Duração de Co2 "embotijado"


Recommended Posts

Boas

Estando eu passado com a duração da minha botija de Co2 com 6Kg (de apenas 2 meses), venho assim perguntar quanto dura a vossa botija, mas para tal preciso que me digam o número de horas que está a injectar o Co2 e quantas bolhas por segundo para além dos Kgs da vossa botija.

 

O meu Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

garrafa de 2 Kg, 1 bolha por cada 2 a 3 segundos, 24h por dia, desde abril ainda ta a deitar. ( teve fechado cerca de 20 dias...)

 

pode se dizer que vai com cerca de 4 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta

 

De quantos litros é o Aqua?

E os Watts?

As plantas dizem que chega?

 

O meu é de 450L e estou a injectar 40 bolhas em cada 50seg.

 

Vamos tentar obter mais conclusões acerca do dito pois com as várias experiências que temos podemos tirar proveito do tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta

 

De quantos litros é o Aqua?

E os Watts?

As plantas dizem que chega?

 

O meu é de 450L e estou a injectar 40 bolhas em cada 50seg.

 

Vamos tentar obter mais conclusões acerca do dito pois com as várias experiências que temos podemos tirar proveito do tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá.

 

Tenho também uma garrafa de 6 kg. Injecto 3 bolhas/segundo num aquário de 140L com 165W power compact. A garrafa costuma durar 4/5 meses. Desligo o CO2 à noite com válvula solenóide quando as luzes se apagam. Injecto esta quantidade para acompanhar a luz que tenho. As plantas estão saudáveis, a fotossíntese faz-se normalmente e as plantas estão-me a consumir nutrientes à brava, pelo que faço uma fertilização diário.

 

Se estás a injectar sensivelmente 1 bolha/segundo, e se só te dura 2 meses, é porque existe uma fuga algures. Investiga bem se todas as juntas se encontram bem seladas. Se econtrares uma fuga podes remediá-la com teflon tape. Até eu acho que tenho uma fuga algures no meu sistema. Já me fartei de investigar mas não a encontro. Se tiver é mesmo muito pequena. Por isso concerteza tu também deves ter, pois a injectar apenas essa quantidade deveria dar-te para uns 6/7 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é da Sagres, pelo menos não está rotulada como tal. Foi um amigo meu que ma arranjou e é nele que me abasteço quando a garrafa acaba. É so levar a vazia e trocar por outra cheia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ia isso é fuga!!!!! A minha é de 6 kg tb e já me dura há mais de 4 meses e o manómetro quase que nem mexeu, é incrivél injecto quase uma bolha por segundo, agora de verão com o calor a pressão dentro da botija até aumentava mas de noite volta ao normal.

 

cumps

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oinq disse:

atesta na coca cola, é quase um terço do preço...

 

Mas tem que ser uma botija deles???

E tens que ir trocar como se de um estabelecimento se trata-se, certo?

 

Marquito disse:

ia isso é fuga!!!!! A minha é de 6 kg também e já me dura há mais de 4 meses e o manómetro quase que nem mexeu, é incrivél injecto quase uma bolha por segundo, agora de verão com o calor a pressão dentro da botija até aumentava mas de noite volta ao normal

 

Onde efectuas a recarga?

Podes contar ao certo o nº de bolhas em 30segundos para termos a certeza?

 

Obrigado por todas as respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marquito, a pressão nao mexer é normal... só quando a garrafa fica sem CO2 liquido é que a pressão começa a cair... e normalmente cai rápido (se bem que em botijas de 6 Kg nao é tão rapido assim), e por isso se usam valvulas anti-retorno para evitar o crash das botijas em que a agua começa a entrar para a botija... e lá se vai a botija.

 

O que acontece é que o CO2 a temperatura ambiente +- normal passa a gasoso a uma determinada pressão e o mesmo se passa ao contrario...é a pressão de equilibrio gas/vapor a essa temperatura.

 

Assim, grande parte do CO2 está no estado liquido e o que tu tiras é o gasoso, quando tiras gasoso a pressão desce ligeiramente e´uma parte do CO2 liquido vaporiza voltando a essa pressão, quando o liquido acaba começa só a gastar gasoso e a pressão começa a diminuir.

 

Para testar fugas nada como água com sabão...começa logo a borbulhar na fuga :(

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece que ficou mais grave ainda, estive ontem a estudar bem o assunto quando reparei que a botija afinal é de 10Kg, fui pesar para verificar a diferença entre cheia inicilamente e agora em vazio e a conta foi 9,200Kg.

 

Quero agora fazer a pergunta a todos:

Alguém usa o Co2 em botija que seja cheio numa central de cerveja :wink:

 

Pergunto ainda mais e apenas para me esclarecer melhor:

Será que o Co2 é o mesmo? (penso que não haja qualquer diferença, mas nunca se sabe)

 

Estou agora em dúvida se volto a carregar pois anteriormente já tinha verificado se havia fuga e nada, e estar a gastar 30,00 que não chega a 2 meses, NÃO DÁ.

 

Actualmente estou a injectar o caseiro e em dinheiro traduz-se a cerca de 1,00€ mensal (muito agradável), pena não poder desligar quando necessário (noite) e não ter o controle da saida, mas... não sei não.

 

Agradeço as respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a fuga nao se encontra na botija quase de certeza...a fuga encontra-se em alguma das ligações...uma fuga a 35 bar é algo que se nota...

 

devias tentar procurar onde esta a fuga utilizando por exemplo agua com sabão.

 

O CO2 é o mesmo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas just_me, Obrigado pela explicação faz todo o sentido.

 

Quanto ao problema do miguel, realmente tem que haver aí manhâ, usa o método do sabão como disse o just. Eu no início tinha o mesmo problema com a garrafa de 0,5 kg. Arranjei uma borrachinha anilha para colocar entre o redutor e o gargalo da garrafa e aparentemente resultou.

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.