Montagem de Malawi (240 Litros)


Bruno Nogueira

Recommended Posts

Com relação aos CAE eles ficam grandinhos sim e o pior é que consuante crescem começam a ser muito territoriais. Tinha um no aquário dos mbunas e tive que o retirar porque se pegava à porrada com eles... e olha que lhes chegava bem... de tal forma que os mbunas já me andavam pelos cantos do aquário muito aflitos com as barbatanas e boca todas lixadas

 

É verdade que os CAE costumam perseguir os mbunas... mas desculpa lá Nuno mas não me parece que no teu caso tenha sido os CAE a provocar isso. Digo isto pelo simples facto: Se a boca estava lixada não foi de certeza o CAE com aquela boca de ventosa que a lixou. Isso é tipico de uma luta entre mbunas. O ataque do CAE não é feito dessa forma. Já mesmo as barbatanas lixadas eu tenho as minhas dúvidas. Isso foi certamente briga de mbunas.

 

Os CAE normalmente quando se tornam territoriais perseguem os mbunas (e quanto muito é um coitado, não é a todos), mas nunca chegam a ser grande ameaça porque o ataque dos CAE raramente tem eficácia.

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os meus CAE's tem cerca de 1 ano e devem ter 8 cm, o maior que vi em cativeiro tinha 7 anos e deve medir 12/14 cm.

Nunca registei nenhum ataque aos mbunas, muito pelo contrario. Os CAE's é que tem que ter muito cuidado, volta e meia ficam meios esfrangalhados.

 

Pato:Força nos CAE's sem problemas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os plecos realmente crescem muito e como alguém disse (e bem!) às tantas sujam mais do que limpam, mas penso que existem umas especies de plecos que não crescem tanto. Não sei se estou a dizer um grande disparate mas é assim: O plecos mais vulgar é aquele cheio de "antenas" e "espinhos" mas existem uns com uns pontinhos amarelos ou brancos. Eu tenho um no meu aqua de ciclideos e não cresce muito, aliás nunca vi nenhum com mais de 8-10 cm. São muito mais caros do que o plecos normal, mas resolvia o teu problema. Se eu encontrar uma imagem do plecos que valo eu coloco aqui.

 

Já agora, penso que existe pelo menos um utilizador neste forum que tem um destes exemplares no seu avatar.

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que os CAE costumam perseguir os mbunas... mas desculpa lá Nuno mas não me parece que no teu caso tenha sido os CAE a provocar isso. Digo isto pelo simples facto: Se a boca estava lixada não foi de certeza o CAE com aquela boca de ventosa que a lixou. Isso é tipico de uma luta entre mbunas. O ataque do CAE não é feito dessa forma. Já mesmo as barbatanas lixadas eu tenho as minhas dúvidas. Isso foi certamente briga de mbunas.

Acredita que eu também pensava que fosse bulha de mbunas... até ver o CAE frente a frente com um mbuna... não foi a guerrilha de bocas normal dos mbunas, mas que o bicho levou umas tarracadas valentes isso levou e depois apareceu com a boca ferida. Pode ter sido coincidencia mas desde que tirei o CAE do aquário as mbunas andam mais calmos. :D

Também achava que a boca de ventosa não fazia muitos estragos... mas pelos vistos faz alguns.

às tantas tive azar com o meu CAE... já tinha tido um anterior que voou para fora do aquário... este é alucinado de todo e dava porrada em todos os mbunas sem excepção.

Mas é claro... aqui em casa só acontecem coisas alucinadas :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desde já obrigado pelas sugestões. No que diz respeito ao "peixe" para dar origem ao inicio do ciclo, optei por pedir um pleco (não sei exactamente que pleco é) emprestado ao meu lojista de confiança. Assim que o ciclo do termine vou devolve-lo. Desta forma dou inicio ao ciclo rápidamente e entretanto continuo a pesquisar sem correr o risco de precipitações.

 

No que diz respeito á decoração, já arranjei mais algumas pedras, alguns seixos e também mais duas anúbias. Vou fazer umas lavagens/fervuras. Depois de estar pronta a decoração posto aqui uma ou duas fotos para vocês verem se já é suficiente para os peixes serem felizes.

 

os que consegues encontrar com mais facilidade são:  

Cynotilapia Afra  

 

Melanochromis Cyaneorhabdos (Maingano)  

Melanochromis Johannii  

 

Pseudotropheus sp. Elongatus mpanga  

Pseudotropheus sp. Elongatus ornatus  

Pseudotropheus sp. Flavus  

Pseudotropheus sp. Polite  

 

Em relação ás espécies que postei e tendo em conta a informação do João Magalhães no que diz respeito á "vulgaridade da fauna" fiz a seguinte escolha:

 

3 trios = 3x 1 macho + 3x 2 femeas

 

1º trio:

Pseudotropheus sp. Flavus

 

2º trio:

Pseudotropheus sp. Polite

 

3º trio (3 hipoteses possiveis, ordenadas por preferencia):

Labidochromis sp. Mbamba / Melanochromis Johannii / Cynotilapia Afra cobwe

 

Qualquer uma das 3 hipoteses são compatíveis?

Mais uma questão, uma vez escolhidas as espécies existe alguma restrição no que diz respeito á ordem de introdução dos peixes no aquario? (talvez a pergunta seja permatura pelo facto das espécies não estarem ainda definidas)

 

Obrigado a todos :lol:

Fiquem bem.

 

Ps: desculpem os extensos posts, mas surgem-me tantas coisas que não consigo evitar.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Melanochromis Johannii: pessoalmente não sou adepto de nenhum do grupo

 

 

Labidochromis sp. Mbamba: Lindissimos mas muito dificil de arranjar, se conseguires guarda para mim um casalinho.

 

 

Cynotilapia Afra cobwe: Espectacular

 

Mais uma questão, uma vez escolhidas as espécies existe alguma restrição no que diz respeito á ordem de introdução dos peixes no aquario? (talvez a pergunta seja permatura pelo facto das espécies não estarem ainda definidas)

 

Peixes com força lá pra dentro.

 

É verdade, não me apetecia nada limpar os vidros do meu aqua de crianção, CAE la pra dentro, limpinho.

 

Abraços

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muitas lavagens, "esfregas" e fervuras permitiram-me introduzir mais pedras no aquário. Remodelei a colocação das pedras já existentes, tendo o cuidado de assentar todas as pedras de maior peso directamente no vidro. Aqui vão as fotos: (clickando em cima dá para ver melhor)

 

im0005303uy.th.jpg

 

im0005330aa.th.jpg

 

im0005398wp.th.jpg

 

im0005356xi.th.jpg

 

Gostava de por 5 questões:

 

1) Já tenho pedras que cheguem?

 

2) A pedra mais pesada é a que está no centro e pesa 20 kg. Estou a abusar?

 

3) Comprei sal para adicionar á agua, quando devo faze-lo? Após a primeira TPA?

 

4) Depois do ciclo se concluir, posso intruduzir as 3 espécies de Mbunas em alturas diferentes? (o mais certo é não conseguir arranjar todas de uma só vez)

 

5) As espécies que referi a cima como sendo as espécies da minha preferencia, exceptuando a possibilidade de poder obter hibridos com algumas combinações, são todas compativeis?

 

Mais uma vez "estiquei-me" no comprimento da mensagem... bah.

 

Desde já obrigado!

Fiquem bem.

 

Pato

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está aí alguem?

Às vezes parece que sim :)

 

Respondendo...

 

1- Não... isso é cheio de calhau até à borda :oops: . Agora a sério... parece-me que já tens pedras suficientes mas serão os peixes a "dizer-te" se precisam de mais ou não.

 

2- Depende da espessura do vidro da base e da forma como está assente sobre o móvel. Se não concentrares o peso todo ao centro em volta dessa pedra , penso que não terás problemas.

 

3- Sais... eu não uso porque a minha água já tem os parametros necessários. Sal deves meter no inicio do aquário e depois a cada TPA.

 

4- Podes introduzir os mbunas na altura que quizeres que o teu aquário é grande o suficiente. Procura sempre não adicionares um peixe solitário e adicionares os peixes do mesmo grupo ao mesmo tempo. De preferencia adiciona os peixes ao final do dia com as luzes desligadas. Se não der, ao adicionares os peixes alimenta os outros... assim enquanto comem dão tempo aos recem-chegados para se ambientarem.

 

5- Que me pareça as espécies são compativeis. Cuidado com o grupo melanochromis... são meio brutos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Pessoalmente gosto de mais calhau, mas para 3 trios penso que seja suficiente. É como o Nuno diz, eles depois é que vão dizer.

Se fizerem muita guerra metes mais uns calhaus para fazer mais esconderijos e limitar territorios.

Eu não gosto de nenhum melanochromis, não os acho muito bonitos e sao muito agressivos, principalmente os auratus.

 

Abraços

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tenho medido os parametros da água e a "ciclagem" está a correr bem.

 

Há algo que me anda a inquietar... é o PH. Passo a explicar.

O PH da torneira tem cerca de 7. O areao é de coral e as rochas da decoração são calcárias. O PH da água do aquario estáva em 7.7 no dia 15. Assim sendo pensei: "Bom, tenho ali um pacote de sal apropriado (JBL diz que é para malawi e tanganica) que devia ter posto no inicio e não pus... vou por agora, além de se dizer que tem elementos fixes já ouvi dizer que aumenta o PH.". Assim fiz... Medi no dia 19 e medi hoje e verifiquei que o PH não se alterou, continua nos 7.7.

 

Ora bem... já tenho quase ou nenhuma amónia e tenho quase ou nenhuns nitritos, portanto em termos de bactérias sinto-me confortável... O PH parece-me um bocado "curto". Acho que para os MBunas, C. Afra Cobwe, P. Saulosi e P. Polit devia ter um PH no minimo de 8. Parece-me que se calhar devia "acertar" isto com bicarbonato de sódio. O que vos parece? E quantidades? E passado quanto tempo devo tornar a medir para saber se devo por mais ou não? Onde posso comprar? Nunca fiz, portanto não sei qual é procedimento.

 

As pedras cada vez estão mais verdes, estou a ficar contente.

Já faltou mais para o aquario ganhar vida :P

 

Obrigado a todos.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou um bocado apologista de não mexer no que está estável.

Se tens um ph estável de 7,7 é preferivel a teres um a variar entre 7,7 e 8.

 

O ph ideal dos mbunas é efectivamente 8 mas se os mantiveres com 7,7 não vai ser por aí que eles vão ter problemas.

Nisto dos ph já concluí que só é preciso bom senso... se não podemos ter o ph ideal então o melhor é ter o que mais se aproxima do ideal, desde que sem oscilações.

 

Portanto diria que podes tentar atingir o ph de 8. Se vires que não se aguenta nos 8 por muito tempo, ou que nas tpa's oscila demais o melhor é estabelecer num valor menor mas mais estável.

Só acho que não deves ir abaixo dos 7,5 com mbunas pois já começa a ser desconfortável para eles.

 

Boa sorte aí com os bichos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se tens um ph estável de 7,7 é preferivel a teres um a variar entre 7,7 e 8.

 

Não respondi logo para não estar a responder só por responder. Estou a seguir o teu conselho, não fiz nada para alterar o PH. Ontem fiz uns testes e o PH continua a 7,7. Acho que está estável. Amónia e Nitritos estão a 0, Nitratos não tenho quase nada. Diria que o ciclo está concluído.

 

Temperatura oscila entre os 26º e os 27º. Tenciono faze-la baixar ainda mais um pouco.

 

Li que os Mbunas gostam de corrente na agua do aquario por isso no fim de semana passado comprei uma powerhead. Comprei também um "cartuxo" para a powerhead onde tenho lã de vidro. Lembro que o aquario tem 240L brutos e tinha apenas um filtro eheim 2217 que tem um débito de +/- 1000 L/hora. A powerhead faz também 1000 L/hora mas é regulável. Regulei a powerhead para +/- 80% da capacidade maxima.

 

Em termos de corrente prece-vos bem?

Está tudo a postos para receber a mbunagem, certo?

 

Obrigado a todos

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Powerhead no maximo, para que queres guardar 20%?????

 

Mbunas lá para dentro com calma, não metas tudo de uma vez, se alguma coisa correr mal o estrago não é tão grande.

Segues o comportamento dos 1ºs durante alguns dias, se estiverem nas quintas deles, vais metendo mais especies.

 

Estas com mais paciencia do que eu no inicio. hehehehehe

 

Boa sorte

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Powerhead no maximo, para que queres guardar 20%?????

 

eheheh... não era para "guardar" os 20% era para a powerhead não estar no maximo do esforço... o que faz os gajos felizes é ao maximo??? não tem problema, é já a seguir! :wink:

 

Segues o comportamento dos 1ºs durante alguns dias, se estiverem nas quintas deles, vais metendo mais especies.  

 

Estas com mais paciencia do que eu no inicio. hehehehehe

 

Pois agora é que vou estragar tudo... Estou a pensar ir busca-los hoje (os 9) e pimba lá para dentro. Acham mal?

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Põe isso a bombar no máximo! Tás a poupar não é? Não é preciso, isso tá sempre a trabalhar com a mesma intensidade, o que muda é o caudal de entrada! 100%!

 

É juntar os peixes ao mesmo tempo, mexer e já está! Tá o caldo feito! Não é o caldo entornado! Acho que não deve haver grande problema em colocá-los todos ao mesmo tempo. Neste momento tens o aquário minimamente estável e penso que não vais ter problemas de maior. Se houver incompatibilidade entre os peixes só vais mesmo descobrir quando estiverem todos lá dentro. Não te esqueças é de tirar primeiro o plecos (se essa ainda for a tua ideia), para depois não andares para lá à pesca com os novos habitantes.

 

Boa sorte. Quero ver isso!

 

Mas faz tudo com calma... deixar a aguá do saco à mesma temperatura, ir juntando aos poucos porções da tua água dentro do aquário, etc.

 

Hasta.

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preciso, isso tá sempre a trabalhar com a mesma intensidade, o que muda é o caudal de entrada!

 

claro... realmente... a patilha abre e fecha a entrada, o motor está sempre na mesma. fui pato! :wink:

 

Não te esqueças é de tirar primeiro o plecos (se essa ainda for a tua ideia), para depois não andares para lá à pesca com os novos habitantes.

 

ya, o pleco acaba hoje as suas férias. Vou ficar apenas com os Mbunas. Pus de parte a "equipe de limpeza", pode ser que a mbunagem dê conta do recado... se não derem tenho um iman, uma lamina e o tubo para aspirar.

 

Mas faz tudo com calma... deixar a aguá do saco à mesma temperatura, ir juntando aos poucos porções da tua água dentro do aquário, etc.

 

Ya... ainda me lembro desse ritual.

 

Thxs

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro... realmente... a patilha abre e fecha a entrada, o motor está sempre na mesma. fui pato!  :wink:

 

hehehe pelo nome não enganas...

 

ya, o pleco acaba hoje as suas férias. Vou ficar apenas com os Mbunas. Pus de parte a "equipe de limpeza", pode ser que a mbunagem dê conta do recado... se não derem tenho um iman, uma lamina e o tubo para aspirar.

Vai regressar às origens... Pela movimentação dele não deve ser muito dificil de apanhar... :)

 

Ya... ainda me lembro desse ritual.  

Thxs

 

Se precisares de ajuda apita!

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

o plecostomus já regressou ao seu dono e eu já adquiri as espécies pretendidas. Os polit lions cove e os afra cobue são F1, os saulosi não. Os peixes são todos ainda muito jovens, ainda não há a certeza sobre os saulosi e sobre os polit no que diz respeito ao género (macho ou femea). Já vivem no aquário e estão a ainda a recuperar do stress a que foram sujeitos. Mostram-se ainda muito timidos e assustadiços.

 

Sendo este tópico sobre a montagem de um aquario malawi eu diria que está concluído. Tenho todo o prazer em partilhar com todos o desenrolar da coisa mas continuar a "alimentar" este tópico parece-me desajustado. Estou a pensar daqui por 1 ou 2 dias (quando vir que os peixes já estão mais á vontade) fazer um novo tópico postando algumas fotos dos exemplares... pode ser que com a vossa experiencia me consigam dizer quais são machos e quais são femeas.

 

Estou muito contente por ver os peixes no aquario. Gostava de agradecer a todos a ajuda que me prestaram. Obrigado!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aguarda-se Fotos

 

Os gajos estão agora mais desinibos e são "fotografáveis"... mas ao contrário daquilo que pensei não tenho maquina para os fotografar decentemente. Vou tentar "desencatar" uma no fim-de-semana. Acho que na realidade já não tenho dúvidas quanto ao "género", agora que os consigo observar bem, tenho quase a certeza que são aquilo que queria.

 

De qualquer das formas postarei as futuras fotos para partilhar com vocês.

 

Fica bem

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

 

Arranjei uma maquina fotografica emprestada e tirei algumas fotos dos peixes. Fiz um website muito ranhoso (usei um template do frontpage) sobre o aquário ondo costumo registar quando faço manutenção ao aquário e em que consiste essa manutenção. Aproveitei o balanço e postei lá umas fotos sobre os peixes. Achei que fazia mais sentido dar-vos a conhecer o "site" do que estar a sobrecarregar o forum com as fotos. As fotos dos peixes estão no item de menu "Fauna" e dá para clicar em cima para ver maior.

 

http://pwp.netcabo.pt/pato911/

 

Já encomendei uma maquina decente, quando me chegar ás mãos é que vão ser elas... :)

 

Já pedi a um amigo meu (que tem um sentido estético mais apurado do que o meu) para pegar na informação do site e fazer-lhe um "face-lift". De qualquer das formas a ideia era partilhar as fotos conforme tinha prometido... :D

 

Um abraço pela ajuda que me deram!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais