Montagem de Malawi (240 Litros)


Bruno Nogueira

Recommended Posts

Olá a todos. Estou a montar um biotopo (ou biotipo) do lago Malawi com a preciosa ajuda do meu amigo e muito paciente Down.

 

Dimensões: 120x40x50 (240L)

Filtro: EHEIM 2217

Iluminação: JBF Solar 30 wats + JBF Nature 30 wats

Termostato: 300 wats

Substrato: Aragonite - coral esmagado (2 sacos de 13 kilos cada)

Flora: 1 Anubia (sujeito a alterações com base nas vossas sugestões)

Fauna: 3 trios de Mbunas, ainda não decidi quais.

 

O objectivo deste post é dar a conhecer este aquario para que possam dar as vossas sugestões no que diz respeito á decoração.

 

Neste momento tem apenas as pedras base da decoração, as maiores. A unica ideia que tenho agora é "amontoar" umas pedras do lado esquerdo

com o objectivo de criar esconderijos para os futuros habitantes, mas aguardo atentamente pela opinião dos experts para tornar este aquario uma casa acolhedora para os peixes.

 

No que diz respeito á fauna estou a fazer um estudo que me permitirá saber as espécies de mbunas que mais gosto. Posteriormente irei partilhar com vocês para que me possam aconselhar.

 

Aqui vão as fotos:

 

O aquario:

im0005230ho.th.jpg

 

O aquario com as pedras base:

im0005245gn.th.jpg

 

im0005257jj.th.jpg

 

O aquario já com agua e areão:

im0005268id.th.jpg

 

im0005273sq.th.jpg

 

Desculpem a má qualidade das fotos...

 

Agora é com vocês... está feioso? mais pedras? onde? como? mais plantas? que plantas? onde?

 

Pronto, aguardo as vossas sugestões

Obrigado a todos

 

 

 

boooooop

 

PS: O Down é o maior!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois sê bem vindo!

 

eu por acaso tenho um aqua com essas mesmas medidas!

 

o filtro que eu tenho é o mesmo que tu e foi o que me aconselharam aqui no forum quando me iniciei por isso dou te o mesmo conselho!

 

plantas podes por anubias em cima das pedras e nunca com as raizes enterradas como elas crescem devagar quanto mais cedo as meteres lá dentro melhor para que estas possam enraizar nas pedras claro que as tens de prender com fio de algodão ou algo do genero!

as valisnerias se tiveres sorte tambem se dão depende se os peixes deixam eu prefiro as maiores pois acho-as masi robustas ; tmabem tenho no meu umas criptocoryne que se tem aguentado muito bem!

concerteza que receberas masi sujestões!

 

 

esse papel de fundo esta porreiro!

 

podes por ai alguns peixitos o 1,2 metros foi uma boa escolha!

eu aconselho os meus preferidos

 

labidochromis caeruleus casal (muito calminhos)

 

pseudotropheus demasoni um trio ou mais que ocupam as pedras (os machos podem ser violentos se não houver condições que não são mais que rochas para as femeas se esconderem do macho e para o macho

fixar uma toca como territorio dele)

estes a seguir não são mbuna mas penso que não es obrigado a te restringires a eles isto se os teu mbuna permitirem!!

 

Pundamilia nyererei trio que ocupa a meia agua!

 

talvez um casal ou aulonocara (aqui não tenho bem a certeza) tudo depende de como os demasoni se comportarem

 

1 pleco comum ou outro robusto para limpar os vidros

 

o resto do pessoal que sugira mais pois os que eu disse é pouco para um aqua tão grande e eu ainda não conheço muitas especies por experiencia propria!

claro que não podes adicionar tudo de uma vez por causa do ciclo do nitrogeneo

Ao comprar penso que o melhor é comprar juvenis em excesso para depois seleccionar o ratio macho femea que queres vendendo depois o resto!

 

 

quanto as pedras aconselho que ponhas mais e quanto mais esburacadas melhor a configuração é contigo e como achares que fica mais apelativo! isso(muitas rochas) permite-te manter mbunas violentos sem o minimo dos problemas pelo menos para mim e para outro pessoal com quem tenho falado resulta mesmo sem ter montes de femeas para um macho!

de certeza que já sabes que eles são escavadores e podem fazer deslocar as rochas mas caso não saibas fica aqui o aviso para teres cuidado em como as pões!

 

tanto aqui no forum como no cichlid-forum encontraras montes de fotos de aquarios de ciclideos do malawi!

 

deixo aqui o meu!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=25496

 

boa sorte e abraços!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas tuas sugestões warlock!

 

 

Gostei muito do teu malawi! Gostava de arranjar pedras do género dessas esburacadas que tens no teu aquario, onde as arranjaste?

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehee.. Tá tão fixe! Quando puseres o resto das pedras ainda vai ficar melhor!

 

Boa! Agora tens que ter paciência para fazer o ciclo... e não te esqueças que as bactéria são como as abelhas!!

 

Hasta!

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao mundo dos Mbunas,

 

Decoração: o fundo está muito bonito, relativamente a pedras está muito fraco. podias fazer um amontoado do lado direito do aqua com pedras daquelas esburacadas, mais pequenas que as ja introduzidas no aqua. De preferencia será melhor começares a amontoar as pedras em cima do vidro, porque esses malucos vão escavar a areia toda por baixo delas e pode resultar desmonoramentos. Se as colocares sobre o vidro e bem apoiadas não terás problemas e consegues uns esconderijos espetaculares para os teus peixes. Podes fazer tipo montanha.

Relativamente à filtragem também podes melhorar. No meu de 300 litros tinha apenas um filtro canister de 1600L/h, apesar de fazer boa filtragem, não me parecia a 100%. Intruduzi um interno Fluval 4 plus que é muito rápido e muito eficiente (1000l/h) e assim consegui uma filtragem excelente sem acomulação de porcaria em lado nenhum do aqua.

O pleco, descartava completamente essa hipotese, são peixes que podem crescer muito e cagam mais do que limpam. Esteticamente um peixe desses adulto não me parece bem. Podias antes intruduzir 2 peixes limpa-vidros.

Gyrinocheilus aymonieri

Comp Aqua pH Temp

28 cm 200 L 7.3 26°C

Origem: Sudeste Asiático

Adaptam-se muito bem a agua alcalina e fazem um excelente trabalho.

Também para completar a equipa de limpeza, podes meter uns synodontis do lago malawi, apesar de serem um pouco caros.

 

Aulonocaras com Mbunas... não fazia isso. A base da alimentação dos mbunas é vegetal enquanto os aulonocaras necessitam de mais protaina. A qualidade da agua e a alimentação são factores importantissimos no bom desenvolvimento dos mbunas.

Os meus são alimentados com papa caseira e muita alface, assim não crescem demasiado, já vi alguns alimentados a protaina que crescem muito e rapido tomando proportações que não existe na natureza.

Se tratarmos correctamente dos nossos peixes, eles devolvem tudo com rituais de acasalamento e cores espectaculares.

 

Substrato: Excelente escolha

 

Flora: Aqui apenas colocava anubias, anubia barteri no areao e varias anubias nana encaixadas no meio das pedras ou nos buracos das mesmas.

 

Fauna: Entre 10 a 15 peixes, penso que será o ideal

 

Alguns dos meus preferidos:

 

Cynotilapia Afra Cobwe

P. Elongatus Chewere ou Mpanga

P. Flavus

Metriacima Estherae

Cynotilapia zebra hara (+pequenos) ou Maylandia sp. "zebra chilumba" Maison Reef

 

Para finalizar o trio Msobo

 

Pseudotropheus Membe Deep

Pseudotropheus Msobo Magunga

Pseudotropheus Polit

(cuidado com as 2 primeiras, pois as femeas são muito parecidas)

 

Isto é apenas a minha opinião, espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Isto é apenas a minha opinião, espero ter ajudado.

 

Sim, estás a ajudar-me imenso eram precisamente criticas deste género que pretendia.

 

 

Decoração: o fundo está muito bonito, relativamente a pedras está muito fraco. podias fazer um amontoado do lado direito do aqua com pedras daquelas esburacadas, mais pequenas que as ja introduzidas no aqua. De preferencia será melhor começares a amontoar as pedras em cima do vidro, porque esses malucos vão escavar a areia toda por baixo delas e pode resultar desmonoramentos. Se as colocares sobre o vidro e bem apoiadas não terás problemas e consegues uns esconderijos espetaculares para os teus peixes. Podes fazer tipo montanha.  

 

Ya... pois está, muito fraco. Eram as pedras maiores que achei que não deveriam assentar na areia, mas sim no vidro. Pelos vistos deveria ter feito logo os amontoados antes de por a areia...

 

Em relação á "montanha" estava a imagina-la do lado esquerdo pelo facto de do lado direito estar a parte do filtro que puxa a água... será que fazer a montanha do lado do filtro pode prejudicar de alguma maneira? ou quando sugeriste isso já estavas a ter em conta o melhoramento da filtragem?

 

Assim sendo fica a questão: Um monte de cada lado? Apenas um monte do lado direito?

 

A decoração é muito importante para mim não só pelo aspecto tecnico mas também pelo practico. Não me estou a imaginar a "pescar" para um segundo aquario os futuros alevins ou uma femea grávida antes da postura. Preferia que nascessem em comunidade e sabendo á partida que a maior parte acabará por ser "papado" tinha esperança que se safassem os mais fortes, mas para isto tenho a noção que os esconderijos desempenham um papel fundamental...

 

Flora: Aqui apenas colocava anubias, anubia barteri no areao e varias anubias nana encaixadas no meio das pedras ou nos buracos das mesmas.

 

Gosto da ideia de ter apenas anubias, vou aproveitar a introdução das novas pedras para "encaixar" mais anubias.

 

Substrato: Excelente escolha

 

Sim gostei muito do efeito final... mas para lavar é um castigo.... ainda tenho muito presente aquela imagem de "leite de cabra" que saía constantemente lavagem após lavagem...

 

Em relação á fauna... a tua observação sobre os plecos é muito boa, não gosto nada de os ver grandes... sei que nem todos crescem até ao mesmo tamanho... mas mesmo assim não quero plecos.

 

Ainda não estou á vontade para falar dos Mbunas que gostaria de ver no aquario... ainda não acabei o "estudo"... durante esta semana faço um post com as preferencias... Estou a basear-me no livro que descreve as espécies, mas que não as classifica no que diz respeito á agressividade, por isso hei-de postar sobre isso para saber a opinião dos mais experientes.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

 

Hasta!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Assim sendo fica a questão: Um monte de cada lado? Apenas um monte do lado direito?

 

Desculpa que não reparei em que lado estavam os tubos. A montanha do lado contrario à filtragem, sobre o fundo acompanhar o vidro lateral e o traseiro, fazendo tipo um triangulo.

 

A decoração é muito importante para mim não só pelo aspecto tecnico mas também pelo practico. Não me estou a imaginar a "pescar" para um segundo aquario os futuros alevins ou uma femea grávida antes da postura. Preferia que nascessem em comunidade e sabendo á partida que a maior parte acabará por ser "papado" tinha esperança que se safassem os mais fortes, mas para isto tenho a noção que os esconderijos desempenham um papel fundamental...  

 

Para resolver isso sempre podes meter lá um amontoado de seixos da praia (pedras redondas) que fazem um excelente refugio para os alevins, é claro que alguns servem de almoço, mas os mais espertos safam-se.

 

Como referencia podes ler este tópico que é de uma das pessoas que mais percebe de mbunas em Portugal.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0

 

 

Abraços

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A montanha do lado contrario à filtragem, sobre o fundo acompanhar o vidro lateral e o traseiro, fazendo tipo um triangulo.  

 

Em triangulo, boa ideia!

 

Como referencia podes ler este tópico que é de uma das pessoas que mais percebe de mbunas em Portugal.  

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0  

 

É sem dúvida uma referencia, impressionante. A ideia dos seixos é porreira, os alevins podem esconder-se nas fendas.

 

Já me ocorreu por mais do que uma vez uma questão que me tenho esquecido de colocar aqui. Tendo em conta o setup do aquario e tendo em conta que a água que vem do filtro entra submersa, será que a oxigenação da água se fará como deve ser? será que preciso de uma pedra difusora (que normalmente tem um motor que faz aquele zumbido irritante) ou uma power head? Se de facto preciso o que me aconselham?

