Eutanásia?


Woody_PT

Recommended Posts

(Não sei se este topico deveria estar aqui ou no forum de doenças)

 

Qual a vossa opinião acerca da eutanasia aos peixinhos?

 

A mim sempre me incomodou bastante ver um animal a sofrer (felizmente foi muito raro isso acontecer), mas por outro lado é-me impossivel terminar-lhe o sofrimento.

 

 

Recentemente li num site várias formas de terminar com o sofrimento dos animaizinhos, uma das quais achei menos desagradavel:

Numa solução de água com 20% de vodka, coloca-se lá o peixe que adormece e acaba por morrer sem sofrimento.

Se fosse comigo, acho que seria esta a minha opção :)

 

 

Nesta altura tenho um peixito (que não consigo identificar) que me foi oferecido há quase um ano.

 

O gajo sempre passou o tempo escondido, só aparecendo feito um foguete na altura da alimentação.

Cresceu imenso e sempre me deu a sensação que o fulano é meio torto (o corpo não é a direito, mas faz duas curvas ao longo da espinha).

Recentemente, ao mudar o pessoal para um aquario maior, consegui criar esconderijos que eu possa observar e o fulano lá se meteu num deles.

 

O facto é que o tipo passa o tempo deitado, muito quieto. Ás vezes com movimentos aparentemente desordenados.

Agora nem para comer aparece, mantendo-se no fundo, quase sempre de lado.

 

No outro dia enchi-me de coragem, coloquei água e alcool numa bacia.

Quando aproximo a rede do gajo, o tipo arranca com uma vontade de viver tremenda tornando dificl a captura.

Quando desisto lá volta o fulano à postura habitual.

 

 

Eu sei que na natureza, se estiver fraco há sempre um predador que lhe tira o sofrimento, coisa que não acontece lá em casa.

 

Resumindo, custa-me vê-lo assim (nunca lhe tive grande afecto, mas agora...), mas por outro lado aparentemente sou incapaz de o matar (nem ninguém lá em casa, só mesmo a minha Mãe, mas teria que ser eu a apanha-lo).

 

O que fariam no meu lugar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente essa é e será sempre uma pergunta polemica.

Mas caso não o consigas fazer, porque não o deixas nalguma loja? Podes sempre tentar, e assim não assistes ao seu "sofrimento".

Ou então tenta saber que peixe é e as suas caracteristicas, uma vez que há peixes muito sossegados, e que gostam de se esconder.

 

 

 

Barbie Girl...... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a coisa de 2 dias morreu-me um discu que andava a entregar a alma ao criador a mais de uma semana... se tivesse tido possibilidade tinha eutanasiado. morrer por morrer......

 

morrer por intoxicaçao de alcool n me parece que seja a melhor forma n... n deve ser nada agradavel... um peixe que está para morrer e que ja nem tem forças para se queixar ao ser metido numa soluçao dessas.

 

 

existem uns anestesicos potentes de uso veterinario que em certa dose os faz adormecer ... para sempre.

o problema e arranjar estas drogas. eu ja ando em pesquisas para as orientar.

 

 

vamos ver...

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A mim ja me falaram que a melhor maneira e retiralos e colocar no congelador.. se e verdade ou não não vos sei dizer, mas o meu sogro fez isso com um disco que estava muito doente e 2 ou 3 minutos depois ele estava no outro lado.

 

um Abraço

Nuno

-----------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu sou totalmente apologista da eutanisia a peixes que estao a sofrer e sem esperança.

 

no entanto essas mezinhas caseiras para anestesiar os peixes n me convencem.ha substancias activas apropriadas mas o problema e encontra-las.

 

realmente ver os bixos a sufrer e angustiante.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deixava-o andar. Pelo que contas ele "safa-se" à 1 ano e tem força para fugir... Quem sabe se ele está mesmo em sofrimento? Ter a espinha torta pode ter alguma mal formação física que tem desde nascensa e ás tantas já se habituou a viver com ela. Se te faz impressão ter o bicho dá-o a alguém que não se importe de o manter...

 

Claro que posso estar completamente enganado e o peixe estar a sofrer imenso e matá-lo é um favor que se lhe faz, mas não sabendo e não podendo ele "contar"... deixava-o estar.

 

Enfim é complicado. Faz o que achares melhor, desde que seja com boa intenção (tenho a certeza que tens senão nem te ralavas com isso) tudo o que fizeres será bem feito.

 

No que diz repeito ao "como" matar, se for caso disso, também não sou apologista de grandes truques ou malabarismos... Quanto mais rápido melhor... Acho que não vale a pena estar aqui a expor formas de o fazer. "Rápido" é a palavra chave.

 

 

É a minha opinião.

 

Espero ter contribuído, boa sorte.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, realmente há sempre a dúvida se realmente está em sofrimento ou apenas desconfortavel ou inadaptado (foi oferecido com a maior das boas vontades e era muito bonito e elegante quando jovem, mas como não o consigo identificar nem sei se está num ambiente confortavel para ele).

 

Tenho-o deixado andar, mas aborrece-me das raras vezes que o vejo, pois está sempre escondido.

 

A forma mais rápida de lhe tirar o sofrimento, segundo o que li (http://faq.thekrib.com/pt/begin-longterm.html#death)é mesmo a decapitação, mas quem é que é capaz disso? :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A forma mais rápida de lhe tirar o sofrimento, segundo o que li (http://faq.thekrib.com/pt/begin-longterm.html#death)é mesmo a decapitação, mas quem é que é capaz disso?

 

ou entao dirijam-se a um veterenario e tentem arranjar anestesicos.. e muito (palavra corrigida) melhor para o peixe e menos impressinante para o dono.

 

Correndo o risco de parecer insensível.... não achas que estás a exagerar? Se te faz tanta confusão ter o peixe assim mata-o de uma forma rápida... se te faz "confusão" o acto em si, chama um amigo teu... há pessoas que matam coelhos, galinhas, porcos... fogo... qual é a cena? O que mais não deve faltar são pessoas capazes de por em practica o que tu tens em mente. Desde que seja rápido...

 

Fica bem.

 

PS: Eu até acho que o que deixava andar... o gajo é rijo... come e foge...

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podendo optar, vou pelos anetesicos... mas isso sou so eu. por mim ate os podem empalar se quiserem.

se tivesses um cao e ele estivesse a sofrer? tb o decapitavas... pa a mim custava-me um bocado.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tão simples quanto isto: se realmente o peixe está a sofrer, e se não for muito grande, atira-o com toda a força ao chão! Mais rápido que isto não há!

Frigorifico?? Alcool?? Tá tudo doido... É claro que ele morre... mas até lá...

Tens que ter atenção é se realmente ele está a morrer.

O metodo de atirar ao chão é o mais rápido.

 

Eu já tive um tubarão martelo que começou a crescer que nem um doido. Andava às marradas no aquário de tal forma que já tinha uma ferida na ponta. Começou a andar ao contrário muito parado. Visto ser um peixe muito grande era dificil matá-lo. Atirei-o pela pia abaixo! hehehe Claro que não! Fui entregá-lo a uma loja de peixes e disse-lhes que não tinha condições para guardar o peixe. Eles felizmente tinham um aquário vazio e colocaram-o lá. Passado 1 semana o peixe foi vendido a um cliente com um aquário bem maior que o meu. Isto é só um caso de que às vezes é preciso observar bem os peixes antes de cometer algum erro.

 

Boa sorte e as melhoras para o peixe.

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais