Água doce para Água salgada


Recommended Posts

Oi pessoal.

Tenho um aquário de 1,20x37x54 de 200L, neste momento tenho água doce mas vou por marinho e precisava de umas dicas.

Tenho dois filtros da Eheim um é seco-húmido ref. 2227, o outro é ref 2213. Queria saber se davam estes ou se tenho que comprar outros de resto não tenho mais nada.

 

Obrigado

João Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo aos salgados

 

Olha pelo que sei não necessitas de filtros mecânicos esses só servem para acumular nitratos e não queremos isso nos nossos reef's. Precisas apenas de cabeças motorizadas para movimentação da água.

 

Quanto ao resto do equipamento termoestato, escumador, iluminação (power compacts ou hqi's) devem ser os equipamentos prioritários, depois existe uma gama de equipamentos secundários cada um com função específica, por exemplo os reactores de calcio.

 

 

Cumps e boa sorte com esse reef :P

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luis Rosa

 

Pela tua informação já vi o teu site, o teu áquário já está melhor?

Já agora, foste buscar água ao mar e puseste no aquário? Eu pensei que fosse água da torneira e depois poê-se o sal que se compra nas lojas de aquários, se não é assim queria que me informes como é.

Vi que moras para os meus lados, eu moro em belas.

 

Até mais um abraço

 

João Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Então bora lá fazer um tópico só de vizinhos (sou de queluz...mas por acaso já vivi em Belas). :P

 

Eu pensei que fosse água da torneira e depois poê-se o sal que se compra nas lojas de aquários, se não é assim queria que me informes como é.

 

Só existem 2 formas de "fazer" água do mar:

- Ou trazes do mar, obrigatoriamente de um local que saibas que é bom (cabo raso...por exemplo).

- Ou fazes em casa.

 

Trazer do mar tem algumas vantagens, sendo que a principal é a poupança em termos monetários. Outra vantagem é a facilidade com que "produzes" esta água, sem teres de recorrer a balanças...densímetros...etc. Também é uma água muito rica em seres vivos, o que ajuda a "povoar" melhor o aquário e, mais tarde, alimentar os corais e ajudar na limpeza e manutenção do aquário.

 

Se preferires água feita em casa, NÃO recorras á água da torneira. Trata-se de uma água na qual estão presentes muitos produtos eventualmente prejudiciais ao aquário (ferro, cobre...), para além de poder conter alguns níveis de nitratos entre outros. O sal já contém todos os elementos necessários para fazer água salgada em quantidade adequada. Ao recorreres a água da torneira, provocas um desiquilibrio nas quantidades certas destes compostos.

Para fazeres água em casa, terás de recorrer a um aparelho de osmose inversa. Trata.se de um aparelho que, de forma básica, produz água "destilada", isto é, uma água muito pura (NÃO recorras a água destilada engarrafada como substituição desta água...trata-se de algo a evitar).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesel disseste tudo :P

Quanto ao meu aquário bom está francamente melhor as mudas de água TPA's de cerca e 50% por semana efectivamente sao o melhor que há para os aquarios de recife até os corais ganham outras cores e isto não é ficção e mesmo realidade. Sim a água vem directamente de cascais (cabo raso) e é so entornar la pa dentro e voila :) Quanto ao sal nunca experimentei sequer pois tive logo conhecimento de um aquario ao inicio do meu que me fez pensar, o do Marco Madeira que para mim é o melhor de todos os que não possuem equipamentos de maior, ele apenas com luz circulação e escumador montou um reef a sério. E tudo recorrendo as mudas de água com água natural. Por isso recomendo a todos.

 

Aqui vai o link para o reef dele: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23741

 

Cumprimentos e já sabes qualquer dúvida dizes que o pessoal combina e passas cá para veres o meu aquario :?

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis Rosa

 

Falaste que eu não precusava de filtros mecânicos que criavam nitratos, isso quer dizer que os que eu tenho não servem? Então o que terei que arranjar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Falaste que eu não precusava de filtros mecânicos que criavam nitratos, isso quer dizer que os que eu tenho não servem?

 

Em aquários de recife não devem ser usados filtros que realizem filtragem mecânica. A razão é simples:

 

- Apenas eliminam nitritos/amónia...havendo uma acumulação muito grande de nitratos.

- As esponjas criam uma barreira á circulação de animais (plancton), matando-os e diminuindo a diversidade de vida no aquário (já para não falar, mais uma vez, no facto de esta morte provocar o aumento de matéria morta -> nitratos).

 

Os nitratos, em água salgada, e ao contrário da água doce, mesmo em pequena quantidade provocam um boom de algas (a iluminação geralmente é superior) e podem mesmo provocar stress e morte dos peixes e corais.

 

Então o que terei que arranjar?

 

Num salgado, a filtragem provém de 5 locais principais:

 

- Detritivoros e outros seres-> eliminam pequenos restos de comida e micro-algas (tratam-se de ermitas, ofiuros, nassários, turbos...etc).

- Escumador -> elimina matéria orgânica em suspensão

- Rocha viva -> elimina nitritos/amónia e alguns nitratos

- Areia -> caso tenhas uma camada muito grande (DSB) elimina nitratos.

- Macro-algas -> eliminam nitratos/fosfatos.

 

Também as power-heads que vais usar irão ajudar na circulação e encaminhamento das porcarias para fora do sistema, empurrando-as de cima das rochas ou areia para o escumador ou simplesmente para a coluna de água (passando daí para o escumador).

Começa por comprar um bom escumador (atenção que a informação sobre a capacidade indicada pelas marcas - litros que cada escumador "aguenta" - não deve ser seguida). "Compra" também muita circulação (power-heads), prefazendo sempre um valor de perto de 20vezes o volume do aquário (aquario 100 litros -> circulação 2000l/h mínima).

Uma grande quantidade de rocha viva também é essencial (e cara...).

 

Os filtros que tens, especialmente o 2213, são muito bons para, numa emergência, poderes colocar carvão activado ou outro produto (resina anti-fosfatos/silicatos...etc) durante o período que te surgir o problema. De resto...mantém-nos desligados.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não forcosamente.

Existem aqui aquários de sucesso que não tem sump.

Podes ver o do Marco Madeira por exemplo.

 

Eu também mudei à pouco tempo de agua doce para salgada e não tenho sump como poderás ver no meu post.

 

No entanto a Sump permite-te esconder os equipamentos (geralmente fica dentro de um armário logo reduzes também o ruído) e aumenta-te a litragem do sistema. facilita as trocas parciais de água.

Eu vejo-me aflito para fazer a TPA pq tenho que colocar o balde de água a 1m de altura para que possa fazê-la passar para o aqua principal.

 

Já com sump que geralmente está ao nível do chão as coisas tornam-se mais simples.

 

Uma outra vantagem é a da eliminação das microbolhas que vão aparecendo no aquário quando não tens sump.

 

Eu pessoalmente não a fiz pq o meu móvel simplesmente não dá.

 

Deverão haver outras vantagens / desvantagens, mas existem aqui pessoas bem mais entendidas que eu que possam complementar a resposta (ou eventualmente corrigi-la se houver alguma coisa errada)

 

Abraços, e boa sorte para o projecto. Que começe melhor que o meu ... :shock:

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Dizeram-me que eu posso por em vez de ceramica e substrato, por rocha

viva, ou então não os por a funcionar, por só a rocha viva e o escumador, que já é uma filtragem boa.

O que dizem a isto?

 

Cumprs

 

João Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por só a rocha viva e o escumador, que já é uma filtragem boa.  

O que dizem a isto?  

 

É o que se usa habitualmente. ;) Acho que o diesel explicou duma forma simplificada mas bastante bem como se processa a filtragem em aquários de água salgada

 

Os filtros externos não são recomendados para este tipo de aquários.

 

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora mais um informação, indo buscar a água salgada ao cabo raso (é o melhor sítio para se ir buscar?) mete-se só dessa ou mistura-se, num aquário de 380 L?

Depois é só meter o escumador a trabalhar?

 

Cumpr.

 

João Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podes encher o aquário todo com a água do mar.

 

Pelas tuas perguntas, parece-me que ainda estás um pouco "verde" para te iniciares nestas andanças! O meu conselho vai para que leias o mais possível e que depois exponhas as tuas dúvidas.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons bons...

 

1 - The Modern Coral Reef Aquarium - Nilsen e Fossa - O volume 1 é de uma qualidade excepcional

 

2 - Corals - Eric Borneman

 

3 - Reefkeeping.com e AdvanceAquaristOnline 2 sites de referência.

 

CUmps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Acrecentando ao que o Duarte já referiu, aconselho-te também a ler alguns tópicos aqui do fórum (função "Pesquisar), nomeadamente a montagem dos aquários de alguns membros e seus "aparelhómetros":

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=421

 

Dá para teres uma ideia da infinidade de opções que podes escolher, dependendo apenas do que queres manter no aquário...e da tua carteira.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais