Problema parvo: como colar as ventosas do filtro ao vidro?


Recommended Posts

Boas!!

 

Estou com um problema um bocado parvo e chato!!

Tenho um aquário com cerca de 95 litros com um filtro interno da aquapor (por enquanto), e o filtro segura ao vidro com 4 ventosas de plástico. Não sei se alguém tem ou conhece estes Kits da Aquapor...

 

Acontece que de há uns tempos para cá (mais ou menos dois meses) as ventosas deixaram de colar ao vidro e o filtro acaba por "escorregar" até ao fundo do aquário e por lá fica, obrigando-me a colocar as mãos dentro do aquário dia sim, dia não, para o voltar a colocar no sitio.

 

Eu já limpei as ventosas, já limpei o vidro, já "colei" o filtro com o vidro seco, com o vidro molhado, com força, devagar, retirando o ar entre a ventosa e o vidro... não há maneira... acaba sempre por ir para o fundo... Se calhar até o podia deixar por lá, mas cá em cima, ele sempre vai fazendo oxigenação...

 

O que eu queria era sugestões ou ideias, para arranjar uma forma de as ventosas colarem ao vidro e não descolarem... É que mesmo que eu "segure" o filtro lá em cima de alguma forma (gancho ou arame) como as ventosas descolam do vidro, o filtro acaba por ficar a dançar...

 

Alguma ideia??

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o filtro tiver 4 ventosas e 2 delas forem na parte de baixo com o mesmo arame que pões na parte de cima amarras também a parte de baixo, se ficar sem folga ele não baila.

 

Podes sempre ir a onde compras-te e pedir umas novas, não sei é se vai resultar porque com a trepidação do proprio filtro acaba por ganhar ar e solta-se!

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Eu tenho um filtro desses de 1000l/hora e eu acho que o filtro é pesado para as ventosas e dai ele escorregar, ou então estas já estão secas....

Tenho um mais pequeno de 300litros/hora e esse problema já não acontece.

Penso mesmo que se substituires as ventosas por umas novas ele segura, ou então umas maiores.

Cumps.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o problema for só o escorregar colocas uma pedra por baixo, mas se o problema é o descolar já não é solução.

Melhor ainda: deitas esse ao lixo e compras o fluval 4 já não tens esse problema :?

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quanto a comprar um filtro novo, joalmag, é isso mesmo que eu conto fazer, daqui a um mês ou dois... E estou inclusivamente a pensar comprar o Fluval 204. Já o era para ter feito há mais tempo, mas na altura equacionei passar para os salgados e essa compra acabou por ficar em stand by... Mas como para já a passagem não é viável, a compra do filtro volta a ser uma questão a considerar.

 

Mas entretanto, o aquário tem 40 cm de altura, o filtro tem cerca de 20, e é essa diferença que ele escorreda... até lá ao fundo. Mesmo com uma pedra, tenho medo que me risque o vidro ou fique feio...

 

Provavelmente, vou seguir as sugestões já dadas pela IsaGanhão e pelo FBIpt e mudo as ventosas. Nem considerei essa hipotese...

 

É sempre melhor do que deixar o fltro apoiado no fundo com a saída a bombar a meio da altura do aquário, sem oxigenação, não é??

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Melhor opção: compra ventosas novas ou um filtro novo...

 

2ª melhor opção: compra silicone...e cola as ventosas ao vidro (com o vidro seco, claro).

 

Opção drástica: cola com "Super cola 3" (cianoacrilato). Podes colar com ou sem água no aquário. Para tirar é complicado, mas faz o "teste" num pedaço de vidro velho que tenhas e vê se, ao retirares, ficam residuos de cola..

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se o problema for de a borracha das ventosas ter secado e estar mais rija, a solução é colocá-las em água a ferver.

 

É apenas temporário até que voltem ao mesmo, mas sempre duram um bocadito mais

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu sofre exactamente do mesmo problema.

 

A diferença de altura não é tanta, mas eu aproveitei o pequeno espaço debaixo da caixa do filtro para, juntamente com algumas plantas, criar um espaço de sombra e abrigo.

Mas tenho receio que aquilo caia aprisionando alguém lá debaixo.

 

 

Como é mais seguro deixa-lo em baixo, uma coisa me ocorreu, e aproveito para pedir a opinião:

 

Será disparate deixa-lo pousado no fundo e colocar uma pedra difusora por debaixo das cerâmicas a areja-las??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plenamente de acordo com o Zeneo :D

 

Eu cada vez que me qcontece algo do género, toca a ferver as ventosas e dá para mais um tempo sem andarem a cair.

 

Nada como fazeres a experiência e diz aqui o resultado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

 

Pois é pessoal. Acabei por seguir uma das sugestões, e fervi as ventosas.

Não muito, para não as derreter, mas um pouco.

 

E aqui está o resultado: neste momento as ventosas estão... muito melhor que o que estavam. Não estão perfeitas, mas a verdade é que agora, em vez de escorregar até ao fundo, dia sim, dia não, já se aguenta durante cerca de uma semana. Pelo menos por duas vezes, que as ventosas aguentaram o filtro no sitio sem escorregar, durante este período de tempo.

 

O que significa uma melhoria significativa!!

Obrigado a todos.

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já tive o mesmo problema (não tenho pk ñ tenho o filtro)

o defeito é emsmo do filtro, devia trazer 2 ventosas grandes em vez de 4 pequeninas.

compra um exterior

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.