 

Obrigado pela ajuda!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

No meu aquario, retirei aquele tubo com furinhos, que para mim só estrangula o fluxo do filtro. Metes a entrada da agua no aqua proximo da superficie e não tens problemas de oxigenação. Também podes meter um filtro interno para apoio que até alguns tem a opção de fazer bolhinhas sem o minimo ruido, ex fluval 4 plus.

A superficie bem movimentada carece de aparelhos a fazer bolhinhas, na minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK! Compreendido!

 

Apartir de amanhã vou voltar a pesquisar pedras para fazer a montanha, alguns seixos para os eventuais alevins e umas anubias. Entretanto vou continuar a estudar a fauna...

 

Tenho a impressão que o aquario está um pouco mais turvo que ontem... ontem adicionei mais umas pedras (devidamente lavadas, esfregadas com uma escova de arame e fervidas)... De inicio estava um bocado turvo, depois melhorou e agora piorou um pouco... a turvez está-me a fazer comichões. O cheiro está normal, já perdeu o cheiro a cloro que tinha inicialmente.

 

Obrigado pelas ideias e pela paciencia Jorge.

 

Até mais

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Comprei as minhas pedras numa dessas lojas de bricolage e material para jardim.

Como ainda estava a fazer o aquario, estiveram cerca de 1 mes em agua previamente lavadas com maquina de pressão e fervidas. São muito esburacadas e escavam cheias de terra.

Com esse tratamento não tive qualquer problema, mas um amigo teve sérios problemas desses acabando por retira-las do aquario.

Essas pedras podem dar alguns problemas ao inicio, mas bem tratadas e um pouco de paciencia, depois de estarem cobertas de algas, dão um efeito muito bonito ao aquario.

Na minha opinião, gostos são relativos.

 

Vai colocando actualizações para o pessoal ver a evolução

 

Abraços

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois !

 

ai está pato ai tens as respostas que procuravas :shock:

eu so ajudei até onde pude a partir dai disse logo que não tinha a certeza!

(só tenho destes bichos há um ano!)

sim é verdade os pleco podem ser um pouco sujinhos! :shock:

 

quanto as minhas pedras fui eu que as apanhei na serra d´aire mas secalhar para ti a melhor opçao é mesmo comprares pois não é das coisas mais faceis de achar na serra a não ser que conheças algumas zonas!

 

vou ficar tambem a espera para ver como fica

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok! Obrigado pelas ideias Warlock e Jorge.

Vou optar pela compra das pedras.

 

Obrigado... ainda nesta semana vou partilhar as minhas ideias sobre a fauna.

 

Vai colocando actualizações para o pessoal ver a evolução

 

vou ficar tambem a espera para ver como fica

 

Assim que hajam alterações que se vejam posto mais umas fotos.

 

 

 

Até mais

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente á fauna... a minha ideia é a seguinte:

 

Não quero ter o aquario povoado ao maximo, gostava que os peixes se sentissem bem e com espaço. Não me importo que tenham as suas rivalidades, até acho saudável para eles e interessante para mim de observar, mas não quero criar grandes desiquilibrios entre eles. Gostava que houvesse espaço e opurtunidade de haverem posturas bem sucedidas, que os "pais" tivessem hipoteses de proteger os seu ovos.

 

Pareceu-me que 3 trios ( 3 espécies diferentes com 1 macho e duas femeas cada) de Mbunas é uma "população" equilibrada e que preenche estes requisitos para um aquario deste género. Mas esta conlusão é puramente empírica, sem grande conhecimento e sem experiencia... gostava que criticassem...

 

Gostava de ter também 2 peixes (que podem ou não ser do lago malawi) para funcionarem como "limpadores".

 

Escolhi de um livro de ciclideos do malawi (Back to Nature guide to Malawi Cichlids) algumas espécies de Mbunas que me pareceram bonitos, e de tamanhos semelhantes.

 

Estou ciente de que para bem das espécies devo escolher espécies cujas femeas sejam distintas, para evitar a ocorrencia de hibridos.

 

Não faço a minima ideia se as espécies que selecionei são equilibradas em termos de agressividade nem faço a minima ideia se as espécies são raras ou vulgares... vou revelar então a tal selecção e peço que usem da vossa experiencia e conhecimento de forma a impedir-me de fazer um grande disparate...

 

As espécies são estas:

 

Cynotilapia Afra

Cynotilapia sp. Jalo

Cynotilapia sp. Lion

Cynotilapia sp. Mbamba

 

Labidochromis Chisumulae

Labidochromis Freibergi

Labidochromis Maculicauda

Labidochromis sp. Mbamba

Labidochromis Strigatus

 

Melanochromis Cyaneorhabdos (Maingano)

Melanochromis Johannii

 

Pseudotropheus sp. Elongatus mpanga

Pseudotropheus sp. Elongatus ornatus

Pseudotropheus sp. Elongatus ornatus tanzania

Pseudotropheus sp. Elongatus spot

Pseudotropheus sp. Flavus

Pseudotropheus Minutus

Pseudotropheus sp. Orange cap

Pseudotropheus sp. Polite

Pseudotropheus sp. Tursiops chitande

 

Não estou á espera que conheçam todas nem que as descrevam uma a uma... estou á espera que digam: sei que "estes" podem conviver com aqueles, sei que "estes outros" são demasiado fracotes para "estes", sei que "estes" são relativamente fáceis de encontrar, embora os "outros" deves excluir á partida porque nunca os vais encontrar... etc...

 

 

Bom... não sei se estou ser demasiado exigente... gostava de contar com a vossa ajuda para não fazer nenhum disparate, para meu bem e para bem dos peixes.

 

 

Desde já obrigado a todos.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

os que consegues encontrar com mais facilidade são:

Cynotilapia Afra

 

Melanochromis Cyaneorhabdos (Maingano)

Melanochromis Johannii

 

Pseudotropheus sp. Elongatus mpanga

Pseudotropheus sp. Elongatus ornatus

Pseudotropheus sp. Flavus

Pseudotropheus sp. Polite

 

A minha escolha seria:

 

Cynotilapia Afra cobwe

Pseudotropheus sp. Flavus

Pseudotropheus sp. Polite

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Patoncio! Isso é que é estudar!

 

Olha vou te dar a minha opinião.

 

O João tem razão, sem duvida que os Afra são os mais faceis de arranjar. Para mim são dos meus favoritos. Eu tenho um que, apesar de já ter lido que é raro, é o peixe mais feroz do aquário. Põe a correr nas horas um Nimbocromis Polistigma que tenho lá é que do dobro do seu tamanho.

 

Por isso as minhas sugestões são:

 

- Cynotilapia Afra;

- Melanochromis Johannii

- Pseudotropheus sp. Flavus;

- Pseudotropheus sp. Orange cap;

- Pseudotropheus sp. Polite.

 

Penso que todos eles se podem juntar, uns mais agressivos que outros, uns anulam a agressividade dos outros, etc.

 

Existe um que não está na tua lista (pelo menos com este nome) que é o Pseudotropheus demasoni . É muito fixe.

 

Se são faceis de arranjar ou não, isso é que eu já não sei...

 

Para já é tudo, vou continuar a minha investigação e quando tiver novidades vou-te informando.

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

Podes meter 2 peixinhos limpa vidros de ventosa que te falei anteriormente, encontram-se em qualquer loja de aquariofilia.

 

Relativamente aos demasoni, são muito bonitos mas parece-se que andam um pouco degenerados. Não só por experiencia propria, como a de alguns amigos, estes tendem a morrer com muito facilidade.

Já tive um trio com acasalamento registado mas as femeas acabaram por morrer com bloat. Neste momento mantenho o macho solteiro, só vou meter mais assim que consiga arranjar exemplares selvagens.

 

Cumprimentos

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha escolha seria:  

 

Cynotilapia Afra cobwe  

Pseudotropheus sp. Flavus  

Pseudotropheus sp. Polite  

 

porquê?

 

Não estou a por em causa, a pergunta é apenas com o intuito de aprender com a resposta.

 

thxs

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que a combinação que o João te deu é a mais à prova de hibridos , garantindo em simultâneo uma boa diversidade de cores no aquário :wink:

 

Mas melhor que eu, ele te explicará :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha selecção dos que disseste era:

 

Cynotilapia Afra

Melanochromis Cyaneorhabdos (Maingano)

Pseudotropheus sp. Elongatus mpanga ou pseudotropheus flavus.

 

E acrescentava talvez uns

 

Labeotropheus fuelleborni ou thumbi west

Pseudotropheus Saulosi ou Metriaclima estherae.

 

 

Quanto aos limpa-vidros

2 - Gyrinocheilus aymonieri - Chinese Algae Eater (CAE)

 

Limpa fundos (opcional):

 

Synodontis nyassae

 

O principal problema nesta selecção que fiz, é que já poderá ser um número exagerado de peixes, mas como o aquário tem 1,20m pode ser que corra tudo bem.

 

Outro dos problemas é um peixe que pus aí que não é de todo aconselhavél a um iniciante...é o maingano.

 

Os saulosi ou os estherae são peixes, por norma, muito pacíficos e coloridos portanto devem ser uma boa escolha para ti. Normalmente também são faceis de arranjar.

 

Tenta pesquisar na tua aréa que peixes consegues arranjar e depois pesquisas aqui na net ou em livros os seus comportamentos, se necessário colocas aqui as tuas dúvidas e SÓ depois é que compras :wink:

 

Abraço,

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

pensei que tinha o aquario a ciclar, mas na realidade não tenho. O que tenho ali na sala é uma boa quantidade de água sem nitritos e como não tenho nitratos significa que o ciclo não começou... pois lá está... preciso de amónia, e sem amónia as bactérias não fazem milagres.... "mea culpa".

 

Assim sendo, penso que é uma boa altura para colocar os 2 Gyrinocheilus aymonieri.

 

Não quero precipitar a introdução dos peixes (sei que é um erro comum e já o cometi no passado) mas parece-me que dadas as circunstancias só faria era bem por 2 peixes desta espécie. Concordam com a introdução de 2 exemplares da espécie nesta fase?

 

Dado esta ideia pesquisei na net sobre a espécie e num livros que para aqui tenho. Como disse o Jorge Carvalho a espécie vem catalogada com o tamanho de 25cm (noutras paginas falam em 27cm), mas dizem que as dimensões normais são muito mais pequenas. O quer dizer isto na practica? de que tamanho costumam ser? e como saber se um exemplar se irá transformará num "monstro" de 25cm?

 

Outro dos problemas é um peixe que pus aí que não é de todo aconselhavél a um iniciante...é o maingano.

 

porquê?

 

 

Obrigado!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar os CAE agora (aconselhava-te a colocares apenas um CAE... chega bem para o teu aqua) ou então um pouco de amónia ou comida de peixe... qualquer uma das 3 opções inicia o ciclo, embora a comida de peixe leve mais algum tempo pois tem que se decompor primeiro.

 

Com relação aos CAE eles ficam grandinhos sim e o pior é que consuante crescem começam a ser muito territoriais. Tinha um no aquário dos mbunas e tive que o retirar porque se pegava à porrada com eles... e olha que lhes chegava bem... de tal forma que os mbunas já me andavam pelos cantos do aquário muito aflitos com as barbatanas e boca todas lixadas :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com relação aos CAE eles ficam grandinhos sim e o pior é que consuante crescem começam a ser muito territoriais.

 

Ora bolas, assim sendo não estou interessado nesta espécie... Não me agrada muito a ideia de ter peixes grandes.

 

Excluindo os CAEs e os plecos existe alguma alternativa de um peixe que limpe o vidro, que não ultrapasse os 10cm e que seja compatível com mbunas?

 

Se houver aproveito, fico com 1 agente de limpeza e dou inicio ao ciclo.

Se não houver, dou inicio ao ciclo com comida, ampolárias ou algo do género.

 

 

Fiquem bem!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falo grandinhos é em relação aos peixes convencionais.

 

O CAE é um peixe alongado por isso 16 ou 17cm de peixe não têm nada que ver com 16 ou 17cm de um oscar por exemplo.

Em cativeiro não os estou a ver muito atingirem acima dos 17cm, o que é pouco mais que um mbuna, dado que na sua maioria se ficam pelos 12 a 15cm.

 

Tirando o CAE e o pleco não me parece que nenhum outro se aguente à bronca com os mbunas, estamos um bocado limitados nesse aspecto.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais