Recommended Posts

Ola

Eu tenho estado aqui a pesquisar em alguns sites sobre varias especies de peixes e tenho reparado que em certos peixes o seu ph varia entre os 7,0 e os 7,5; nao sei se isso tera grande influencia entre os peixes. E mais uma duvida que apareceu foi quando estive a ler algumas coisas aqui no forum, reparem que existem varios teste a agua, o problema e que ja tenho pesquisado sobre isso, mas nao consigo nenhuma resposta, sei que ha o teste ao ph e nada mais, gostaria que podessem esclarecer nestas duvidas.

Obrigado ___pigmeu___

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

Em relação aos testes lê isto http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#reference , e podes ler o site todo para aprenderes mais :)

 

Quanto á primeira pergunta não entendi muito bem o que queres mas se queres saber se podes ter peixes com ph direfente a resposta é sim desde que o ph não varie mais de 0.2/0.3! Exemplo: Guppy :) PH:7.2 , mas se tiveres um ph entre 6.9 e 7.4 o peixe não deverá ter grandes problemas.

 

Abraço....

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Eu tenho estado aqui a pesquisar em alguns sites sobre varias especies de peixes e tenho reparado que em certos peixes o seu ph varia entre os 7,0 e os 7,5; não (palavra corrigida) sei se isso tera grande influencia entre os peixes.

 

Cada espécie de peixe tem os seus requesitos específicos em termos de química da água. Existem espécies de águas ácidas (pH: 5-6), de águas neutras (7-7,5) e de águas alcalinas (7,5-9). Se um determinado peixe é oriundo de água com um pH á volta de 7,0, teremos de tentar mantê-lo a esse valor de pH.

Caso não nos seja possível mantê-lo neste valor, e dependendo da resistência da espécie, teremos de ambientá-lo ao valor de pH que temos no aquário, desde que esse valor não seja demasiado elevado/baixo para a capacidade do peixe em se adaptar.

Algumas espécies toleram grandes amplitudes em termos de pH, no entanto há outras que apenas sobrevivem ou reproduzem em pH's específicos. Se os colocamos em pH's diferentes, simplesmente morrem ou deixam de se reproduzir.

Resumindo....dependendo da espécie em questão e da sua resistência, um valor de pH entre 7,0-7,5 (ou mesmo superior) poderá não fazer grande diferença. No entanto, para outra espécie, esta grande amplitude poderá ser fatal (7,0 para 7,5 parece não ser muito, mas em termos químicos é uma diferença tremenda!!).

 

reparem que existem varios teste a agua, o problema e que ja tenho pesquisado sobre isso, mas não (palavra corrigida) consigo nenhuma resposta, sei que ha o teste ao ph e nada mais, gostaria que podessem esclarecer nestas duvidas.

 

Os testes mais utilizados são:

 

pH - Em termos práticos mede o grau de acidez da água. Em termos químicos mede a concentração de iões H+ em solução. Varia, em aquário, entre 5,0 e 9,0 (em casos raros pode descer abaixo de 5,0...e ligeiramente acima de 9,0).

 

kH - Ou dureza carbonatada/alcalinidade. Em termos práticos diz-nos se uma água é "dura" ou "mole". Em termos químicos diz.nos a concentração de iões carbonato/bicarbonato em solução. Varia entre 0 (muito mole) e 30 (muito dura). A estabilidade do pH depende desta medida.

 

gH - Ou dureza geral. Em termos práticos diz-nos se a água é "dura" ou "mole", tal como o kH, no entanto mede a concentração de iões cálcio e magnésio (entre outros) em solução. Varia da mesma forma que o kH, embora não tenha tanta influência no pH. Geralmente peixes de pH altos preferem água dura...enquanto que peixes de pH baixo preferem água mole.

 

Amónia (concentração de...)- Diz-nos qual a concentração deste composto extremamento tóxico. Em aquário o valor de amónia deve ser 0 (zero). É resultado da degradação da matéria orgânica ou da urina/fezes dos peixes.

 

Nitritos (concentração de...) - Resultam da degradação da amónia pelas bactérias. São menos tóxicos que a amónia, mas também devem ser mantidos em valores nulos.

 

Nitratos (concentração de...) - Resultam da degradação dos nitritos. São menos tóxicos que os dois anteriores, mas devem ser controlados. Para aquários plantados o seu valor pode ser relativamente elevado, mas noutros aquários deve ser 0 (zero) ou próximo disso. Em concentrações baixas, durante pouco tempo, não causa grandes problemas excepto, em alguns casos, infestações por algas. No entanto...em concentrações altas pode matar os peixes. É eliminado pelas plantas ou, na ausência delas ou para valores muito elevados, deve ser eliminado com mudanças de água.

 

Existem outros testes, geralmente utilizados em aquários especializados ou de água salgada. Geralmente não são essenciais:

 

- Dióxido de carbono CO2 (concentração de...) - Diz-nos a concentração de CO2 na água. Este teste pode ser substituido pelos testes de kH e pH, já que a concentração de CO2 pode ser medida através destes 2 testes...recorrendo a tabelas especializadas.

 

- Cloro, fosfatos ou silicatos (cada um equivale a um teste diferente) - Dá-nos a concentração de cloro, silicatos e fosfatos dissolvidos na água. Este valor deve ser sempre 0 para todos os compostos, excepto em aquários plantados em que o valor de fosfatos pode ser diferente de zero.

 

- Cálcio, magnésio, cobre, ferro...etc - Dá-nos a concentração destes compostos. Geralmente só se usa em água salgada.

 

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Obrigado a todos, ajudaram imenso, visto que ainda sou um principiante nisto da aquarofilia. Mas eu tambem estou a pesquisar agora tudo o que poder para que quando for comprar o aquario corra tudo bem. Mais uma vez muito obrigado e so mais uma pergunta de todos esses testes quais os mais importantes???

obrigado ___pigmeu___

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

de todos esses testes quais os mais importantes???

 

Depende do tipo de aquário que tenhas ou queiras ter... :?

 

O teste de pH é aquele genérico que todos necessitam, no entanto para quem mede o pH também será bom medir o kH.

 

Nitratos também devia ser um teste "obrigatório", pois ajuda a saber se o ciclo está a correr como deve (grandes quantidades de nitratos no inicio do aquário indicam que se está a dar a nitrificação). Claro que, medindo os nitratos, será também bom medir os nitritos e amónia para saber se estes estão a desaparecer. Outra vantagem de utilizar o teste de nitratos é o facto de podermos controlar as mudanças de água com mais precisão, evitando excesso deste composto (com o resultante boom de algas).

Num aquário estável, raramente é necessário medir os nitritos/amónia...mas é bom ter o teste sempre á mão para alguma emergência.

 

Para alguns peixes ou quando temos uma água muito dura, é necessário medir também o gH e adequá-lo ás necessidades. Em água salgada, por exemplo, o teste de gH não pode ser utilizado...sendo substituido pelo teste de cálcio e magnésio.

 

Quem tem aquário muito plantado, necessita de teste de pH e kH obrigatoriamente, sendo o de CO2 também bastante bom, por uma questão de comodidade. O teste de concentração de ferro também poderá ser útil...Se por acaso temos um boom de algas, será necessário o teste de fosfatos.

 

Resumindo...conforme os peixes ou o tipo de aquário que pretendes, compras os testes que achares convenientes.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

Obrigado, conseguiste esclarecer as duvidas que tinha. Eu agora quero tentar perceber o mais possivel nesta area para depois quando comprar o aquario correr tudo. Mais uma vez muito obrigado

 

Obrigado ___pigemu___

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.