Recommended Posts

Boas...

 

Bem decidi.me em fazer uma sump mais equilibrada as minhas nessecidades, portanto tenho andado a fazer um esboços e gostava de ter a vossas opiniões acerca do projecto ao qual cheguei...

Ora aqui vai:

 

sump.jpg

 

1-Entrada de agua do aquario (linha mais grossa); saida de água do escumador (linha mais fina)

2-"Baffles"

3-Bomba que envia agua para o escumador

4-refugio

5-Bomba que envia agua para Desnitrificador/eco-aqualizer/reactor calcio

6-2ªs "Baffles"

7-Saida de agua de Desnitrificador/eco-aqualizer/reactor calcio

8-Compartimento da bomba de retorno

9-Escumador

10-Desnitrificador/eco-aqualizer/reactor calcio

11-Sensor de nível

 

As medidas são:

- sump 80x55x35 154L , as baffles teram 27cm e serão espaçadas de 5cm; o refugio vai ter 50cm

- reservatorio 10x55x35 +/- 20L

 

Fico a Aguardar

Cumpts

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Assim à primeira vista salta logo o tamanho do refúgio 50 cm, aos quais se somares 30 tens o comprimento da sump.

 

30 cm parecem-me poucos para instalação da bomba do escumador (e o escumador onde fica?), bomba de retorno e outros equipamentos como o desnitrificador ou reactor de cálcio como referes.

 

Eu na minha sump tenho um esquema muito parecido e até já estou arrependido por ter ocupado quase todo o móvel (85x40x50) com a sump o que me deixa com um pequeno espaço para um bidon de 30 lt para

agua de reposição e já ando a pensar em trocar de sump para uma mais pequena para instalar um reactor de cálcio. Por isso pondera bem todos os prós e contras de uma sump com muitas divisões e comprida (isto se tiveres o aquário num movel tipico é claro).

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro a construcao de sump simples... qto mais divisoes mais bolhas e menos espaços para equipamentos mais parrudos.

 

Meu antigo sump tinha tres divisorias e nao conseguia colocar o HSA qdo troquei de skimmer... acabei comprando um aquario simples e estou usando como sump.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água que sai do escumador volta para trás e volta a passar pela bomba do escumador? Ou será que não percebi bem.

 

Quanto à divisória para onde cai a água e a da bomba de retorno eu fazia o mais pequenas possiveis.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Duarte- Todos os equipamentos são externos ( bomba de retorno e outros equipamentos como o desnitrificador ou reactor de cálcio ). Quando te referiste a fazer uma sump mais curta que dimensões estarias a pensar?

 

Celso- Como retiras as bolhas e microbolhas na tua sump?

 

Bruno- Sim a agua passa duas vezes pelo mesmo sitio, para que passe nas baffles para retirar as bolhas..

 

Cumpts

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à divisória para onde cai a água e a da bomba de retorno eu fazia o mais pequenas possiveis.

 

eu por acaso acho q não, pelo menos no que respeita à divisória onde está a bomba de retorno, isto se nao tiver um esquema automatico de reposição de agua. Uma vez que é nessa divisão que se vai sentir a descida do nivel de agua por evaporação. Qto menos agua lá tiveres, mais tens de ter cuidado para nao deixar a bomba a trabalhar em seco.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso tenho um sist de reposição automatica mas tava a pensar medir as oscilações na parte do refugio! Estou em erro?

 

Sim estás. Conforme o Rui referiu a evaporação a notar-se é no último compartimento da sump, pelo que o sensor de nível deverá estar aqui instalado.

 

Não tinha percebido que tinhas todos os equipamentos externos! Quando me referi a mais curta era no sentido de poupar espaço dentro do móvel, porque é um problema com o qual me debato actualmente...agora as dimensões são contigo tendo em conta o espaço debaixo do móvel e os equipamentos que queiras meter na sump. No meu caso estou a pensar reduzir de 85 cm de comprimento para 60 mantendo todas as outras dimensões idênticas, ou isso ou seco o último compartimento à sump e elimino a camada de aragonite.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

A minha unica preocupação de ter uma sump de dimensões mais reduzidas é não ter agua suficiente para tapar por completo a descarga de agua do aquario... Eu neste momento tenho uma sump de 120L simples e o nivel da agua na sump e menos de metade do aquario...

As dimensões do meu móvel "aproveitaveis" para a sump são 100x35

 

Cumpts

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei se vou dizer um disparate, mas cá vai eheheheh:

 

se precisas de ter a tal sump simples a metade para dormires descansado será que o problema nao está na capacidade de descarga de agua do aquario principal?

 

- como uso overflow, tenho apenas um "fio" de agua acima da caixa, ou seja só mesmo o volume de agua representado por esse "fio" é q vai para a sump, caso falte a luz.

 

noutro aquario que tive, a descarga era feita atraves de um furo, a agua mantinha-se estavel um pouco acima do tal furo, resultado: se faltasse a luz, saía agua até o furo estar completamente descoberto como é obvio. Era muitooo mais agua :roll:

 

será que podes estar com esse problema?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à divisória para onde cai a água e a da bomba de retorno eu fazia o mais pequenas possiveis.

 

eu por acaso acho que (palavra corrigida) não, pelo menos no que respeita à divisória onde está a bomba de retorno, isto se não (palavra corrigida) tiver um esquema automatico de reposição de agua. Uma vez que é nessa divisão que se vai sentir a descida do nivel de agua por evaporação. quanto (palavra corrigida) menos agua lá tiveres, mais tens de ter cuidado para não (palavra corrigida) deixar a bomba a trabalhar em seco.

 

cumps

 

Rui tens toda a razão, óbviamente que ao dizer estas dimensões contava com um sistema de reposição de água automático. Ele até existe na figura mas está quanto a mim a ser direcionado para a divisória errada na sump.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu sump simplesmente nao há formação de bolhas... alias a função do sump não eh acabar com microbolhas e sim esconder os equipamentos (pelo menos pra mim) ... por isso nao reparem na bagunça

 

sump2ef.jpg

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu estou com o Duarte Conceição. Num sistema convencional com a sump no interior do móvel de suporte, se a dita sump serve apenas para colocar equipamento cuidado com a sua dimensão porque diz a experiência que no móvel vai sempre faltar espaço para equipamentos acrescidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

por acaso nao ponderas-te em por o refugio por cima da sump...ganhavas mais espaço para alguns equipamentos.

para mim um deposito de reposiçao com 20 lts é muito pouco...dá para dois dias sensivelmente...

se quiseres ver o meu...para teres uma uma ideia posso enviar-te uma foto.

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais