bolhas....


jalves

Recommended Posts

Olás,

 

Em principio tem a ver com a produção de azoto pelas bactérias anaeróbias (realizando a desnitrificação...só acontece se tiveres uma boa camada de areão) ou dióxido de carbono pelas aeróbias. No pior dos casos pode tratar-se de amoníaco ou metano...:shock:

 

Estes gases ficam retidos na areia e, quando atingem uma pressão muito grande (muito gás para pouco espaço), são libertados para a superfície.

 

Convém remexeres bem a areia de vez em quando, para evitar a formação de "bolsas" de ar. Uma aspiração semanal e o uso de caracóis (Melanoides tuberculata, por exemplo) ou peixes que remexam o areão é uma boa forma de ajudar.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a camada de areão tem para aí 7 ou 8 cm.

 

Eu vejo formarem-se bolsas de ar debaixo do areão junto ao vidro.

 

Se for a desnitrificação que esteja a acontecer, qual é o resultado dessa reacção quimica? nitratos mais qq coisa?

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou responder á pergunta porque nem sei!

 

Só te quero perguntar á quanto tempo tem esse areão no aquario?

É que se o montas-te á pouco tempo é natural que na altura da montagem tivesse ficado ar que agora naturalmente sai ;)

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se for a desnitrificação que esteja a acontecer, qual é o resultado dessa reacção quimica? nitratos mais qualquer (palavra corrigida) coisa?

 

O resultado da desnitrificação, como o nome indica, é a "transformação" dos nitratos em azoto livre (portanto forma-se azoto.. ;) ).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo ao FBI:

 

O areão tem um ano no aqua.

 

Ao Diesel_Car:

 

Ok. É que eu tenho os nitratos muito altos no aqua, mas têm tado a descer lentamente. Chegaram a mais de 200mg/l (qd estive sem iluminção). Neste momento estão nos 80mg/l e ao que parece a descer.

 

Estas alterações estão todas a acontecer desde que instalei a iluminação HQI no mês passado, e eu pensava que era oxigénio a ser libertado por eventuais algas debaixo do areão.

 

Obrigado pelo esclarecimento.

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais