O que é que causa as algas?


MeMySelfAndI

Recommended Posts

Olás,

 

As algas aparecem naturalmente nos aquário, sejam quais forem as condições do mesmo...

Se te referias a excesso, ou "boom" de algas, estas aparecem em quantidades muito grandes, em água doce ou salgada, devido a valores muito elevados de nitratos e/ou fosfatos e/ou silicatos (entre outros), com ausência de consumo dos mesmos.

 

Isto é, se tiveres valores elevados de nitratos/fosfatos/silicatos e não tiveres nenhum organismo (plantas ou bactérias anaeróbias, por exemplo) que os consumam ao mesmo tempo que são produzidos...as algas aparecem em força.

 

Se, aliado a isto, tiveres muita luz no aquário...as algas reproduzem-se com maior rapidez. Ao contrário do que se costuma dizer, não é a luz do sol por si só que provoca os booms de algas, mas valores excessivos dos compostos que indiquei acima sem consumo dos mesmos...sendo até possível manter um aquário com imensa luz sem problemas de maior, desde que haja controlo dos nitratos/fosfatos/silicatos produzidos através do consumo dos mesmos pelas plantas. Aliás, na composição dos fertilizantes são utilizadas grandes quantidades de nitratos e fosfatos...daí ser necessário doseá-los com cuidado.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais