[HELP] - Xenias


Rui Manuel Gaspar

Recommended Posts

Boas,

 

Antes de mais desculpem pela falta de acentos, mas como viciado em World Of Warcraft agora estou com um teclado especial que nao permite a acentuacao em portugues.

 

Agora quando ao problema. Hoje quando acordei e fui verificar o aquario, vi que as xenias estao todas murchas.

 

Ontem estavam espetaculares e hoje (se bem que a iluminacao ainda nao tenha ligado) estao todas caidas por cima das rochas coisa que nao e normal pois geralmente mesmo quando estao fechadas ficam direitas.

 

alguem ja passou por isto?

e normal?

 

Entretanto vou medir os parametros do aqua para ver se nao alterou nada desde o FDS e depois coloco aqui.

 

Obrigado

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois de fazer os testes, esta tudo normal excepto os nitratos e os nitritos

 

Nitritos NO2 - 0,2 mg/L

Nitratos NO3 - 20 mg/L

 

Nao sei o que se passou pois nao vejo nenhum bicho morto

 

tenho 7 cerites e 5 turbos + uma estrela

adicionei 4 mudas de corais no FDS

Colt

Zoanthus Castanho e Verde

Green Star Polyps

 

e tem todos estado a abrir bem.

O escumador escuma como deve de ser. mas anteontem inundou-me a casa pois o tubo de ar entupiu e o copo comecou a deitar por fora agua.

 

tera sido alguma daquela porcaria que entrou no aquario?

 

No fds antes de colocar os corais tive a matar 9 aiptaisas que tinha com Joes Juice. Podera ser daqui?

 

Entretanto ja me estou a preparar para fazer uma TPA de 50l, pelo sim pelo nao.

 

Opinioes sao bem vindas.

 

 

Abracos

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui.

 

As xénias são dos corais mais estranhos que já tive oportunidade de manter.

 

Há quem diga que adoram matéria orgânica em suspensão e são óptimos filtradores e há quem diga também que quedas abruptas no kH provocam também recessão nas mesmas.

 

Tiveste alguma variação recente no kH ? O teu escumador de repente ter-se-á tornado mais eficiente?

 

Não tou a ver mais hipóteses...no entanto espera por mais respostas dado que é um coral muito popular nos nossos aquários.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Duarte.

 

Antes de mais obrigado pela resposta.

Depois deixa ver se te vou buscar os corais na quinta feira se puderes e desde que eu tenha resolvido este problema.

 

Descida no KH nao tive tive foi subida.

 

subi 1 dKH no espaco de uma semana atraves da adicao de Seachem da Reef Builder pois ele estava a 3 e agora esta a 4 dKH.

 

mas nao me parece que tenha sido por isso, pois essa subida deu-se na sexta feira passada.

 

Vamos ver o que diz o resto dos entendidos na materia.

 

deixo aqui duas fotos

 

xenia boa

Pic_5553_11.jpg

 

xenia doente?

Pic_5553_10.jpg

 

Obrigado,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Então já andas a tratar mal as minhas xénias? :D

 

:evil:

 

Como referiu o Duarte, as xénias são dos corais com comportamento mais esquesito que existe...

Tanto podem estar erectas o dia todo, como de repente encolher e cair completamente.

Há quem as mantenha sem problemas e a reproduzir que nem doidas e há quem, simplesmente, não as consiga manter.

Pelo que tenho reparado, dão-se melhor em água com muita matéria orgânica (água natural, introdução de compostos "alimentares" ou escumação fraca) e corrente elevada.

 

Não tiveste alguma quebra ou mudança na corrente?

Pelo aspecto (muito mau) das xénias parece que estás com azar...

Pode ser que logo á noite já estejam melhor.

 

subi 1 dKH no espaco de uma semana atraves da adicao de Seachem da Reef Builder pois ele estava a 3 e agora esta a 4 dKH.

 

Esse kH está muito baixo, nao? :wink:

Faz uma TPA grande, a ver se sobes um pouco o kH. Geralmente as xénias também "sobem" com mudanças de água...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Então já andas a tratar mal as minhas xénias?  :shock:  

 

:wink:  

 

Como referiu o Duarte, as xénias são dos corais com comportamento mais esquesito que existe...

Tanto podem estar erectas o dia todo, como de repente encolher e cair completamente.  

Há quem as mantenha sem problemas e a reproduzir que nem doidas e há quem, simplesmente, não as consiga manter.

Pelo que tenho reparado, dão-se melhor em água com muita matéria orgânica (água natural, introdução de compostos "alimentares" ou escumação fraca) e corrente elevada.  

 

Não tiveste alguma quebra ou mudança na corrente?  

Pelo aspecto (muito mau) das xénias parece que estás com azar...

Pode ser que logo á noite já estejam melhor.  

 

subi 1 dKH no espaco de uma semana atraves da adicao de Seachem da Reef Builder pois ele estava a 3 e agora esta a 4 dKH.

 

Esse kH está muito baixo, não (palavra corrigida)? :wink:

Faz uma TPA grande, a ver se sobes um pouco o kH. Geralmente as xénias também "sobem" com mudanças de água...

 

Cumps,

Nuno Reis

 

 

Viva Nuno.

 

Nao nao ando ... como ves ela estava boa ate ontem. tem estado as 3, que agora ja sao 5 lindas.

So desde ontem e que isto aconteceu.

 

Vou fazer a TPA. Ja estou a preparar 50l de agua e logo ao fim da tarde ja devo conseguir mudar.

 

No meu post falei do problema de KH a 3 e disseram-me que era normal e que era melhor deixar recuperar enquanto o aqua encontrava o seu equilibrio, mas o que e certo e que mesmo com agua acabada de fazer com kh de 9 depois de introduzida no aqua o kh mantem-se a 3.

 

no entanto como ja disse estou a eleva-lo muito devagar para os valores "ideais"

 

Espero bem que as xenias se safem que gosto imenso delas. Alem de que tenho um especial carinho que foram os primeiros corais a entrar ...

 

Supafish, obrigado pelo link. Ja conhecia. e muito bom

 

Obrigado,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fiz TPA de 50L e os niveis desceram para metade.

Amanha vou fazer outra.

 

No entanto as xenias que ja comecaram a levantar parece que estao a perder tecido no tronco. e normal? o estou a presenciar RNT e tenho que retira-las o quanto antes?

 

Abracos

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Enquanto me preparo para fazer outra TPA, verifiquei que a xenias no tronco estao a escamar como se tivessem a perder pedacos de pele.

 

O que devo fazer?

Tira-las fora? cortar pela base e esperar que crescam de novo?

 

:? Please ....

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes Rui.

 

Por experiência própria um pequeno pedacinho basta (infelizmente :? ).

 

Eu ando a tentar erradicar as que introduzi inadevertidamente, pois deveriam vir em alguma rocha viva menos inspecionada, e farto-me de raspar mas elas teimam em aparecer.

 

Os valores que tens de kH são de facto muito baixos e é muito estranho que meças 9 na água das TPA's e depois no sistema apenas tenhas 3. Estás a adicionar algum aditivo? Historicamente tem sido sempre assim a flutuação do kH?

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte.

 

Historicamente o KH sempre esteve a 3.

 

Vamos por partes.

Comecei o aqua a cerca de 2,5 meses com sal instant ocean.

nunca medi o kh porque nao tinha teste e comecei a dosagem ao fim de uma semana de kalk.

 

quando verifiquei o kh a 3 e o calcio a 550 parei com a dosagem de kalk.

e ainda nao voltei a colocar enquanto isto nao estabilizar.

 

na altura mudei de sal para o reef cristals e medi o kh de 9 na agua acabada de fazer e apos duas ou tres TPA o kh continuava a 3. Neste momento e assumindo que posso subir o kh de 1 KH por dia sem problemas, com as TPA e adicao de reef builder da sachem o kh esta hoje em 7. (vou apontar para os 9/10)

 

quinta passada estava tudo bem com as xenias, estrela do mar e turbos e cerites (ainda nao tenho mais pois nao tenho detritos) parametros iguais aos de sempre.

 

calcium 450 (mas como esta a crescer coralina acho normal estarem os niveis a descer)

KH a 4

PH entre 8 e 8,5 (o teste de cor nao me deixa escala menor)

densidade 1024

temperatura 27

nitritos 0

nitratos 0

amonia nao sei.

 

quinta fiz tpa e matei 8 aiptaisas + 1 majano (acho que era. pelo menos era diferente das outras)

 

sabado introduzi 4 fragmentos de corais. GSP, Zoanthus castanhos e verdes e colt.

 

Domingo tudo normal excepto que como subi o nivel da agua para o escumador nao fazer bolhas e nao abri o tubo de ar, quando cheguei a casa estava montes de agua no chao. (admito que alguma da agua do copo do escumador tenha voltado ao aquario)

 

domingo a noite os corais estavam todos abertos e esticados e lindissimos.

 

segunda de manha as xenias estavam todas murchas e fechadas. achei que alguma estava mal e fui fazer testes a agua.

 

todos os testes estavam normais a excepcao de:

 

Nitritos NO2 - 0,2 mg/L

Nitratos NO3 - 20 mg/L

 

terca fiz tpa de 50 litros e os niveis desceram para metade altura em que as xenias comecaram a escamar (sera RTN?). Todos os outros corais estavam mais que fechados.

 

hoje de manha os niveis estavam novamente a:

 

Nitritos NO2 - 0,2 mg/L

Nitratos NO3 - 20 mg/L

 

deitei as xenias castanhas fora e deixei a branca que parece-me que podera ter capacidades de recuperar porque o tronco esta duro (nao como as outras que se desfaziam) e nao esta prostrado pela rocha.

 

fui comprar sal e estou a preparar a agua para uma TPA amanha pois na loja disseram-me que tem que se deixar a circular a agua durante 24 horas e que era preferivel isso a fazer ja a tpa ate pq os corais que tenho nao sao muito susceptiveis a estes niveis de nitritos e nitratos.

 

entretanto comprei hoje outro teste de PH e um de magnesio pois disseram-me que o ph poderia estar errado com estes valores de kh e que os valores de magnesio poderiam tambem nao estar correctos. deu 8,2 ph e 1200 mg/L de magnesio o que penso estar tudo bem.

 

em suma, embora tenha muito pouca experiencia em salgados como voces sabem, parece-me que esta tudo mais ou menos bem, excepto o kh que ja estou a corrigir, no entanto gostava de saber o que e que me matou as xenias.

 

teria sido o kh? o Joes Juice(com 4 dias de diferenca)? ou a subida de nitritos e nitratos por causa do derrame do escumador?

 

de notar que alga coralina ja esta a aparecer na rocha morta toda. tenho pedacos do tamanho de moedas de 50 centimos. a estrela la anda nas suas limpezas bem como todos os turbos e cerites.

copopedes, anfipopodes, tube worms e chitons, la andam de um lado para o outro aos montes.

 

estao me a aparecer uns bichos brancos do aspecto do bolo de pastelaria "caracol" pequeninos colados nos vidros todos.

 

as macro algas continuam a crescer e todas as semanas durante a limpeza la tiro uma ou outra folha branca.

 

Alguem me diz o que raio e que se passou?

Nota: a agua cheirava imenso a xenia depois de elas morrerem.

todos os corais continuam fechados.

 

Estou mesmo a toa pois mesmo com o kh baixo elas cresceram imenso e estiveram esplendorosas durante 1,5 meses como poderao confirmar pela foto acima.

 

 

Abracos e obrigado,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte.

 

Historicamente o KH sempre esteve a 3.

 

Vamos por partes.

Comecei o aqua a cerca de 2,5 meses com sal instant ocean.

nunca medi o kh porque nao tinha teste e comecei a dosagem ao fim de uma semana de kalk.

 

quando verifiquei o kh a 3 e o calcio a 550 parei com a dosagem de kalk.

e ainda nao voltei a colocar enquanto isto nao estabilizar.

 

na altura mudei de sal para o reef cristals e medi o kh de 9 na agua acabada de fazer e apos duas ou tres TPA o kh continuava a 3. Neste momento e assumindo que posso subir o kh de 1 KH por dia sem problemas, com as TPA e adicao de reef builder da sachem o kh esta hoje em 7. (vou apontar para os 9/10)

 

quinta passada estava tudo bem com as xenias, estrela do mar e turbos e cerites (ainda nao tenho mais pois nao tenho detritos) parametros iguais aos de sempre.

 

calcium 450 (mas como esta a crescer coralina acho normal estarem os niveis a descer)

KH a 4

PH entre 8 e 8,5 (o teste de cor nao me deixa escala menor)

densidade 1024

temperatura 27

nitritos 0

nitratos 0

amonia nao sei.

 

quinta fiz tpa e matei 8 aiptaisas + 1 majano (acho que era. pelo menos era diferente das outras)

 

sabado introduzi 4 fragmentos de corais. GSP, Zoanthus castanhos e verdes e colt.

 

Domingo tudo normal excepto que como subi o nivel da agua para o escumador nao fazer bolhas e nao abri o tubo de ar, quando cheguei a casa estava montes de agua no chao. (admito que alguma da agua do copo do escumador tenha voltado ao aquario)

 

domingo a noite os corais estavam todos abertos e esticados e lindissimos.

 

segunda de manha as xenias estavam todas murchas e fechadas. achei que alguma estava mal e fui fazer testes a agua.

 

todos os testes estavam normais a excepcao de:

 

Nitritos NO2 - 0,2 mg/L

Nitratos NO3 - 20 mg/L

 

terca fiz tpa de 50 litros e os niveis desceram para metade altura em que as xenias comecaram a escamar (sera RTN?). Todos os outros corais estavam mais que fechados.

 

hoje de manha os niveis estavam novamente a:

 

Nitritos NO2 - 0,2 mg/L

Nitratos NO3 - 20 mg/L

 

deitei as xenias castanhas fora e deixei a branca que parece-me que podera ter capacidades de recuperar porque o tronco esta duro (nao como as outras que se desfaziam) e nao esta prostrado pela rocha.

 

fui comprar sal e estou a preparar a agua para uma TPA amanha pois na loja disseram-me que tem que se deixar a circular a agua durante 24 horas e que era preferivel isso a fazer ja a tpa ate pq os corais que tenho nao sao muito susceptiveis a estes niveis de nitritos e nitratos.

 

entretanto comprei hoje outro teste de PH e um de magnesio pois disseram-me que o ph poderia estar errado com estes valores de kh e que os valores de magnesio poderiam tambem nao estar correctos. deu 8,2 ph e 1200 mg/L de magnesio o que penso estar tudo bem.

 

em suma, embora tenha muito pouca experiencia em salgados como voces sabem, parece-me que esta tudo mais ou menos bem, excepto o kh que ja estou a corrigir, no entanto gostava de saber o que e que me matou as xenias.

 

teria sido o kh? o Joes Juice(com 4 dias de diferenca)? ou a subida de nitritos e nitratos por causa do derrame do escumador?

 

de notar que alga coralina ja esta a aparecer na rocha morta toda. tenho pedacos do tamanho de moedas de 50 centimos. a estrela la anda nas suas limpezas bem como todos os turbos e cerites.

copopedes, anfipopodes, tube worms e chitons, la andam de um lado para o outro aos montes.

 

estao me a aparecer uns bichos brancos do aspecto do bolo de pastelaria "caracol" pequeninos colados nos vidros todos.

 

as macro algas continuam a crescer e todas as semanas durante a limpeza la tiro uma ou outra folha branca.

 

Alguem me diz o que raio e que se passou?

Nota: a agua cheirava imenso a xenia depois de elas morrerem.

todos os corais continuam fechados.

 

Estou mesmo a toa pois mesmo com o kh baixo elas cresceram imenso e estiveram esplendorosas durante 1,5 meses como poderao confirmar pela foto acima.

 

 

Abracos e obrigado,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

A única coisa que te posso mesmo aconselhar, é continuar com as mudanças de água...

 

Teres um valor baixissimo de kH não é normal, ainda por cima este descer com as mudanças de água. :(

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- quando tiveres isso restabelecido, e caso queiras, pede-me mais xénias.

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno.

 

Obrigado,

 

Vou querer sim que adoro esses corais ...

Vamos ver agora que estou a subir o kh e com a mudanca de sal se as coisas voltam ao normal.

 

Abracos,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algo de parecido se passa com as minhas xenias castanhas... agora, se for a mesma coisa, agora elas não recuperam, mas elas stão vivas teem é que crescer outra vez...

André Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui a ideia que dá é que existe um aumento excessivo de Cálcio provocando uma precipitação no kH.

 

Não te posso ajudar muito mais, até porque nunca meti 1gr de sal sintético nos meus aquários...

 

Nunca ponderaste utilizar água do mar?

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte,

 

cada vez estou a ponderar mais.

ate porque o sal e muito caro, dinheiro que pode ser gasto em corais.

 

No entanto a minha mulher anda-me a chatear que quer que eu mude o aquário que está riscado. Vou só ver se a placa aguenta um de 150x60x60 e vou mandar fazer. esse vai ser cheio só com agua natural.

 

Conto com vc's para isso pois vão ser 500 l.

 

Entretanto vou estabilizar isto antes de ficar com os teus corais se mos puderes guardar mais uns tempos, agradecia.

 

Depois de estabilizado, estou a pensar como ja te tinha dito em começar a ir buscar agua com a malta, se não se importarem, é claro.

 

Abraços,

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já estou mesmo a começar a ficar desesperado.

 

Tenho feito TPA de 25l todos os dias e embora o KH esteja a subir (7) os nitritos e nitratos insistem em subir também.

 

Já não sei o que é que hei de fazer mais.

Já mudei as rochas todas de sítio para ver se não havia nada morto por trás da RV. Continua tudo vivo. Já me dei ao trabalho de ver as cerites uma a uma.

 

Ideias precisam-se.

 

Estava a pensar em colocar 3 ou 4 pedaços de rocha morta que tenho para ajudar na colonização a ver se os nitritos descem de valor. o que é que acham?

 

RV neste momento mais não para nao desequilibrar mais ainda as coisas.

 

:D.

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Estava a pensar em colocar 3 ou 4 pedaços de rocha morta que tenho para ajudar na colonização a ver se os nitritos descem de valor. o que é que acham?

RV neste momento mais não para não (palavra corrigida) desequilibrar mais ainda as coisas.

 

Não percebi... :)

A rocha morta não irá fazer nada sem que tenhas de esperar muito tempo, já a rocha viva poderá ajudar na eliminação de nitritos. Caso seja rocha pouco ou mal curada, poderá aumentar ainda mais os nitritos (era a isto que te referias, certo?).

 

Continua com as TPA's...é a única coisa a fazer.

Não conheces ninguém aí perto que possa ficar com os corais que tens, de modo a teres mais "margem de manobra" na limpeza do aquário? Se os nitritos continuam a subir, poderás ter alguns problemas...

A areia, quando mexeste as rochas, libertou muita porcaria? Se calhar precisa de uma limpeza...

 

Sinceramente não sei o que poderá estar a acontecer, ainda por cima não afirmas ter nenhuma "crise" de cyano (sim...bati três vezes na madeira para ver se não te aparece nada :D ), sendo estas um dos primeiros sinais de algo vai mal no equilibrio biológico.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Estava a pensar em colocar 3 ou 4 pedaços de rocha morta que tenho para ajudar na colonização a ver se os nitritos descem de valor. o que é que acham?

RV neste momento mais não para não (palavra corrigida) desequilibrar mais ainda as coisas.

 

Não percebi... :oops:

A rocha morta não irá fazer nada sem que tenhas de esperar muito tempo, já a rocha viva poderá ajudar na eliminação de nitritos. Caso seja rocha pouco ou mal curada, poderá aumentar ainda mais os nitritos (era a isto que te referias, certo?).

 

Continua com as TPA's...é a única coisa a fazer.

Não conheces ninguém aí perto que possa ficar com os corais que tens, de modo a teres mais "margem de manobra" na limpeza do aquário? Se os nitritos continuam a subir, poderás ter alguns problemas...

A areia, quando mexeste as rochas, libertou muita porcaria? Se calhar precisa de uma limpeza...

 

Sinceramente não sei o que poderá estar a acontecer, ainda por cima não afirmas ter nenhuma "crise" de cyano (sim...bati três vezes na madeira para ver se não te aparece nada :shock: ), sendo estas um dos primeiros sinais de algo vai mal no equilibrio biológico.

 

Cumps,

Nuno Reis

 

Sim, era mesmo a isso que me referia. Não vou colocar mais RV por causa disso mesmo.

Pensava que a rocha morta pudesse ajudar mesmo que pouco. mas se dizes que demora assim tanto tempo se calhar não vale a pena.

 

TPA, pois vou continuar. A areia não tem detritos pois é aspirada todas as semanas e algas nem ve-las. Mas com estes níveis quase que aposto que estão para aparecer.

 

Não conheco ninguém aqui perto no Montijo. A alternativa que estou a ver é desligar o refúgio do aquário principal, fazer uma TPA e passar para lá os corais. O que é que achas?

 

Abraços,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Apesar de algumas variações na água, não vejo isso como causa para a forma estranha das xenias! Será que desde a altura que elas encolheram não terão multiplicado, criando novas "pernadas"? Eu vejo esse comportamente quando acontece isso! Ainda à dias verifiquei isso duplicando as minhas xenias brancas!

Sobre a rocha, tenho a mesma opinião do Diesel_car. Rocha morta para um aqua novo é má opção, talvez optsses por metade de morta e metade de viva, seria uma opção melhor para quem tem pouco dinheiro para investir de inicio.

 

Cumprimentos,

 

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

As xénias no meu nano-reef já assumiram a condição de uma verdadeira praga! Só para teres uma ideia, houve uma que até trepou por um sarcophyton acima e tenho outras fixas aos vidros :lol: . De facto, este coral é inprevisível. A única regra em que tenho reparado é que elas tendem a "mirrar" quando não estão expostas a luz directa e a uma boa corrente. Mesmo assim, geralmente basta mudá-las para um local melhor que voltam logo a "bombar". A variação da salinidade também parece afectá-las. Atenção a essas TPAS...

 

P.S. Se quiseres, arranjo-te uns pezitos...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais