Salgado: O meu "vicio" agravou-se...


Melo Ribeiro

Recommended Posts

Boas:

Há mais de 30 anos que apanhei o vicio da auqriofilia. Umas vezes mais intenso, outra mais suave, lá o fui alimentando.

Eis, senão, quando chego à aposentação. (O coração começou a falhar).

E, então o "vicio vem ao de cima!

O meu aqua "velhinho, vai para a varanda e divido-o em 2:

 

Pic_5522_23.jpg

 

Em segida. adquiro aqui no fórum a um membro o aqua que eu sonhava:

 

Pic_5522_22.jpg

 

Apanho o vício dos Discus!

 

Na semana passada tenho mais um "acesso vicioso aquariófilo", e compro no Jumbo um kit de 60 cms, e resolvo avançar para um pequeno salgado.

Pic_5522_17.jpg

 

Com a ajuda do Sr. Mário, uma pessoa de trato afável e proprietário da Aquapóvoa, no C.Com. Nacional 10, na Quinta da Piedade, Póvoa de Sta. Iria, lá consigo adquirir o primeiro material com um pequeno desconto:

 

Pic_5522_18.jpg

 

Chegado a casa, não descanso enquanto não coloco a aragonite, sal e água:

 

Pic_5522_19.jpg

 

De seguida coloco o escumador, rocha viva, pouca, pois é muito cara e tem de ir aos poucos, bem como uma bomba Air Left 1500.

E, agora é que foram elas! A Air Lift 1500 é de tal modo forte que me projectou aragonite e rocha contra as paredes do aqua:

Pic_5522_20.jpg

Pic_5522_21.jpg

 

Fui de imediato trocar a bomba/filtro por algo menos potente.

 

O escumador já está a trabalhar há 72 horas e ainda não retirou qualquer sujidade (será que não têm?)

 

Gostaria qu algum membro me desse dicas e se possível me pudesse vender a um preço aceitável mais um pouco de roche viva.

 

Quanto ao resto, vou continuar viciado, e darei conta de todos os passos

que for praticando no intuito de o aplacar .

Cumps e até breve

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em primeiro lugar bem vindo aos salgados!

 

De facto essa bomba é forte demais para esse aquário - eu optaria por colocar duas, uma de cada lado com cerca de 600 litrs/hora. De resto esse préfiltro que está na bomba não deve ser utilizado.

 

Vê alguns tópicos aqui no fórum sobre nanos... este é um bom exemplo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10042

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

é normal um escumador demorar a deitar porcaria e no seu caso pouco ou nada tem dentro do aqua para ja justificar deitar porcaria aos montes por isso tenha calma que os salgados bem é preciso ter MUITA CALMA.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas dicas.

O pré-filtro já foi retirado.

Aqui vai mais uma pergunta:

Adquiri um filtro de cascata, e não sei que material filtrante lhe hei-de pôr dentro.

Dicas, preciso!

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia:

 

Estou a usar como iluminação o seguinte:

 

1 Aqua-Glo 15 wats

1 Power-Glo 15wats - 18.000 K

 

Quanto ao preço da aragonite, como foi tudo em conjunto não tenho a certeza, mas andou pelo 35 euros/5,4 Kgs. da Red Sea.

 

Cumps,

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De facto parece que temos aqui um problema!

 

1 - Xénias

2 - Anémona - parece-me uma entacmea (mas não tenho a certeza por causa da foto)

3 - Parece uma Aiptásia

 

Vamos por partes - as Xénias podem continuar nesse aquário, tal como ele estás, já a anémona, com apenas 30W de luz e de pouca qualidade, vai durar apenas 1 mês ou 2. A Aiptásia como praga que é convém sair!!

 

Não sei onde compraste esses organismos, nem se te perguntaram se os podias ter com as condições do teu aqua, mas de fcato como está a anémona não tem muito tempo de vida.

 

Depois de observar novamente as fotos vejo que a calha é da Jebo! Tens a certeza que não tens PC´s de 36W cada uma? É que se assim for talvez consigas manter essa anémona...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas dicas.

Amanhã vou colocar novas fotos individualizadas.

Já agora quero louvar a perspicácio do membro "fornelos", pois conseguiu ver que a foto não foi tirada com flash, mas sim com sol directo.

Não há problema, pois o sol só bate directo durante cerca de 30minutos e ao fim da tarde. Isto se eu não fechar os estores da sala.

Cumprimentos

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Diogo Lopes:

Efectivamente este forum é do melhor que há!

A calha é da Jebo, e a info que eu tinha dado de 15+15, ficou desactualizada pois adquiri à posterior e duas horas antes da foto essa mesma calha ao membro "Carla".

Efectivamente são duas 36 wats e segundo a vendedora da calha com possibilidade de passar para duas de 55.

Cumprimentos e estou receptivo a todas as críticas e opiniões.

Cumprimentos

Joaquim Ribeiro

jamr16@iol.pt

962304689

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem me parecia!!! :wink:#food Então se a calha pode ter 2 x 55W eu aconselharia a tratares disso o mais rápido possível e assim poderás ter uma boa quantidade de organismos sem grandes problemas.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar substituir apenas uma lampada pela de 55 wats, pois são "carotas". Assim ficaria com 30+55 w.

 

Já agora, gostaria que me informassem qual é o meio de alimentação dos corais que tenho, pois o aqua praticamente não tem mais nada, além de RV.

 

Cumps.

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Já agora, gostaria que me informassem qual é o meio de alimentação dos corais que tenho, pois o aqua praticamente não tem mais nada, além de RV

 

Xénia - luz...não precisam de alimentação.

 

Anémona - luz e pedacinhos pequenos de alimento (mexilhão, ameijoa, peixe, lula, artémia...), dados 1 ou 2 vezes por semana.

 

Aiptasia - não alimentes, limita-te a matá-la. :lol:

 

Se me permites um conselho, não compres corais/anémonas sem te informares primeiro do que se trata. Como já deves ter percebido, não se tratam de plantas (como afirmaste acima) mas sim animais.

Cada espécie tem exigências diferentes em termos de luz, corrente ou mesmo alimentação. Alguns são mais sensiveis que outros...e há ainda aqueles que não podes manter nesse aquário (ainda é muito recente).

 

Montar um aquário não é so encher com água...comprar um monte de "tralha"...e esperar que tudo se faça sozinho. Tens de estudar um pouco mais o assunto e, especialmente, informar-te melhor das coisas.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a Xénia não faço ideia...

a Anemona secalhar porque tens o aquário há Pouquissimo tempo... e não está minimanente estabilizado nem com valores para colocar um invertebrado dificil como uma anemona alem de a Luz não ser nada de especial!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Antonio tens toda a razão... e quem disse ao keeper que ele a poderia manter num aquario tao novo ?? ;)

Acho que não é so a iluminaçao que conta... o aquario foi montado e em 4 ou 5 dias tem la uma anemona dentro ???

como é de esperar que sobreviva ? Querem milagres ?:)

 

O ideal é teres "emprestado" a anemona logo a alguem que tivesse condiçoes até teres o ciclo do aquario feito. Essa Anemona nunca deveria ter entrado nessa agua, que como é obvio e evidente, nao tem nem terá nos proximos 3 ou 4 meses condiçoes para sobreviver e desenvolver-se.

Alias, nunca antes dos 6 meses de aquario se devem colocar anémonas nos aquarios, sejam entacmeas sejam outras quaisquer.

Mais que a iluminaçao, conta o factor maturaçao e ciclo... Sem condiçoes de agua nao ha iluminaçao que valha

 

Quem te vendeu a anémona ?? E keeper, acho que estás completamente á toa nisto dos salgados, porque quem confunde corais com plantas é porque ainda nao tem grande noçao do que se passa. Keeper acho que antes de comprares mais alguma coisa vai ler uns artigos aqui pela net. Há muita informaçao hoje em dia, e´so ter um pouco de trabalho. Estares informado vai-te poupar muitos desgostos e euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

ALARME:

Cheguei agora da praia e verifico que a anémona está a começar a morrer e as xénias idem.

Porque será?

 

Como referi anteriormente, já era de prever... ;)

 

Espero que tenhas, agora, levado um pouco mais a sério as minhas palavras acima e que, sobretudo, não voltes a cair na tentação de comprar seja o que fôr sem teres lido tudo e mais alguma coisa sobre a manutenção de reef's.

 

Dúvido que consigas salvar a anémona, infelizmente já não vais a tempo de "doá-la" a alguém que tenha melhores condições que tu, de modo a ter algumas hipóteses de sobrevivência. Quanto á xénia...podes ter alguma sorte e te sobre 1 ou outro pé.

 

Faz uma boa TPA e CICLA o aquário por mais algumas semanas. Só quando tiveres o aquário bem estável, deves introduzir vida para além da rocha-viva. Não voltes a comprar nada sem te informares melhor das suas necessidades... :)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas keeper

 

Gostaria que desse uma olhada, neste meu tópico (foi um dos primeiros), para ter uma ideia dos erros que cometi no inicio da montagem do meu nano

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=carla

 

E aqui fica outro tópico (o mais recente), já depois de emendar todas as asneiras que fiz e começar tudo de novo

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=carla

 

Aconselho a lêr e a pesquisar muito, para entender melhor como manter um aquário de água salgada.

Não é dificil, (na minha opinião até é mais fácil que um plantado), talvez seja mais dispendioso e exige muito mais paciência.

Não desista, ter um nano é como ter uma gota do oceano em casa.

 

Espero ter ajudado.

Cumps

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Diogo Lopes:

Tomei nota do conselho para aumentar a intensidade de luz, mas acontece, que mesmo com 2x36, estão a surgir algas castanhas a toda a força e diáriamente. Seja nos vidro, a aragonite está castanha bem como a RV. Todos os dias limpo e todos os dias fica na mesma. Tenho cerca de 9 horas de luz.

 

Para a Carla:

 

Agradeço imenso a força que deu na sua resposta e já fiz Copy e Save de tudo o que me indicou e que me ajuda bastante.

 

Cumps

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tomei nota do conselho para aumentar a intensidade de luz, mas acontece, que mesmo com 2x36, estão a surgir algas castanhas a toda a força e diáriamente.

 

É perfeitamente normal o aparecimento de algas nas primeiras semanas do aquário. Geralmente são castanhas (diatomáceas ou mesmo cianobactérias), passando posteriormente a verdes. Ao aumentares a luz poderás diminuir este período de tempo (gastam-se os nutrientes mais depressa), com o inconveniente da quantidade de algas ser maior, em termos de "massa".

 

Deves fazer mudanças de água semanalmente (20% +/-) no inicio para ajudar á remoção do excesso de nitratos/fosfatos produzidos. O facto de teres tido algumas mortes reforça a ideia das TPA's.

Aspira todas as algas que encontrares, para facilitar e acelerar o seu desaparecimento.

Estás a usar água da torneira nas TPA's e na reposição?

O uso de água de osmose para reposição e nas TPA's (osmose + sal) também ajuda MUITO no desaparecimento das algas.

 

Esta primeira fase de algas provoca, muitas vezes, a desistência de quem tentou manter um reef. É uma fase normal, que tem de ser levada como normal que é. Se tiveres os cuidados necessários, ao fim de um tempo desaparece...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas:

Cá estou de novo, a dar-vos conhecimento das mudanças (poucas) que fui efectuando com material comprado a membros deste nosso forum.

 

AQUA -Evolui para uma pouco maior litragem 70©x40(A)x30(L).

ESCUMADOR - Passou para um SEACLONE 100

ROCHA VIVA - +/- 12 Kilos.

ILUMINAÇÃO: Calha JEBO c/2x36wats + 1 calha com uma POWER-GLO de 15 W/18.000K

POWER HEAD - 1 AQUA CLEAR 50

 

PARAMETROS:

 

Densidade - 1026

Calcio - 540

Ph - 8,3

Amonia - 0

Nitritos - 0

Temperatura - 26.

 

Habitam ainda, 4 camarões da nossa costa (Praia da Torre-Oeiras).

 

 

Pic_5522_4.jpg

Pic_5522_2.jpg

Pic_5522_1.jpg

 

Desde já agradeço todo e qualquer contributo, critica ou informação que me possam dar.

 

Cumprimentos

Joaquim Ribeiro

962304689

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.