HQI, HQL, Halogeneo


Recommended Posts

Viva!

 

Já ví em muitos sítios falar de HQI, HQL e Halogeneo, no entanto gostaria que alguém pudesse explicar qual a diferença entre estes tipos de iluminação e se são todos eles próprios para aquariofilia. Já agora como distinguir os tipos de lâmpadas.

 

Cmpts,

Labeo

"Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Halogéneo - Não é adequado para aquário. São os normais projectores que se vendem nos hipermercados, geralmente para iluminar jardins. Não é adequado pois tem uma eficácia luminosa (luz vs. calor) muito baixa (emite mais calor que luz :oops: ).

 

HQL -

HQL é a designação da Osram para lâmpadas de vapor de mercúrio.

Estas lâmpadas ao contrário das HQI´s só necessitam de reactância para funcionar, e não precisam de ignitor.

Foi a partir destas lâmpadas que se desenvolveram as modernas lâmpadas HQI. Actualmente nem se podem comparar com as HQI já que estas já estão muito à frente em tudo.

Actualmente são usadas quase só para iluminação pública. Estas lâmpadas caracterizam-se também por ter uma temperatura de cor e muito baixa, entre os 2950k e os 4200k.

A Osram desenvolveu uma lâmpada HQL com reflector interno de 80w que equipa os projectores "Floraset" que se destinam à iluminação de pequenas estufas de plantas, ou no nosso caso à iluminação de aquários.

Esta lâmpada tem um fluxo luminoso de 3000 lumens e a sua eficiência reside principalmente no facto da curva de espectro da lâmpada estar muito próxima da curva ideal de fotossíntese das plantas.

(se me enganei no nome do autor, peço desculpa)

 

HQI - Lâmpadas muito eficientes em termos de luz vs. calor. São um pouco caras, mas as mais eficazes para serem utilizadas em aquário. Tens um grande escolha em termos de espectro (penso que as lâmpadas podem variar entre 5000K e 20000K de temperatura de cor). Podem ser adaptados os normais projectores de halogéneo para albergar estas lampadas, desde que seja feita a instalação de balastro/ignitor próprio.

 

Resumindo: Halogéneo não uses...se tens plantas podes optar por HQL...para uma eficácia muitissimo superior em qualquer aspecto, usa HQI.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesel_Car.

 

Obrigadissimo pela resposta ao meu post, com explicações destas é impossível ficar com quaisquer dúvidas. :(

 

Cmpts,

Labeo

"Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.