[ESPAÇO GUPPY] Criações de guppies - como andam?


Recommended Posts

Espaço Guppy - O que é? E ainda listagem de artigos : http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=28425

 

Criações de guppies - como andam?

 

Os guppies são criados desde 1859 mas de muitas diferentes maneiras. Como estão as criações de guppies em Portugal? E no resto do mundo?

 

São quase 150 anos de criações de guppies mas nem em todos os lados decorrem da mesma maneira. Um exemplo do rudimentar são as criações portuguesas de guppies. Há pouco anos a criação selectiva de guppies (tipo de criação em que se pretende melhorar a genética de uma linha de criação) apareceu. Desde então tem vindo a aumentar mas a um ritmo pouco significativo. Prova disso é que se tentou criar uma associação de guppies e fracassou por não haver apoiantes suficientes. Como tal, guppies em Portugal de qualidade nem cheirá-los, embora já se tenham feito algumas exposições que infelizmente não tiveram grande qualidade mas pode dizer-se que honraram os guppies portugueses pois estas não foram um fracasso! Mas esta situação tem vindo a melhorar e começam a aparecerer mais e mais interessados pelos guppies, mais e mais criadores de guppies em Portugal.

 

Uma realidade completamente diferente é o continente americano. Tomarei o exemplo do Brasil. Com vários criadores activos, este país possui um clube de criadores desde 1997 e criadores há muitos mais anos. Prova disso é a fotografia que se segue (fonte: www.ccg.org.br) que mostra o melhor de uma exposição realizada no ano passado:

 

1bestofshow.jpg

 

As ligações entre estes dois países são uma realidade. Diariamente falo com criadores desse país exótico com quem troco informações. Também já tentei ver se conseguia importar peixes de lá mas os preços não são nada convidativos e existem inúmeras mais dificuldades.

 

Outro país onde a criação de guppies está muito avançada situa-se no norte do mesmo continente, trata-se dos Estados Unidos da América. Com exposições muito frequentes e clubes em muitos estados, os americanos constituem uma das maiores potencias a nível de criação de guppies. Podem ter uma noção da dimensão desta realidade através da seguinte fotografia que representa parte de uma fishroom dedicada apenas a guppies (fonte: www.ifga.org).

 

gs_roebuck1.jpg

 

A produção em massa soa mais alto no oriente. Na Singapura a produção em massa de guppies fornece guppies para todo o mundo com grandes importações. Infelizmente valorizam mais a quantidade do que a qualidade.

 

Em Tawain e no Japão há guppies também eles muito interessantes. Para demonstrar tal afirmação apresento uma fotografia de um Japan Blue, linha originalmente do Japão (fonte ccg.org.br):

 

wgc2.jpg

 

Para concluir, falemos da Europa. Existem grandes criadores na Alemanha, Itália e mesmo em França. A Alemanha é realmente a que mais qualidade apresenta mas a Itália é também um grande centro de guppies.

 

Espero ter dado a ideia da distribuição geográfica da criação selectiva de guppies pelo mundo.

 

Escrito por Tomás Mendes

---------------------

Qualquer ideia, comentário, fotografia, etc. Será bem vindo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 111
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Primeiro queria dar-te os parabens sobre os teus artigos.

 

Acho que tu tens imensa razao ao dizeres que ha poucos criadores em portugal. Eu tenho o meu aquario a um ano e no principio queria comprar guppys bons e bonitos. Mas nas lojas nao encontarava muitos guppys bons, portanto procurei criadores, mas simplesmente nao havia.

 

Eu adorava fazer criaçao. Mas ha algumas razoes que me levam a nao o fazer:

 

1- Eu acho que nao tenho expriencia suficiente para o fazer,

 

2- Tambem acho que para o fazer preciso de ter muitos aquarios (nao sei se estou certo!!!) e so tenho dois

 

3- E tambem porque acho, que fazer criaçao deve ser complicado

 

É por estas razoes que eu nao o faço, mas quando for mais velho (ainda so tenho 13 anos!!!) quero tentar faze-lo.

 

Abraços

Pedro Nazareth

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado, finalmente um elogio aos meus artigos. Já estava a começar a pensar que ninguém lhes ligava :D .

 

1- Eu acho que não (palavra corrigida) tenho expriencia suficiente para o fazer,

 

2- Tambem acho que para o fazer preciso de ter muitos aquarios (não (palavra corrigida) sei se estou certo!!!) e so tenho dois

 

3- E tambem porque acho, que fazer criaçao deve ser complicado

 

É por estas razoes que eu não (palavra corrigida) o faço, mas quando for mais velho (ainda so tenho 13 anos!!!) quero tentar faze-lo.

 

1 - a experiencia adquire-se.

 

2 - realmente, no minínimo 4 aquários para tal.

 

3 - é difícil mas compensadr :? .

 

Eu não sou muito mais velho que tu, tenho apenas mais dois anos. Toda a informação que adquiri foi devida ao meu esforço de pesquisa e contacto virtual com criadores de todo o mundo. Não tenho grande experiencia prática pois não tinha espaço para criações selectivas. Mas agora penso que isso vai mudar e vou começar com criações selectivas num futuro muito próximo. Actualmente apenas me dedico a tratar bem dos guppies proporcionando-lhes boas condições para que eles atinjam o seu explendor máximo.

 

Acho que devias tentar fazer o mínimo de criação selectiva:

 

Passo 1 - escolher uma boa femea e faze-la criar num aquário onde apenas irão habitar os alevins. Todos os outros permanecem no outro aquário. Apos o nascimento, retirar a femea para o aquário com o "molho" de guppies

 

Passo 2 - passado um mes do nascimento, insere uma maternidade no aquário dos alevins e retira para lá APENAS as femeas que conseguires identificar (uma mancha preta na zona anal). Entre 1/4 a 1/2 da ninhada total é um número considerável de femeas. Retira todos os restantes alevins para o aquário do "molho" e liberta as femeas no aquario da ninhada.

 

Passo 3 - mais 2 meses (3 meses depois do nascimento) e as femeas estão prontas para serem fecundadas. Escolhe duas (ou mais) femeas com boa abertura de cauda e bom tamanho da mesma cor e mete as restantes no outro aquário, preferencialmente numa divisão separada dos machos feita por exemplo com rede. Escolhe um bom macho da cor das femeas que escolheste e ficaram no outro aquário e mete-o no aquário com elas. Retira-o passados 15 dias e aguarda até aparecerem novas crias. E a partir daí começa o teu trabalho genético!

 

Fui claro? É confuso?

 

Se seguires estes passos estarás a fazer o máximo que podes com dois aquários.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ,

 

Eu faço criação de guppys em razoável escala, neste momento trabalho com 5000 litros de água. Brevemente pretendo abrir com o meu sócio uma quinta de reprodução de Guppys de elevada qualidade.

Sou de Aveiro.

Não apareço muito aqui, mas costumo participar no fórum dos salgados porque tenho um aquário de água salgada.

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

 

Tlm. 91 7881306 / 96 7611828

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Que tipo de rede tens? Eu prendo redes com o iman para limpar o vidro, mas existem outras tecnicas, mas tenta usar a função pesquisar, se não encontrares nada, experimenta colocar a dúvida nos Equipamentos e Manutenção pois a tua dúvida vai um pouco para além dos guppies. Mas talvez se indicares que tipo de rede é eu te consiga ajudar.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, alguns de vós conhecem a minha tentativa de criar Blue Moscow's a partir do que existe pelas nossas lojas. É uma batalha dificil e um caminho com muitos contratempos, continuo a tentar.

 

Agora tenho unicamente esse projecto, por falta de espaço mas estou a considerar mudar de objectivos.

<span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas, estamos aqui a falar de reprodução selectiva, mas com guppies de loja certo?

 

para uma correcta reprodução selectiva não deveriamos utilizar animais com espécie e população bem definidos? tal como se faz com os killies..? é que nos killies utilizam-se espécies e populações bem definidas. Exemplo: aphyosemyon australe cap lopez

 

Se sim, como arranjar espécies de linhagem definida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, estamos aqui a falar de reprodução selectiva, mas com guppies de loja certo?

 

para uma correcta reprodução selectiva não deveriamos utilizar animais com espécie e população bem definidos? tal como se faz com os killies..? é que nos killies utilizam-se espécies e populações bem definidas. Exemplo: aphyosemyon australe cap lopez

 

Se sim, como arranjar espécies de linhagem definida?

 

Olá José.

 

Estamos aqui a falar de como andam as reproduções de guppies distribuidas pelo mundo. Como podes ver, ao contrário de portugal, potências como EUA e Brasil têm estas criações muito desenvolvidas. Em Portugal pouco se faz.

 

Quanto às espécies e populações bem definidas, espécie só há uma - Poecillia Reticulata - , populações só faz sentido quando se fala em criações de guppies selvagens (o contrário das criações selectivas). O que existem são linhas ou variedades, exemplo Blue Moscow, Japan Blue, entre tantas outras.

 

Espero ter ajudado,

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

http://www.geocities.com/guppyman101/myfish.html

 

isto sim sao verdadeiros guppies

alguem me arranja um?loool

 

tomas mendes os teus artigos sao um espetaculo,força meu amigo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

 

Resumindo e concluindo onde é k raio eu arranjo guppys bons para criação?

 

Belo artigo

 

LoL. Gostei do "resumindo e concluindo" :roll: . Realmente era bom que fosse assim tão simples. Na realidade as principais dificuldades que encontro são financeiras pois o mínimo que arranjei até hoje foi cerca de 60 euros por casal - preço impossível de ser suportado por mim até à data.

 

Respondendo à tua pergunta:

 

- Lojas (se vires a criação selectiva a longo prazo)

- Importação de criadores (se queres começar logo com bons exemplares)

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Claro que não me importo.

 

Aconselho-te a veres o site do Clube de Criadores de Guppies do Brasil ( http://www.ccg.org.br ) e através dele vais dar a muitos sites de criadores. Vê tambem o da IFGA http://www.ifga.org/ .

 

Mas digo-te, não esperes facilidades. Se os queres mesmo, vais consegui-los e felicitar-te-ei muito por isso!

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais