

Disse numa loja de aquariofilia que tava a pensar por o fundo com areia da praia e o vendedor logo a dizer que tava a gozar nao era?! Logo cheio de teorias, e faz mal, e tem produtos, e gasóleo, etc... mas muita gente com quem tenho falado me diz pa usar areia de praia após tratamento. Não ouvi ainda um não! Não percebo porque os comerciantes, se querem ter clientes assíduos ou que se saiba que ali está uma loja de confiança que só quer ajudar, fazem tudo para vender!! Concerteza que areia não é o ideal mas também poderiam dizer que não havia males maiores!!

Ninguém vai comprar areia especial a 3euros o kilo (e eu que ia la pos 40kg! )!! Obvio que vou seguir esse conselho de ir á praia e apanhar areia... e vou por a placa de esferovite por baixo para protecção do vidro...

Quanto ás pedras, como esta zona(Cascais) é toda cálcaria, não tenho problemas nisso, há obras por toda a parte!! :lol: e talvez com uma pequena picareta ou qq coisa ainda faça eu as tocas e buracos na pedra...

Quanto ao resto, vou encomendar na aquaristic.net um filtro Eheim prof. II 2026 (o preço fica parecido com o Classic 2217) e um termostato Jager 250W ( o de 300W tinha 44cm e podia nao caber...)

Cada vez mais o aquário começa a parecer mais que uma ideia :x a ver se fica uma coisa bonita! Vou ter exames daqui a 2 semanas mas depois disso quero ver se ponho fotos do aqua, mesmo desde a evolução...

O pior é que nao sei por fotos nem o que é o Url mas não há-de ser nada... lolol

Abraçao a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Esquecime de te dizer uma coisa.

A apanhares areia aconselham a apanhar junto ao mar, dizem ter menos silica ou la o q e e menos porcaria.Não tou a dizer pa ires aquela areia molhada, a areia humida penso q e sufuciente.

Cumprimentos e boa sorte.

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Hoje fui a obra do meu pai e perguntei-lhe que areias eram aquelas para fazer cimento e havia um tipo que era areia de rio... Esta areia é mesmo de rio e deve ser melhor que a da praia para o aquário...

Quanto ao preço... cada Kg fica-lhe em 1 centimo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Hugo,

 

Também é uma hipotese.

Neste momento é o que tenho no meu aquario dos discus, lava e isso muito bem, essa areia vem sujissima.

Que eu tenha notado não alterou em nada a qualidade da água.

Cumprimentos

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

ola Hugo eu pus este fim de semana no meu aquario de ciclideos areia da praia e icou bem fixe se quiseres podes porque nao te vais arrepender, outro concelho alem daqueles que ja viste aqui no forum depois de bem lavada deixa ficar no recipiente com a qunatidade de pruduto que poes na agua da torneira, produto que elemina o cloro etc.

Paulo Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Eu ja comprei dessa areia de rio.Vem um bocado suja, mas depois de umas mudas de água fica 5 estrelas.

 

Um saco de 40Kg na maxmat do funchal não chegou a 4 euros, suponho até que ca seja mais barato.

 

Espero ter ajudado! :lol:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Hugo eu pus este fim de semana  no meu aquario de ciclideos areia da praia e icou bem fixe se quiseres podes porque não (palavra corrigida) te vais arrepender, outro concelho alem daqueles que ja viste aqui no forum depois de bem lavada deixa ficar no recipiente com a qunatidade de pruduto que poes na agua da torneira, produto que elemina o cloro etc.

 

Entre o teu post e o anterior ao teu passaram 2 anos.

 

Agora fiquei curioso em saber como ficou o tal aquário.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.